War!

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Mensagempor Dahak em 20 Jan 2008, 03:36

Fala sério, quem nunca brincou com esse clássico da Grow?
Seja o I, o II ou aquelas edições especiais, taí um joguinho que é certeza de sucesso pra quem gosta de jogos de estratégia.

Minha primeira experiência com o jogo levou mais de 5 horas e meia, aí tivemos de parar porque ficou muito tarde e o povo teve de ir embora.

Teve uma época que o pessoal da rua tava viciado, jogávamos todas as noites :pidao:


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Mensagempor Madrüga em 20 Jan 2008, 10:19

Ultimamente eu tenho jogado mais, para o horror dos grupos que jogam comigo. Eu fico alterado jogando War, grito, xingo, fico tentando vencer "no papo", influenciando os ataques dos outros, desconcentrando todo mundo com comentários aleatórios sobre os territórios e as cores das pecinhas...

E tenho a péssima mania de ser um mau perdedor e um mau ganhador jogando War. Não sei ganhar nem perder, sou chato em ambos.

Mas uma coisa que me chamou a atenção (pelo menos no War 1 e no War Império Romano, eu não gostei do 2) é que, assim que você consegue a "upper hand" do jogo, dificilmente alguém tira. Isso é porque, embora o jogo tenha lá seu quinhão de estratégia, ele é muito dependente da sorte nos dados, e os dados são o único fator aleatório que ajuda a definir alguma coisa, falta outro fator.

Meu grupo adotou um lance assim (no War 1 e Romano): você escolhe um lugar dentre seus territórios iniciais para ser o centro do seu império, sua capital. A cada rodada GLOBAL (ou seja, quando chegar a vez do primeiro jogador, não a sua), aquele território recebe um exército adicional. É bem bobinho, mas é divertido, pois fica mais difícil conquistar totalmente um jogador se sua capital está defendida.

Eu também estou bolando umas outras mecânicas para premiar outros comportamentos; por exemplo, você só ganha uma carta de território (e o direito de fazer trocas) quando conquista um território. Quando um jogador está efetivamente perdendo, ele tende a não atacar ninguém (o jogador que está por cima já tem exércitos demais) e, com isso, continua perdendo, pois não poderá fazer trocas, e isso gera um círculo vicioso que leva ao fim prematuro do jogo. Pensei então em cartas táticas para premiar quem não está fazendo nada em sua rodada e aqueles que receberam o mínimo de 3 exércitos. Coisa a se pensar, depois explico melhor, assim como a mecânica do general.
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Mensagempor Nibelung em 20 Jan 2008, 10:36

você só ganha uma carta de território (e o direito de fazer trocas) quando conquista um território.

Ooops, a regra é assim, é? Eu tenho um War velho que ganhei já sem o manual de instruções, e fui ensinado "de cabeça" pela minha tia que tinha ele antes. Isso muda MUITA coisa no jogo :ops:
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Mensagempor WillDice em 20 Jan 2008, 10:44

Podem jogar as pedras, mas eu gostei do War 2. Justamente pelo que o Madruga falou sobre as fraquezas do 1: no 2 é mais fácil reverter uma vantagem grande, mas com a estratégia certa, usando os aviões.

E também tem algo bem parecido com essa regra caseira de "capital": centros estratégicos (territórios como Brasil, Moscou e China geram mais territórios e aviões), e há as centrais de espionagem.

Nibelung escreveu:
você só ganha uma carta de território (e o direito de fazer trocas) quando conquista um território.

Ooops, a regra é assim, é? Eu tenho um War velho que ganhei já sem o manual de instruções, e fui ensinado "de cabeça" pela minha tia que tinha ele antes. Isso muda MUITA coisa no jogo :ops:

:bwaha:

É isso mesmo, no final do turno você ganha 1 carta se tiver conquistado ao menos um território. Se tiver ficado parado ou for azarado, sem carta.
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Mensagempor Madrüga em 20 Jan 2008, 11:25

WillDice escreveu:Podem jogar as pedras, mas eu gostei do War 2. Justamente pelo que o Madruga falou sobre as fraquezas do 1: no 2 é mais fácil reverter uma vantagem grande, mas com a estratégia certa, usando os aviões.

E também tem algo bem parecido com essa regra caseira de "capital": centros estratégicos (territórios como Brasil, Moscou e China geram mais territórios e aviões), e há as centrais de espionagem.


Will, aí são centros fixos no mundo. Eu achei melhor usar centros mais maleáveis, para dar dinamismos diferentes a cada jogo. Também queria estabelecer outras pontes (por exemplo, ligando a Oceania a outros lugares), mas teria que imprimir um novo tabuleiro.

E achei a mecânica dos aviões esquisita. Preciso jogar mais vezes para me acostumar.
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Mensagempor Dahak em 20 Jan 2008, 20:17

Aqui rolavam duas versões do War 1, uma sem os centros estratégicos e uma com.
Começamos a jogar primeiro a versão com esses centro, só usávamos a mais antiga em ocasiões especiais, então quando pegamos o War 2 já estávamos acostumados com esse lance.

Particularmente, prefiro o War 2 com algumas adaptações.
Acho a idéia dos aviões fantástica (apesar de não ser muito simples de explicar pra novatos), mas se o jogo já levava 1/4 de dia para terminar, com os aviões leva 1/2 ou 2/3.
Os ataque aéreos esticam muito, muito, muito o jogo.

Adaptamos, então, para ignorar os aviões, hahahaha.
Só os usamos como pecinhas normais de 10 exércitos.
E as cartas passam a servir apenas para pegar exércitos extras, desde que em um território seu.

Acho o tabuleiro do 2 fantástico, com cuba e algumas outras pontes *_*


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Mensagempor Magyar em 19 Fev 2008, 05:59

Aowa!

Nossa... WAR é viciante. Eu adoro jogar com a galera daqui. Um que gostei muito é o Império Romano (Preciso comprá-lo logo). E nossa, o andamento do jogo depende muito da conversa dos jogadores e dos objetivos.

Não sei quanto a vocês, mas uma coisa que adoro fazer é pacto com os demais jogadores. Tipo um "não me ataca aqui que não te ataco ai", que se rompe com o tempo e poder adquirido por uma das partes, até que alguém finalmente da o golpe final e completa o objetivo. Eu sinceramente odeio quando as pessoas vem com o papinho de "ahhh... não vale fazer pacto...". Apenas faz o jogo ficar chato.

O WAR 1 é o que costumo jogar mais. O 2 eu era muito pequeno quando joguei (não lembro direito das regras e tabuleiro) e o Império Romano se tornou o novo vício. O problema do Império Romano é o limite de jogadores. Sem contar também algumas injustiças (como um continente de 4 territórios que ganha 5 peças quando dominado, com acesso para outros 3 continentes).

Pergunta: Vocês já jogaram o do Star Wars? E o jogo de tabuleiro do Senhor dos Anéis? Ele segue a temática do war ou é diferente?

Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
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Mensagempor Allefcapt em 19 Fev 2008, 18:58

Olá a todos,

Experimentem o WAR IMPÉRIO ROMANO com temática RPGística!
Transformem os exércitos em ORCS, ELFOS E HUMANOS.

É divertido.

Um abraço a todos,
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Mensagempor Wykthor em 19 Fev 2008, 20:08

Para temática fantasy, eis um wargame que gostaria de experimentar:

http://www.boardgamegeek.com/game/6707
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
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Mensagempor Dragão de Bronze em 19 Fev 2008, 22:54

Eu adoro o War II.
Sempre que vou jogar algum deles, voto pela segunda versão. Eventualmente não dá e vamos pra primeira, mas eu prefiro a segunda.
Sim, demora bastante pra acabar, mas eu adoro.

Seu_Madruga escreveu:Ultimamente eu tenho jogado mais, para o horror dos grupos que jogam comigo. Eu fico alterado jogando War, grito, xingo, fico tentando vencer "no papo", influenciando os ataques dos outros, desconcentrando todo mundo com comentários aleatórios sobre os territórios e as cores das pecinhas...

E tenho a péssima mania de ser um mau perdedor e um mau ganhador jogando War. Não sei ganhar nem perder, sou chato em ambos.

Putz, meu irmão. Vou colocar você pra jogar com ele pra ver quem perde a mania primeiro.
Aposto que vai ser você.

Barlin escreveu:Pergunta: Vocês já jogaram o do Star Wars?

Meu primo tem o do Star Wars, mas nunca cheguei a jogar. Penso, contudo, que siga a temática clássica.
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Mensagempor Madrüga em 24 Fev 2008, 12:23

Barlin escreveu:Sem contar também algumas injustiças (como um continente de 4 territórios que ganha 5 peças quando dominado, com acesso para outros 3 continentes).


Uai, house rule nele! Aqui, ao dominar a África Setentrional, você só ganha 3 exércitos.
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Mensagempor Allefcapt em 26 Fev 2008, 18:14

Olá a todos,

SEU MADRUGA,
"Uai, house rule nele! Aqui, ao dominar a África Setentrional, você só ganha 3 exércitos."


Rapaz... joguei assim também ... bons tempos...
:victory:
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Mensagempor Cebolituz em 21 Mai 2008, 23:11

Acreditem... nunca joguei War II...

Nunca conheci alguém que já havia jogado...

Só joguei o primeiro mesmo e já estava enjoado... mas agora deu saudades! XD
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Mensagempor AKImeru em 25 Mai 2008, 18:26

Vale a pena comprar War Imperio Romano? Eu achei ele por 99 reais aqui na esquina.
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Mensagempor Venificina em 27 Mai 2008, 11:02

Oda Nobunaga escreveu:Vale a pena comprar War Imperio Romano? Eu achei ele por 99 reais aqui na esquina.



Eu acho que vale , alem do acabamento ser melhor que o War a estrateia é diferente e dá um novo animo nas partidas ...
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