Agora que já recuperamos um pouco da sanidade gasta no desenvolvimento do set oficial da Spell em Magic, está na hora de continuar o trabalho com o segundo set do bloco: Edition Wars.
O tema, dado pelo Madruga e pelo Advogado de Regras, é explorar as guerras entre os sistemas e seus fanboys: D&D 3.5 vs 4e, Storyteller vs Storytelling, M&M vs Confetti, etc. Também podemos brincar com personagens lendários de cada um, como Pun-Pun, o Monge Meteoro (sim, de novo), Lucita, e por aí vai. Entre os usuários do fórum, temos também os paladinos de cada sistema, como o Virtual Adept e seu querido Opera.
Por questões de espaço, dificilmente poderemos abordar mais que cinco facções. Eu tenho duas sugestões: D&D, ST, GURPS, M&M e Outros, ou alternativamente cortar M&M e separar D&D em 3.5 e 4e. Gostaria de saber o que vocês preferem.
A princípio, estou pensando em copiar o bem-sucedido design de Ravnica, que colocava cada uma das facções rivais representada por duas cores. A dificuldade é definir quais facções vão pra que cores. Aqui vão algumas possibilidades:
(W = branco, U = azul, B = preto, G = verde, R = vermelho)
Cores aliadas (WU, UB, BR, RG, GW): nesse esquema, cada facção é definida pelas semelhanças entre duas cores que são aliadas naturais. Branco e Azul compartilham o amor pela ordem, preto e vermelho compartilham uma sede por poder e o amor pela satisfação imediata, etc.
Cores inimigas (WB, WR, UR, UG, BG): Aqui, as facções são definidas não pelas semelhanças mas pelas contradições entre as definições típicas das cores. A guilda Orzhov (WB), por exemplo, era representada por uma igreja corrupta. A guilda Nizzet (RB) misturava grande inovação tecnológica com a impulsividade e egomania de seu líder.
Três cores (WUB, UBR, BRG, RGW, GWU): Esse é o esquema adotado no bloco de Alara, onde cada facção é representada pela união de uma cor central com suas duas cores aliadas. Bant (GWU) é uma utopia de ordem e razão onde as guerras são travadas de forma justa e ritualizada. Grixis (UBR) por outro lado é um inferno sem vida onde mortos-vivos batalham por fontes de energia vital cada vez mais desgastadas, etc.
Quatro cores (UBRG, BRGW, RGWU, GWUB, WUBR): Ainda inédito em Magic, nesse esquema cada facção seria definida não pelas cores que a compõem, mas pela única cor que falta. Como seria um mundo sem mana preto? Ou azul? Que espécie de criaturas viriam de um plano assim?
Opiniões sobre quais sistemas serão homenageados no Edition Wars? Sugestões para a divisão de cores entre as facções? Poste aqui!