Como alguns devem saber, estou projetando um jogo de pirataria espacial. Ainda está numa fase de pré-projeto, sem nada implementado, e com apenas um gameplay arranhado.
Por isso, estou pensando num protótipo para o jogo: um cardgame com miniaturas, usando cartas de baralho comum e um grid de quadrados 20x20.
São dois jogadores, um representa o "inimigo", e outro o "protagonista".
1 - O objetivo do protagonista é juntar uma quantidade de tesouros espalhadas aleatoriamente pelo cenário (por enquanto, a quantidade é arbitrária).
2 - O objetivo do inimigo é destruir o protagonista
3 - O inimigo pode usar as cartas 8, 9 e 10 para invocar naves. Quando ele faz isso, rola 2d20 de cores diferentes, um para as linhas e outro para as colunas, e coloca a nave (que ocupa um quadrado) na posição correspondente. Se o quadrado já estiver ocupado, ele rola novamente até pegar um quadrado livre.
4 - O inimigo pode usar as cartas J e Q para invocar planetas, que ocupam 3x3 quadrados. Deve proceder como quando invoca naves, sendo que os dados definem a posição do centro. Mas, se o planeta entrar em interseção com outro, forma um pulsar (detalhes sobre o pulsar a definir). Em todos os outros casos, proceda normalmente. Caso o planeta fique com uma "beirada" para fora do tabuleiro... deixe a beirada lá, ela vai ficar fora do tabuleiro, mesmo.
5 - O inimigo pode usar as cartas K para invocar estrelas, que ocupam 5x5 quadrados. Deve proceder como quando invoca planetas, exceto quanto à parte do pulsar: se a estrela entrar em interseção com outra, forma um buraco negro (detalhes sobre o buraco negro a definir).
6 - O inimigo pode usar as cartas Ás para invocar cometas, que ocupam 3x3 quadrados, assim como os planetas, mas se movem. Proceda como quando você invoca uma nave. Se, durante o movimento, o cometa encontrar um planeta, ambos são destruídos. Se encontrar uma estrela, um pulsar ou buraco negro, apenas o cometa é destruído. Se encontrar a nave do oponente... o oponente leva algum dano.
7 - O inimigo pode usar as cartas 2 ou 3 para aumentar a defesa de uma de suas naves, 4 ou 5 para atacar com uma de suas naves, 6 ou 7 para mover uma de suas naves.
8 - Cada jogador coloca apenas uma carta por rodada
Como podem ver, ainda não defini muita coisa em números, e não defini exatamente as capacidades do protagonista. Preciso de mais algumas ideias para melhorar isso.
Obrigado.