Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Moderadores: Lune, Moderadores

Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor FreeSample em 26 Nov 2010, 22:14

Então pessoal, encontrei por acidente um baralho espanhol à venda por aqui, e logo saí atrás de jogos que usavam ele. foi aí que descobri o tal do truco gaudério, e lendo por alto sobre ele achei mais interessante que o tradicional que eu jogava na escola/faculdade (o paulista/mineiro). O que não entendi muito bem foi o envido e a flor: quando são pedidos, ainda são jogadas as três rodadas? como funciona os jogos de três pessoas? e o testa? e o que é esse tal de tentos bons e maus?
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor Kear em 26 Nov 2010, 22:17

Que eu me lembre, os envidos e a flor são tipo ponto extra, então sim, você ainda joga as três rodadas e tal, quando ao resto, não faço idéia.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor Iuri em 26 Nov 2010, 23:02

Tentos = pontos do envido. A dupla costuma se comunicar entre si sobre envido chamando-o de tentos ou pontos ("tem tentos?"), afinal, falar envido em voz alta automaticamente chama o jogo.

Envido e Flor: sim, as 3 rodadas são jogadas normalmente. O que não pode acontecer é ter flor E envido na mesma rodada (lembrando que ambos precisam ser chamados antes do jogador jogar sua vez na primeira rodada). Flor pode ser chamada em resposta ao envido, anulando o mesmo (mas o contrário não é válido);

Testa é um modo de jogo para quando há mais pessoas jogando, normalmente em jogos de trio (6 pessoas). Divide-se o jogo em rodadas "testa" e "volta", que são jogadas alternadamente até que algum trio atinja uma certa quantia de pontos (que eu não lembro quantos são - não jogo há uns bons 2 anos), depois do qual todas rodadas são "volta". Na rodada "volta" choga-se normalmente, os 6 jogadores participando e o trio se comunicando entre si. Na rodada "testa", cada jogador recebe suas cartas, mas não as olha (isso é falta). Então sucede-se três partidas de 1x1, ou seja, um de cada trio se enfrentando individualmente. Seu adversário será sempre aquele que estiver sentado diretamente na sua frente (considerando que estejam sentados em circulo. se não estiverem, imagina que estão), por isso o nome "testa". Os pontos que tu faz na tua partida se acumulam com os pontos feitos (ou perdidos) pelos teus companheiros, logo, uma rodada testa tende a render muitos mais pontos que uma rodada volta.

Quanto ao jogo de tres pessoas: é um saco, não recomendo. É cada um por si mesmo (pelo menos nos que eu jogava, mas acho que não seguiam nenhuma regra oficial), então se A pedia invido, B percebia que ele tinha pontos bons e resolve não aceitar, C aceita (perdendo) e A ganha os pontos mesmo assim. Ou seja, o esquema de blefar e perceber blefes é quase que completamente inutilizado (nao adianta correr de um truco se o outro cara aceita, por exemplo -até pode, mas não vai perder nada se participar tambem).

Já mencionei que eu era campeão de truco na minha escola? :haha:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor FreeSample em 27 Nov 2010, 10:07

Que bom, significa que estou sendo esclarecido por um profissional ^_^

Então, deixa eu ver se entendi bem e se o exemplo que vou descrever está certo: estão A e B jogando, e numa rodada A pede envido, B aceita o envido e truca, A retruca e B aceita. aí na primeira vaza, A joga o 1 de bastos e vence o rei de ouros de B; na segunda vaza, B vence com dois de copas (taças?) sobre o sete de bastos do A; na terceira e última vaza, B vence com 1 de copas sobre o 4 de espadas de A. Resultado: B ganhou os dois tentos do retruco, mas A ganhou os dois tentos do envido (28 contra 23). É assim? e como é esse lance de cantar os pontos antes?
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor AKImeru em 27 Nov 2010, 14:55

Estou impressionado pelo conhecimento de vocês por esse jogo. Obrigado por dividirem.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor Iuri em 28 Nov 2010, 20:45

Os pontos tem que ser cantados assim que o envido for aceito (e não só depois de ter sido jogadas as 3 rodadas). Isso permite que tu use esses valores para descobrir quais as cartas do teu adversário e planejar melhor teu jogo. Provavelmente B iria esperar saber o resultado do envido antes de trucar, para ja ter uma ideia da mão de A (chamar truco ja na primeira rodada é uma tática normalmente burra. A menos que tu tenha uma mão muuuito especial... ou queira fazer de conta que tem :haha: ).

E o retruco vale 3 pontos, e não 2. Assim, nessa partida que tu citou A receberia dois pontos pelo envido e B 3 pelo retruco.

Oda, tu deveria experimentar, é muito divertido :P
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor FreeSample em 29 Nov 2010, 20:25

Depois de cantados (e aceitos) os pontos só são ganhos depois das três rodadas? e se o jogador cantar um valor diferente do que possui, os pontos vão pro adversário?

E no caso da flor? se um adversário canta (e impossibilita o envido), só me resta aceitar (dizer "é boa" como vi por aí) ou pedir contra flor / contra-flor e o resto, caso eu tb tenha? Não tem como fazer no envido, onde o adversário pede e eu posso (ao que parece) também pedir envido, ou real envido/ falta envido? aliás, existe uma ordem nisso? ou já posso pedir falta envido direto?

Essa parte tá meio confusa pro meu entendimento :what:

E o retruco vale 3 pontos, e não 2. Assim, nessa partida que tu citou A receberia dois pontos pelo envido e B 3 pelo retruco.

Errei mesmo. truco 2, retruco 3 e vale quatro.... 4 :b
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor Slash Splinter em 29 Nov 2010, 21:41

FreeSample escreveu:Depois de cantados (e aceitos) os pontos só são ganhos depois das três rodadas? e se o jogador cantar um valor diferente do que possui, os pontos vão pro adversário?


Os pontos são ganhos no final da última rodada, após a devida comprovação. Se o cara esquecer ou errar o valor, tu podes cobrar os pontos pra ti.

E no caso da flor? se um adversário canta (e impossibilita o envido), só me resta aceitar (dizer "é boa" como vi por aí) ou pedir contra flor / contra-flor e o resto, caso eu tb tenha?


Na parte da flor é isso mesmo, ou bate contra ou acha bom.

Não tem como fazer no envido, onde o adversário pede e eu posso (ao que parece) também pedir envido, ou real envido/ falta envido?


Tu pode achar um envido "bom", mas só depois de aceita-lo. (ex: quando o adversário canta um valor e o teu é menor)

aliás, existe uma ordem nisso? ou já posso pedir falta envido direto?

Essa parte tá meio confusa pro meu entendimento :what:


Ordem fixa não tem, mas não se pode baixar a aposta (ex: se o cara pede real envido tu não pode chamar envido, só real envido pra cima) e chamar algo em cima de falta envido, já que é a "maior" aposta que se pode fazer.
Slash Splinter
 
Mensagens: 131
Registrado em: 26 Ago 2007, 18:51

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor FreeSample em 12 Dez 2010, 23:36

Galera, antes de mais nada brigadão pelos esclarecimentos.

últimas dúvidas: Flor. ela pode ser respondida com flor também ou as opções do adversário (tendo uma flor) seriam contra-flor e contra-flor e o resto? se a resposta for sim, o que diferencia flor x flor e flor x contra-flor? e é obrigatório "cantar" a flor, caso a possua?
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Truco Gaudério [DÚVIDAS]

Mensagempor Agnelo em 13 Dez 2010, 07:34

Flor só de responde com "com flor me achico", com contra-flor e com contra-flor e o resto.

Tu só precisa cantar a flor caso esteja disputando os pontos com o adversário, mas sempre tem que lembrar de mostrar as cartas depois que a rodada acaba, mesmo que ninguém a tenha aumentado o jogo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.


Voltar para Card Games, Wargames e Miniaturas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron