Shadowrun Card Game

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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Armitage em 28 Abr 2011, 10:05

Escrevendo rápido pq to com pressa, então se liga..

Objetivo do jogo é ganhar Reputação (número exato pra se vencer deve ser combinado entre os jogadores; média de 60-100). Ganha-se Reputação fazendo Shadowruns (missões). Faz-se Shadowruns conquistando-se (cartas de) Objetivos. Cada Objetivo dá uma qtde X de Reputação - quanto mais dificil o Objetivo, mais Reputação ele dá. Pra conseguir isso você deve juntar um time de shadowrunners (mercenários), que podem ser incrementados com uma série de coisas, dependendo de seu tipo e skills (armas, coletes, implantes, spells, programas, veiculos, drones, etc, etc). Você deve usar esse time pra superar os Desafios que protegem os Objetivos, e atender os requisitos de cada objetivo. Quem atingir a qtde de Reputação definida inicialmente primeiro vence.

Cada jogador usa um deck de 60 cartas, sendo: 10-15 shadowrunners, 10-15 desafios, 1-5 contatos, 1-5 lugares, 10-20 equipamento, 1-5 especiais. Além disso, cada jogador escolhe um mínimo de 6 cartas de objetivos. No início do jogo cada jogador tem duas pilhas: a pilha normal, que ele vai sacar cartas pra sua mão, e a pilha de objetivos, que serão sacados para a mesa todo início de turno. Durante o turno os jogadores usam cartas de Desafios nos Objetivos dos outros (ou nos seus próprios) para impedir que os outros players conquistem esses objetivos. Caso não haja Desafios sobre uma carta de Objetivo, cada jogador tem direito a mandar seu próprio time de runners pra impedir o outro, o que resulta em confronto direto entre os times de runners.

Deve ter soado meio confuso, mas basicamente é isso. Tem um site aqui, que explica bem como o jogo funciona. Vale uma olhada (não esqueça de navegar nas guias na parte de cima).

Espero ter ajudado.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Armitage em 28 Abr 2011, 22:09

Complementando a resposta anterior.. o jogo é jogado por turnos. Cada turno compreende 5 fases..


1 - Fase do Objetivo.
Nessa fase cada jogador pega uma carta de sua pilha de objetivos e poe sobre a mesa, à sua frente. Mas só pode haver 1 carta de objetivo por jogador, sendo assim, caso você já possua uma carta de objetivo na mesa, não pega nenhuma. Exemplos de objetivo:
SPOILER: EXIBIR
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2 - Fase do “Credstick”.
Nessa fase cada jogador recebe 4 nuyens (o dinheiro do jogo). Alternativamente, o jogador pode escolher encher sua mão até 7 cartas, ao invés de pegar o dinheiro.


3 - Fase de “Desgirar”/Renovar.
Todas as cartas giradas voltam ao normal. Os runners feridos podem ser curados ( gire as cartas destes).


4 - Fase de “Legwork” (investigação, trabalho de campo).
Nessa fase usa-se cartas de Desafios (ocultas/viradas com a face para baixo) sobre os Objetivos dos outros jogadores para dificultar a obtenção destes. É nessa fase também que ativam-se contatos, lugares, runners, equipamentos, etc para coletar informações sobre os Objetivos e Desafios, além de preparar a equipe para a missão.

Exemplos de Desafio (ícones no canto inferior representam skills necessárias para sleaze):
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Exemplos de Runner (ícones de skill à direita - "gunnery", "melee", etc)
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Exemplos de Equipamento:
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5 - Fase de Shadowrun

Nessa fase os gurpos de runners saem da “safehouse” (esconderijo, que é onde eles ficam até a fase anterior) para realizar as missões. Cada player deve escolher 1 objetivo da mesa para buscar. Escolhido o objetivo, o grupo deve enfrentar os Desafios, um por um, desse Objetivo.

Cada Desafio possui ícones que representam os requerimentos, em skills, para “sleazing” (ser “infiltrado”). Caso os runners tenham as skills corretas, podem passar pelo Desafio sem entrar em combate com ele. Porém se os runners NÃO conseguirem dar sleaze no Desafio, eles devem entrar em combate com o Desafio. Cada Desafio tem um nivel de ameaça, baseado num indice de Ataque e de Corpo, expresso como [ataque]/[corpo] no canto inferior da carta. O combate é feito comparando-se os indices de ameaça do Desafio com o somatório de todos os indices dos runners presentes. Se o indice de ameça do grupo de Runners for maior que o Desafio, este é destruído, PORÉM o alarme é ativado e todos os Desafios posteriores devem ser enfrentados em combate (não podem ser sleazed, pois teoricamente já estão em alerta). Se os indices do Desafio superarem o do grupo de runners, a missão acaba e os sobreviventes (se houver) retornam para a safehouse.

Superados todos os Desafios de um Objetivo, o grupo adquire o Objetivo, e ganha seu valor em Reputação. O jogador coloca essa carta de Objetivo sobre sua pilha de Objetivos conquistados.

PEGADINHA: se um Objetivo não possuir cartas de Desafios, o dono do Objetivo pode mandar seu próprio grupo de runners pra combater diretamente um time de runners adversário.

Fim do turno. Volta pro início.

Editado: Inclui mais imagens de cartas. :haha:
Editado pela última vez por Armitage em 28 Abr 2011, 22:56, em um total de 2 vezes.
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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Abr 2011, 22:18

Isso... parece realmente interessante. Que droga, porque tive que ler isso, e WoW TCG? Agora quero jogar! >_>
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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Iuri em 28 Abr 2011, 23:42

Aparentemente o LackeyCCG tem um plugin para jogar Shadowrun.
Se algum dia eu tiver mais tempo, eu topo jogar online.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor FreeSample em 30 Abr 2011, 14:02

http://www.lackeyccg.com/vtes/

:pidao:

Cara, esse foi talvez o melhor CCG que já joguei. Não conhecia esse programa, Iuri, obrigado pela dica!
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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Armitage em 30 Abr 2011, 22:03

Iuri, bem legal esse programinha LackeyCCG. Jà baixei ele e o plugin do shadow e dá pra ver as stats de todas as cartas, inclusive com imagens. Bacana.

Sobre a arte, impossível não reconhecer o traço do Tim Bradstreet na carta "Flatline". o cara fez MUITO desenho bom em Vampiro (especialmente na segunda edição). Achei feio não ter os créditos ao artista na carta, como é feito em Magic (tudo bem que em algumas imagens tem as assinaturas, mas...)

É, ele é um dos meus desenhistas preferidos, tanto pela arte em Vampiro como em Shadowrun. Quem não lembra daquela vampirona com um ankh no peito no Vampiro 2º edição ? Um clássico.

Opa, e só agora percebi! O "Flatline" da carta é o mesmo personagem de uma ilustração que eu agorava da 2º edição de Shadowrun! (esse aqui embaixo)

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P.S: e Free, eu sou o Silva sim. ;)
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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Armitage em 07 Mai 2011, 11:49

Acabei comprando o Cardvault full e agora dá pra conhecer melhor cada carta do jogo, montar decks de brincadeira, ver estatisticas sobre sua build, e simular rodadas do jogo*.

Sendo assim, já identifiquei 2 coisas: uma ruim e outra legal.

A ruim é que o jogo usa muita randomização. Muitas cartas exigem rolagem de d6 pra ter sucesso. Não acho esse tipo de coisa legal num jogo de cartas, afinal, se eu já pago o custo da carta em outros recursos (terreno, nuyen, etc), não deveria ter que ainda rolar um dado pra ver se vai funcoinar. Além disso, essa aleatoriedade tira um pouco da estratégia na minha opinião. Então pensei numa mudança: cada jogador poderia pagar nuyen pra melhorar suas chances na rolagem. Ou seja, se uma carta pede rolagem de 4+ num dado d6 pra ter sucesso, o jogador pode pagar 1 nuyen pra aumentar suas chances ( sucesso em 3+ por ex.), e daí por diante (quanto mais paga, maior suas chances de sucesso). Só não sei ainda se apenas 1 nuyen é suficiente, talvez seja barato demais. Jogando o jogo propriamente daria pra ajustar isso melhor.

A coisa legal é que identfiquei os padrões nas capacidades dos runners, que calham de retratar muito bem o rpg de mesa..

Deckers são ótimos pra reconhecimento e truques de infiltração, mas fraquíssimos pro resto;
Magos são frágeis em combate, mas trazem versatilidade pro grupo na forma de truques ofensivos;
Xamãs são como magos, mas com truques defensivos;
Riggers são medianos em combate, e mesclam capacidade de apoio ofensivo e defensivo, além de possuir truques de mobilidade/fuga;
Street Samurais são os melhores em combate, porém são muito caros;
Mercenários são os 2º melhores em combate, sacrificando poder de fogo por skills (tendem a ser mais versáteis do que samurais por conta disso);
Gangers e criminosos são os mais fracos combatentes, porém são muito baratos, permitindo sua utilização em grandes números;

Assim já começo a ver dois papéis claros aqui: o de combatente (samurais, mercenários, gangers), e o de supporter (deckers, magos, xamãs, riggers). Meu feeling inicial é que um grupo funcional deve ser composto principalmente por combatentes, com um ou outro supporter bem selecionado. O único supporter realmente mandatório é o decker (pq senão você vai pra missão sem saber que perigos te aguardam), os outros supporters serão opcinoais, de acordo com sua estratégia e necessidades do deck. Mas essa é só uma impressão inicial.

Caralho, eu não vejo a hora de jogar isso. Chega logo encomenda do EBAY ! :pidao:


*na verdade a maioria dessas coisas pode ser feita com o lackeiccg, mas achei esse muito complicadinho de mexer.
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Re: Shadowrun Card Game

Mensagempor Armitage em 03 Jun 2011, 21:17

passando rápido pra dizer que tivemos nosso 4º jogo essa semana, e ganhei usando um deck de infiltração cheio de runners fracos de combate porém bons em passar despercebidos pela oposição (com spells de invisibility, sleep, habilidades de furtividade e implantes diversos). Meu irmão jogou com deck força-bruta, contendo só trogloditas parrudos bons de porrada, com canhões de assalto e armaduras pesadas, e pensamos que ele era o favorito no início do jogo, mas não foi páreo pra meu time de infiltradores profissionais.

Jogamos mais de 4 horas direto e não queriamos parar.

Esse jogo é bom pra caceta.
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