Vamos jogar Board Game?

Moderadores: Lune, Moderadores

Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Fungo em 06 Mai 2011, 11:24

Eae...

Como prometido, um tópico para tentar fazer o povo se mexer pra jogar.

Então, existe um software mto bacana pra se jogar jogos de tabuleiro online. O Vassal é uma engine pra se criar e jogar vários tipos de jogos.

Existem muitos mods (kits prontos pra se jogar) para se jogar nele. Tem trocentos já.

O que eu sugiro é que testemos um um jogo simples. Minha idéia é usarmos Smallworld, que pode ser jogado de 2 a 5 pessoas e é divertido. Quem quiser jogar dê uma lida no manual e poste aqui seu interesse e dúvidas. Portanto, baixem o Vassal e o MOD de smallworld, e se quiserem ir fuçando pra se familiarizarem, legal também.

Claro, isso só vai funcionar bem se for simultâneo com o skype (ou qualquer coisa que o valha).

Vamos nos organizar!! Seria mto legal o pessoal empolgando pra jogar com frequência jogos de tabuleiro online. O ideal ainda seria que depois de experienciar alguns você já seja capaz de escolher qual quer comprar pra jogar aí na tua casa.

E aí? Rola?
Avatar do usuário
Fungo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Mai 2011, 15:04
Localização: Cuiabá

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Kear em 06 Mai 2011, 13:38

Eu topo, mas acho que tua proposta teria mais sucesso se você desse mais opções de jogo pra galera e explicasse por cima como cada um deles funciona.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor MagoCego em 06 Mai 2011, 14:18

Esse Vassal é freeware?

Se sim, eu topo!
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Fungo em 06 Mai 2011, 15:23

Kear, obrigado por topar assim de cara e, complementando,: opções é q não faltam!

Existem TROCENTOS mods para board games (e até uns card games, acho eu) pra o vassal.

Como eu disse, isso foi a minha sugestão. Eu dei uma olhada em alguns mods de board games que conheço e levei em consideração algumas coisas pra sugerir Smallworld: facilidade do jogo, mecânica, temática, qualidade do MOD... essas coisas.

Mas em todo caso, aqui vai uma breve explicação de Smallworld:
-é um jogo com temática de fantasia-medieval de controle de área.
-o objetivo é juntar mais gold, e a cada rodada vc consegue gold igual ao número de territórios que vc controla. O jogo tem número limitado de turnos.
-aleatoriamente, é formada uma serie de combinações race/power, que são selecionados pelos jogadores.
-cada raça e power dá uma habilidade especial, bem como o número de tiles (exércitos?) vc terá no total.
-no meio do jogo, vc pode declar que sua civilização está entrando em declínio, como se fossem aos poucos tendendo a extinção, e vc poderá selecionar outra civilização (combinação race+power). Importante: você continua marcando pontos pelos território que sua civilização em declínio ocupar, entretanto, você não a controla mais e só se pode ter UMA civilização em declínio ao mesmo tempo.
-a regra de conquisetar um territorio é muito simples: deve ser um território adjacente a um que você já possua, e basta "invadi-lo" com 2+n tiles, onde n é o número de tiles que já habitam no território (se estiver vazio, basta colocar 2 tiles; se tiver 1 tile, coleque 3...). O último território que você for ocupar em cada rodada, se não tiver tiles o suficiente para invadi-lo, você pode optar por rolar um reinforcement die, que é um dado que vai de 0 a 3. O resultado que sair pode ser somado ao número de tiles que voc^3 está entrando no território. Se for o suficiente, você conquista-o. Caso contrário, essas tiles podem ser distribuídas nos outros territórios que você possui.

Basicamente, é isso.

Aqui está uma imagem do jogo montado. Ah, o mapa varia conforme o número de jogadores.

Parece simples, e é. Mas há uma estratégia bem interessante está nessa mecânica.

Outra coisa que quero dizer é o seguinte: o vassal é freeware (já respondendo sua pergunta, MagoCego) e sintam-se a vontade em baixa-lo juntamente com os mods disponibilizados no site dele. Uma idéia legal é pesquisar sobre board games e ver algum que você julgue interessante e usar o Vassal para experimenta-lo.

Só não se esqueça de colocar esse interesse aqui para que outras pessoas possam se divertir tb...

Eu gostaria de fazer esse "teste" com Smallworld, e aí depois a gente insere outros tantos jogos!
Editado pela última vez por Fungo em 06 Mai 2011, 16:36, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Fungo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Mai 2011, 15:04
Localização: Cuiabá

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor LuizTroll em 06 Mai 2011, 15:34

Eu vou jogar board game.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
Avatar do usuário
LuizTroll
 
Mensagens: 650
Registrado em: 03 Ago 2009, 00:22

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Agnelo em 06 Mai 2011, 15:37

Fungo, quanto tempo dura uma partida desse smallworld?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Kear em 06 Mai 2011, 15:51

Fungo escreveu:Existem TROCENTOS mods para board games (e até uns card games, acho eu) pra o vassal.


Eu sei que existem, já joguei vários deles, por isso que acho melhor você dar algumas opções; Carcassone atrai um tipo de jogador diferente do que Ruse'n'Bruise, por exemplo.

Curti o Smallworld, topo jogar tranquilamente :)
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Fungo em 06 Mai 2011, 16:09

Troll:
hehe, to sabendo, manolo!

Agnelo:
90 minutos, no máximo. Mas, tipo, se formos jogar com 5 pessoas (número máximo), onde a maioria ainda não está familiarizado nas regras, podemos ter um pouco de flutuações nesse tempo :)

Kear:
concordo totalmente!
Mas, como disse, dentre as coisas que avaliei, eu acho q smallworld pode ser um bom começo. Acredite: quero muito jogar outros jogos também, mas pra isso preciso de jogadores que estejam afim de jogar online, e eu acho q talvez Smallworld seja um bom começo! :)

Além disso, obviamente, qualquer sugestão é muito bem vinda. Falando nisso, sugere algo, Kear? Eu vou dar uma olhada como está o MOD de munchkin, apesar de achar o jogo bobo, mas eu sei que tem gente que gosta. Vou ver se o MOD é bom...
Editado pela última vez por Fungo em 06 Mai 2011, 16:37, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Fungo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Mai 2011, 15:04
Localização: Cuiabá

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor LuizTroll em 06 Mai 2011, 16:34

Offtopic: Eu to rindo muito... masssss, vc tá trocando o R dos nicks por N, já rolou com o Eltor e agora com o Kear. xD
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
Avatar do usuário
LuizTroll
 
Mensagens: 650
Registrado em: 03 Ago 2009, 00:22

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Fungo em 06 Mai 2011, 16:38

OFF:
não sei do q vc tá falando, Troll... :linguinha: :doido:
Avatar do usuário
Fungo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Mai 2011, 15:04
Localização: Cuiabá

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Kear em 06 Mai 2011, 16:52

Offtopic: Vamos chamar ele de Furgo

Munchkin é bem interessante pela temática D&D e por render umas risadas legais.
Outro que eu gosto é Citadels, a temática dele é legal e eu acho boa a mistura de construa coisas+use poderes.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Iuri em 06 Mai 2011, 20:55

Bah, eu sempre quis jogar Boardgames. Acreditam que nunca joguei War ou Detetive? (mas banco imobilario sim, não existe ninguem que nunca tenha jogado).
O problema é esse tempo mesmo... Não teria algo mais rápido? Eu to muito atarefado ultimamente, e apesar de acessar a Spell bastante, eu geralmente to fazendo alguma outra coisa ao mesmo tempo. Teria como dividir a atenção com outras atividades enquanto o jogo rola, ou as rodadas são rápidas e eu tenho que prestar atenção no tabuleiro o tempo todo (que nem é com o Magic quando jogo online, mas o magic compensa sendo rápido)?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Kear em 06 Mai 2011, 23:31

@Iuri:

Ainda não sou uma enciclopédia de board games mas dos que eu já joguei, acho que 7 Wonders e Puzzle Strike são os jogos pra você.
7 Wonders é uma questão de olhar as cartas na sua mão, ver o jogo dos jogadores perto de você, tomar sua decisão e baixar sua carta, sem muita enrolação; geralmente o jogo dura uns 30~40 minutos (com 6~7 jogadores), mas você não é prejudicado por fazer outras coisas ao mesmo tempo (pelo menos não no nível que eu joguei, talvez se fosse pra jogar uber high level play...); Puzzle Strike é um jogo rapidinho e sempre que eu jogo online dá pra fazer algo ao mesmo tempo; só não dá pra estudar ou se concentrar demais em alguma outra coisa.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor louc0 em 06 Mai 2011, 23:54

É um semi-off, mas vá lá. Fungo, tu poderia indicar alguma loja online que entregue pro Brasil? Faz algum tempo que to de olho em alguns títulos (especialmente o Arkham e o House on the hill).
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Vamos jogar Board Game?

Mensagempor Fungo em 07 Mai 2011, 12:45

Kear:
Dei uma olhada nos MODS que existem de Citadels e Munchkin.
De citadels dá pra jogar. Não testei o quão versátil fica, pois isso só com outra pessoa ajudando. Mas, eu acho que é jogável. Hehe... é legal Citadels, né?

Agora Munchkin, o problema é um pouco mais grave: o único MOD que existe está em russo. Tenso... Se alguém manjar de programação dá pra baixar "por aí" as cartas de munchkin e fazer um mod.

Sobre as sugestões que vc deu pro Iuri, eu achei ótimas! Eu incluiria também Ticket to Ride, que é um dos jogos do tipo "bem vindo ao fabuloso mundo dos Board Games". É rápido, bacana e não precisa de grande estratégia...

louc0:
Meu, nem sei. Os poucos lugares que eu já vi cobram um valor estratosférico pelos boardgames. É sempre assim, um balúrdio mesmo. Tipo, Arkham Horror tá uns 400 barões no mercado livre. Sem cabimento! O canal mesmo é conhecer gente que more fora do Brasil e pedir pro cara mandar/trazer pra você. É o mais barato... oops, quer dizer: o menos caro...
Avatar do usuário
Fungo
 
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Mai 2011, 15:04
Localização: Cuiabá

Próximo

Voltar para Card Games, Wargames e Miniaturas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron