Página 3 de 3

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 30 Jun 2010, 13:47
por AKImeru
Eu avisei que isso traz problemas.

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 30 Jun 2010, 18:13
por Madrüga
Lumine Miyavi escreveu:
Emil escreveu: A gente tem que saber ouvir.


Te direciono esse post.


Phil, com isso você mostra que realmente só está disposto a jogar lenha na fogueira. Esse post tem mais de um ano, eu já me arrependi dele (se não me engano, até publicamente) e eu não vou fazer igual o Luminus e sair editando todo o meu passado por aqui. Quem quiser futricar que fique procurando. Agora, se você quiser ACRESCENTAR alguma coisa, estamos aí.

A alfinetada que eu dei ali no Smaug foi do mesmo nível que o comentário dele. A Fada veio em seguida e fez uma comentário muito mais contido e com sentido, do tipo que dá gosto de responder.

Lumine escreveu:Tava conversando sobre os Fnugsatas com o Fabian, no msn, e levantei a pergunta de como isso é pronunciado; a minha questão é, se fosse uma palavra baseada em, sei lá, Espanhol, eu saberia como pronunciar, pelas regras.


Esse nome é obviamente baseado na palavra "fungo", com duas letras trocadas de lugar. Singular "fnugsa" e plural "fnugsata". Esse é um dos grandes exemplos do que eu acho ser implicância gratuita. "Fnug-" é como dizer "pneu". Não existem aí, de fato, "sons alienígenas pro aparelho vocal", existem?

Mai escreveu:Além disso, lembrando uma coisa que vocês parecem ter esquecido: é o cenário DA SPELL, não de vocês.


Ah, Mai. Metade da Spell declaradamente não se interessa em jogar cenários alheios, não participa de brainstorms, reclama sem ler ou só fica falando mal pelas costas no chat. Eu não vi a Spell criar nada. O cenário tem o dedo de, no máximo, uma dúzia de gatos pingados que não deixaram isso morrer apesar de todos os projetos morrerem. Aí depois pergunta-se por que os projetos morrem. A Spell HOSPEDA o cenário, spellianos CONTRIBUEM com o cenário porque, de resto, isso é uma bela hipocrisia.

Não estou dizendo que ninguém tenha obrigação, porque não tem. Mas dizer que é o "cenário da Spell" é demais. Vide Lumine, que sempre alega que não tem tempo/criatividade mas só aparece para reclamar. Se está escrito "coletivo" no cabeçalho de toda página, a gente dá um jeito de mudar o cabeçalho, então. Porque a coletividade só aparece pra malhar. Quando o papo é civilizado e as críticas são boas, beleza.

O cenário de piratas, o cenário futurista e o sistema da Spell também são da Spell, pelos mesmos critérios. Os dois primeiros morreram porque ninguém assumiu a bronca. O último sobreviveu pela boa vontade do Oda e do Lumine. Se deixar os projetos na mão da "Spell", do "coletivo", já vimos onde eles vão parar. E eu sou culpado por vários desses fracassos, mas TSagr é o único projeto ao qual, pela proximidade, me permito dedicar muito mais tempo. Eu não curto tanto a idéia do cenário futurista, mas agitei o quanto pude. Idem para o dos piratas.

Lumine escreveu:E não "é questão de costume", porque oferecer de mão beijada uma porrada de nomes "alienígenas" pros jogadores não te ajuda.


Eu continuo com reservas quanto à "porrada" de nomes estranhos. Eu queria uma lista deles. Eu posso até me dar ao trabalho (e esquecer algumas):

:seta: Raças: kaamur, meio-kaamur, nagashi, shusk'o, fnugsata, privodnaha, vunyatra, q'errgizkraf (copicolei, admito, nem sei se está certo)...
:seta: Regiões: Tervat, Daguna, Seraj Zatam, Nova Meshvanikrasta, Neerghul, Sakya, Kawi'ole, Gaohumak, Phaak Mlat, Sreok Epsang, Ramkûd, Avkhass, Pndapetzim, Nova Najatash, Chemkrëbyuch, Gerav, Hyan-Hu...

Aí é claro que há problemas. Mas eu quero saber, um por um, quais são os nomes considerados difíceis. Porque essa lista aí não é muito mais complicada do que outros cenários existentes. Muitas coisas aí são firula, como acentos e coisas: que atire a primeira pedra em Ramkûd quem já se preocupou com o acento em Faerûn, por exemplo.

E não tomem essa última fala como agressiva, estou pedindo mesmo para a crítica ser mais específica, sem choros nem rages.

Youkai escreveu:Mas pelo visto esse já não é mais cenário para se pensar nisso, e sim um cenário onde querem jogabilidade. Pois bem...

RETIREM os q'errgizkraf do cenário, simples! Já eram uma raça restrita a uma única região e que praticamente não influenciavam no cenário, além de bizarra demais para o padrão das pessoas. Tirem mesmo ela de lá. Podem aproveitar o arquipélago pra montar qualquer outra coisa em cima.

Quanto aos śusk'o! Podem retirá-los também do cenário. Prefiro voltar a estaca zero o conceito de "onis com cultura e reino próprio" do que ter que ficar modificando uma coisa que eu fiz por causa de reclamações alheias. Criar outra coisa por cima, já tendo que levar em conta essas malditas reclamações. E sim, estou de mal humor em relação a isso, mas depois me acalmo. Mas essas duas decisões nào volto atrás. Aliás, aposto que agora vocês estào FELIZES com elas.


Amico. Eu sou um que advogou por "Gaohumak". Se não me engano, até "inventei" Gaohumak limando o nome original (que não vou copicolar e de que não me lembro). Eu sempre achei os qerz-tl;dr-graf também exagerados, mas de fato eles estiveram de lado por anos. Por mim, lendo o que você postou posteriormente, podem e devem ficar, fazem parte da história da criação do cenário, etc, mas precisam MESMO de um novo nome. Se bobear, de uma nova aparência.

Como já disseram, ficar puto e desistir não é o caminho. Me surpreende você achar que jogabilidade nunca foi uma preocupação. E até a citação do VA dos primos (XD) que acham tudo complicado É válida, não acho que tenha sido demais.

Até porque você mesmo reconheceu há pouco tempo uma certa implicância e perfeccionismo incompatíveis com a idéia de um "time" de produção (vide críticas aos desenhos do Led só porque "não são o que você imaginava", sendo que você nunca mandou um esboço e sendo que ninguém tem o dom da telepatia). Ou mesmo sua relutância em fazer o que você mesmo sugeriu depois de, por exemplo, o Vincer dizer que precisávamos de um resumo prático e rápido das regiões (porque nada se perde, mas o essencial fica ali para quem quer só jogar e não saber receitas de bolos típicas da região, que podem ficar no suplemento "culinária das Terras Sagradas").

Isso é uma dificuldade que estamos tendo, e se mesmo pessoas do seu convívio estão dizendo que isso é uma complicação na mesa de jogo, etc, pode ser um sintoma. Não é apontar o dedo e gritar "CULPADO", é só a detecção de uma problema e um debate para a solução.

Nossos esforços em fazer resumos, criar um mapa, um sistema e um diferencial não são para tornar essa merda jogável? Não são para poder organizar um netbook bonitinho, bem alinhado, usável? Então não sei bem o que estamos fazendo. A participação de quem está vendo é mais do que válida, desde que não sejam só alfinetadas (sinceramente, acredito que o Agnelo e o Cebolituz, por exemplo, que adoram malhar o cenário no chat, nunca pararam para ler alguma coisa e, se confrontados com isso, vão dizer que é tudo extenso demais mas, ao mesmo tempo, vão reclamar o direito de só alfinetar).

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 30 Jun 2010, 18:58
por Corvo da Tempestade
Vou ser sincero:

q'errgizkraf, shusk'o, Chemkrëbyuch - Esses nomes eu achei muito complicado de falar, não que sejam impossíveis mas, em uma narração, "quebra" o rítmo algo como:

"Então aprare um...[que...errjizcráfe]* e fala... "
* pessoalmente eu não sei se é assim que fala o nome da raça :roll:

que atire a primeira pedra em Ramkûd quem já se preocupou com o acento em Faerûn, por exemplo.


E quantas pessoas chamam de FaErum em vez de FaeRUM? em minha opinião nomes complicados levam a pronúncias erradas. Claro, talvez isso não seja um problema mas acho que é um trabalho perdido trabalhar um idioma e não ver quase ninguem falar o nome certo.

E, sim faço um coro pra que façam um Netbook do cenário. (se já fizeram postem o link e me perdoe por não procurar :shock: )

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 30 Jun 2010, 19:56
por Kear
:seta: Raças: kaamur, meio-kaamur, nagashi, shusk'o, fnugsata, privodnaha, vunyatra, q'errgizkraf (copicolei, admito, nem sei se está certo)...
:seta: Regiões: Tervat, Daguna, Seraj Zatam, Nova Meshvanikrasta, Neerghul, Sakya, Kawi'ole, Gaohumak, Phaak Mlat, Sreok Epsang, Ramkûd, Avkhass, Pndapetzim, Nova Najatash, Chemkrëbyuch, Gerav, Hyan-Hu...

Aí é claro que há problemas. Mas eu quero saber, um por um, quais são os nomes considerados difíceis. Porque essa lista aí não é muito mais complicada do que outros cenários existentes. Muitas coisas aí são firula, como acentos e coisas: que atire a primeira pedra em Ramkûd quem já se preocupou com o acento em Faerûn, por exemplo.


privodnaha, Nova Meshvanikrasta e Sreok Epsang são faláveis, mas eu acho desconfortável de pronunciar.
q'errgizkraf e Pndapetzim eu não faço idéia de como falar.

e eu falava FaErum até ler o post anterior.

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 30 Jun 2010, 20:02
por Madrüga
Eu juro que não sei como dizer Faerûn. Até porque nunca precisei, mas sempre pensei em FAErun. :hum:

O pior é que privodnaha eu sempre li como uma proparoxítona, priVODnaha.

Vou chegar em casa e gravar um vídeo com todas as pronúncias que eu imagino.

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 30 Jun 2010, 23:18
por Cebolituz
Madrüga escreveu:(sinceramente, acredito que o Agnelo e o Cebolituz, por exemplo, que adoram malhar o cenário no chat, nunca pararam para ler alguma coisa e, se confrontados com isso, vão dizer que é tudo extenso demais mas, ao mesmo tempo, vão reclamar o direito de só alfinetar).


Cite logs aos quais aparece eu "malhando" o cenário. Por sinal, não tem nem como eu fazer isso, porque eu simplesmente li alguma coisa disso a muito tempo e não lembro mais de nada. O máximo que eu fiz foi apenas falar dos nomes que estão medonhos (e cuja crítica não é só minha).

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 01 Jul 2010, 12:50
por Lanzi
Pndapetzin é um nome medieval, então nem vem.

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 01 Jul 2010, 12:54
por Lumine Miyavi
Pndapetzim é o nome de uma cidade de um livro do Umberto Eco, pô.

Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 01 Jul 2010, 12:57
por Corvo da Tempestade
Ser medieval não torna "Pndapetzin" mais fácil de pronunciar.

Re: Problemas com nomes, idiomas e etc

MensagemEnviado: 11 Dez 2010, 12:17
por Emil
http://pt.forvo.com/

Pronto! Bump porque já tem tempo suficiente pra fazer piada!