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[mecânica] Em busca de mácula, shus'ko e nagashi

MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 15:50
por Madrüga
Eu tenho esse livro. Fisicamente, mesmo. Poderíamos pensar num talento que desse acesso às magias maculadas desse tipo. Dava para ter várias coisas mesmo. Só temos que pensar no que queremos conceitualmente.

Acho que duas coisas podem ser legais: para lançadores de magias, o Libris Mortis, como disse o Emi. Para um mais geral, aqueles talentos aberrantes do Lords of Madness.

[mecânica] Em busca de mácula, shus'ko e nagashi

MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 16:08
por Lumine Miyavi
Lords of Madness


Opa, opa, um favorito pessoal meu. Agora já tenho uma idéia mais ou menos de como é pra fazer, posso esboçar algo em casa (só dividir o tempo com a resenha ;D).

[mecânica] Em busca de mácula, shus'ko e nagashi

MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 16:17
por Madrüga
Ou então poderíamos pensar numa mecânica um pouco diferente. Acho que eu falei isso no tópico da mácula, mas poderíamos ter "investimentos" que podem ser comprados a qualquer momento, tipo:

:seta: Cuspir sangue: você pode, como uma ação padrão, cuspir uma mistura de sangue e peçonha em seu alvo. A distância máxima é seu nível de mácula em quadrados. O cuspe causa 1d6 de dano + seu nível de mácula, e o dano é considerado ácido. Esse dano só pode ser curado quando o alvo receber uma magia remover maldição. Custo do investimento: 1 ponto de mácula.

Re: [mecânica] Em busca de mácula, shus'ko e nagashi

MensagemEnviado: 28 Ago 2010, 19:07
por GoldGreatWyrm
Hoje tive outra idéia para magias maculadas.

Funcionaria tipo assim:
SPOILER: EXIBIR
Forma Esquelética
Componentes: whatever
Nível: Whatever 2
Tempo de Conjuração: 1 ação padrão
Alcance: curto
Alvo: uma criatura a cada 3 níveis de conjurador
Duração: 1 turno por nível de conjurador
Resistência: Fortitude nega (inofensiva)
RM: Sim

A criatura alvo resseca visulamente, transformando-se em algo esquelético. O tipo da criatura não muda, mas ela recebe Redução de Dano 5/concussão.

Componentes: não importa para esse exemplo


Tá, até aí nada de novo, mas daí poderia-se acrescentar uma claúsula do tipo:
Mácula
Para cada ponto de mácula, aumente em um turno o tempo de duração da magia.

ou, alternativamente

Mácula
Se você estiver maculado quando lançar essa magia, altere a duração de "turnos" para "minutos".


E aí, o que acham?

Re: [mecânica] Em busca de mácula, shus'ko e nagashi

MensagemEnviado: 28 Ago 2010, 20:28
por Lumine Miyavi
Gente, vamos pensar em não-conjuradores também. Cisto necrótico que existe no Libris Mortis é... só pra conjuradores. Magia com poder de mácula também.

Cuspir Sangue é legal, mas até agora só temos esse e nenhuma mecânica proposta.

Eis eu aqui pra perguntar o funcionamento e limites, ainda mais de criaturas imunes; certo, Nagashis são imunes à mácula de onde residem, mas isso significa que um Nagashi qualquer (vamos chama-lo de... Sssilvio) tenha um controle ilimitado ou uma reserva, em teoria, inesgotável de pontos mácula? O corpo deles também tem limite como criaturas não-imune?

Para Sssilvio, portar mácula, mesmo que não seja nocivo... teria algum 'trabalho' ou dificuldade, ou é algo tão natural pra raça que não exige nenhum esforço de manutenção, nem mental?

Só perguntas de mecânica mesmo, não quero saber de fluff aqui. :hum:

Ainda valem as guias do outro tópico, baseadas no srd, com nível de mácula baseado na Constituição e em limiares de 25%, 50% e 75%?

Porque não basear poderes baseados nessa corrupção; ao invés das penalidades, os maculados que detém ciência e sabem que estão contaminados poderiam "controlam" e até mesmo transformar suas deformidades (ou CRIAR deformidades para) em formas ofensivas e defensivas, indo mais longe que uma pessoa normal.

Por exemplo, um dos efeitos baseado em mácula suave, que diz que a "pele engrossa, racha e adquire consistência de couro" poderia conceder Armadura Natural ou Redução de Dano limitada, junto com um forte redutor em perícias sociais.

Como o Madruga sugeriu ali em cima, podemos utilizar os pontos de mácula em 'moeda de troca' para poderes; ou basear poderes numa tabela, usando pontos de mácula como reserva para fortalecer esses poderes.

Pode-se ter, por exemplo, Sssilvio poderia gastar 1 ponto temporário de mácula de sua reserva (que vai ser recobrado) para aumentar o dano de seu Cuspe de Sangue Maculado, ou então como "ponto de ação" para conceder algum bônus profano numa jogada.

Re: [mecânica] Em busca de mácula, shus'ko e nagashi

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 06:06
por GoldGreatWyrm
Phil, como o madruga falou acima, Libris Mortis para conjuradores e Lords of Madness para físcistas.

Membros maiores que o normal são um exemplo de talentos dísponiveis para criaturas maculadas.]

Outra possível inspiração é o Tainted Warrior: http://www.d20srd.org/srd/variant/campa ... tedWarrior

Quanto a criaturas naturalmente maculadas, sugiro que um personagem recém-criado carregue uma mácula de seu território nativo no valor de 5.

Quanto a necessidade de evitar condilções negativas da mácula, nagashi e shusk'o tem imunidades às suas respectivas máculas natais, não sofrendo qualquer penalide.

Claro, poderia-se incluir uma penalidade para criaturas que carreguem mais de 10 pontos de mácula, até mesmo da natal, seja com efeito reduzido ou com o mesmo efeito de uma criatura normal.

Além do Tainted Warrior, estava pensando em habilidades que adicionassem o valor de mácula no dano do ataque poderoso, ataque furtivo, inimigo predileto e outras mecânicas parecidas. E, talvez, em um estágio maior, conseguir detectar mácula no estilo de "Detectar Magias" e ser capaz de sentir criaturas não-maculadas com Blind Sense (estilo os dragões, não lembro o nome agora)

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 11:48
por Madrüga
Uni os tópicos.

Um problema que eu estou vendo é o seguinte: mácula causar penalidade em atributos. Isso cola para personagens e NPCs, dá um drama a mais, mas não cola para os povos normalmente maculados. Não sei bem o que fazer com esse dado.

As CdPs maculadas têm uma característica, que é "a supressão de mácula": eles não tomam dano em Constituição, mas só em Sabedoria. Mesmo assim tem uma penalidade ruim, mas talvez as classes baseadas em mácula sejam justamente as que, fluff-mente, não gostariam de estar maculadas e nem abraçariam a mácula: monges, clérigos, xamãs.

Raças maculadas (de monstro) poderiam ter essa supressão automaticamente e ela poderia estar disponível como talento. Além disso, criaturas maculadas poderiam:
:seta: Resistência a dano necrótico;
:seta: Vulnerabilidade a dano radiante;
:seta: Sofrer dano com magias de cura;
:seta: Ser curados com magias de infligir;
:seta: Sofrer dano adicional igual ao nível de mácula com magias e danos específicos que visem ferir maculados;
:seta: Aparecer "manchados" no mundo espiritual, como artwork de SF4.

Da mesma forma, o "nível" de mácula poderia determinar esses poderes adicionais. Só que eles seriam comprados de maneira permanente, pois se incorporariam à aparência, mentalidade e poderes do personagem. A partir daí, não se pode mais gastar esses pontos temporariamente.

Novamente, isso só valeria para quem abraçasse a mácula. Para quem estivesse lutando contra ela, é só a penalidade em Sab/Con e as complicações associadas.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 14:05
por Lumine Miyavi
<post substituido pelo posterior, versão atualizada!>

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 14:12
por Madrüga
Então esses danos diminuiriam se eu gastasse mácula para cuspir sangue, por exemplo?

Poderíamos ter várias coisas, tipo resistência a energia, etc.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 14:25
por Lumine Miyavi
Olha, eu pensei em manter sempre o máximo da reserva mesmo, pra evitar bookeeping excessivo na mesa; além do mais, gastar mácula é fácil, mas recuperar é demorado. Alias, o que me dá uma segunda idéia...

Transformar um investimento em gasto "permanente" da reserva de mácula, até que o personagem queira abandonar aquele poder.

Cuspir sangue
Custo do investimento
: 1 ponto de mácula
Você pode, como uma ação padrão, cuspir uma mistura de sangue e peçonha em seu alvo. A distância máxima é seu nível de mácula em quadrados. O cuspe causa 1d6 de dano + sua reserva de mácula, e o dano é considerado ácido. Esse dano só pode ser curado quando o alvo receber uma magia remover maldição.
Aumentar: Com o gasto de 1 ponto de mácula, o dano aumenta para 2d6+ sua reserva de mácula de dano.

Sssilvio tem 5 pontos de mácula, e decide investir em "Cuspir Sangue"; a partir daí, Sssilvio só vai ter efetivamente 4 pontos (apesar de sua reserva ser 5, um dos pontos está "preso" no poder).

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 15:25
por Madrüga
Então essas coisas TODAS poderiam ser investimentos ao invés de talentos. Tipo, abraçar a mácula é um investimento de um ponto... o primeiro ponto da sua mácula. Afinal, você vai ter que esperar juntar XP e passar de nível para poder condenar sua alma?

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 15:52
por Lumine Miyavi
Sugestão de sistema, v4:

Reserva de mácula
Ser imune a mácula não concede nenhuma reserva, apenas imunidade e seus efeitos nocivos imediatos. Qualquer ponto na reserva indica que o personagem está atraiu o poder da mácula para dentro de si, voluntariamente.

Um personagem pode ter uma reserva até seu próprio nível: Sssilvio, um Nagashi de 5 DVs, tem 5 pontos de mácula; ele pode gastar esses 5 pontos para comprar investimentos de mácula.

O personagem recuperaria esses pontos gastos com tempo em área maculadas (ou seja, descanso); gastar todos seus pontos e permanecer com a reserva vazia te deixaria com penalidades e efeitos desagradáveis de se ter mácula; ao reduzir suas próprias barreiras mentais voluntariamente, o personagem está muito mais propenso a corrupção sem a proteção do “buffer” da Reserva de Mácula. Seus efeitos são tão severos quando aquelas penalidades sofridas por personagens sem imunidade.

É uma sugestão de sistema que serve pra usar a mácula pra algo E penalizar quem só quer usar seus poderes sem dar em troca. Talvez, conjuradores também possam adicionar algum bônus ao custo de pontos de mácula.

Investimentos de Mácula
Um personagem que tenha Reserva de Mácula pode usa-la para comprar e aumentar poderes especiais, exclusivos. Geralmente a efetividade desses poderes estão associados a própria capacidade de comportar mácula do personagem.

O personagem recupera pontos gastos temporariamente com tempo em área maculadas (ou seja, descanso e atraindo mais mácula para seu próprio ser) enquanto que cada ponto investido se torna dedicado aquele poder, efetivamente abaixando sua reserva; pode ser revogado através de uma espécie de ritual (no mínimo, 10 minutos para cada ponto investido), mas a reserva continua com aquele posto gasto.

Gastar ou investir todos seus pontos e permanecer com a reserva em 0 te deixaria com penalidades ou teria efeitos desagradáveis (como aquelas por estar maculado não-voluntariamente), talvez até piores.

Se Sssilvo investe nos poderes de Presa Maculada e Cuspe de Sangue, prendendo 2 dos seus 5 pontos de mácula. Sua reserva ainda é 5, mas apenas 3 pontos estarão disponíveis; caso decida revogar os poderes, recuperará sua capacidade de armazenar até 5, mas não recuperará os pontos, precisando descansar e atrair mais mácula para repor suas reservas.

Lista de Investimentos de Mácula.
Presa Maculada
Custo do investimento
: 1 ponto de mácula
Seus ataques naturais recebem um bônus no dano igual a sua reserva de mácula. Esse dano extra igual a sua reserva de mácula só pode ser curado quando o alvo receber uma magia remover maldição*, enquanto todo outros tipos de dano causados podem ser curados normalmente.

Punhos Maculados
Custo do investimento
: 1 ponto de mácula
Seus ataques desarmados recebem um bônus no dano igual a sua reserva de mácula. Esse dano extra igual a sua reserva de mácula só pode ser curado quando o alvo receber uma magia remover maldição*, enquanto todo outros tipos de dano causados podem ser curados normalmente.

Cuspir sangue
Custo do investimento
: 1 ponto de mácula
Você pode, como uma ação padrão, cuspir uma mistura de sangue e peçonha em seu alvo. A distância máxima é seu nível de mácula em quadrados. O cuspe causa 1d6 de dano + sua reserva de mácula de dano por ácido. Esse dano extra igual a sua reserva de mácula só pode ser curado quando o alvo receber uma magia remover maldição*, enquanto todo outros tipos de dano causados podem ser curados normalmente.
Aumentar: Com o gasto de 1 ponto de mácula, o dano aumenta para 2d6+ sua reserva de mácula de dano.

Tl;dr

Reserva Máxima = Nível
Reserva Atual = Máxima – Investimentos
Recuperar reserva = Permanecer em área maculada

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 17:26
por GoldGreatWyrm
Ok, conversa vem, conversa vai:

Meu receio é de que a Mácula se torne um "game-breaker", se der opções a mais em troca de nada/pouca coisa, o que faria grupos de aventureiros se transformarem, todos, em grupos de FATAL.


Sério, adorei o sistema que o Lumine passou agora. Estava me lembrando também, que existe a mecânica dos pontos de Fé. Acho que com ela, dá para balancear o poder dos maculados com os crentes e tal.

Em outra nota: Investimentos de Mácula que alteram poderes pré-existentes. Sei lá, a magia lá de cima é um exemplo. Outro seria dar um bônus de ataque em ataque furtivo (algo como "Acuidade Sanguissedenta").

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 29 Ago 2010, 19:42
por Madrüga
Temos que associar uns desvios de personalidade aos níveis de mácula. Tipo umas neuroses, loucuras, desvarios, descontroles... fora que algumas magias e efeitos que visem maculados causarão dano adicional igual ao nível de mácula, por exemplo. Temos que criar desvantagens, afinal, e ferramentas para os PJs.

Furtivo maculado
Custo do investimento
: 1 ponto de mácula
Seus ataques furtivos recebem um bônus no dano igual a sua reserva de mácula. Esse dano extra só pode ser curado quando o alvo receber uma magia remover maldição*, enquanto todo outros tipos de dano causados podem ser curados normalmente.

Pele maculada
Custo do investimento
: 1 ponto de mácula
Você recebe RD igual a sua reserva de mácula. Escolha um tipo de dano que supera essa RD: cortante, concussivo ou perfurante.

Re: [Sistema] Mácula

MensagemEnviado: 13 Set 2010, 13:54
por Lumine Miyavi
Itens absorvedores de mácula

Algumas substâncias naturais absorvem a mácula daqueles que os carregam, bem como ajudam a protegê-los.


Pensando aqui, dos povos que entram em contato com a Mácula, quais seriam exemplos desses itens?

Por exemplo, pensei em um punhado de sementes sagradas de Snegsara, ou um amuleto contendo ervas com pó de pedras para Daguna, entre outros. (essa segunda é do Gegê XD).

Alguma idéia do tipo? Alguma "fonte sagrada" em mente, além do Memorial da Batalha em Shierf?