[Educate me] Metal Gear Solid

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

[Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Armitage em 12 Fev 2011, 00:22

Sou fanzaço de Splinter Cell e parece que Metal Gear é na mesma linha, mas nunca joguei (apesar de já ter visto meu irmão jogando ha muito tempo, no PS2).

E então, alguem pode falar um pouco dele? É tipo Splinter Cell?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor AKImeru em 12 Fev 2011, 04:20

São jogos bem diferentes. Pense Metal Gear Solid como um jogo tentando ser um filme de ação que sabe que é um jogo

Metal Gear Solid 1: Historia se leva a sério, gameplay é interessante para a época, não envelheceu tão bem assim mas é bem jógavel. Recomendadissimo.
Metal Gear Solid 2: Um dos titulos mais controversos na historia de video games, tem aqueles que amam e odeiam. O jogo é sobre deixar mais do que apenas seus genes em nossa vida, e que um homem pode fazer a diferença - E que nem todos podem ser Snake. Curiosamente, é por esse motivo mesmo que o jogo é odiado, Snake só é jogavél no começo do jogo. Considerado o primeiro jogo pós-modernista já feito, ele conversa com você, o jogador diretamente como se você fosse um personagem do jogo de diversas maneiras, desde com personagens falando para você desligar o console, como telas de gameover surgindo quando não deveriam. A jogabilidade é uma evolução do primeiro e apenas trouxe elementos positivos.
Metal Gear Solid 3: Um prequel que conta a historia do homem que começou o "Culto a Personalidade" meio que por acidente. Nesse jogo se compreende melhor porque a historia do segundo jogo é tão importante, porém é uma nota de rodapé no final. O gameplay muda bastante, deixando de ser um stealth game para ser uma especie de Stealth survival (Bem, só nos modos mais dificeis). É apartir daqui que o jogo joga fora todas as pretensões de ter uma trama cooerente ou plausivel. (Sim MGS2 introduziu elementos misticos antes na série, tenha em mente que originalmente, aquilo tudo era uma missão em realidade virtual, e apenas com o lançamento do quatro que aquilo foi levado para realidade.)
Metal Gear Solid 4: Ótimo jogo, a jogabilidade muda bastante, e você não vai se sentir tão tocado se não jogou os últimos 3, pois esse jogo auto referencia a série inteira. É o jogo mais odiado do criador, e isso fica bem claro quando ele passa a colocar elementos como rotina. Aliás, "Guerra como rotina" e "repetição" são temas muito presentes no jogo, uma maneira de Hideo Kojima comentar de porque os fãs não gostaram de MGS2.

Eu recomendo jogar o primeiro para gamecube ou comprar pela PSN store, depois o segundo, depois o terceiro e depois o quarto, você vai apreciar o gênio de Hideo Kojima melhor de tal maneira. E mesmo que desgoste do jogo, ele é único, e é um dos poucos jogos "Mainstream" onde o principal criador tenta esconder mensagens sutis em seu jogo.

Você também pode levar tudo a sério e jogar o jogo como apenas mais um jogo de tiro também.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Fev 2011, 09:08

Faltou mencionar Metal Gear Solid: Peace Walker, possivelmente o melhor jogo já lançado pro PSP, mantendo uma jogabilidade bem parecida com o MGS3 mas dividindo o jogo em capítulos curtos ao invés de uma jogada contínua, e adicionando alguns elementos de estratégia ao capturar/recrutar soldados pra sua base e usar os cientistas recrutados pra pesquisar modificações nas armas e equipamentos que leva pras missões.

A história é bem interessante, sendo uma continuação direta do MGS3 e fazendo jus ao enredo dele. É um jogo cuja dificuldade e profundidade se adaptam de acordo à preferência do jogador, pois as missões obrigatórias podem ser completadas facilmente e não faltam missões e objetivos opcionais pra entreter um jogador que quiser continuar por mais tempo.

É um dos meus jogos preferidos até hoje, as mais de 150 horas no meu save não deixam mentir. :b

Também tem outros spin offs para portáteis - MGS Acid, MGS Portable Ops - mas não cheguei a testar eles ainda.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Armitage em 12 Fev 2011, 10:36

Parece bem interessante. Como eu só tenho PC nesse momento, vou ter que começar por MGS 2: Substance. Vocês acham que alguem virgem na série acharia mais interessante o 2 do que um veterano, dado essas controvérsias citadas? Eu lembro que comecei a série Silent Hill pelo 2, que também era criticado por alguns veteranos por fugir à linha original, e acabei achando ele um dos jogos mais maneiros de todos os tempos.

E Oda, se por pós-modernista você se refere a quebrar a "4th wall", lembro que Omikron de PC já fazia isso por volta de ´98 ou ´99, ou seja, antes de MGS 2 sair.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Fev 2011, 10:55

Até metal gears anteriores já faziam isso, o Oda é que tem um fraco pelo MGS2 :P

Não seria o fim do mundo começar pelo MGS2, maaaas eu acho que o 3 seria melhor pra apresentar a série, já que ele basicamente mostra como tudo começou... mas se não tem um PS2 disponível, é a vida.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Fev 2011, 11:18

Silva escreveu:Parece bem interessante. Como eu só tenho PC nesse momento, vou ter que começar por MGS 2: Substance. Vocês acham que alguem virgem na série acharia mais interessante o 2 do que um veterano, dado essas controvérsias citadas? Eu lembro que comecei a série Silent Hill pelo 2, que também era criticado por alguns veteranos por fugir à linha original, e acabei achando ele um dos jogos mais maneiros de todos os tempos.

E Oda, se por pós-modernista você se refere a quebrar a "4th wall", lembro que Omikron de PC já fazia isso por volta de ´98 ou ´99, ou seja, antes de MGS 2 sair.


Sons of Liberty / Substance como primeiro jogo? Oh boy.

Não é uma escolha ruim, per se, mas se você não jogar o MGS1, você VAI perder a idéia de desconstrução que ele apresenta. Além disso, o metaplot não é só sobre 4ª parede, e sim sobre... bem, jogue. E faço coro com o Eltor, jogue os na ordem cronológica: 3, 1 e 2.

Also, Raiden kawaii sugoii kako ii e Kojima é um master troll.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 12 Fev 2011, 11:39, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Armitage em 12 Fev 2011, 11:24

Ah tah, entendi. Pena que dei meu ps2 pro meu irmão (mas meu pc é parrudo, talvez um emulador resolva).

E quanto mais vocês falam do 2, mais curioso eu fico pra jogar ele. heheh
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Fev 2011, 11:29

Curiosidade mórbida? Isso tem seu preço... :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Fev 2011, 11:52

o Eltor só cometeu um pequeno deslize:
O Portable Ops é a continuação direta de MGS3 depois dos eventos do Portable Ops é quando ocorre o Peace Walker...

anyways, só sendo chato, a ordem cronológica correta é: MGS3, MGS Portable Ops, MGS Peace Walker, Metal Gear, Metal Gear 2, Metal Gear Solid, MGS 2 e finalmente MGS 4
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Fev 2011, 12:51

É verdade. Como não joguei o Portable Ops ainda, esqueci a posição dele na timeline.

Na verdade, o único motivo pra eu não ter jogado ainda é o medo de me decepcionar pela jogabilidade dele não ser tão boa quanto a do Peace Walker...

Pichu, coloca os Acid na timeline também? :haha:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Fev 2011, 12:55

os ac!d não fazem parte da linha do tempo de MGS XD
pelo menos em nenhum lugar eles são citados como parte do cânon XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor AKImeru em 12 Fev 2011, 14:41

Eltor Macnol escreveu:Até metal gears anteriores já faziam isso, o Oda é que tem um fraco pelo MGS2 :P

Não seria o fim do mundo começar pelo MGS2, maaaas eu acho que o 3 seria melhor pra apresentar a série, já que ele basicamente mostra como tudo começou... mas se não tem um PS2 disponível, é a vida.


Herp derp

1) Eu mencionei que isso é um tema recorrente que se inicia no primeiro.
2) Eu então mencionei que o 2 leva isso ao seu extremo. E ele leva. E você sabe disse.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Armitage em 12 Fev 2011, 15:42

Descobri que tem o 1 pra PC também. Vou adquirí-lo e jogar o 1 e 2 em sequencia.

Valeu galera, dps posto minhas impressões. ;)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Fev 2011, 15:47

Oda, eu me referi a isso já existir nos metal gears, antes da série Solid.
O 2 eu detesto por uma série de motivos, prefiro não me alongar sobre ele. :P

Silva, uma dica... MGS1 pra PC é muito bugado. Tipo, ele é mais bugado que se você emulasse o mesmo jogo do Playstation 1 no computador, se é que me entende. :haha:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [Educate me] Metal Gear Solid

Mensagempor Frost em 12 Fev 2011, 20:42

Acho que o pessoal já falou tudo, mas eu ainda acho que jogar o 1,2 e 3 seria mais interessante. Acho a sensação de surpresa com os elementos do 3º jogo bem interessantes, já que ele revela fatos bem legais.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Próximo

Voltar para Video Games

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron