[Raça] Haruum

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Raça] Haruum

Mensagempor Madrüga em 26 Ago 2010, 19:16

Haruum

As montanhas geladas de Yerenzev abrigam a maior concentração de uma curiosa raça das Terras Sagradas: o povo safira, os haruum. De suas cidades nos platôs ocultos pela neve eterna, os haruum observam o mundo e, pela primeira vez em séculos, abandonam seus picos eternos para desbravar as Terras Sagradas.

Traços físicos
Os haruum têm uma altura que varia entre um metro e meio e um metro e setenta. Sabe-se de poucos que chegaram a um metro e oitenta. Além disso, eles têm a pele ligeiramente azulada, traço que atribuem aos séculos vividos em meio ao gelo. Os haruum ficam com o azul mais acentuado quando tomam bastante sol.

Muitos haruum são longilíneos, embora a vida de isolamento possa deixar alguns obesos, principalmente os mais idosos. O povo safira não é muito conhecido por sua capacidade muscular ou atlética.

Eles têm poucos pelos no corpo e seus cabelos geralmente são encaracolados ou ondulados e de cor branca, azul-clara ou creme. Existem poucos haruum de cabelos lisos ou de tons mais escuros, mas muitos tingem seus cabelos quando querem se imiscuir em outras sociedade. É bastante comum trançar cabelos ou barbas, e mesmo os homens têm cabelos longos.

Os traços característicos dos haruum são orelhas ligeiramente pontudas e olhos amendoados (de cores que variam do vermelho ao roxo) e levemente puxados.

As vestimentas dos haruum são coloridas e geralmente feitas de peles e lã. É comum que vários padrões, bordados ou tingidos, adornem as roupas. Gorros, botas e luvas são acessórios obrigatórios para a sobrevivência nas montanhas. Mesmo quando não residem no frio, os haruum favorecem roupas coloridas e padrões repetidos.

Personalidade/temperamento
A existência nas montanhas geladas poderia deixar, à primeira vista, os haruum frios e pouco sociáveis, mas exatamente o oposto aconteceu: normalmente cheios de histórias para contar, o povo safira se acostumou a passar muito tempo junto, sem poder sair para nada. Isso se reflete em uma cultura festiva e dada à conversa, ao flerte e ao contato olho-a-olho.

É normal que um haruum fale alto, gesticule bastante e goste de conhecer gente nova. Embora não sejam dados às bebidas (proibidas por uma questão religiosa), eles não costumam se importar de passar uma noite numa taverna cheia de beberrões, falantes e brigões.

A curiosidade é um traço comum do povo safira. Sempre ávidos por conhecer os costumes do mundo, muitos haruum saciam essa vontade ficando cheios de perguntas ou remexendo bibliotecas e documentos, chegando a ser bisbilhoteiros de vez em quando.

Precisando sobreviver nos rigores do clima das montanhas, os haruum costumam ser bastante atentos a detalhes: a qualquer momento, uma avalanche pode varrer um grupo de pessoas ou um animal feroz pode atacar.

Quando o assunto é guerra, contudo, é comum vê-los transformados: com uma tradição de batalhas cirúrgicas, sempre visando um ataque preciso para minimizar perdas, os haruum costumam ser frios, eficientes e ter uma intuição impressionante.

Traços culturais
A palavra-chave da cultura haruum é comunidade. Sendo forçados a viver em abrigos comunais, muitas vezes isolados em cavernas quando nevascas fustigam Yerenzev, os haruum sabem que só unidos eles podem triunfar sobre as adversidades. Como diz a religião deles, o Sol os castigou isolando-os em uma cadeia de montanhas com mil inimigos, então nada mais natural que todos tentem conviver o melhor que puderem.

Por isso, o povo safira reconhece o valor da união e, principalmente, tende a não formar ideias de superioridade acerca de nada ou ninguém. O respeito aos mais velhos, detentores da história e da voz da experiência, é um traço comum, mas mesmo eles não abusam de sua posição.

Os haruum gostam de contar histórias e jogar, principalmente jogos musicais ou de blefe. Essas atividades fazem parte do repositório cultural do povo safira, e muitas assembleias são abertas com uma história do passado, contada sempre com drama e pompa. Os jogos geralmente são realizados com dados e palitos de osso.

Tipicamente, o haruum é um indivíduo religioso e cheio de superstições, enxergando portentos e presságios em fenômenos naturais e coincidências. É curioso que mesmo os que chegam a seguir outras religiões apresentam essa mesma característica. Esse lado espiritual forte dá origem ao respeito pelos mortos (e ódio contra a dessacralização de cadáveres), pelos antepassados e principalmente pelo mundo espiritual e seus porta-vozes, os xamãs.

Localização
Os haruum vivem primordialmente nas montanhas de Yerenzev e em alguns assentamentos dos Manhul, embora já seja possível vê-los em diversos lugares. Poucos chegaram a Pehelnaur, Daguna e Ramkûd, mas são vistos nas regiões que circundam suas montanhas natais.

Nomes e sobrenomes

Exemplos de aventureiros
  • O caçador das montanhas: um haruum treinado para ações que vão desde achar iaques e outros animais para o sustento de sua comunidade até encontrar e perseguir inimigos, como bandos de primatas que rodeiem as cidades de Gerav. Geralmente usa roupas mais discretas e brancas, para se misturar com a neve. A falcoaria é uma técnica valorizada por esses caçadores.
  • O líder espiritual: cheio de histórias para contar, esse haruum conhece os segredos do mundo dos espíritos. Sempre pronto a oferecer auxílio e proteção (e sabendo que tem muito a aprender), esse sacerdote sabe falar e ouvir muito bem. Respeita os mortos e animais, e geralmente se ofende com subversões da natureza, como aberrações e mortos-vivos.
  • O mago ígneo: um item de muito valor para uma comunidade safira(embora raro), o mago ígneo entende e valoriza o fogo e a luz, que protegem, aquecem, iluminam e até defendem seu povo nas horas de necessidade. Poder acender uma fogueira ou derreter um deslizamento de neve já salvou a vida de muitos haruum, e uma chance de ajudar os outros é tudo que esse mago deseja.

Características raciais dos haruum
  • Atributos: +2 Destreza, +2 Sabedoria
  • Tamanho: médio
  • Velocidade: 6 quadrados
  • Perícias: +2 Diplomacia, +2 Sobrevivência
  • Proficiências: picaretas.
  • Aclimatados: haruum não sofrem com altitudes e recebem +2 para resistir a efeitos nocivos do frio natural.
  • Localizados: em qualquer situação, um haruum sempre sabe onde está o norte. Eles recebem +2 para resistir a qualquer magia ou efeito que vise confundi-los espacialmente, como uma magia labirinto.
  • Sangue gélido: haruum recebem +2 para resistir a magias e efeitos com descritor [frio] ou que causem dano por frio.
  • Idiomas: harugaf (automático).



(salvando para não perder -- digitando direto no fórum)
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Raça] Haruum

Mensagempor Youkai X em 26 Ago 2010, 20:51

Enfim os haruumsendo descritos e podendo ser visualizados XD !

Mas uma observação: povos que vivem no frio (vamos considerar os de origem natural) tendem a ser mais atarracados (claro que Não precisam ser parrudões feito anões, os esquimós e os tibetanos sào bons exemplos de atarracados, mas ainda magros e franzinos), para reter mais o frio, assim como muitas vezes possuem narizes largos (como os homens de Neanderthal e os esquimós e boa parte dos asiáticos do Leste Asiático ou Sibéria). Claro, se quiser, não precisa seguir à risca esse tipo de característica, mas sempre é bom relembrar e apresentar, nem que seja só a nível de curiosidade.

E os cabelos cacheados/ondulados/crespos acabam sendo bem inesperados, algo que eu nem teria pensado em colocar nos haruum.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [Raça] Haruum

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Ago 2010, 21:05

Cara, gostei dos haruums. Me parecem bem fanfarrões. Pena que não bebem :hum:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [Raça] Haruum

Mensagempor Léderon em 26 Ago 2010, 22:12

Também gostei bastante deles, Maddie. Ainda que os tenha odiado por gesticularem demais e falarem alto. :haha: Mas só o fato de eu ter criado birra com isso, pra mim é sinal de que estão bem... vivos. Achei a ideia da comunidade bem legal, e a personalidade deles é adorável. <3
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Raça] Haruum

Mensagempor Agnelo em 27 Ago 2010, 09:39

São filhos de elfos com anões que cresceram no freezer, adorei.

Já disse isso esses dias, por algum motivo estranho eu acho que montanhas e nevascas são cenários fodásticos pra partidas de RPG. O que estás criando aqui senta bem com minha opinião, são imagens mentais épicas.

A descrição dos haruum ficou ótima também, eles serem seres que vivem no frio mas não terem um biotipo esperado pra mim é uma vantagem, dá um ar mais mágico pra coisa é como se o frio simplesmente não afetasse seus corpos da mesma forma.

Pra aumentar o clima mágico deles poderia ser legal vê-los forjando lâminas com o gelo ancestral das profundezas, armas bastante afiadas mas que podem se quebrar num combate ou algo assim, que vocês acham?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: [Raça] Haruum

Mensagempor Emil em 27 Ago 2010, 11:35

Locke Winchester escreveu:Já disse isso esses dias, por algum motivo estranho eu acho que montanhas e nevascas são cenários fodásticos pra partidas de RPG. O que estás criando aqui senta bem com minha opinião, são imagens mentais épicas.


Concordo plenamente. Eu curto muito a tentativa de travessia da passagem nevada da Sociedade do Anel, tanto do livro quanto do filme. Aliás, acho que a atmosfera de Senhor dos Anéis combina muito com o low-magic do cenário. Mesmo um dos magos mais poderosos do mundo não pode soltar um relâmpago direto em cima do portador do anel e dos amigos dele e fulminar todo mundo. Mas ele pode desestabilizar um ambiente que naturalmente tende ao desastre. Sem contar que enfrentar uma nevasca por si só já é um desafio imenso.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Raça] Haruum

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2010, 12:49

Curti a ideia do gelo ancestral e concordo com a noção de que lugares gelados são ótimos para aventuras. Gerav é certamente um lugar que merece ser expandido. Só preciso agora trabalhar num crunch para essa raça. Valeu a todos pelo feedback!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP


Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron