Manifesto Hardcore

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2011, 14:34

Armitage escreveu:Consolitis: Redução do gameplay de um estilo/gênero de jogo ao mínimo denominador, de forma a não exigir do jogador esforço maior do que o análogo a balançar o pinto após uma mijada. Elementos que exijam raciocínio, paciência, atenção, planejamento, imaginação, ou qualquer forma um pouco mais elaborada de utilização da massa encefálica são desencorajados. Associado a gráficos de ponta, campanhas de marketing estratosféricas (cujo orçamento muitas vezes é maior que o do próprio desenvolvimento do jogo) e replicação de fórmulas batidas, resultam em lucro certo para as desenvolvedoras atuais. Teve seu nome criado a partir dos consoles de vídeo-game da ultima geração, e se alastrou para o mercado de PC.

- - -

Não sei quando isso começou, mas não vejo a hora de terminar. Ver uma das minhas séries preferidas, Rainbow Six, ser reduzida a um shooter acéfalo como Vegas foi o cúmulo. E meu coração não vai aguentar ver Deus Ex 3 estupidificado, nem ver Silent Hill e X-Com como shooters.

Pois bem, manifeste aqui sua revolta por esse modelo de indústria medíocre e covarde, que replica as mesmas fórmulas (Half-Life 1) repetidamente, apenas alterando a "embalagem" (Medal of Honor, Call of Duty, Modern Warfare 2, you name it) em nome do lucro certo. Chega de jogos acéfalos análogos a Dan Browns e Axé music - eu quero jogos criativos e profundos, que realizem todo o potencial que o jogo eletrônico possui, quero a versão eletrônica de Garcia Marques, Tarkovsky e Bach. Quero de volta a explosão dos '90 que fazia da indústria de games uma vanguarda criativa entre todas as outras indústrias.

Basta de mediocridade.


Enquanto vender, é isso que você vai ter.

Não se preocupe contudo, existem jogos que caem no seu gosto. Você não irá achar eles no mainstream contudo.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Abr 2011, 15:03

Calma, Silva, tenho a solução pra você.

SPOILER: EXIBIR
Imagem

:linguinha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor Vincer em 05 Abr 2011, 17:36

Falando sério, eu vejo problemas nas duas perspectivas... não 'problemas' em sí, mas sim falhas, observações limitadas.

Falando de dificuldade, porque alto requisito de entrada(nome estranho para 'o quanto o jogador precisa se dedicar/aprender/planejar para aproveitar o jogo'), como os antigos raibow six decaíram por mera questão de nicho(mercado pequeno). Vou focar então na dificuldade.

De verdade, público hardcore é bem mais amplo do que parece... existe um número muito mais amplo de 'hardcores-wannabe' do que hardcores de fato. Não preciso de estatísticas para afirmar isso, é mera conclusão a partir de observações já consolidadas. A mente humana GOSTA de desafios, isso é um fato. Há satisfação em superação e em dominar algo. Apenas acontece que cada um tem diferentes limites entre 'se sentir desafiado' e ficar frustrado. Todo jogador, uma vez cativado, terá um interesse inerente em maior desafio e compreender os pormenores do jogo para dominá-lo. É ridiculamente óbvio, mas é a definição que dão para 'hardcores'.

Os antigos hardcores eram os que aguentavam o mal hábito que os jogos tinham de punirem os jogadores. A tendência de 'dumb down' é uma solução óbvia, de projetar o jogo conforme os limites de uma maior parte que se frustra com os níveis mais pesados de desafio.

Mas aí reside um enorme perigo que já está se refletindo: TODO jogador aprende a dominar o jogo. O tempo varia, mas aprende. O efeito dumb down garante que a maioria dos jogadores não se fruste ao entrar no jogo, mas consequentemente faz com que uma enorme parte enjoe dele muito mais rápido. Menos complexo= mais fácil/rápido de dominar. Quando o desafio desaparece... desaparece o interesse. Não importa o público analisado, do casual ao jogador médio ao hardcore: todos se interessam em desafio e níveis crescentes dele. Apenas muda as escalas. Recair no 'simplificar'(emburrecer) os jogos afeta negativamente todo esse público a partir do meio pro final da experiência.

Foi isso que me apareceu gritante na coluna que o eltor linkou nesse tópico, um tempo atrás. As pesquisas revelam que poucos finalizam os jogos(menos de 5%) e que a maioria joga por 4 a 7 horas apenas... os jogos analisados. Que no caso, já estavam começando a usar dessas táticas de mais do mesmo, dumb down, etc

Como os designers têm fugido disso? Com outros atrativos que não gameplay. A velha fase da água, agora partes de controlar veículo ou uma sessão de railshooting são inseridas aqui e ali para tentar retardar esse efeito, mudar o fluxo(pacing) ajuda nisso. A história, efeitos na cena cada vez mais explosivos, finalmente alcançar aquele boss gigante que só deu palhinha antes... São todos recursos extremamente válidos e bacanas para manter o interesse do jogador, mas convenhamos, nos jogos modernos têm sido a única coisa que mantém os jogadores. Isso é técnicas que recorrem ao desejo de 'lucrar', melhorar... curioso como tantos jogos e até shooters agora têm incluído 'elementos rpg' e aumentar 'atributos' não? É a única saída que restou.

O problema ao meu ver foi buscar a solução mais óbvia. Ela não está errada, mas seria a melhor? Só para dar um exemplo, eu vejo uma quantidade ABSURDA de jogos que não se deram ao mínimo trabalho de projetar/desenvolver escala de desafio. O que a gente vê? Mais inimigos, mais hp, mais desafios concorrentes. Desafios concorrentes é inimigoA que oferece desafioA(ex: dano de área) quando misturado com inimigoB que oferece outro tipo de desafio. Então na escala de desafio, apenas aumentam o número de inimigos e ou a variedade de desafios ao mesmo tempo. Reduzem escala de desafio a agregar desafios: se vc corria do inimigo striker que escalava paredes, daqui há pouco vc vai enfrentar vários deles, e perto do final vai ter que correr por uma escada desabando em chamas com vários deles ao redor e... percebem? Desafios se agregando, tão somente.

A parte chata disso é que humanos mecanizam atividades. Então quando chegar a cena com vários desafios, o jogador já internalizou como esquivar do míssel, do striker, etc. Isso já dominado/internalizado deixou de ser o desafio que era. Então ele não estará enfrentando um desafio maior: o desafio agora é apenas o caos, noção espacial... os demais desafios agregados já deixaram de ser desafiantes. A 'escala de dificuldade' desaparece.

Soluções melhores? É preciso tentar. Eu poderia chutar umas, mas fora do contexto seria mero achismo. E isso não seria arriscar enormes investimentos... com pre-builds, base do gameplay já consolidada e tal, é algo que os desenvolvedores podem testar sem grande perda de tempo antes do release... se não houvesse tanta pressão nos releases.

Virou um ciclo vicioso. Seguir a solução mais óbvia criou novos parâmetros que agora se tornam obstáculos e pressões de volta para os desenvolvedores. Seguir essa única rota levou a conclusão de que jogos precisam ser curtos porque poucos realmente jogariam mais longos; logo, o prazo de desenvolvimento que a produtora vai jogar será para algo assim... gerou um vício.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Abr 2011, 19:22

AKImeru escreveu:Não se preocupe contudo, existem jogos que caem no seu gosto. Você não irá achar eles no mainstream contudo.


Oda, seu dever de casa essa semana é pesquisar sinônimos brasileiros para "though" e sua colocação costumeira nas frases. Esses "contudo" estão de doer os olhos... :triste:


Vincer, tentei desbravar a tua muralha de texto mas não deu. Tua reclamação é com jogos fáceis demais, ou complexos demais? Tem um mundo de diferença entre os eixos fácil/difícil e simples/complexo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor Vincer em 05 Abr 2011, 20:16

TL;DR

Só falei que as duas posições(colocada pelo silva, e aquela coluna que você postou) me parecem estar falhando em enxergar a coisa toda. O debate hardcore 'tem de voltar como era' tá errado, e 'justifica fazer o que estamos fazendo' está longe de ser a única solução ou a ideal(e está saindo pela culatra).

Porquês na parede de texto :P
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2011, 21:40

Eltor Macnol escreveu:
AKImeru escreveu:Não se preocupe contudo, existem jogos que caem no seu gosto. Você não irá achar eles no mainstream contudo.


Oda, seu dever de casa essa semana é pesquisar sinônimos brasileiros para "though" e sua colocação costumeira nas frases. Esses "contudo" estão de doer os olhos... :triste:


Vincer, tentei desbravar a tua muralha de texto mas não deu. Tua reclamação é com jogos fáceis demais, ou complexos demais? Tem um mundo de diferença entre os eixos fácil/difícil e simples/complexo.



"Contudo, não se preocupe"

Pronto, você pode voltar a não dar a mínima para meus posts.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Abr 2011, 21:46

Se eu preferisse não dar a mínima pros teus posts, não estaria mais lendo.

Pelo contrário, eu tenho interesse. O problema é que chegar no conteúdo deles anda exigindo uma tradução mental português>inglês>português pra ter certeza que entendi o que tu quis dizer.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Manifesto Hardcore

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Abr 2011, 21:49

> Implicitando que o Oda se importa com isso

Lembre-se que o Oda age como aquele fumante de 20 anos de consumo que fuma 4 maços por dia: pode parar a qualquer momento, porque ele não viciou e está sob controle total.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Anterior

Voltar para Video Games

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron