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Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 26 Jul 2011, 18:00
por Mirallatos
Gente, ainda sobre a lapidação e continuando o que eu falei acima, precisamos de um Projeto Gráfico para os materiais, mesmo porque não adianta sair escrevendo indiscriminadamente sem pensar nesse detalhe. Vamos concentrar nosso curto tempo em coisas mais objetivas, pois em linhas gerais o cenário está aí. Vamos pegar o que está pronto, porque fica mais fácil encaixar e cortar pontas posteriormente.

Exceto que:

É Isso? Estou considerando um anseio, que é ver todo esse material numa mídia que possa ser impressa. Se for isso, é bom nos condicionarmos a trabalhar objetivando esse produto. Por exemplo, quanto texto descritivo ficará disponível para cada raça ou reino? Estamos falando realmente de um livro? Um volume?

Numa olhada rápida veremos que a maioria dos cenários possuem guias de jogo, magias, monstros, PdMs, raças etc. São esses os "produtos" finais do Tsag? É um bom caminho é ter isso em mente agora, elencar o que é importante, pensar num espelho de páginas e uma identidade visual. Para começar.

Outra coisa, dividir tarefas. É melhor para cobrar prazos e executar o trabalho. A verdade é que um grande brainstorm foi feito e o cenário está aí, mas agora precisamos de edição, ilustração, revisão, diagramação etc, gente pra produzir o conteúdo restante, coordenar estes trabalhos em um cronograma que DEVE ser seguido. É assim mesmo, sem essa de "é só um cenário de RPG do fórum". Uma coisa é ajudar a desenvolver, ter idéias, debater, outra é assumir uma função dentro de uma engrenagem que vai terminar um produto em data X. Percebam como uma equipe editorial vai até mesmo se distanciar da produção direta de conteúdo, mas sem deixar de participar do projeto como um todo.

Acho que esse o primeiro passo, de verdade, galera.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 26 Jul 2011, 18:45
por cigano
Tirando a parte da cobrança, acho que o Mira falou praticamente tudo.

Por experiência própria posso garantir que esse tipo de situação em trabalho comunitário, acaba gerando uns atritos não muito bacanas.

Mas defendo fortemente o que disse no chat ontem. Alguém (madruga) tem que encabeçar essa bagaça. Tem que ter alguém pra manter a criação nos eixos. Vai sempre ter um ou outro que discordam desse ou daquele ponto, e as linhas de criação vão pra lados diferentes, acaba gerando esse tipo de cenário que temos agora, uma concha de retalhos que as vezes não parece fazer muito sentido. Creio que alguém tem que ser o norte, o cara com a palavra, que vai dizer não só o que pode e o que não pode, mas também como fazer pra manter tudo atrelado.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 26 Jul 2011, 23:39
por Mirallatos
Então, esse lance da cobrança é simples: temos um prazo e queremos cumpri-lo, logo vamos fazer o possível para isso. Caso alguém assuma uma responsabilidade dentro da equipe e vai atrasar algo, ele deve gritar e espernear com antecedência (tempo hábil) para que a o problema possa ser sanado.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 10:59
por oculto
Vamos marcar uma reunião pelo msn/skype com todos os desenvolvedores do cenário então. Acho que toda as opniões individuais já foram adicionadas aqui. Sugiro todos nos encontrarmos neste final de semana, tenho a noite de sexta e o domingo disponível. Alinhamos assim as pendências com todos os envolvidos e definimos um norte para a continuidade.

Gostei da idéia de se criar tipo um blog onde podemos ir divulgando pequenos documentos com relação ao cenário (enriquecidos com imagens e amor) para sairmos um pouco só do interior oculto (TM) da Spell.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 11:01
por Madrüga
Eu sou muito a favor disso, mas tenho uma ressalva: tá, temos um prazo, e uma pessoa não o respeita. Que acontece? Não é como se pagássemos um salário para ela...

E se precisar encabeçar eu encabeço, sem problemas. :hmmm:

Quanto a uma reunião, seria uma boa ideia mesmo.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 11:20
por oculto
Eu sou muito a favor disso, mas tenho uma ressalva: tá, temos um prazo, e uma pessoa não o respeita. Que acontece? Não é como se pagássemos um salário para ela...

Creio que podemos nos fazer duas pergunta sobre isso.
1- "Tenho disponibilidade e desejo continuar colaborando com o cenário?"
2- "Estar fazendo isso me agrada?"

Acho que todos temos condição de dar uma resposta verdadeira a ambas sem precisar de alguém para ficar na cobrança do trabalho. Agora, atrasos ainda ocorrem. Cabe ao bom senso de cada um informar quando ocorrer de não poder cumprir um prazo ou outro. Se o problema for constate, basta se refazer as perguntas acima. Qualquer resposta negativa já é um indício de que, de repente, você não deveria estar aqui.

Reunião na sexta às 20h então? XD

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 11:46
por Madrüga
Sexta... às 20h? Você não tem... vida social? XD

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 12:25
por Nibelung
Não. Ele é casado.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 12:31
por cigano
Esse lance de cobrança é bem simples, tanto que creio que nem precisa existir.

Veja bem, o pessoal concorda em entregar um historico de todas as cidades em um determinado tempo, cada responsavel faz seu trabalho e mantem contato direto com o coordenador, Madruga, que mantem as coisas atreladas e numa linha definida certa. Ok, dae alguem não entrega o histórico no tempo certo, o que fazer? Não foi sacanagem nem nada, mas merdas acontecem, casas pegam fogo como todos sabemos! A resposta é simples, o coordenador BlackPower pega a lacuna que ficou e tira ela dali. Reorganiza os ganchos, pede/comunica os ajustes necessários aos outros responsaveis, e deixa a cidade perdida em standyby, em outra oportunidade ele encaixa ela.

Cobrar prazos VAI gerar uma ideia de obrigatoriedade que não deveria estar inclusa (penso eu pelo menos). É mais simples dar datas pra se resolver determinado assunto (no meu exemplo o historico das ciades) e deixar o povo livre pra fazer da forma que achar melhor.

Acho que isso precisa ser feito, e rápido. Defina essa divisória, o que é core e o que está em produção ainda (por estar cru, não ter ganchos bem colocados, etc) e começa a fazer um apanhando do material pronto em algum lugar. Eu me proponho a ficar de leitor leigo na parada pra ver se a coisa tá fluindo bem pra um estranho.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 14:03
por Youkai X
quando poderia ser essa reunião. Nem é por vida social, mas sexta as 20:00 é um péssimo horário pra mim, que tenho faculdade. Apesar de sair cedo até, poderia ser sexta as 22 horas. geralmente pela semana a noite é mais fácil, especialmente quarta. (quinta ficarei acessível só depois das 23 horas). Pessoal tem que postar logo quando fica livre e quando fica ocupado pra ter como marcar direitinho uma reunião com o mínimo de faltas possíveis.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 14:30
por Mirallatos
Gente, esse tópico serve como reunião. Olha só, o que precisa sair daqui é uma equipe definida para o material. Não precisamos de uma pessoa para coordenar TUDO isso, mas sim definir funções, pois as coisas vão se afunilando aos poucos.

Antes de mais nada, vou deixar dois centavos sobre essa etapa do cenário:

1 - Quem esteve dentro do processo criativo desde o início até hoje, quer escrevendo ou desenhando, continua sendo autor e colaborador. Isso não vai mudar, o esforço empregado está registrado nos ânus desse fórum;

2 - Mas uma equipe de edição é algo diferente. Um criador, autor de ideias ou ilustrador é, por excelência, um colaborador/autor. Por outro lado um editor (ou editores) será o cara focado em editar texto, tendo ou não ajudado a criar algo para o Tsag. Ele vai, dentro da essência dessa criação, adaptar e melhorar os textos para que se torne, na medida do possível, atraente e acessível. Essa etapa é regra para qualquer publicação que se preze, no RPG ou qualquer outro encaixe de letrinha. :hum:

3 - Em tempo, o Editor não precisa ser o revisor.

4 - Projeto Gráfico e Direção de Arte: Eu me ofereço, mas uma vez pronto o projeto...definido estilos, templates, quantidade de caracteres por página, o material pode ser assumido, caso necessário, por qualquer pessoa que domine aplicativos de diagramação (no caso o Indesign).

5 - O trabalho de Direção de Arte caminha conjugado com a Ilustração.

6 - Reafirmando: quem estava produzindo conteúdo, desenhando, pensando o cenário como um todo, vai continuar fazendo isso da mesma forma. Isso aqui é, como propõe o tópico, uma lapidação. Vamos fazer acontecer essa porra logo que me empolguei. :b

7- Precisamos de:

Coordenador Geral de Projeto (livro, por exemplo) - Um cara pra fazer a ponte entre os membros da equipe e dar feedback do trabalho, em que pé está o andamento das coisas e a respectiva aprovação interna de nossos vaidosos criadores. :haha:

Editores - Edita e organiza os textos, podendo cortar ou acrescentar algo conforme a necessidade do material em questão (livro, guia, PDF etc), mas sem alterar a essência.

Revisores - auto-explicativo. Esse cara só vai entrar no final do processo, depois da edição e diagramação. Recomendável imprimir e canetar tudo, pois um Ctrl + C do Word para o InDD pode deixar uma ou outra letrinha, comer texto.

Direção de Arte e Design Grafico - Alguém pra pensar o livro, marca e demais elementos criando uma linha visual que siga a essência do Tsag. Tudo deveria ficar interligado, do traço nas ilustrações internas até a arte da capa.

Ilustradores - Puta trampo esse, porque essa turma vai pegar briefing de ilustração de localidade, personagem, ícones etc.

Equipe de Conteúdo/Colaboradores: Galera, a equipe acima só trabalhar se esses conteúdos tiverem afinados. Não se pode desenhar o que não foi descrito, tão pouco editar o que não foi escrito.

Em suma, alguns podem dizer que estou atropelando algum processo e estou mesmo. Não faço por mal, de verdade. Se não começarmos a fazer, logo, ao menos pra saber o que não deve ser feito, vamos ficar na ideia.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 15:47
por Madrüga
Eu quero ser coordenador, editor e revisor. Pode, Arnaldo?

Acho que esse departamento de arte poderia ficar nas mãos do Léderon e do Mirallatos, com ocasionais colaboradores (Youkai e Aluriel, por exemplo, tinham uns modelos, uns designs que queriam aplicar, tal).

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 16:42
por oculto
Putzs... o Mira é gente grande falando nesse assunto. :mrgreen:

Embora não precise ser, acho que só temos o pessoal conhecido daqui que já colabora com o cenário de alguma forma para assumir esses papéis. Então não tem mto pra onde correr mesmo, provavelmente vai ser o mesmo grupo atuando em "double-skill".

De qq forma, provavelmente eu estava me precipitando mesmo. Qq reunião seria mais frutífera quando estivermos com essas funções preenchidas. Acho que todos aqui tem um "que" de editor então não vai ter problemas. Separamos dois ou três, que possam se comunicar sempre, para iniciar essa parte (considerando o material que já temos para trabalhar). Aqui eu me candidato. ^_^

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 27 Jul 2011, 16:49
por Aluriel de Laurants
Vem bem a calhar, até porque pretendo ensinar o Youkai a diagramar, dá pra matar 2 coelhos com uma só porrada de mangual.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

MensagemEnviado: 28 Jul 2011, 00:44
por Léderon
Uma coisa que o Mira falou e que é muito importante: a reunião é esse tópico. Nos encontramos em diversos outros meios virtuais, mas nenhum deles é tão centralizador e organizado quanto o fórum. Que fique tudo registrado aqui antes para, esporadicamente, aí sim, pensarmos em reuniões em tempo real e tal.

Quanto aos papeis: concordo plenamente, ainda que tenhamos que nos desdobrar bem pra fazer isso. Posso ficar com as áreas de arte e com a eventual reescrita de partes mais nebulosas (como o Youkai vinha comentando).

Há tempos que preciso aprender a mexer em programas mais específicos de editoração, e em alguns de imagem, mesmo. Quero participar ativamente disso, com a ajuda do Mira, que é da área. Eu tenho muitas ideias mas nem sempre sei passá-las pra um meio digital decente.