[História] Linha do Tempo

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 13 Ago 2010, 10:34

Eu pensei no seguinte: 365 dias, 24 horas, anos bissextos. Senão é MAIS uma coisa para complicar e pensar. Pode ser um mundo do mesmo tamanho, facilita a vida de todo mundo.

Mas o calendário principal poderia ter 13 meses de 28 dias, :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor GoldGreatWyrm em 13 Ago 2010, 10:36

10 dias = uma semana.
10 semanas = um ano.

Ahtri.

VOTE
Calendário de 13 meses com 28 dias, ano de 364 dias.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[História] Linha do Tempo

Mensagempor oculto em 13 Ago 2010, 18:20

Assim, astronomicamente falando, nosso calendário gregoriano na verdade tem uns cálculos simples, mas trabalhosos. A vantagem seria já termos um bom conhecimento sobre seu funcionamento.
Mas sei lá, acho a idéia do cenário ter um calendário próprio bem romântica, embora notadamente mais trabalhosa.
Enquanto as coisas vão caminhando, vou pensar a respeito e posto alguma sugestão aqui depois. Se eu perceber que o custo do trabalho for muito alto para o benefício proposto, aborto a idéia.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 13 Ago 2010, 18:25

Oculto, um calendário de 13 meses nem é loucura, como você pode ver aqui e aqui.

Aí, o dia que "não pertence a nenhum mês" pode muito bem ser uma festa religiosa, um feriado absoluto, à escolha. É legal, é racional e completamente plausível.

Fora não dar trabalho nenhum.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 13 Ago 2010, 18:26

De preferência calendários que possam medir bem a transição de estações, mas realmente prefiro calendários próprios, e acredito que seja bem viável mesmo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Ken-Ohki em 13 Ago 2010, 23:55

A ideia do Gegê é boa e simples. Não gera tanto trabalho se caso precise calcular alguma coisa. Acredito que um calendário do cenário tenha que ser simples ou prático (no caso, usar o que nós conhecemos que não é simples, porém é prático pelo exercício diário que temos com ele).
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 14 Ago 2010, 00:06

A idéia original do GG resultaria em apenas 100 dias, o que seria muito, mas muito pouco. A idéia do Madruga por enquanto é a melhor. Só gostaria de saber como dividir as estações do ano. Mas tendo já o calendário de Chemkrë como base ou como meta-calendário pra nós desenvolvedores, já dá pra qualquer um criar calendários próprios de outras regiões=P.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[História] Linha do Tempo

Mensagempor oculto em 14 Ago 2010, 04:48

Sinceramente dei uma olhada aqui e achei a idéia de 13meses de 28 dias bem plausível mesmo. Teríamos as quatro estações definidas por trimestres e um mês coringa para outro evento. Esse mês poderia marcar a fase de transição entre as estações mais quentes (primavera e verão) das mais frias (outono e inverno).
O evento em si poderia ser nada, apenas um fase neutra e um cômputo a mais, mas acho que gostei de pensar em algo maior, tipo uma chuva celeste vinda o anel planetário. Essa "chuva" se dá por qualquer motivo astronômico/gravitacional que afeta o anel em determinada época do ano, fazendo com que lágrimas caiam em abundância deste (cristais de gelo e pequenas rochas que se desintegram ao se chocar na atmosfera) e dura um mês. Poderia ser um mês de grande adoração para as religiões do cenário ou, por coincidência, um mês onde o mundo espiritual tenham seus vínculos bem mais limítrofes com o mundo físico, ou qq outra oisa, sei lá.
Ficaria algo assim: [início do ano]Primavera -> Verão -> (Coringa) -> Outono -> Inverno [fim do ano].
Acham que fica bom? Teríamos um calendário sem grandes dificuldades de se elaborar e um evento relativamente legal que só precisa ser melhor trabalhado, e que poderia ser visto de forma diferente pelas nações/religiões.

Youkai, não achei o calendário de Chemkrë.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Agnelo em 14 Ago 2010, 08:27

Isso das estações também é mais uma forçação de barra nossa do que algo que realmente acontece no nosso mundo. Diferentes climas as representam de formas diferentes. como climas tropicais onde faria mais sentido separar as estações entre seca e chuva, por exemplo.

Quando digo isso não falo pra fazer um estudo geológico do clima de TSag, só que o mês coringa poderia representar um mês a mais de inverno em algumas regiões e um a mais de verão em outras, dependendo mais da forma como a temperatura muda do que realmente a posição do planeta em relação ao sol.

Só pra constar, 13 meses com um dia coringa é uma ótima idéia, esse dia poderia ser o dia do uno ou algo assim, um dia móvelo no ano em que um cometa sempre passa sobre a terra.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 14 Ago 2010, 10:57

Locke tem razão nessa. Esse lance de estações é meio furado em boa parte do tempo, isso é facilmente contornável. Se alguém quiser, criamos uns pontos de referência, linkando o calendário fictício de 13 meses ao real de 12, e isso ajuda na hora de "converter" o pensamento.

Vamos fechar com o de 13 meses? :pidao:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Ken-Ohki em 14 Ago 2010, 11:16

De 4 em 4 anos terá dois dias de festividades.

Semanas de 7 dias? O bom é que seriam sempre 4 semanas por mês. A semana começaria no Domingo ou na Segunda?
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 14 Ago 2010, 11:57

Acho que aí é questão de ponto de vista, não é? Nós não achamos que começa no domingo e os americanos na segunda? Não faz tanta diferença, até porque o domingo provavelmente não terá a conotação de "dia do Senhor".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Ken-Ohki em 14 Ago 2010, 12:12

Eu acho importante, porque no caso de meses de 28 dias, todo mês vai começar pelo mesmo dia da semana, entende meu ponto?
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 14 Ago 2010, 12:43

Entendi. Então é até LEGAL ter uma referência ao "dia do Senhor", porque a semana sempre começaria por ele. Todo mês. O ano todo. Para sempre.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 14 Ago 2010, 13:35

Todo início de mês é dia de descansar em nome do Uno XD

Oculto, esse calendário que o Madruga tá tentando fazer aqui seria o calendário do Uno, ou seja, seria originiário de Chemkrë e se espalharia por outras naçoès que partilham a mesma religião (Daguna e o império de Tervat, além de Nova Meshvanikrasta. Ramkûd adotaria o calendário nas grandes cidades e passaria aos poucos a usar o mesmo padrão de calendário, talvez apenas mudando os nomes dos dias da semana e meses).

Quanto a estações do ano depende da região, mas Tervat e Hyenhu precisariam marcar bem as estações, por serem regiões temperadas e com as estaçòes definidas. Até mesmo em regiões desérticas como Daguna seria importante ver as estações (no caso de secas e chuvas) ou em Sakya/Sreok Epsang (secas, chuvas, monções)

Mas como já falei antes, concordo plenamente com o calendário de 13 meses, então já podemos começar a montá-lo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron