[Raça] Kaftar

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Raça] Kaftar

Mensagempor Madrüga em 18 Abr 2009, 09:52

Tirei o AN, diminuí a armadura natural, tirei a penalidade em Carisma e mudei o "intimidação é uma perícia racial", porque não serve mais para nada.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Raça] Kaftar

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 11:31

Há um tempo atrás, eu estava pensando sobre os gnolls, e de que maneira criar uma progressão independente para a raça.

Explico.

Se você olhar as raças ditas humanóides, temos: elfos, humanos, anões, gnomos, halflings, orcs, kobolds, goblins, hobgoblins, bugbears... e o gnoll (ainda não havia sido lançada a 4.0 nessa época, então deixarei os outros de fora, mesmo porque sua adição não contribui em nada para o raciocínio).

Se levarmos em conta que o modelo de evolução por classes associado à aquisição de itens serve como uma luva para os humanos e cia, incluindo aí os orcs, kobolds e goblinóides, não podemos deixar de perceber que todos esses tem um fenótipo mais "humano" que "animalesco"... o que não é o caso do gnoll (kobolds, taslois e goblinóides também não se encaixam muito bem nessa proposta, mas vamos pegar o caso mais extremo, que me parece ser o do gnoll).

Peço a todos que voltem à página anterior e revejam a ilustração do gnoll. Ele está mais próximo de um humano com armadura... ou de um cachorro com armadura? Eu vejo muito mais a segunda opção. Em um gnoll, o que se destaca imediatamente é o aspecto selvagem, não-civilizado, quase como uma espécie de lobisomem, ou outra fera de aspecto puramente selvagem.

Assim sendo, eu imaginei para o gnoll uma outra fórmula, que realçasse a astúcia e a primitividade de sua ascendência animal, associada com algum pequeno aspecto "humano"... de cara, decidi que eles não utilizariam armas, mas sim ataques naturais (garras e mordidas), e talvez armas simples de ataque à distância (fundas, pedras, etc). O tamanho de cada um passa dos 2 metros de altura, então eles tem sim uma bonificação de força maior que a média, e talvez uma agilidade que compense o não uso de armaduras (é, eu acho muito paia um cachorro usando armadura). Dando talvez uma progressão na armadura natural (algo como +2 para cada dado de vida) e voilá, temos uma selvagem máquina de matar aventureiros incautos.

Eu pensei em conceder bônus em: Força, Destreza (+2) e Constituição (+4); penalização ocorreria apenas em inteligência (-2), mantendo-os com um nível entre o selvagem instintivo e os raciocínios mais simples. Associado ao fato de terem uma armadura menor e ataques com armas naturais, acredito que se equilibram as coisas dessa forma.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, as classes favorecidas para os gnolls seriam as classes associadas ao selvagem, talvez ranger, bárbaro ou druida... só que druida é outro trejeito "humano"... a contraparte natural seria uma espécie de Xamã, o que casaria muito bem com a ausência de armaduras e armas nos gnolls (apesar daquele +4 em constituição), bem como sua inteligência/sociedade ainda incipiente.

Quanto a itens mágicos, eu pensei em outras coisas, bem discretas, como talvez anéis utilizados como enfeites em colares de dedos humanos (o anel então teria suas propriedades mágicas imbuídas ao colar, através de algum ritual dos xamãs), ou uma espécie de cinta com os dentes, peles, cascos e outros animais derrotados, que possam funcionar como cintos mágicos... enfim, itens que se mesclem bem a um visual primitivo, nada de elmos, braçadeiras, botas, nada disso... e, sempre, em pouca quantidade, mas com muito poder, e talvez o efeito colateral de (em não gnolls) provocar uma redução na "raciocinabilidade" e uma tendência a agir impetuosamente, bem como uma vontade de se comportar feito um gnoll (não utilizar armas e armaduras, por exemplo). Isso se explica pelo fato de aquele item ser realmente de uma outra cultura, uma outra magia, um outro mundo praticamente. Assim como há itens inteligentes que interferem no comportamento de quem os utiliza, os itens dos gnolls agiriam como "emissários" do modo de vida de seus criadores.

Bom, resumidamente, é isso. Se servir ao propósito de vocês, ótimo. Qualquer dia desses eu falo sobre os kobolds...

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Raça] Kaftar

Mensagempor juma em 18 Abr 2009, 11:59

Bem, usando o sistema de Traits do Iron Heroes, melhor deixar do jeito que está. Se quiser um background de tribo selvagem, pega o trait que aumenta força/dex/con a custo de inteligência. Quer lutar com armas naturais? Cria talentos para melhorar AN, dano das garras/mordida, aumentar deslocamento sem armadura, etc.

Não tenho nada contra sua visão de gnoll, mas eu acho que sua versão está mais para gnolls selvagens, enquanto que essa versão pode ser usada para gnolls mais "civilizados" - que ficam melhores num grupo.
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

[Raça] Kaftar

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 12:10

... "civilizados", você disse? Diga-me por favor qual foi a última referência à sociedade dos gnolls que você leu... ou a última referência às suas conquistas militares... ou quem sabe a última vez em que falou-se de uma grande cidade desenvolvida por eles, ou mesmo qual é o nome de sua divindade.

Gnolls não tem nada disso, ao menos não que eu saiba. Gnolls, em D&D, são cachorrinhos vestindo armadura. É tosco, muito tosco.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Raça] Kaftar

Mensagempor juma em 18 Abr 2009, 12:29

Se eu não me engano, os gnolls do cenário não são apenas "cachorrinhos vestindo armaduras". Lembre-se que esse tópico é para a raça do cenário Terras Sagradas, não para D&D comum.
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

[Raça] Kaftar

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 13:24

Certamente não é para o D&D comum, mas indubtavelmente foi inspirado nele. Acredito que seria interessante dar ao gnoll uma profundidade maior, uma vez que o Terras Sagradas não terá um bestiário tão desenvolvido e numeroso quanto o D&D.

A ideia portanto seria criar algo "novo", ou ao menos "revisado"... o D&D não precisa de gnolls melhores do que já tem; será que o Terras Sagradas passa pela mesma situação?

EDIT

Sério, alguém pensa num bicho peludo feito um gnoll mexendo numa forja, criando armas e armaduras? E já acho que os anões com suas barbas devem receber algum adicional de periculosidade...

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Raça] Kaftar

Mensagempor Madrüga em 18 Abr 2009, 22:16

Luminus escreveu:Acredito que seria interessante dar ao gnoll uma profundidade maior, uma vez que o Terras Sagradas não terá um bestiário tão desenvolvido e numeroso quanto o D&D.


Ainda bem, porque no meio desse "numeroso e desenvolvido bestiário de D&D" estão o urso-coruja, tojanida, dragões multicoloridos, abocanhador matraqueante...

--

E, no meio disso tudo, não entendi o interlúdio. Começamos copiando os gnolls, mas agora estamos mudando para outra direção: pegar o conceito, embasar em outras fontes (como folclore africano) e sair com uma espécie DIFERENTE de homem-hiena.

Como o Sol é que está criando o "fluff" disso tudo, deixei o nome ao encargo dele. Assim que ele nomear, tiramos o "gnoll" do tópico e isso passa a ser OUTRA COISA. Tem uns esboços de sociedade e tudo mais.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Raça] Kaftar

Mensagempor Youkai X em 19 Abr 2009, 02:34

Gostei da ficha final do gnoll. E ainda digo mais, que os bônus e penalidades para raças~devem ser mais biológicos e relacionados a fisionomia que bônus culturais (como as proficiências de arcos dos elfos ou de machados dos anões). Assim permitiria que uma raça fosse flexível para ter várias culturas bem diferentes.

E Luminus, é melhor que os "gnolls" de terras Sagradas tenham iguais chances de serem bestiais e lutadores de garras e mordidas quanto seres civilizados que usam lanças e armaduras ou magias xamânicas de vudu.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Raça] Kaftar

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 11:24

Deixa eu clarificar então: nada contra os gnolls terem uma civilização, desde que essa seja a civilização DELES, e não uma cópia peluda daquilo que é a civilização dos humanos e cia. Não é que eles são "primitivos e pronto", mas acredito que seu desenvolvimento cultural passa longe de coisas como "armas e armaduras de metal", dinheiro e similaridades. Eu imagino uma cultura beeem diferente para os gnolls, com "grupos sociais" distintos pela coloração artificial da pelagem, sem o uso de roupas, etc. Nada contra a utilização de armas, desde que elas sejam propriamente desenvolvida para eles, e não coisas como uma lança, um machado ou outras derivações da sociedade humana.

Em resumo, gnolls tem um traço selvagem, que impõe uma "civilização" bem diferente do padrão para humanos e cia. Um gnoll morando numa casa, bebendo numa taverna, reinando de dentro de um castelo, comandando um navio pirata Com tapa-olho e perna de pau, no less!)... desculpem-me, mas são situações muito esquisitas no meu modo de ver. Muito Flintstones para o meu gosto.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Raça] Kaftar

Mensagempor Madrüga em 19 Abr 2009, 11:30

Engraçado. E como uma sociedade se erigiria sem casas ou armas, Luminus? ALGUMA COISA eles têm de ter, e principalmente por contaminação; nenhuma cultura é uma ilha, e eles podem ter aprendido/copiado coisas de outras sociedades ao longo do caminho.

E agora não são mais gnolls, são outra-coisa-sem-nome; o que nos dá plena liberdade de pensar no tipo de sociedade, nos esquemas culturais e psicológicos, etc.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Raça] Kaftar

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 11:42

Como uma sociedade se mantém sem casas? É simples: existindo de forma nômade. Os ciganos são assim até hoje, muitos habitantes de regiões desérticas idem, e o pior aspecto dos hunos era justamente o de agir como uma nuvem de gafanhotos: arrasavam tudo o que encontravam, e viviam em constante movimentação.

Como uma sociedade se mantém sem armas? É simples: basta que seus indivíduos sejam meio-homens/meio-hienas de dois metros de altura, com uma pelagem espessa e patas/garras comparáveis às de uma onça... e com polegares opositores, ainda por cima.

E as culturas podem sim ser ilhas... ainda mais em um mundo medieval. Ou você acha que todas as tribos indígenas da América tinham internet lá pelos idos de 1490?

E, se já são mesmo outras coisas... deveriam então mudar o nome do tópico para essa outra coisa, certo? Eu estou aqui só porque o tópico é sobre gnolls... se é outra coisa, desculpa, mas eu fui levado a entender que não era.

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Raça] Kaftar

Mensagempor Youkai X em 19 Abr 2009, 12:46

Como uma sociedade se mantém sem casas? É simples: existindo de forma nômade. Os ciganos são assim até hoje, muitos habitantes de regiões desérticas idem, e o pior aspecto dos hunos era justamente o de agir como uma nuvem de gafanhotos: arrasavam tudo o que encontravam, e viviam em constante movimentação.


E todos esses povos nômades tem tendas de todo tipo ou carroças (no caso dos ciganos) como habitações.


E as culturas podem sim ser ilhas... ainda mais em um mundo medieval. Ou você acha que todas as tribos indígenas da América tinham internet lá pelos idos de 1490?


Culturas podem sir ser ilhas, desde que tenham isolamento geográfico propício (viver em partes bem isoladas de uma floresta fechada em ambiente de montanhas, como na papua Nova Guiné ou em ilhas bem separadas e isoladas, como as Ilhas Andaman). De resto, qualquer cultura vai influenciar e sofrer influência de culturas vizinhas, de uma forma ou de outra. No caso as culturas e povos mais próximos dos gnolls seriam os cinocéfalos e alguns diversos povos humanos, talvez até alguma raça/criatura equivalente a ogros.

E, se já são mesmo outras coisas... deveriam então mudar o nome do tópico para essa outra coisa, certo? Eu estou aqui só porque o tópico é sobre gnolls... se é outra coisa, desculpa, mas eu fui levado a entender que não era.


Tudo bem, acontece :b . Quando o Sol mostrar o resultado final do fluff dos "gnolls" já teremos um nome novo pro tópico e o novo fluff da raça descrito aqui.


Mas toda a polêmica do uso de armas ou não pelos "gnolls" me fez pensar se eles não poderiam ter como arma alguma coisa que colocassem na mandíbula, tipo uma mandíbula-de-ferro ou algo assim.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Raça] Kaftar

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 13:49

E todos esses povos nômades tem tendas de todo tipo ou carroças (no caso dos ciganos) como habitações.


Porque eles vivem sob o paradigma humano, um ser humano sem roupas/ferramentas/penduricalhos é uma presa fácil para intempéries, monstros, etc. Gnolls não precisam de nada disso. Eles não precisam vestir nada, podem caçar sua comida às próprias custas, podem dormir ao relento e enfrentar toda a sorte de dificuldades que simplesmente não são triviais para um humano sem suas ferramentas.

Culturas podem sir ser ilhas, desde que tenham isolamento geográfico propício


Elas também podem estar em guerra, e seguir "isoladas". Vide a colonização espanhola nas américas: levou 200 anos para o império asteca cair, e mesmo assim até hoje há quem preserve a cultura asteca e se oponha à cultura ocidental... não é um isolamento total, mas é uma preservação admirável se você pensar que o Império Asteca não está mais por aí desde 1732...

Agora, ao invés de uma rivalidade entre duas culturas humanas... imagine como seria possível preservar-se as raízes de uma cultura de feras (que inclusive podem muito bem ter orgulho e apresentar superioridade em variados aspectos) em relação a uma cultura humana (essa gente que se cobre de pano e tem medo do escuro).

Mas toda a polêmica do uso de armas ou não pelos "gnolls" me fez pensar se eles não poderiam ter como arma alguma coisa que colocassem na mandíbula, tipo uma mandíbula-de-ferro ou algo assim.


Cara, pense no seguinte: eles PRECISAM de armas? Sério mesmo, uma hiena com QI acima de 100, que ande ereta e que tenha polegares opositores, você acha mesmo que ela precisaria de armas? Ou de armaduras? Guardadas as devidas proporções, dar armadura para um gnoll é o mesmo de querer dar armadura para um troll, um beholder, um remorhaz ou até mesmo um dragão... ao menos, é o que me parece.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Raça] Kaftar

Mensagempor Youkai X em 19 Abr 2009, 14:10

Porque eles vivem sob o paradigma humano, um ser humano sem roupas/ferramentas/penduricalhos é uma presa fácil para intempéries, monstros, etc. Gnolls não precisam de nada disso. Eles não precisam vestir nada, podem caçar sua comida às próprias custas, podem dormir ao relento e enfrentar toda a sorte de dificuldades que simplesmente não são triviais para um humano sem suas ferramentas.


Mas mesmo assim ficaria desequilibrado um gnoll não poder usar armaduras ou qualquer equipamento. Ele acabaria sendo menos eficiente pra ser jogado e se tiver bônus altos em CA e dano com armas naturais exigiria AN e ainda por cima poderia ter mais benefícios se estiver usando uma armadura extra. então é melhor sim que o gnoll possa usar algumas armaduras leves e proteções diversas. De resto os locais que escolhem como lar poderiam não ter casas ou habitações erghuidas, e sim apenas algumas paliçadas e terrenos demarcados como sagrados ou pertencentes a cada família ou clã (desde ossos, penduricalhos a mijo da lider do clã circundando o local)

Elas também podem estar em guerra, e seguir "isoladas". Vide a colonização espanhola nas américas: levou 200 anos para o império asteca cair, e mesmo assim até hoje há quem preserve a cultura asteca e se oponha à cultura ocidental... não é um isolamento total, mas é uma preservação admirável se você pensar que o Império Asteca não está mais por aí desde 1732...


E esses descendentes de maias e astecas que mantiveram mais a sua cultura precisaram se esconder melhor dos espanhóis, não?

Cara, pense no seguinte: eles PRECISAM de armas? Sério mesmo, uma hiena com QI acima de 100, que ande ereta e que tenha polegares opositores, você acha mesmo que ela precisaria de armas? Ou de armaduras? Guardadas as devidas proporções, dar armadura para um gnoll é o mesmo de querer dar armadura para um troll, um beholder, um remorhaz ou até mesmo um dragão... ao menos, é o que me parece.


Claro, equipamentos que garantam maiores chances de sobrevivência e maior eficiência em suas funções sempre ajudam.

Trolls mais inteligentes usam armaduras, espadas, itens mágicos, estratégias de guerra, etc

Beholders só não usam armaduras em armas por já serem muito poderosos com suas inúmeras habilidades sobrenaturais e similares a magia (embora eu nào duvide que beholders mais espertos começassem a usar equipamentos que aumentassem suas capacidades)

Remorhazes são praticamente irracionais, pouco mais que animais. Então não usam equipamentos.

E um dragão inteligente, esperto e precavidousando equipamentos a seu favor? Parece-me uma idéia interessante :twisted:
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Raça] Kaftar

Mensagempor Madrüga em 19 Abr 2009, 17:55

Luminus escreveu:Cara, pense no seguinte: eles PRECISAM de armas? Sério mesmo, uma hiena com QI acima de 100, que ande ereta e que tenha polegares opositores, você acha mesmo que ela precisaria de armas? Ou de armaduras? Guardadas as devidas proporções, dar armadura para um gnoll é o mesmo de querer dar armadura para um troll, um beholder, um remorhaz ou até mesmo um dragão... ao menos, é o que me parece.


Cara, pense no seguinte: uma raça com QI acima de 100 e polegar opositor FICARIA SEM DESENVOLVER MORADIA, ARMAS, SOCIEDADE, TRANSPORTE... só porque você quer.

Resumindo: não são mais gnolls. São uma parada inspirada neles, com outro conceito, com outra história, com um uso recente de seus polegares opositores e inteligência. Só.

Luminus escreveu:Elas também podem estar em guerra, e seguir "isoladas". Vide a colonização espanhola nas américas: levou 200 anos para o império asteca cair, e mesmo assim até hoje há quem preserve a cultura asteca e se oponha à cultura ocidental... não é um isolamento total


...o que já invalida seu argumento, que nem argumento é; invalidou essa comparação mequetrefe.

---

Sério, essa discussão, como todas as outras em que o Luminus não está simplesmente demonstrando alguma coisa (como a dos mapas), não está levando a nada. Vamos parar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron