Magic Spell - Edition Wars

Moderadores: Lune, Moderadores

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Lune em 03 Mai 2009, 15:55

Agora que já recuperamos um pouco da sanidade gasta no desenvolvimento do set oficial da Spell em Magic, está na hora de continuar o trabalho com o segundo set do bloco: Edition Wars.

O tema, dado pelo Madruga e pelo Advogado de Regras, é explorar as guerras entre os sistemas e seus fanboys: D&D 3.5 vs 4e, Storyteller vs Storytelling, M&M vs Confetti, etc. Também podemos brincar com personagens lendários de cada um, como Pun-Pun, o Monge Meteoro (sim, de novo), Lucita, e por aí vai. Entre os usuários do fórum, temos também os paladinos de cada sistema, como o Virtual Adept e seu querido Opera.

Por questões de espaço, dificilmente poderemos abordar mais que cinco facções. Eu tenho duas sugestões: D&D, ST, GURPS, M&M e Outros, ou alternativamente cortar M&M e separar D&D em 3.5 e 4e. Gostaria de saber o que vocês preferem.

A princípio, estou pensando em copiar o bem-sucedido design de Ravnica, que colocava cada uma das facções rivais representada por duas cores. A dificuldade é definir quais facções vão pra que cores. Aqui vão algumas possibilidades:

(W = branco, U = azul, B = preto, G = verde, R = vermelho)

Cores aliadas (WU, UB, BR, RG, GW): nesse esquema, cada facção é definida pelas semelhanças entre duas cores que são aliadas naturais. Branco e Azul compartilham o amor pela ordem, preto e vermelho compartilham uma sede por poder e o amor pela satisfação imediata, etc.

Cores inimigas (WB, WR, UR, UG, BG): Aqui, as facções são definidas não pelas semelhanças mas pelas contradições entre as definições típicas das cores. A guilda Orzhov (WB), por exemplo, era representada por uma igreja corrupta. A guilda Nizzet (RB) misturava grande inovação tecnológica com a impulsividade e egomania de seu líder.

Três cores (WUB, UBR, BRG, RGW, GWU): Esse é o esquema adotado no bloco de Alara, onde cada facção é representada pela união de uma cor central com suas duas cores aliadas. Bant (GWU) é uma utopia de ordem e razão onde as guerras são travadas de forma justa e ritualizada. Grixis (UBR) por outro lado é um inferno sem vida onde mortos-vivos batalham por fontes de energia vital cada vez mais desgastadas, etc.

Quatro cores (UBRG, BRGW, RGWU, GWUB, WUBR): Ainda inédito em Magic, nesse esquema cada facção seria definida não pelas cores que a compõem, mas pela única cor que falta. Como seria um mundo sem mana preto? Ou azul? Que espécie de criaturas viriam de um plano assim?

Opiniões sobre quais sistemas serão homenageados no Edition Wars? Sugestões para a divisão de cores entre as facções? Poste aqui!
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Mai 2009, 16:01

Eu prefiro que M&M seja usado, assim D&D fica com um escopo mais amplo e M&M poderá ser melhor aproveitado (junto com seu respectivo suplemento: W&W).

ST com certeza seria mana preto. Ponto final.
GURPS seria azul.
Os outros se estapeiam pelo manas restantes.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor GoldGreatWyrm em 03 Mai 2009, 16:12

D&D pode ser o verde, acho. Ou talvez vermelho, para enfatizar o combate :knight:

Podia ficar assim: ST preto, GURPS azul, D&D vermelho, M&M verde e os Outros Brancos.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Lune em 03 Mai 2009, 16:30

Eu não acho que funciona bem dar uma só cor pra cada facção. D&D tem advogados de regras, necromantes, bárbaros frenéticos, paladinos e dinossauros... e aí já foram cinco cartas com cinco cores diferentes. Tá certo que também não dá pra fazer todas as facções com todas as cores, mas é bom pelo menos dar uma certa flexibilidade ou na hora de criar as cartas o bicho vai pegar.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor GoldGreatWyrm em 03 Mai 2009, 17:02

Ué, podemos nos ater no foco principal, tento mais cartas de tal cor na facção, mas sem isentar ela de ter outras cores :)

E acho muito válido esse esquema, se formos flexibilizar as coisas:
Quatro cores (UBRG, BRGW, RGWU, GWUB, WUBR): Ainda inédito em Magic, nesse esquema cada facção seria definida não pelas cores que a compõem, mas pela única cor que falta. Como seria um mundo sem mana preto? Ou azul? Que espécie de criaturas viriam de um plano assim?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Elven Paladin em 04 Mai 2009, 01:41

Quatro cores (UBRG, BRGW, RGWU, GWUB, WUBR): Ainda inédito em Magic, nesse esquema cada facção seria definida não pelas cores que a compõem, mas pela única cor que falta. Como seria um mundo sem mana preto? Ou azul? Que espécie de criaturas viriam de um plano assim?


Eu fico com esse esquema. E expandindo:

Storyteller ficaria sem a cor Branco, e por motivos muito óbvios ( Ahem, Mundo das Trevas ) e com as cores que sobram, pode-se representar o resto do sistema ( Vermelho é Changeling, Preto é Vampiro, Verde é Lobisomem e Azul é Mago. O foco, claro, seria Preto, pela corrupção e aspecto Grim Darkness of Real Browness dele, assim como a "recuperação" viria de Verde e Preto).

D&D fica sem a cor Verde ( foi por exclusão, Branca é essencial para o lado "Bonitinho", Preto para o "Malvadinho", Azul para os Advogados de Regras e Vermelho para Power and Rage ( e os Munchkins, suprindo um pouco o papel da falta de Verdepara "Pure Powa" ). O foco seria Branco, por Heroísmo, Bondade e Otimização yadda yadda ).

GURPS e Opera fica sem a cor Vermelho ( embora, devido ao aspecto Genérico, ele teria algumas cartas como os Morphlings, permitindo copiar/emular outras capacidades. O foco seria seria Azul, pela precisão mecânica ordeira que os sistema almejma, e as dezenas de loops que existem ).

3D&T/4D&T ficam sem a cor Azul ( quer dizer, é um sistema mezzo anárquico, com poucas regras e sem tantos loops, muito Kawaii e sim, é para mudar o foco "Preto" dos editores. Desnecessário dizer que o foco seria a cor Verde, por poder Bruto, Ingenuidade e Hordas de Fanboys ).

E sem a cor Preto ficaria Mutants & Masterminds e Outros ( sim, esse é o grupo mais "estranho e que não se encaixa bem", mas eu o coloquei por necessidade, focando na cor Vermelho. Esse grupo precisa ser mais refinado, porém isso eu deixo para outrem).

O que acham? Certo, a minha opinião como "Criador" é ultra-parcial, mas eu acho que o modelo aplicado a Storyteller, D&D, Gurps e Opera e 3D&T é bem funcional e coerente ( claro, tem falhas, mas eu acho menores do que seria por outros modos e modelos ), salvo a última definição, que precisa ser refinada.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Lune em 04 Mai 2009, 09:54

Gosto do esquema do Advogado, com uma modificação: eu acho que D&D tem que ficar sem mana preto. Sim, existem vilões marcantes, necromancia e tal, mas em última análise D&D é um sistema heróico onde o mal nunca vence definitivamente. Por eliminação, quem ficaria sem Verde seria M&M e o resto dos independentes.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Elven Paladin em 04 Mai 2009, 10:50

Gosto do esquema do Advogado, com uma modificação: eu acho que D&D tem que ficar sem mana preto. Sim, existem vilões marcantes, necromancia e tal, mas em última análise D&D é um sistema heróico onde o mal nunca vence definitivamente. Por eliminação, quem ficaria sem Verde seria M&M e o resto dos independentes.


Você não acharia estranho o Outros e M&M, que tem como base Superheróis e Superpoderes, ficar sem a cor que é base para a maioria dos "Surtos de Poder" e "Encantamentos Destruidores"? :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Lune em 04 Mai 2009, 11:15

De cabeça, me ocorrem dois superpoderes que verde poderia representar: superforça e indestrutibilidade. Felizmente nenhum dos dois efeitos é exclusivo do mana verde, então do ponto de vista de design de cartas, não acho que vá fazer falta.

Do ponto de vista do fluff, a ausência do verde é marginalmente justificável - difícil pensar em algo mais oposto à "ordem natural" que super-aberrações! Ainda é a facção menos definida das 5, mas acho que esse é o preço.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Madrüga em 04 Mai 2009, 14:42

Lune escreveu:Eu não acho que funciona bem dar uma só cor pra cada facção.


Nem fazer tudo dourado. Vamos fazer um esquema normal de edição, ué. Não precisa dessa separação cromática para ficar legal.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Magic Spell - Edition Wars

Mensagempor Lune em 04 Mai 2009, 15:03

Não é tudo dourado. Cada facção seria representada por 4 cores, não 4 cores ao mesmo tempo. E eu acho algum tipo de separação cromática importante para criar uma identidade pra cada facção e dar um norte pro design. Na hora de criar as cartas, ter esse tipo de limitação facilita bastante.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF


Voltar para Card Games, Wargames e Miniaturas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes

cron