Página 1 de 7

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 01:30
por Eltor Macnol
Seguinte pessoal, vou ser meio curto e não embelezar muito o post, não me entendam mal.

Eu não estou mais conseguindo dar conta de administrar a Spell. Pelo menos não sozinho. O retorno à rotina de trabalho+facul+namoro está cobrando um preço alto demais, e eu não estou conseguindo dedicar o mesmo nível de tempo e atenção que o site e o fórum merecem. No máximo consigo manter as coisas funcionando do jeito que estão, mas o que o site precisa é de alguém(ns) com o interesse e possibilidade de melhorar o que precisa ser melhorado e colocar na prática todas aquelas idéias que a gente vem tendo aqui e ali mas não chegam a ser concretizadas.

Manifestem suas opiniões, por favor. Se alguém aqui está disposto a peitar o desafio, fale sobre isso. Se prefere indicar alguém que considera apto, idem. Se acha que eu sou a única pessoa do universo capaz de administrar a Spell e sem mim o site perderia a graça, diga isso também (mas acompanhado de um gordo cheque depositado na minha conta do banco, pra eu poder largar meu emprego e me dedicar ao site, claro).

Conto com vocês.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 01:54
por Lady Draconnasti
Não sei se eu dria conta na questão de programação, mas eu posso passar um bom tempo online no fórum, Eltor. Se precisar de mim, é só mandar.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 11:27
por _Virtual_Adept_
Com estudo eu poderia dar conta da questão programação, mas não sei se eu seria um bom admin.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 11:57
por Sampaio
Nas próximas duas semanas ainda estarei meio apertado. Entrando muitas vezes apenas uma vez por dia, às vezes uma a cada dois dias, etc.

Mas depois disso... Tô tranquilo.

O problema é se for necessário conhecimento sobre programação, que não tenho nenhum. Aliás, entendo pouco de informática de modo geral.

Mas topar eu topo, se quiserem. É nois na fita, mano!

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 12:07
por Madrüga
Eu tenho muito tempo livre, mas meu comportamento agressivo já é conhecido. Zero em programação, mas bastante tempo livre e capacidade de mover e inventar projetos que não vão para frente (cenário, sistema, super trunfo, conto, jogos).

Podemos formar um conselho.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 13:16
por Lady Draconnasti
Eu tenho muito tempo livre, mas meu comportamento agressivo já é conhecido.


Nada que um treino não resolva, madrüguinha.

E a idéia do conselho é interessante.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 16 Nov 2008, 15:11
por Madrüga
Sério. Ao invés de centrar numa só figura, vira um conselho. É muito "frente dos povos da Judéia", mas funciona bem: todos podem decidir coisas em conjunto, desde que não haja deliberação excessiva, e todos podem vigiar todos (assim não corre o risco de um de nós virar um Telles, os outros vão dar um toque e dizer "porra, você está sendo babaca").

E aí podemos pensar em tocar a Spellvolução.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 17 Nov 2008, 10:17
por Allefcapt
Olá a todos,

ELTOR,
Inicialmente parabenizo você por vir aqui expor este problema, sem prepotência ou autoritarismo, sendo sincero e exercendo humildade.

Estou pronto para assumir tudo aquilo que considera não ser mais possível ser administrado por você. Aliás, de certa forma já o faço com a marca SPELL a 12 anos.

O que tenho aqui, em meu ambiente de trabalho, sob minha administração hoje, inclui programadores, webdesigners e técnicos de TI.
Nunca os envolvi com a SPELL para não tirar o caráter comunitário do site.

MINHA ÚNICA PREUCUPAÇÃO É NÂO DEIXAR O SITE MORRER.

Mas acho sinceramente que VOCÊ não precisa se AFASTAR DA SPELL.
O que vocçe deve fazer é dividir as responsabilidades, que visivelmente, não consegue tocar quanto ao processo administrativo do site.

E apoio integralmente a idéia do SEU MADRUGA.

Um conselho, feito por aqueles que historicamente JÁ SE DEDICAM A SPELL seria perfeito.

Quando estiver pronto para transferir todos os dados e informações que achar necessário, basta avisar.

Um abraço,

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 17 Nov 2008, 10:42
por Agnelo
Se a administração fosse dividida em uma espécie de triunvirato, de forma que pessoas distintas encabeçassem partes diferentes do portal, como programação, parcerias e "gestão interna", ou mesmo Forum, Site e Projetos¹; de forma que não houvesse uma hierarquia entre estes, apenas uma clara divisão de responsabilidades, aliados a moderação servindo como um conselho, seria próximo do modelo ideal.

Quanto ao Gilnei estar com uma vida movimentada fora da Spell só posso ficar feliz, ainda mais por sua responsabilidade em dividir isso conosco.



1: Esqueçam a obsessão por trincas, é que depoois que li o post do madruga fiquei com a palavra triunvirato martelando na minha cabeça :b

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 17 Nov 2008, 13:05
por Lady Draconnasti
MINHA ÚNICA PREUCUPAÇÃO É NÂO DEIXAR O SITE MORRER.


Já estamos com isso em andamento. ;)

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 17 Nov 2008, 14:24
por Sampaio
Eu estava pensando aqui que a idéia do conselho é boa, mas tem que pensar tb se isso não atrasaria demais as coisas. A idéia de um administrador tem a ver tb com aquele cara com autonomia para tomar as devidas providências sem necessariamente precisar ficar consultando SEMPRE os demais, e que um conselho de administradores seria o menos de supervisores with a extra power.

MAAAAS enquanto eu digitava isso, percebi que na verdade já está sendo levado assim. O Eltor normalmente consulta-nos antes de alguma mudança e até mesmo os moderadores e supervisores costumam coletar opiniões antes de tomar uma atitude menos usual.

Portanto parece uma boa idéia sim. É manter a parte da fórmula que está dando certo e levar isso a um nível além.

Mas já adianto que se eu e o Madruga entrarmos nessa vai ter nego chiando: "blablabla eles não poderiam ser sequer moderadores, quanto mais administradores blablabla".
Vcs, em especial o Eltor, tb têm de levar isso em conta antes de concordarem.

O Allef não tem usuários que reclamariam dele, mas nós....

No entanto ouso dizer tb que isso é choradeira.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 17 Nov 2008, 18:06
por Allefcapt
Olá SAMPAIO,

Sempre haverão os chorões... vide os botafoguenses.. :bwaha:
Esquenta não.
O mais importante é individualmente a pessoa sentir-se preparado para isto.
E assumnir a responsabilidade.

Assino embaixo. :victory:

Um abração,

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 17 Nov 2008, 21:07
por _Virtual_Adept_
O Sampaio daria um administrador bom, sim. Ele consegue assumir uma imparcialidade incrível mesmo em casos complicados (como o EternalWyrm).
O Madruga só precisa aprender a controlar o temperamento. Ele é uma pessoa muito inteligente, e tem idéias que acrescentariam muito à administração (como o caso do conselho).

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:05
por Madrüga
O problema é exatamente QUEM e com que privilégios.

Uma coisa que sempre pensei é que um moderador da Spell, sendo escolhido com tanto critério, deveria ter logo benefícios de supervisor e essa divisão poderia nem existir. Fica tudo supostamente mais egalitário.

Falando no triunvirato (ou quadrunvirato ou o que seja), penso em dois critérios óbvios: tempo disponível e experiência. Claro que certas coisas contam, como carisma, e tal. Mas é isso que eu defendia na reforma da equipe há tempos, quando acabei tendo uns desentendimentos com o Dahak: a administração do site exige tempo disponível, infelizmente, e não podemos nos dar ao luxo de manter cargos nas mãos de quem não tem tempo nem de postar nada enquanto temos usuários disponíveis que têm tempo e qualidade a oferecer (como é o caso do VA, por exemplo, nossa adição recente).

Quanto a isso, gosto de pensar que ainda podemos convocar um ou dois dos atuais usuários para "outras funções", tem material humano disponível.

E quanto às possíveis críticas sobre mim ou Sampaio, não sei bem. A comunidade está bem consolidada e, graças ao chat (tanto o do site quanto o atual, de MSN), os usuários puderam tomar bastante contato tanto uns com os outros quando com a equipe Spell. E acho que Sampaio e eu ainda gozamos de certa popularidade; vejo mais aliados que opositores. Não houve escândalos recentes (salvo um ou outro atrito, como de costume), e acho que essa possibilidade de sofrermos rejeição é sim um pouco remota a esse ponto.

Hoje o Allef me telefonou e ficamos uns bons quinze minutos brainstorming uma porrada de coisas para esse fim-de-ano e o ano que vem. Vejo que podemos seguir no nosso caminho atual, como disse Sampaio, e melhorar em várias coisas. Mas, a meu ver, a reforma de pessoal é imprescindível ainda.

MUDANÇAS NO FÓRUM - INICIANDO

MensagemEnviado: 19 Nov 2008, 10:08
por Allefcapt
Olá a todos,

MADRUGA,
Concordo com quase tudo o que escreveu.
Quase:
“Uma coisa que sempre pensei é que um moderador da Spell, sendo escolhido com tanto critério, deveria ter logo benefícios de supervisor e essa divisão poderia nem existir. Fica tudo supostamente mais egalitário.”


Neste ponto eu discordo.
Sem criar segmentações ou titularidades (Por isso, aliás, sempre fui contra aquele papo de se dar ‘categorias” a usuários abaixo dos Nicks) é preciso sim que haja em qualquer organização uma divisão de responsabilidades e tarefas.

Há momentos em que, principalmente em crises, as decisões possam ser tomadas por alguns apenas.

A “mala com o botão vermelho” das salas secretas de governo. :victory:

Dou como exemplo dois dos ambientes profissionais onde sou inserido: O Clube de Regatas do Flamengo e seu WEBSITE, campeão de acessos e alguns dos HOTSITES da Petrobras.

Em ambas as áreas atuo como parte do conselho gestor.
E mesmo tendo dezenas de colaboradores (os nossos moderadores), é preciso que haja o conselho ADMINISTRADOR e os SUPERVISORES.

Fazendo uma analogia náutica (o que não poderia faltar em meu texto) há os comandantes, os imediatos e os contra-mestres.

Para cada qual há uma tarefa específica e funções claras.

Veja, nestes 12 anos de SPELL, muitos já passaram por tarefas diversas.
No caso de ADMINISTRADORES, caso se perca um, é preciso mudar as configurações de senha dos painéis de controle. Isto recentemente ocorreu na área do fórum do WEBSITE do Flamengo, quando um de nossos supervisores teve que sair, apesar de parecer extremamente engajado e com um futuro promissor.

Além do fato de que todas as tarefas são imprescindíveis para que um site funcione.

Veja, a REDERPG possui apenas dois gestores, que atuam com mão de ferro diante do tamanho do site e de sua funcionalidade profissional.

A FALERPG possui dos gestores também, porém possui uma banda baixa e pouco tráfego.

A SPELL precisa se enquadrar em um meio termo, entre possuir uma postura profissional e continuar sendo uma “empresa familiar” e democrática, base fundamental do nome.

Alguns nomes me agradam muito em relação a administração.
O Madruga e o SAMPAIO me parecem preparados.
Na verdade tenho outros nomes em mente também, mas é preciso manter outras funções importantes em andamento.

Há moderadores que já poderiam ser supervisores, com uma demanda maior de responsabilidades. Claro que, salvo pela (anti)empatia natural, é necessário que avaliemos a postura, disponibilidade e talento de cada um para lidar com questões humanas dentro do fórum.

Eu já disse uma vez e repito: e todos estes anos de SPELL esta é sem dúvida a melhor equipe que o site já possuiu. :aham:
Todos nós não ganhamos nenhuma remuneração financeira para aturar usuários infantis, responder questões “rpgísticas” ou moderar discussões sem sentido.

Mas amamos o lado positivo e produtivo da SPELL: as discussões em relação ao universo do RPG, as amizades que nascem e a manutenção de um espaço aberto e democrático.

Por isto tenho muita fé e motivação para entender que a SPELL está só começando e que temos uma imensa potencialidade nas mãos.

Á partir do momento em que o ELTOR passar todas as informações para que possamos administrar tecnicamente o site (Fruto da iniciativa dele no momento em que o site mais precisou), poderemos mantê-lo de forma mais direta.

Já providenciei um técnico que ficará responsável pela manutenção de nosso espaço.
Um sonho antigo, que somente hoje posso realizar. :venera:
Ele será pago por isto, ou seja, será um serviço profissional que não nos honerá em relação à demanda de tempo, o que hoje cai integralmente nas mãos do ELTOR, que consegue tal qual a LULA LELÉ dar conta da SPELL e de tudo que cerceia sua vida.

Este técnico, amante do RPG e profissional do sistema BR, terá um canal aberto com todos os que ajudarem no controle do site.

Estas são as minhas moedas de ouro na discussão.

Um grande abraço a todos,