Reorganização do Fórum

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 17 Nov 2008, 18:03

Como a campanha "Spell RPG, Lembra?" voltou a lembrar, nós temos um problema antigo de participação. Algumas seções recebem toda a atenção enquanto outras ficam às moscas.

Só que ao contrário da campanha, eu não acho que isso seja problema dos usuários, e sim da organização do fórum. Se a idéia é manter todas as seções movimentadas, então é preciso fazer com que todas sejam interessantes pra (quase) todo mundo.

ÁREA SOCIAL
*Quem é Você - fazia sentido quando havia dezenas de novos membros toda semana. Hoje, poderia ser dispensada ou incorporada a outra parte.
*Taverna - ok, eu nunca entendi qual é a da Taverna. São poucos tópicos, mas alguns são os melhores da Spell: a Cidadela, as Crônicas do Eltor... na minha opinião, ela deveria ser o centro da área social, e não o Off-Topic.
*RPG & Sociedade - eu sempre reclamei que isso era redundante. Qualquer assunto que você for discutir sobre RPG necessariamente vai envolver a sociedade.
*Artes - essa com certeza vale a pena manter. É bem movimentada e tem coisas interessantes.
*Off-topic - proponho renomear para 4chan/Kibeloco. Brincadeira! Bem, o off-topic é a seção mais movimentada da Spell atualmente, e o problema é que os assuntos dela raramente têm a ver com RPG. Eu acho que uma fusão Taverna/Off-topic serviria pra dar um tom mais "RPGístico" à seção...

Ou seja: Taverna e Artes se salvam. O resto leva o machado.

RPGs
Não precisamos mais de subseções. Basta um fórum de RPG e pronto, poderíamos identificar o sistema por tags como [D&D] ou [Storytelling]. Se no futuro voltarmos a ter movimentação suficiente para exigir seções separadas, aí a gente volta a conversar.

MESTRES E JOGADORES
Eu gosto dos Diários de Campanha. PbF e RPG via Internet podiam ser uma coisa só. O resto é dispensável e nunca foi devidamente utilizado mesmo.

PRATAS DA CASA
Alguém ainda trabalha em Otherwise? Se não, machado. Além disso, devemos incluir o projeto de RPG Maker do Lumine aqui!

OUTROS JOGOS
Vale a pena manter a seção de videogames, ela ainda tem uma movimentação legal. Wargames e Card Games podem muito bem ir pra Taverna reformulada.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Reorganização do Fórum

Mensagempor Nibelung em 17 Nov 2008, 18:21

Pra mim deveriam fundir a área de wargames e cards com a de videogames, reduzindo tudo pra "Games", e separar o off-topic em subseções. Especificamente, eu acho que valeria a pena criar uma subseção pra notícias (Spell News?).Notícias bizarras é um dos maiores movimentadores do Off, então acho que a divisão faz sentido. Uma seção pra vídeos também seria do meu agrado, mas não sei se valeria a pena separar só pra isso.

Uma seção de "regras do fórum", sendo que cada seção tem suas regras próprias, eu acho redundante. As regras gerais deveriam ser um tópico global, e o Linha Direta discute e aplica regras específicas, sendo alocadas no Regras do Fórum mais tarde.

Por fim, concordo com uma seção única pra RPG em geral (englobando o RPG & Sociedade e o Dicas & Idéias). O único problema seriam os tópicos fixos de cada seção, que poderia muito bem poluir demais o tópico único.

Meus dois centavos rápidos. Mais tarde eu opino mais.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 17 Nov 2008, 18:48

Não acho que seja necessário subdividir o off-topic. Afinal, a gente divide um fórum quando ele está grande demais pra acompanhar, e não chegou nesse ponto ainda. De resto, concordo - e sobre os tópicos fixos, eu acho que temos uma certa poluição deles em todas as seções.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Reorganização do Fórum

Mensagempor Irish Carbon em 17 Nov 2008, 19:11

Afinal, a gente divide um fórum quando ele está grande demais pra acompanhar, e não chegou nesse ponto ainda.


Lol, no way.

O off topic tem o que? Dez ou onze tópicos com respostas entre as onze da noite e as duas da tarde do dia seguinte? Acho que já é bastantinho.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 17 Nov 2008, 19:15

Sei não, nunca tive que ir buscar um tópico que eu estava acompanhando na página 2. Mas deixo essa pros moderadores decidirem.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lucita em 17 Nov 2008, 20:41

Concordo com essa reorganização. Uma coisa, por exemplo que eu acho que poderia ficar melhor, não só fundir seções como off e taverna, mas colocar dentro dessa nova seção a parte de apresentações.

Também concordo com o que o NIbe disse sobre RPG e Sociedade. Nunca entendi direito porque essa parte é separada das demais, já que, por exemplo, uma parte só de RPG, dividida em subcategorias como "Sistemas" e "Dicas & Idéias" para, cada uma cuidar de seu determinado assunto, o resto de coisas relacionadas ao RPG seria tratado na própria seção principal mesmo.

E gostei também da idéia de fundir a parte de outros games.

Sobre os tópicos fixos, participo de alguns fórums que tem bem mais tópicos fixos do que este e i visual não fica poluido graças ao template. Eles ficam separados dos demais tópicos, e inclusive, eu acho bem melhor daquele jeito. O problema é que provavelmente o tiu Eltão vai ter que mecher nisso de novo, e parece que não é o tipo de trabalho favorito dele. XD
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Avatar do usuário
Lucita
 
Mensagens: 384
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:17

Reorganização do Fórum

Mensagempor Bahamute em 17 Nov 2008, 20:50

Cara, acho que mesclar todas as sessões de RPG seria horrivel.
As tags nem sempre são utilizadas, daí o cara vai, e posta alguma coisa sem a tag, falando de Storyteller, e outro responde pensando ser Gurps ou D&D, acho que isso não seria legal...
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 17 Nov 2008, 21:02

As tags nem sempre são utilizadas, daí o cara vai, e posta alguma coisa sem a tag, falando de Storyteller, e outro responde pensando ser Gurps ou D&D, acho que isso não seria legal...

Há meses que as seções fora de D&D estão mortas. Se no futuro o público desses sistemas voltar a crescer e estiver dando confusão, a gente separa de novo. No momento, eles podem conviver no mesmo espaço.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Reorganização do Fórum

Mensagempor NeverSleep em 17 Nov 2008, 21:04

A área "Quem é você" é legal, mas não é mais necessária como antes, talvez um único tópico de apresentação dê conta de tudo. Também concordo com o que foi dito sobre RPG & Sociedade, agora que o movimento na area de RPG decaiu dá pra unir numa única sessão ao invés de dividir por sistemas.

A sessão Mestres e Jogadores poderia ser unificada, ou dividida em 2 partes: RPG Online (envolvendo PbF e outras modalidades) e [sugestão de nome]Guilda dos Jogadores[/sugestão de nome], que seria o conjunto das outras 3 partes.

Pratas da Casa por mim ficaria como está. A sessão de games pode ser unificada, ou pelo menos unificar Card Games e Wargames.

Edit: Tranformar Regras do Fórum num anúncio global.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Reorganização do Fórum

Mensagempor Seth em 17 Nov 2008, 21:21

A área "Quem é você" é legal, mas não é mais necessária como antes, talvez um único tópico de apresentação dê conta de tudo. Também concordo com o que foi dito sobre RPG & Sociedade, agora que o movimento na area de RPG decaiu dá pra unir numa única sessão ao invés de dividir por sistemas.


Gosto dessa idéia.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Reorganização do Fórum

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Nov 2008, 21:22

Eu acho que as seções de RPG são boas por pura questão organizacional.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Reorganização do Fórum

Mensagempor Vincer em 17 Nov 2008, 21:23

Olha, eu gostaria de ver os sistemas misturados, mas também gosto deles separados.

Seção Social
Offtopic, Quem é Você e Taverna: deveriam virar um só. Seria a alma da área social, enfim, onde novos usuários se apresentam, conversam sobre assuntos diversificados e brincam entre sí.

RPG & Sociedade: Acho que deveria ser mesclado ao RPG & Idéias, falo mais disso abaixo. De qualquer maneira, seria cortado da seção social.

O restante da seção social deveria permanecer o mesmo.

RPGs

RPG & Idéias: Deveria ser mesclado com o RPG & Sociedade, que desapareceria da seção social. Como uma seção para falar de assuntos de rpg em geral que não envolvem mecânica de regras nem nenhum sistema em específico, como dicas de jogo, debates sobre rpg e, obviamente, sobre como ele é visto pela sociedade. Talvez pudesse ser chamado de "RPG em Geral" ou, de preferência, um nome mais criativo que esse :b

D&D/D20/OGL- Acabem com a subseção D&D 4ª, deixem que o sistema seja definido por Tags. Até onde eu saiba os jogadores de D&D se interessam por ambos os sistemas.

O restante pode permanecer. Como disse lá no começo, eu não me importo da seção de estar dividida em sistemas ou não, estarei satisfeito com ambas soluções.

Mestres e Jogadores
Permanece a mesma coisa. No máximo mesclar PBF com RPG via internet, e isso só porque temos poucos PBF por vez. Apesar de pouco movimentadas, elas não têm como serem mescladas, é muito melhor e mais lógico mantê-las divididas.

Pratas da Casa
Permanece.Só modificar de acordo com a situação atual dos projetos.

Outros Jogos
No sério, adoraria ver todos mesclados numa seção só.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Reorganização do Fórum

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Nov 2008, 21:31

Eu acho que tem que continuar dividido, simplesmente porque a Spell é um fórum de RPG. Como tal... tem que ser organizado para o RPG, e não para variedades, como a sugestão ficaria.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 17 Nov 2008, 21:33

De que adianta ter dezenas de caixas pra organizar seus gibis do Hulk se você só tem revistas do Homem Aranha?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Reorganização do Fórum

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Nov 2008, 21:41

Spell RPG, lembra?
Se condensar tudo em um, fica parecendo que não temos esse foco.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron