Novas Regras Magic: the Gathering

Moderadores: Lune, Moderadores

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor WillDice em 10 Jun 2009, 20:51

Anúncio Oficial das Mudanças das Regras em Magic 2010
http://www.wizards.com/Magic/Magazine/A ... eature/42a
(e alguns spoilers de cards também)

Resumão
1. Mulligans agora são feitos simultaneamente. Nada de mais.

2. Mudanças de terminologia
- 2a. "em jogo" vira "battlefield" (apenas cósmetica; nenhuma funcionalidade alterada)
- 2b. Jogar uma mágica agora é "cast". Terrenos ainda são "played". "Jogar" uma habilidade ativada agora é chamado apenas de "ativar" a habilidade. (também apenas cosmética).
- 2c. "Remover do jogo" agora é "exilar". Há mudança de funcionalidade aqui: Wishes não são mais capazes de pegar cartas "exiladas", só do sideboard.
- 2d. Alguma coisa sobre "final do turno" e "início da fase de final do turno" que eu ainda vou tentar compreender.

3. Mana:
- 3a. A reserva de mana agora esvazia no final de cada etapa e de cada fase. Não dá mais para gerar mana na manutenção e só usar na etapa de compra, ou gerar no início do combate e só usar depois do bloqueio.
- 3b. Mana Burn foi eliminada. Ponto final!

4. Quem é o "dono" de um token? Agora é simplesmente o jogador que o controla quando ele entra em jogo, digo, no "battlefield", não mais o controlador da habilidade que o gera.

5. Dano de combate não usa mais a pilha. Além disso, se uma criatura atacante é bloqueada por várias criaturas, o jogador atacante escolhe a "ordem" em que elas levarão dano. A primeira deve levar dano letal antes da segunda sofrer alguma coisa, mais ou menos como na regra de Atropelar.

6. Deathtouch agora é uma habilidade estática. Isso elimina a necessidade de regenerar a criatura duas vezes (uma pelo dano, outra pela habilidade). Além disso, essa habilidade permite que você ignore a nova regra de "ordem das bloqueadoras levando dano" - uma 3/3 com Deathtouch bloqueada por três 2/2s pode causar 1 de dano em cada.

7. Lifelink também virou habilidade estática - você recebe os pontos de vida simultaneamente ao dano ser causado (isso pode salvar sua vida!). Infelizmente, isso significa que a habilidade não é mais cumulativa.

ImagemImagemImagem
ImagemImagemImagem
Editado pela última vez por WillDice em 10 Jun 2009, 21:15, em um total de 2 vezes.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor Phoenix em 10 Jun 2009, 21:09

Ja estava discutindo em fóruns de magic mesmo essas mudanças, vou colar aqui minhas opiniões.

1 - Não faz diferença nenhuma na prática, mas como eu sempre perdia no dado era uma vantagem pra mim poder esperar os outros fazerem seus X mulligans antes de eu decidir o meu 1°.

2 - Gostei, deixa o jogo com mais flavor.

3 - N muda quase nada.

4 - N mudou absolutamente nada mesmo. Exceto pra quem usa deck de mundo corrompido.

5 - Essa aqui terei q testar para comentar alguma coisa pq é uma mudança maior, a principio deixou o jogo mais fácil de aprender, mas tirou uma grande quantidade de tricks de combate para quem jogava a nível competitivo. A primeira vista n gostei.

6 - Nada mto relevante, só piorou o uso da habilidade contra bixos q regeneram.

7 - Nada mto relevante, mas agora pelo menos oponentes retranqueiros n ganharão mais 10 de vida com um campinagrão equipado com um warhammer.
Avatar do usuário
Phoenix
 
Mensagens: 676
Registrado em: 27 Ago 2007, 10:59

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor Paul Kersey em 10 Jun 2009, 22:04

O item 5 foi o que me afetou mais. Tenho um deck de Whitemane Lion que, pelo que entendi, está sendo aposentado pelas novas regras. O resto tem pouca relevância nas estrategias que uso em outros decks. Mas confesso que, mesmo não fazendo uso disso, a reduçao no potencial de lifelink me incomoda...
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Paul Kersey
 
Mensagens: 110
Registrado em: 22 Jan 2008, 13:39
Localização: Cascavel, Paraná.

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor Lune em 11 Jun 2009, 23:37

Está havendo muita confusão sobre os impactos dessas mudanças nas cartas e decks já existentes. Qualquer dúvida, poste aqui!
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor WillDice em 12 Jun 2009, 05:57

Paul Kersey escreveu:O item 5 foi o que me afetou mais. Tenho um deck de Whitemane Lion que, pelo que entendi, está sendo aposentado pelas novas regras. O resto tem pouca relevância nas estrategias que uso em outros decks. Mas confesso que, mesmo não fazendo uso disso, a reduçao no potencial de lifelink me incomoda...

O item 5 é o de maior impacto para todos. Mesmo quem não se importar com o fim do dano-na-pilha vai ter que se acostumar com essa história de escolher a ordem das bloqueadoras...

Seu Whitemane ainda tem duas utilidades: como toda criatura com flash, funciona como bloqueio surpresa; e ainda serve para salvar suas criaturas de magias e habilidades, e até do dano de combate (você bloqueia a 10/10 do oponente com uma 1/1 sua, e depois volta a 1/1 pra mão com o Whitemane, a 10/10 continua bloqueada; a única mudança é que você não tem mais a opção de deixar essa 1/1 causar seu dano)
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor Paul Kersey em 12 Jun 2009, 21:26

Pergunta: pelas novas regras, eu ainda posso salvar uma criatura de tomar damage (e possivelmente morrer) se, depois de declara-la como bloqueadora, usar um Whitemane Lion (ou stone cloaker ou whatever que tenha o mesmo efeito) para salvá-la? O ponto é saber se ainda posso defender e resgatar criaturas...
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Paul Kersey
 
Mensagens: 110
Registrado em: 22 Jan 2008, 13:39
Localização: Cascavel, Paraná.

Novas Regras Magic: the Gathering

Mensagempor WillDice em 12 Jun 2009, 21:56

Paul Kersey escreveu:Pergunta: pelas novas regras, eu ainda posso salvar uma criatura de tomar damage (e possivelmente morrer) se, depois de declara-la como bloqueadora, usar um Whitemane Lion (ou stone cloaker ou whatever que tenha o mesmo efeito) para salvá-la? O ponto é saber se ainda posso defender e resgatar criaturas...

Sim. Só não dá mais para fazer isso de forma que a criatura "salva" ainda cause seu dano na bloqueada.

Editado: Antes, você podia usar esse "truque" em dois momentos: durante a etapa de declaração de bloqueadores (antes do dano ter ido pra pilha), ou durante a etapa de dano de combate (com o dano já na pilha, antes dele resolver). Nesse segundo caso, a criatura bloqueada ainda leva o dano de combate da bloqueadora. Nas duas situações, a criatura atacante continua bloqueada, e você não leva dano (a menos que ela tenha atropelar).
Esse segunda opção não existe mais dentro das novas regras. Mas você ainda é capaz de usar habilidades depois do bloqueio ter sido declarado, e antes de se começar a determinar o dano de combate.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25


Voltar para Card Games, Wargames e Miniaturas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron