por Emil em 07 Ago 2008, 02:26
Gentes, eu conheço pouco do projeto, mas... De onde vieram esses bicharocos? Eles não fogem um pouco do espírito da coisa não? Eu estava lendo ali o reino Kawi'le, que tem diversas raças, é todo fantasia, mas ao mesmo tempo tem uma coisa super-realista, que é viver num ambiente hostil, selvagem, quente pra caramba, e todos os desafios que isso traz... E tem ali o reino Neerghul, cara, achei a pérola do projeto! Identifiquei facilmente com uma região do nosso mundo, mas fiquei em dúvida um pouco por causa da língua (e acho que este era o intuito mesmo, não?)... ainda assim, equilibradamente realista, sem ser exagerado. E tem os Cinocéfalos, os Gnolls, o Ciápodes, que são criaturas humanóides verossímeis para um mundo de fantasia, e eu poderia facilmente aceitar que um dos meus jogadores escolhecesse qualquer uma dessas raças, elas estão bem equilibradas, nada de overpower.
Aí eu abro este tópico aqui e ele está completamente diferente do resto do projeto. Não estou dizendo que ele é ruim em si, veja bem, mas aqui ele destoa. Nossa, cidades feitas de ossos gigantes, cadáver gigante de uma Deus ancestral -- uma coisa é um culto aos vulcões, um culto aos tigres que criaram o mundo; eu posso tornar a existência dessas divindades mais presentes ou menos presentes, conforme o meu gosto e o gosto do meu grupo, mas um deus caído que altera a própria configuração do plano de maneira que ele macule quem se aproxima, nossa, é muito exagerado. Assim como as cores dos bichos, já discutidas aí em cima, são exageradas, e os poderes deles são exagerados. Não há porque temer os humanos, três deles derrubariam uma cidade, cem deles seria necessária a união de todos os exércitos do mundo, e o centro de inteligência deles ainda é virtualmente inacessível a grandes grupos.
Claro, eu perdi as discussões iniciais do projeto, e talvez a intenção fosse justamente essa -- algo feito uma área de Tormenta. Mas 'tá muito diferente!
Eu gostei, entretanto, da descrição do sistema lingüístico deles. É a única coisa que aproximaos Śusk'o do resto do projeto: esse gosto pelo detalhe.
Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.
Hegel, 1807