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Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 13 Set 2010, 13:57
por Youkai X
Além de Shierf teria fontes assim em Odarân e fontes escondidas a sete chaves pelos assassinos em Seraj Zatam.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 13 Set 2010, 15:21
por Lumine Miyavi
Bom, eu encaro "fontes sagradas" como fontes de poder mesmo, e não apenas alguma coisa baseada em água. Um bosque de flores isolado, carregadas da benção pela árvore mãe em Snegsara tem tanta efetividade quanto uma cachoeira de águas cristalinas em Odarán. ;)

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 13 Set 2010, 15:56
por Madrüga
Fonte = ponto de origem. Source. Não é necessariamente água.

Mas temos que tomar cuidado para não virar bunda, também, senão vai ser superfácil se curar de mácula. Os pontos tem que ser suprassagrados, inacessíveis, santificados. Não é qualquer altarzinho.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 13 Set 2010, 21:11
por Emil
Numa das aventuras que eu estou bolando para Chemkrë, tem uma possível fonte de cura perdida. Mas é não confirmada.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 14 Fev 2011, 09:59
por Lumine Miyavi
Lembram dos investimentos de mácula? Voltaremos a fazer isso?

Sim, eu esqueci de mencionar antes que o Gegê mencionou que eles são "gamebreaker". E é esse o intuito, não? Ao liberar teu corpo e alma pra corrupção, você ganha poderes incríveis que vão te apodrecer de dentro pra fora.

viewtopic.php?f=28&t=30&p=206703#p206703
Fiz a versão 4 da Reserva de Mácula, deixando e forma mais clara e levantando algumas perguntas extras.

Sugestões e Questionamentos:
  • Magias de Curar Ferimentos numa área com efeito Consagrada / em solo sagrado também servem pra curar esse dano?
  • Magias ou efeitos sagrados causam dano extra igual a reserva de mácula?
  • Qual a interação entre pontos de Mácula e Fé?
  • Itens de proteção de mácula protegem contra efeitos oriundos desses poderes?
  • A manifestação desses poderes é visivel / aparente?
  • Criar efeitos que drenem mácula, indo do primeiro ponto em diante.

Porque o ultimo? Simples: a habilidade "Receptáculo da Corrupção" permite que o personagem ignore as penalidades de Constituição e Sabedoria; porém, se esse poder da mácula for dissipado ou drenado, estas penalidades surgem imediatamente.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 14 Fev 2011, 11:11
por Emil
Conforme eu conversei com o Phil há alguns minutos:

Uma coisa que me incomoda até agora é a letalidade e a penalidade da mácula de um lado, e de outro o uso dela pelos seres maculados, que até agora parecem não levar em consideração as penalidades e a letalidade. Então eu pensei o seguinte: e se o primeiro slot da reserva de mácula fosse mais ou menos assim:

"Imunidade à degeneração. Talvez por meio de pura força de vontade, talvez por meio de antigos rituais infames considerados perdidos, você aprendeu a domar as energias maculadas, mantendo as deformações que a mácula causa sobre controle: seu corpo é imune à maioria dos efeitos físicos mais radicais que a exposição prolongada pode causar.

Sistema: Enquanto você mantiver pelo menos um ponto de mácula na sua reserva de mácula, ignore as penalidades em Sabedoria e Constituição. Se você gastar toda sua reserva de mácula, volte a aplicar as penalidades."

O que vocês acham? Claro, essa se torna uma habilidade quase obrigatória para personagens maculados, mas dá pra pensar em inimigos muito poderosos que morrem com um golpe só.

Se isso for pra frente, também pensei na possibilidade de criarmos magias ou rituais (raros) anti seres maculados, que eliminam ou drenam pontos de mácula do alvo.

E, se for esse o caso, também dá pra pensar que se o personagem passa muito tempo longe de áreas maculadas, ele começa a perder pontos da reserva. Tipo, primeiro, um ponto por semana, depois dois... Isso ajuda explicar porque ainda não houveram grandes invasões dos povos maculados sobre toda TSag, e ainda dá motivo para os maculados saírem cometendo atrocidades por aí: chega uma hora que eles precisam.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 14 Fev 2011, 11:17
por Lumine Miyavi
De uma certa forma, isso transforma os povos que chafurdam na mácula em dependentes dela, um ciclo vicioso que serviria pra propagar a morte e dor por todo mundo.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 14 Fev 2011, 11:58
por Madrüga
Lumine Miyavi escreveu:
  • Magias de Curar Ferimentos numa área com efeito Consagrada / em solo sagrado também servem pra curar esse dano?
  • Magias ou efeitos sagrados causam dano extra igual a reserva de mácula?
  • Qual a interação entre pontos de Mácula e Fé?
  • Itens de proteção de mácula protegem contra efeitos oriundos desses poderes?
  • A manifestação desses poderes é visivel / aparente?
  • Criar efeitos que drenem mácula, indo do primeiro ponto em diante.

Porque o ultimo? Simples: a habilidade "Receptáculo da Corrupção" permite que o personagem ignore as penalidades de Constituição e Sabedoria; porém, se esse poder da mácula for dissipado ou drenado, estas penalidades surgem imediatamente.


(1) Imagino que sim, pela potência sagrada a mais.
(2) Isso seria o ideal, para mostrar que a mácula também pode se voltar contra o portador. Talvez alguns poderes mais avançados pudessem causar +50% além do normal, ou +100% (artefatos inclusive).
(3) Como pontos de fé são temporários, eles poderiam suprimir/aumentar a mácula temporariamente. Lembrando que fé pode ser boa ou ruim, então tem que ter dois lados.
(4) Acho que não, só se os efeitos causarem mácula.
(5) Eu lembro que o texto dizia que quem abraçar a mácula fica só com o organismo afetado POR DENTRO. Então o cara parece normal, mas se aberto... terá órgãos enegrecidos, nojentões, braços internos, verrugas, pus por todo lado...
(6) Drenar a mácula para um objeto seria legal. Tipo, eu consagro esse osso de uma criatura que morreu naturalmente, etc... e jogo sua mácula nele. O osso fica preto e pode ser queimado, aí a mácula vira fumaça. Pode ser uma terapia de choque, mas não algo feito em combate. Novamente, talvez uns itens maravilhosos, tipo uma arma que suga a mácula e depois vira pó.

Emil escreveu:Uma coisa que me incomoda até agora é a letalidade e a penalidade da mácula de um lado, e de outro o uso dela pelos seres maculados, que até agora parecem não levar em consideração as penalidades e a letalidade. Então eu pensei o seguinte: e se o primeiro slot da reserva de mácula fosse mais ou menos assim:

"Imunidade à degeneração. Talvez por meio de pura força de vontade, talvez por meio de antigos rituais infames considerados perdidos, você aprendeu a domar as energias maculadas, mantendo as deformações que a mácula causa sobre controle: seu corpo é imune à maioria dos efeitos físicos mais radicais que a exposição prolongada pode causar.

Sistema: Enquanto você mantiver pelo menos um ponto de mácula na sua reserva de mácula, ignore as penalidades em Sabedoria e Constituição. Se você gastar toda sua reserva de mácula, volte a aplicar as penalidades."


É que tem que haver um cuidado para não virar o que o Gegê falou: um festival de gente QUERENDO ser maculado.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 14 Fev 2011, 12:01
por Lumine Miyavi
Eu lembro que o texto dizia que quem abraçar a mácula fica só com o organismo afetado POR DENTRO. Então o cara parece normal, mas se aberto... terá órgãos enegrecidos, nojentões, braços internos, verrugas, pus por todo lado...


Não isso, Maddy, os poderes de quem tem reserva. São aparentes, ou só... funcionam? Por exemplo, neguinho com RD vai ter placas osseas (ou algo assim) ou só a pele sobrenaturalmente dura?

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 14 Fev 2011, 12:32
por Madrüga
Acho que tem que ter efeito visual, senão é patifaria.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 15 Fev 2011, 09:32
por Lumine Miyavi
Concordo. Talvez cada ponto na reserva te dê uma penalidade que escale (uh... desça? XD) em testes de interação social; é dificil de acreditar na diplomacia de um cara que fede a cadáver, tem placas de quitina rompendo a pele e as unhas terminadas em garras enegrecidas.

Talvez -2 pra cada 1 ponto?

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 15 Fev 2011, 09:53
por Madrüga
Cada ponto de mácula gera uma penalidade de -1 em Diplomacia e Blefar contra criaturas não-maculadas, mas +1 em Intimidação contra as mesmas.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 16 Fev 2011, 11:51
por juma
Que tal fazer com que o uso das habilidades possa gastar pontos da reserva sem que você tenha como controlar? Por exemplo, se você acertasse um crítico usando um ataque natural enquanto tem Presa Maculada funcionando, menos 1 ponto na reserva. Assim você corre o risco de sofrer as penalidades caso resolva aproveitar os poderes :P

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 17 Fev 2011, 15:52
por Lumine Miyavi
Uma espécie de aumentar sem controle, faz sentido isso.

Usando teu exemplo, digamos que a "Presa Maculada", num sucesso decisivo confirmado, tu gaste automáticamente um ponto da tua reserva pra aumentar o dano (com a desculpa de que assumindo que um sucesso decisivo seja algo análogo a atingir um ponto vital, esse poder reage instintivamente para matar o adversário de forma "mais eficiente").

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 17 Fev 2011, 20:25
por Madrüga
Você poderia perder mácula, então?