Problemas com nomes, idiomas e etc

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Léderon em 30 Jun 2010, 11:37

Youkai X escreveu:Ao menos dou ragequit sem trollar diretamente pessoas, ainda tento manter uma civilidade...


"Trollar"? Cara, trollar é fazer comentários cujo único sentido é provocar e causar discussões sem sentido. NINGUÉM está trollando aqui. Muito menos agindo sem "civilidade". Você é que está tendo uma reação exagerada completamente descabida simplesmente porque as pessoas apontam UMA característica.

Caramba, eu estou escrevendo pra esse cenário. Eu gosto do cenário. Não sou um exemplo de autor dedicado, mas isso eu não sou nem com as minhas criações. Eu não vou querer ficar te agradando e passando a mão na sua cabeça, mas das raças que eu li e desenhei, os susk'o estão entre as minhas preferidas. Mesmo. Suas criações SÃO legais, mas parece que a sua capacidade de receber críticas não é.

Olha bem o que você tá fazendo, Youkai. Pára e pensa na sua reação diante disso. Não só você, mas qualquer outro colaborador do cenário - aliás, qualquer pessoa - que ainda fique com essa masturbação mental de "é Assim e Vai Ficar Assim e Vocês que Aprendam Se Quiserem Jogar". É pedante e ridículo. Ninguém está reclamando das culturas, estamos falando da GRAFIA. SÓ. ISSO. Você transformou Akkungaohumakśuo em Gaohumak. Ficou ótimo, perfeito, utilizável. Você tem capacidade de fazer o mesmo com Wuugusoć’azmuo, Hoabanuok’uratmuo e Śurumazrujamuo. Olha esses nomes, pára e pensa em quem não tem os mesmos gostos que você tentando ler. É o mesmo que eu enfiar as músicas que eu adoro goela abaixo nos outros. Simplesmente não funciona, e tudo o que se vai conseguir é antipatia.

RPG é pra ser divertido. Aprender fonemas guturais e consoantes plosivas está longe de qualquer conceito de diversão que não seja o meu e o seu. Perceba que eu estou me incluindo nisso. Já cansei de falar que eu adoro essas coisas, mas que elas não são utilizáveis numa mesa de jogo. Não é preciso enfiar cinco mil fonemas diferentes goela abaixo de quem está lendo para que as palavras soem exóticas. Acho que todo mundo aqui tem capacidade pra fazer isso.

Se eu que escrevo estou reclamando disso, imagina quem só lê. Estou criticando porque eu gosto do Terras Sagradas, e quero que as pessoas conheçam o cenário. Se algo tão básico as impede de ler, não vão nem se preocupar em se aprofundar na leitura. Aí vira um cenário só nosso, dos criadores, e a coisa perde sentido. Aí quem não vai querer participar sou eu. Nem grupo de RPG eu tenho, e eu me esforço pro TSagr porque gosto da ideia do coletivo e aberto. Se qualquer crítica recebida for respondida com "você não gosta então é burro", boa sorte, porque aí estarão sozinhos e felizes no seu mundo cor de rosa e sem pessoas más pra apontar seus erros.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jun 2010, 11:52

Convenhamos, a discussão dos nomes se dá desde o ínicio do cenário, e nunca foi a fundo, por causa dos não-me-toques.

Agora é a hora de resolver isso.

Also, this:

Aluriel escreveu:ma idéia funcional é ter um nome como os estrangeiros chamam e o nome que os nativos chaman, assim você mantém as duas escritas e os dois fonemas.

Eu iria mais longe e faria um dicionário em português também. Afinal, nós chamamos nippon de Japão e não vejo japonês reclamando disso.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor guca0 em 30 Jun 2010, 12:38

Youkai: Não desista, só mude o nome para algo mais simples. (ou crie um dicionario explicando como pronunciar cada coisa).
O que eu disse não era trollagem, eu definitivamente não imagino como se pronuncia um "ś".
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jun 2010, 12:44

Youkai:

A Spell reclama dos nomes que você cria. Suas mesas reclamam dos nomes que você cria. Até meus primos reclamam.

Você acha que existe uma "conspiração mundial de trollagem" contra seus nomes? Não está na hora de rever se você não cometeu um erro?


E SIM, as pessoas odeiam qualquer coisa que saia do português-inglês-japonês. Pelo menos em termos de grafia.

Se eu escrevo Shuskho, as pessoas aceitam na boa. Agora vai escrever como você escreve (não dá para eu escrever porque não tenho suporte a acentos em consoantes).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Jun 2010, 12:50

Meus R$0,02

Eu acho extremamente complicado pronunciar esses nomes. Se querem colocar-los (sei lá, identidade do cenário) pelo menos façam, como ja disseram antes, a pronúncia do nome entre partenteses (no mesmo estilo do Ars Mágica e Changeling)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jun 2010, 12:52

É um mínimo, Corvo. Mas às vezes se torna inviável quando o nome está citado muitas vezes, e só em uma página está a pronúncia.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Nibelung em 30 Jun 2010, 12:54

Entrando do nada com voadora de dois pés.

No AD&D, o livro de magias do mago era chamado Grimoire (francês), e UMA vez no livro dizem que a pronúncia é "Grimoár". Adivinha quantos na minha mesa chamaram ele pelo nome certo? Da 3e pra frente mudaram o nome pra grimório.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Emil em 30 Jun 2010, 12:56

Eu entendo que a discussão dos nomes seja algo importante, e que os membros do fórum se preocupem com o rumo do cenário. Eu gostaria de pedir, entretanto, que as pessoas se focassem nos problemas do cenário aqui. Sério, algumas coisas podem ser ditas diretamente a pessoa, sem a necessidade de passar por aqui. Falar uma coisa no chat e correr para cá pra repetir é desnecessário, principalmente se não tem a ver com o cenário. Só serve pra criar atrito pessoal insolúvel e o tópico fica cheirando a bunda queimada.

Com isso em mente, continuemos.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jun 2010, 13:03

Eu gostaria de pedir, entretanto, que as pessoas se focassem nos problemas do cenário aqui. Sério, algumas coisas podem ser ditas diretamente a pessoa, sem a necessidade de passar por aqui.


Podemos até fazer isso, mas esse tópico é a crítica mais visível e ignorada desde o começo do desenvolvimento do cenário; e dizer aqui deixa registro do que foi dito, melhor que deixar só em logs de msn.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jun 2010, 13:07

Do Locke:
Locke_Winchester escreveu: mas uma coisa que nesse tópico tá aflorando, pelo menos da parte do youkai, é que o cenário não está sendo criado com o objetivo de ser disponibilizado pra que outras pessoas joguem nele
ok, por mim tudo bem
mas nesse caso, qual o objetivo dele afinal de contas?
(Nibelung responde: "punhetagem mental")
mas sério, por mim pode até ser pra punhetagem mesmo
e isso não invalida o cenário
só que se isso não for evidente pra todo mundo vai acontecer de vez em quando de alguém entrar na seção e dizer que não dá pra jogar no cenário
tipo, sério, se o cenário é um execício de imaginação num cenário antropologicamente correto, então digam isso no anuncio da seção
ou alguém sem mestrado em história pode querer dar pitaco
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Emil em 30 Jun 2010, 13:08

Lumine Miyavi escreveu:Podemos até fazer isso, mas esse tópico é a crítica mais visível e ignorada desde o começo do desenvolvimento do cenário; e dizer aqui deixa registro do que foi dito, melhor que deixar só em logs de msn.


Critiquem sem medo. Os nomes ilegíveis, as dúvidas de pronúncia, a dificuldade de jogabilidade. A gente tem que saber ouvir, ver se as críticas têm procedência, e talvez arrumar onde precisa ser arrumado. Mas não precisa trazer os primos do Youkai pra discussão.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jun 2010, 13:11

Mas não precisa trazer os primos do Youkai pra discussão.


Acontece, Emil, que o Youkai insiste em dizer que estamos trollando ele. E não estamos. Realmente é uma dificuldade generalizada.

Só quero que ele enxergue isso.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Youkai X em 30 Jun 2010, 13:13

Depois de horas sem internet e uma conversa recente com o Emil, não vou tirar Gaohumak do mapa, mas vou sim mudar totalmente os nomes relacionados ao reino e aos śusk'o. Quanto aos q'errgizkraf, pergunto ao Madruga/Emil/Léderon: Eles são realmente uma raça necessária ao cenário? Já havia falado que eles seriam uma raça não-jogável anteriormente com o Madruga, mas será mesmo necessária ao sistema ou é melhor tirá-la.

Em tempo, Phaak Mlat passará a ser Phaak Rat.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jun 2010, 13:16

Emil escreveu: A gente tem que saber ouvir.


Te direciono esse post.

Madruga escreveu:(...) mas essas reclamações de nomes supostamente complicados mostram que vocês são ignorantes demais para qualquer coisa que não seja "Nabat" ou "Shekom" ou qualquer coisa com menos de sete letras.


Editado:
Youkai X escreveu:Em tempo, Phaak Mlat passará a ser Phaak Rat.


Era ESSA a pronúnica?!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Problemas com nomes, idiomas e etc

Mensagempor Youkai X em 30 Jun 2010, 13:24

não, Phil, não era. Era Mlat mesmo. Mas prefiro logo ir tirando as combinaçòes mais diferentes de sons. Simples assim.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron