[Proposta] Novo Logo da Spell!

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

[Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Léderon em 10 Abr 2011, 14:37

GENTE

Com as mudanças que estão por vir de site e conteúdos mil, andamos discutindo no chat uma mudança de marca pra Spell. Como o nosso querido Guilty acabou virando um mascote do fórum, resolvi trabalhar com a silhueta da máscara dele como símbolo. Deixei só o contorno e os olhos visíveis, pra criar uma imagem simples e forte.

Junto disso, coloquei várias fontes alternativas ao lado, pra ver como fica. Já me falaram pra colocar os dentes dele pra deixar a máscara mais reconhecível, mas não fiz isso por uns motivos: (1) eu sou péssimo em vetorizar, e só pra fazer o contorno já foi um saco; (2) numas versões mais simples eu achei que ficou muito horrível, já que isso quebraria a ideia de estilização (e a máscara tem detalhes DEMAIS) e (3) do jeito que está ficou ambíguo. Por algum motivo eu adorei ele assim. :hum:

Claro que não sou só eu que vou fazer logos. Quem tiver mais ideias, use esse tópico pra propor!
Se gostou de alguma das minhas combinações, me diga qual foi sua preferida. :3


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Particularmente eu gostei da 3 e da 4. A 8 usa a fonte que está no logo atualmente.

Editado: E sim, sem dragões. E sem pergaminhos e coisas medievais no projeto visual geral. Vamos deixar essas velharias pra trás.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Madrüga em 10 Abr 2011, 14:40

Eu adoro a 4 e não gosto da 7. Essas fontes meio serifadas já eram.

A máscara é ótima. Eu também sugeri os dentes, mas não sei se ficaria muito bom...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Myako Lumine em 10 Abr 2011, 14:44

Phil gostou da 4 e da 6.

Eu curti a 4, a 3 e a 8.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Léderon em 10 Abr 2011, 14:44

Sobre os dentes: o que identifica uma marca forte é você poder modificá-la de muitas maneiras e ela ainda assim continuar perfeitamente reconhecível. Se colocar os dentes ali e diminuir o tamanho do símbolo, vai virar uma zona.

Ainda assim, vou fazer uma versão pra tirar a prova.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Metal Sonic em 10 Abr 2011, 14:50

Sendo sincero, o logo ficou muito estranho com tão poucos detalhes. Mas a fonte 4 é ftw.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Myako Lumine em 10 Abr 2011, 14:52

Como disse no chat:

Helena - Myako says
Primeiro que não dá pra reconhecer. Segundo que não é algo nosso. Terceiro que, bah, a piadinha é legal e tal, mas, desculpa, eu não acho isso relevante o suficiente para virar, de fato, um novo logo.
Se a intenção é brincar com a revolta, beleza. Se é levar isso a sério, não acho uma boa.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Mai em 10 Abr 2011, 14:53

Eu não achei muito legal o logo em si. Não é algo nosso, E não tá facilmente reconhecível. Acho que dá pra fazer algo mais interessante, diferente e com cara de Spell.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Avatar do usuário
Mai
 
Mensagens: 1650
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:43
Localização: Salvador-BA
Twitter: BoredMai

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor AKImeru em 10 Abr 2011, 15:04

O amarelo é o meu favorito
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Vincer em 10 Abr 2011, 15:04

Sendo sincero... não gostei.

Ele é 'meme' e piada de interna de apenas uma parcela dos membros. Também não cumpre legal a função de logo.

Logo é uma marca. A função é representar/comunicar algo importante do que representa, quer seja ideologia, história, função... Comunicar. Por isso em branding(design de marcas e logos) a gente pensa num contexto cultural mais amplo. Simbologia e forma que remetam o público a idéia(pode ser subjetivamente ou inconsciente também).

No caso o público é *rpgistas brasileiros*. Não spellianos. Logo é um movimento de dentro para fora: ele é nossa cara lá fora, e deve comunicar para fora tanto ou mais que para dentro.

Mascote? Legal, mascote é como um bônus e símbolo da comunidade para sí mesma, nenhum problema em ser algo interno. Esse é um ótimo mascote.

Mas logo? Não. Ele não tá comunicando nada para quem é de fora. Só geraria um olhar de estranheza e alguns segundos de 'wtf is that'. Sem falar que, convenhamos, ele é visualmente nada atraente... só fica legal(para a gente) pela associação que fazemos. A coisa por sí não é tão bacana.

Se quiserem fechar a comunidade ainda mais, esse é um bom caminho. Se a idéia é ser um fórum aberto onde novas pessoas possam chegar e onde queremos novos usuários, não. Sinceramente, prefiro a spell aberta do que a spell 'galerinha das antigas+gatos pingados'(panelinha). Ao menos quando entrei, era esse o discurso. Permitir qualquer um se cadastrar comunica o mesmo.

Quanto a fontes... o que eu comentei no chat. O melhor é pensar "O que queremos comunicar com o logo?" e escolher uma fonte a partir disso. Essa é a alma da tipografia, e designers de tipos se esforçam em comunicar algo(e quantas milhares de marcas e IPs não pagam enormemente por tipos originais, sob medida...). Escolher os tipos por 'o que eu acho mais bonitinho', para um logo, é praticamente tocar um 'foda-se' para o trabalho que alguém teve de fazê-las(e ainda disponibilizar como domínio público).

Por exemplo, a fonte 2 transmite pouca formalidade ou seriedade, com letras 'de fôrma' que dão umas voltas inspiradas em escrita cursiva.

A fonte 3 já transmite uma imagem de grande (ou muita) seriedade e formalidade, com tipos fortes e duros(ainda mais total caixa alta), mas nada opressivo/incisivo demais... o que mudaria com uma Impact por exemplo.

Uma coisa eu afirmo, deve ser sem serifas. Serifas remetem a uma formalidade tradicional/antiga, e a idéia é evocar novos tempos, nova cara, modernidade. Nisso todas as mostradas acertaram. Mas acho que é cedo para mostrar alternativas. Pensar primeiro na imagem que queremos, daí escolher fontes que se encaixem e dentre elas ver qual tem mais sinergia com o logo(e qual o pessoal prefere).
Editado pela última vez por Vincer em 10 Abr 2011, 15:13, em um total de 2 vezes.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Léderon em 10 Abr 2011, 15:05

Myako Lumine escreveu:Como disse no chat:
Helena - Myako says
Primeiro que não dá pra reconhecer. Segundo que não é algo nosso. Terceiro que, bah, a piadinha é legal e tal, mas, desculpa, eu não acho isso relevante o suficiente para virar, de fato, um novo logo.
Se a intenção é brincar com a revolta, beleza. Se é levar isso a sério, não acho uma boa.
DarkLady escreveu:Eu não achei muito legal o logo em si. Não é algo nosso, E não tá facilmente reconhecível. Acho que dá pra fazer algo mais interessante, diferente e com cara de Spell.


Mas aí é que tá, o que seria "a cara da Spell"? :hum:

Vamos lá, gente, sugestões! \o/
Editado: Vincer, compreendo perfeitamente o que você diz. O problema é justamente esse "o que transmitir" da Spell. É tanta coisa diferente aqui. :hum:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Madrüga em 10 Abr 2011, 15:09

Eu acho besteira dizer "hurr não é nosso". E o que é nosso? Essa bosta de combo "dragão + papel pergaminho"? Gente, QUINZE ANOS de DRAGÃO + PERGAMINHO. Chega, acabou, já deu.

Só que a comunidade é (supostamente) grande e (teoricamente) diversa, então pouca coisa consegue de fato RESUMIR "spell" sem cair no clichê babacão de logo com dados, etc.

Editado: Pensando em "nosso", uma piada interna é mais "nossa" do que dragão e pergaminho.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Mai em 10 Abr 2011, 15:13

Uma piada interna que veio de Cavaleiros do Zodíaco.

Logo, não é nosso.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Avatar do usuário
Mai
 
Mensagens: 1650
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:43
Localização: Salvador-BA
Twitter: BoredMai

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Myako Lumine em 10 Abr 2011, 15:14

Eu acho que você, Madruga, tá se concentrando demais na sua raiva do Allef e na sua vontade de cortar todo e qualquer vínculo com ele ao invés de se concentrar em criar a "nova Spell".
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Madrüga em 10 Abr 2011, 15:15

E eu acho que você não tem como ler minha mente ou alguma formação de psicóloga/psiquiatra, então poderia se abster dos comentários pessoais e se concentrar na proposta.

Voltando, quinze anos de dragão e pergaminho. Está mais do que na hora de renovar.

Editado: Brainstorm do chat: escudo com símbolo de dados de seis faces? O d6 é mais democrático que o d20, não remete só a D&D...

Um brasão, como uma nação ou reino, e símbolos variados da Spell?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Proposta] Novo Logo da Spell!

Mensagempor Vincer em 10 Abr 2011, 15:26

Pensando em "nosso", uma piada interna é mais "nossa" do que dragão e pergaminho.


Com toda a certeza é "mais nosso"... mas aí você ignorou tudo que eu disse sobre comunicar, função real de um logo e consequências de usar um desses.

E seria "mais nosso" de verdade? Falando de uma comunidade, a gente sempre deve pegar o maior determinante. Esse símbolo é de uma parcela da comunidade.

-Mas dragão e pergaminho por exemplo, remete as origens do rpg e... veja só a graça, ao sistema(s) mais popular do fórum, que gera mais tópicos e que mais mobiliza a comunidade(por mais que eu não goste dele).

-Também remete ao começo de tudo, a história, ao rpg.com.br

Então eu diria que ele é bem mais nosso(comunidade como um todo, amplo escopo) do que esse.

Aliás, qual é a intenção? Ser totalmente original e inusitado? Foi disso que falei, determinarmos uma intenção.

Eu diria que como fórum de rpg para jogar conversa fora e trocar figurinhas do hobby, nosso principal foco, 'original, inusitado, provocativo' não seria a mensagem ideal. Não deveria ser nossa intenção.

Uma intenção dessas caberia a uma nova empresa num mercado competitivo(como afronta a outras, ou se destacar); Caberia ao logo de uma empresa de design, onde ser provocativo/diferente é importantíssimo... Mas a uma comunidade de rpg?

É essa nossa intenção? Destoar do restante do hobby(e comunidades)? Provocar(allef ou outros)? Se uns querem isso(por causa dos últimos eventos), desculpem-me, mas tão errados. Não ganhamos nada com isso, não estamos aqui para isso. Não existe competição para querermos destoar, nem mercado para julgar 'logo cliché'. Isso remete mais a gente que eu(e outros spellianos) costumo criticar, querendo fingir formar uma comunidade para justificar seu ego e aparecer mais que a comunidade ao lado.

No sério, isso não importa. Ninguém ganha nada com isso.

E mesmo se a intenção for 'logo original/inusitado'(por maioria), pegar algo de um desenho já foge de 'original'.


Quanto a 'fazer mais um logo cliché'... bem, há formas e formas. Nada se cria nem se destrói, tudo se renova(principalmente no design e ficção... mesmo no rpg). Eu apóio não usarmos dragão, mas mesmo que seja ele: tudo depende de COMO usarmos dragão(ou dados).

O próprio rpg se renova mostrando velhos gêneros sob novas formas(e alguns reclamam chamando de irreal, animélico ou whatever). Mas se renova. Nada impede que a gente faça o mesmo.

Pegar um tema típico não é garantia de um logo sem graça/sem identidade. Só depende da gente.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Próximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron