Cubo - o melhor formato de Magic

Moderadores: Lune, Moderadores

Cubo - o melhor formato de Magic

Mensagempor Lune em 19 Ago 2009, 13:03

O que é um Cubo
Cubo é um formato de Magic: The Gathering em que se joga com as melhores cartas de todos os tempos. Um cubo é uma coleção de cartas (tipicamente entre 360 e 720 cartas, apenas uma cópia de cada carta) cuidadosamente selecionadas para oferecer aquilo de melhor que Magic tem a oferecer. A idéia é usar essas cartas para jogos de Limited - booster draft, rochester draft, sealed (não se preocupe se você não sabe o que é nada disso, continue lendo) - oferecendo a oportunidade de jogar com cartas antigas e novas reunidas pela primeira vez em um formato que nunca perde a graça.

O legal do Cubo é que você decide o que vai estar nele. Você pode optar por colocar as cartas mais poderosas já feitas, ou algumas das mais divertidas - finalmente um uso praquelas cartas de Unglued e Unhinged! Sempre quis atacar com uma Akroma equipada com a Jitte? O Cubo é a sua oportunidade! Ou você pode montar um Cubo só com as melhores cartas comuns das últimas edições. Ou apenas com cartas que custam menos de R$ 1. Ou sei lá! A imaginação é o limite.

O que fazer com um Cubo
O mais comum é fazer um booster draft. Você embaralha o Cubo e cada jogador (8 sendo o número ideal) pega três pacotinhos de 15 cartas cada. Você olha o conteúdo de um dos seus pacotes, escolhe uma carta, e passa o restante das cartas daquele pacote para o jogador da sua esquerda. No segundo pacote, você passa para o jogador da direita, e no terceiro pacote novamente para a sua esquerda. Isso se repete até que todas as cartas tenham sido escolhidas. Cada jogador escolhe as melhores cartas, adiciona terrenos básicos à gosto e monta decks com no mínimo 40 cartas, que podem então ser utilizados em duelos, multiplayer, partidas com times ou seja lá o que for.

Como construir um Cubo
Um Cubo deve ser construído com muito cuidado. Em geral, é importante que o cubo tenha um número igual de cartas de cada cor, criaturas suficientes em cada cor para todo mundo, e um equilíbrio entre cartas de custo de mana baixo e alto. Também é importante que o nível de poder entre as cores seja similar. Fora isso, o mais importante é ter cartas divertidas.

Tá, mas eu quero instruções mais específicas!
Então dá uma olhada nas dicas de construção de cubos com Tom LaPille:
SPOILER: EXIBIR
Apresentação
* Este cubo é um álbum de Grandes Sucessos de Magic competitivo.
* A maior parte dos arquétipos de torneio da história de Magic pode ser construída em um draft com esse cubo.
* Cartas que são ridiculamente poderosas e/ou que frequentemente levam a jogos estúpidos foram deliberadamente excluídas.

Tamanho: 720 cartas

* Um tamanho maior dá mais variedade e permite que mais pessoas joguem simultaneamente.
* Também permite que mais sub-temas sejam explorados em cada cor.

Distribuição

* 100 cartas de cada cor, 100 terrenos, 60 douradas, 60 artefatos.
* Branco, Vermelho e Preto têm metade de criaturas e metade de magias. Azul tem 33 criaturas e 67 magias, enquanto Verde tem 66 criaturas e 34 magias. Isso é porque Azul tem magias melhores e Verde tem criaturas melhores.
* Um monte de terrenos ajuda a encorajar decks criativos.
* Este cubo apresenta uma contagem de criaturas menor que sets normais.

Branco

* Branco está dividido entre criaturas pequenas e eficientes e controle de mesa. Elite Vanguard e Cólera de Deus são bons exemplos de ambas.
* Cerca de dois terços das criaturas brancas custam três ou menos mana, e são apoiadas por encantamentos de criaturas, efeitos de bônus de criaturas (Glorious Anthem, Honra dos Puros) e destruição de terrenos em massa.
* Há numerosos efeitos de Cólera e de remoção de criaturas.
* Sub-temas incluem ganhar vida e se esconder atrás de encantamentos.

Azul

* Azul é sobre estar no controle, especificamente anulando magias e comprando cartas.
* Sub-temas incluem tomar o controle de coisas e devolver para a mão.

Preto

* Preto te recompensa por ter um monte de cartas pretas
* Sub-temas incluem reanimação e pagar vida para comprar cartas.
* O tema de reanimação do Preto é apoiado de forma sutil por cartas em outras cores.

Vermelho

* Vermelho é sobre criaturas eficientes e agressivas, e magias de dano.
* Muitas cartas vermelhas têm Eco, morrem imediatamente ou têm outros pontos negativos que trocam potencial futuro por poder agora.
* Sub-temas incluem explodir coisas individuais, explodir tudo de uma vez, e roubar coisas por um turno.

Verde

* Verde é sobre ter as melhores criaturas e apoiá-las com magias.
* As criaturas verdes emulam as magias das outras cores. Verde pode comprar cartas, matar encantamentos e artefatos, e ganhar vida com suas criaturas.
* Verde facilita decks de muitas cores com Aves do Paraíso e similares.
* Sub-temas incluem tornar criaturas maiores, aceleração de mana, e regenerar coisas.

Douradas

* São poucas cartas douradas para evitar que jogadores de uma e duas cores sejam punidos por não fazerem decks com mais cores, e para não recompensar excessivamente jogadores que o fazem.
* Cinco cartas para cada combinação de duas cores, uma para cada combinação de três cores.

Artifacts

* Vinte artefatos de geração de mana ajudam jogadores de todas as cores a acelerar e conseguir outras cores de mana.

Lands

* Facilmente as cartas mais caras do Cubo, os terrenos devem ser incluídos apenas quando o "ciclo" em que eles aparecem está completo. Reduzir o número de terrenos pode ser uma possibilidade.


Ou você pode se inspirar nos Cubos de outras pessoas:
Cubo de Comuns e Incomuns
Cubo Só Comuns
Cubo Overpower
Cubo Unpower

Que o Cubo esteja com você! :b
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Cubo - o melhor formato de Magic

Mensagempor Lune em 25 Out 2009, 18:14

Após meses de consideração cuidadosa, eu e meus colegas chegamos à fórmula final do nosso cubo. São 50 das melhores cartas de cada cor, e também os melhores terrenos, artefatos e cartas multicoloridas, com 50 de cada. Para tentar manter uma certa consistência visual e evitar cartas caríssimas, apenas cartas com o novo frame (ou seja, a partir da 8ª edição) foram incluídas no Cubo. Como o nosso Cubo é voltado para multiplayer, algumas escolhas de cartas podem parecer inusitadas (Breath of Malfegor?), mas se você está pensando em fazer um cubo pro seu grupo, esse é um com garantia de diversão.

Terrenos:
Arcane Sanctum
Crumbling Necropolis
Jungle Shrine
Savage Lands
Seaside Citadel
Vivid Crag
Vivid Creek
Vivid Grove
Vivid Marsh
Vivid Meadow
Gargoyle Castle
Simic Growth Chamber
Azorius Chancery
Boros Garrison
Dimir Aqueduct
Golgari Rot Farm
Gruul Turf
Izzet Boilerworks
Orzhov Basilica
Rakdos Carnarium
Selesnya Sanctuary
Arid Mesa
Marsh Flats
Misty Rainforest
Scalding Tarn
Dragonskull Summit
Glacial Fortress
Verdant Catacombs
Drowned Catacomb
Rootbound Crag
Sunpetal Grove
Adarkar Wastes
Battlefield Forge
Brushland
Caves of Koilos
Karplusan ForestShivan Reef
Sulfurous Springs
Underground River
Yavimaya Coast
Mikokoro, Center of the Sea
Exotic Orchard
Mutavault
Dark Depths
Urborg, Tomb of Yawgmoth
Emeria, the Sky Ruin
Magosi, the Waterveil
Oran-Rief, the Vastwood
Valakut, the Molten Pinnacle


Artefatos:
Talisman of Unity
Talisman of Progress
Talisman of Indulgence
Talisman of Impulse
Talisman of Dominance
Pithing Needle
Obelisk of Alara
Whispersilk Cloak
Gold Myr
Copper Myr
Iron Myr
Leaden Myr
Silver Myr
Sword of Light and Shadow
Sword of Fire and Ice
Beast of Burden
Epochrasite
Grim Poppet
Solemn Simulacrum
Darksteel Colossus
Triskelion
Pentavus
Duplicant
Platinum Angel
Crystal Shard
Chrome Mox
Cauldron of Souls
Worldslayer
Loxodon Warhammer
Fireshrieker
Deathrender
Mindslaver
Lotus Petal
That Which Was Taken
Soul Foundry
Oblivion StoneLotus Bloom
Mask of Memory
Legacy Weapon
Umezawa's Jitte
Sensei's Divining Top
Isochron Scepter
Eternity Vessel
AEther Vial
Nuisance Engine
Lightning Greaves
Rings of Brighthearth
Relic of Progenitus
Eldrazi Monument
Akroma's Memorial


Branco
Goldmeadow Harrier
Planar Cleansing
Honor of the Pure
Captain of the Watch
Elite Vanguard
Cloudgoat Ranger
Akrasan Squire
White Knight
Oblivion Ring
Knight of Meadowgrain
Celestial Crusader
Stonecloaker
Serra Avenger
Iona, Shield of Emeria
Purity
Savannah Lions
Reveillark
Calciderm
Eight-and-a-Half-Tails
Akroma, Angel of Wrath
Yosei, the Morning Star
Mirror Entity
Isamaru, Hound of Konda
Archon of Justice
Kor Skyfisher
Paladin en-Vec
Magus of the Moat
Magus of the Disk
Dawn Charm
Pristine Angel
Battlegrace Angel
Weathered Wayfarer
Wrath of God
Condemn
Swords to Plowshares
Martial Coup
Austere Command
Temporal Isolation
Prison Term
Path to Exile
Spirit Loop
Faith's Fetters
Ajani Goldmane
Elspeth, Knight-Errant
Day of Judgment
Luminarch Ascension
Spectral Procession
Aura of Silence
Worship
Glorious Anthem


Azul
Clone
Sphinx Ambassador
Mulldrifter
Cancel
Ponder
Essence Scatter
Time Warp
Jace Beleren
Draining Whelk
Inkwell Leviathan
Gomazoa
Erayo, Soratami Ascendant
Johnny, Combo Player
Djinn of Wishes
Vesuvan Shapeshifter
Teferi, Mage of Zhalfir
Wake Thrasher
Uyo, Silent Prophet
Kira, Great Glass-Spinner
Sakashima the Impostor
Meloku the Clouded Mirror
Thieving Magpie
Ophidian
Sower of Temptation
Keiga, the Tide Star
Brine Elemental
Man-o'-War
Vendilion Clique
Magus of the Future
Guile
Venser, Shaper Savant
Into the Roil
Echoing Truth
Clockspinning
Careful Consideration
Twincast
Trickbind
Think Twice
Summoner's Bane
Rewind
Counterspell
Pact of Negation
Negate
Bribery
Cryptic Command
Evacuation
Tinker
Fact or Fiction
Brainstorm
Ancestral Vision


Preto
Vampire Nocturnus
Black Knight
Vampire Aristocrat
Hypnotic Specter
Xathrid Demon
Shriekmaw
Doom Blade
Rise from the Grave
Liliana Vess
Sign in Blood
Ascendant Evincar
Kalitas, Bloodchief of Ghet
Bloodghast
Gatekeeper of Malakir
Vampire Hexmage
Vampire Nighthawk
Malakir Bloodwitch
Dread
Vampire Lacerator
Ob Nixilis, the Fallen
Kokusho, the Evening Star
Hand of Cruelty
Nezumi Graverobber
Nekrataal
Ink-Eyes, Servant of Oni
Dark Confidant
Skeletal Vampire
Kagemaro, First to Suffer
Graveborn Muse
Syphon Mind
Sorin Markov
Quest for the Gravelord
Hideous End
Bloodchief Ascension
Mind Shatter
Infest
Profane Command
Thoughtseize
Demonic Tutor
Dark Ritual
Damnation
Persecute
Night's Whisper
Makeshift Mannequin
Phyrexian Arena
Beacon of Unrest
Terror
Underworld Dreams
Bitterblossom


Vermelho
Siege-Gang Commander
Capricious Efreet
Lightning Bolt
Menacing Ogre
Hunted Dragon
Hellkite Charger
Heartless Hidetsugu
Mogg War Marshal
Fumiko the Lowblood
Fortune Thief
Scourge of Kher Ridges
Torchling
Thunder-Thrash Elder
Squee, Goblin Nabob
Obsidian Fireheart
Akroma, Angel of Fury
Jaya Ballard, Task Mage
Magus of the Moon
Flameblast Dragon
Taurean Mauler
Kumano, Master Yamabushi
Bogardan Hellkite
Blood Knight
Kiki-Jiki, Mirror Breaker
Flametongue Kavu
Caldera Hellion
Boldwyr Intimidator
Hammer of Bogardan
Insurrection
Goblin Assault
Dragon Roost
Curse of the Fire Penguin
Cone of Flame
Rolling Thunder
Thunderblade Charge
Rekindled Flame
Reiterate
Pyrohemia
Volcanic Fallout
Punishing Fire
Chandra Nalaar
Beacon of Destruction
Browbeat
Braid of Fire
Banefire
Wheel of Fate
Pulse of the Forge
Incendiary Command
Word of Seizing
Firebolt


Verde
Elvish Piper
Briarhorn
Birds of Paradise
Llanowar Elves
Monstrify
Garruk Wildspeaker
Overrun
Nature's Spiral
Primal Command
Great Sable Stag
Forgotten Ancient
Feral Hydra
Heartwood Storyteller
Copperhoof Vorrac
Civic Wayfinder
Bloom Tender
Essence Warden
Vigor
Tornado Elemental
Protean Hulk
Hunted Troll
Oracle of Mul Daya
Mossbridge Troll
Living Hive
Imperious Perfect
Thornling
Troll Ascetic
Sakura-Tribe Elder
Eternal Witness
Chameleon Colossus
Indrik Stomphowler
Ant Queen
Woodfall Primus
Wickerbough Elder
Gaea's Anthem
Evolution Charm
Doubling Season
Beastmaster Ascension
Prismatic Omen
Pulse of the Tangle
Lurking Predators
Tooth and Nail
Harmonize
All Suns' Dawn
Beacon of Creation
Cream of the Crop
Harrow
Hurricane
Stonewood Invocation
Kodama's Reach


Douradas e Híbridas
U/W
Augury Adept
Grand Arbiter Augustin IV
Wall of Denial
Mirrorweave
Palliation Accord

W/B
Angel of Despair
Deathbringer Liege
Debtor's Knell
Necromancer's Covenant
Mortify

W/R
Figure of Destiny
Ajani Vengeant
Balefire Liege
Firemane Angel
Razia, Boros Archangel

W/G
Behemoth Sledge
Dauntless Escort
Enlisted Wurm
Kitchen Finks
Oversoul of Dusk

U/B
Wydwen, the Biting Gale
Dimir Doppelganger
Ghastlord of Fugue
Mask of Riddles
Mindleech Mass

U/R
Nucklavee - Pedro
Djinn Illuminatus
Dominus of Fealty
Gelectrode
Niv-Mizzet, the Firemind

U/G
Experiment Kraj
Biomantic Mastery
Fable of Wolf and Owl
Gilder Bairn
Simic Sky Swallower

B/R
Breath of Malfegor
Spiteful Visions
Deathbringer Thoctar
Pain Magnification
Lightning Reaver

B/G
Maelstrom Pulse
Creakwood Liege
Doomgape
Gleancrawler
Vulturous Zombie

R/G
"Ach! Hans, Run!"
Sarkhan Vol
Wort, the Raidmother
Rumbling Slum
Dragon Broodmother
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF


Voltar para Card Games, Wargames e Miniaturas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes

cron