[Geografia] Mapa

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 06 Set 2009, 19:02

Poderia ter um caminhozinho de ilhas e ser menos indonésio, XD.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor GoldGreatWyrm em 06 Set 2009, 19:08

Agora que tu falaste, realmente eu imaginava a ilha central de Nova Najatash maior... talvez a parte que apareça no mapa por ser o norte do arquipelago, com o domínio principal mais ao sul.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 07 Set 2009, 00:31

Bom, dá para adotar um visual diferente, que talvez serpenteie para baixo (ao invés de serpentear para leste, como a Indonésia)... aí acho que fica ideal para o que você quer.

Além disso, estava confabulando esses dias com o pessoal, e essa parte "oriental" do cenário tem que ser MENOR do que a Ásia, que é gigante. Fica bom ver a proporção com aquele mapa-múndi que eu mandei para o Led, que tem quadrados (uma medida imprecisa, podem argumentar, mas válida por enquanto).

Em se pensando que o mundo inteiro do cenário é do mesmo tamanho que a Terra, isso pode nos ajudar. A maior distância leste-oeste da Ásia é de 10.050 quilômetros, por exemplo... a nossa deve ser o quê, uns oito mil?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 07 Set 2009, 01:34

Oito mil poderia ser de toda a combinação de continentes oriente/ocidente, com 3000 kilometros para o ocidente (Tervat, Liga do Norte, áreas selvagens, o povo "ninja" das turfas) e 5000 kilômetros para o oriente (o resto, que foi o que produzimos).

Posso passar pra vocês essa semana uma idéia de mapa que eu tive, baseada no mapa esboçado pelo Léderon (isso se não chegar o do luminus antes).

Pois achei que Phaak/Sreok estão muito grandes, que a passagem oriente/ocidente está muito larga ao invés de ser estreita (e facilitaria demais invasões de Neerghul contra o ocidente). Mas no geral ficaria dessa forma que o Léderon fez.

Agora, no mapa Kawi'ole não tem nada a ver com o Havaí. estaria mais para Filipinas :P . Mas é boa sim a inspiração havaiana/polinésia. Deu uma boa derivação.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor banned_guardian em 07 Set 2009, 07:59

Gostei do mapa. Acho que vou até ler mais sobre Terras Sagradas depois de ver o mapa do Led.
XD
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 21 Out 2009, 23:39

Não podemos mais contar com o Luminus para fazer os mapas, mas ainda temos energia, disposiçào e uma gama razoável de conhecimentos pra ter algo. Fiz o mapa semana passada e enfim o escaneei.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Se perceberem, em comparação com o antigo mapa, já ocorreram algumas mudanças significativas, como as reentrâncias em Shyanhu, a mudança radical na forma do ocidente (que fora tervat, não tinha nada definido), o tamanho delimitado pelas medidas (o a parte oriental tem 5000 kilômetros, ou seja, metade do comprimento da Ásia. O ocidente tem 3000 kilômetros). Em Avkhass tem um grande mar interno, Chemkrëbyuch de fato ficou como a melhor rota ocidente-oriente (pois Avkhass é inexpugnável e muito cerrada e mais ao norte é território de povos humanos tribais hostis a tervat e Neerghul). Agora Tebshad já apresenta seu nome alternativo (Daguna, e possivelmente o novo nome para o reino). O "equador" e o trópico norte já apareceram definidos, e como podem ver, a fronteira entre sakya e Shyanhu é numa região desértica, entre montanhas e depressões (especialmente depressões e fendas) e bem colocada (em cima do trópico, ou seja, maiores chances de desertificação) e fora o vulcanismo, tornando essa fronteira um local muito hostil e separando bem os dois reinos. Ciwe está mais longe, para permitir maior isolamento. Nova Najatash tornou-se uma ilha um pouco maior. Neerghul continua muito vasta e desértica (seria possível aumentar um pouco as fronteiras de Shyanhu pra oeste, mas já perdeu uma boa parte delas).

Pra mostrar com mais detalhes um reino, o recomendável (e óbvio) a se fazer é um mapa só do território do reino e adjacências, com as cidades, ruínas, rios, grandes marcos geográficos e alguns outros detalhes.

Espero que realmente ajude a visualizar melhor o cenário.

Ainda não esbocei as pseudo-Áfricas.

Mas uma curiosidade. Se notarem bem, abaixo de Ciwe e Nova Najatash, praticamente não há ilhas. Se o mar encontra-se tão solto em determinada latitude, sem terra firme assim, acaba resultando em mares mais tempestuosos (olá Estreito de magalhães e Cabo da Boa Esperança). Imaginem as implicações desse fato para o cenário.


E sim, vou mudar o nome equador pra outro. Alguém me sugere algum?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Léderon em 22 Out 2009, 06:08

Gostei das formas gerais, Youkai. Só precisa deixar a disposição/desenho de algumas partes (mais as ilhas, mesmo) um pouco mais natural.

E pro Equador, que tal Linha de Ciwe/Linha de Najatash ou derivados?
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 22 Out 2009, 09:37

Eu achei acima do Equador DEMAIS. De norte a sul, parece que o continente é minúsculo, espremido... e fica um buracão na parte setentrional do cenário.

A parte de Tervat também me pareceu estranha, muito curta e com um espaço esquisito de água no meio. Como se desenvolve um império não-marítimo nessa situação?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 22 Out 2009, 12:14

Madruga, tu nào quer dizer na parte meridional do cenário? Deixei tudo que estivesse abaixo da linha do Equador (Linha de Ciwe) em branco, mas com certeza há massas de terra.

O continente parece expremido porque é comprido, mas não chega a tanto. As maiores dist6ancia Norte-Sul alcançam pouco mais de 3000 kilômetros. E como o objetivo do continente principal não era ser a Ásia (e sim algo como metade dela) ficou de bom tamanho. As regiões mais tropicais do continente (Sakya, Sreok Epsang, Phaak Mlat) estão entre a Linha de Ciwe e o Trópico Norte, ou seja, estão na faixa de regiões tropicais/subtropicais, equivalente a uma mata atlântica/selvas da América Central.

Bem, tervat foi tão pouco descrita que eu nunca imaginaria que não fosse um império com capacidade marítima, mas posso criar caminhos de terra entre os dois locais.

Mas no geral? O mapa já tirou em grande parte a sensação de Ásia?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 26 Out 2009, 11:50

Mas não precisa usar a linha do Equador como uma divisória rígida, Youkai. Partes do continente ou mesmo a parte do extremo oriente podem cair um pouco e pegar a linha, nada de mais com isso.

Tervat tem capacidade marítima, mas as conquistas do império não foram feitas com o poderio naval. Sempre imaginei algo mais em terra, mais batalhas campais, etc.

Já dá para pensar em como seria a parte inferior do mapa, também. Mas poderia haver um grande mar interno, revolto, como se as massas de terra estivessem circulando um centro misterioso. Um grande vórtice, sei lá?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Sol em 27 Out 2009, 15:19

Youkai X escreveu:As regiões mais tropicais do continente (Sakya, Sreok Epsang, Phaak Mlat) estão entre a Linha de Ciwe e o Trópico Norte, ou seja, estão na faixa de regiões tropicais/subtropicais, equivalente a uma mata atlântica/selvas da América Central.

Acho que a mata atlântica não se aplica nesse exemplo. Lembre-se a a região original da Mata Atlântica saia do sul do brasil, abaixo do trópico e ia até o norte ultrapassando a linha do equador.
Se for pra colocar uma vegetação padrão então o certo seria uma floresta "padrão" com algumas características, mas básicas do tipo: latifoliada, densa e com alguma diversidade biológica.
E não se esqueça também que a longitude não é a única coisa que determina uma vegetação.
Aqui mesmo no Brasil temos, na mesma longitude, pantanal, cerrado, caatinga, mata atlântica e vegetação litorânea.

MAS

Seu_Madrüga escreveu:Já dá para pensar em como seria a parte inferior do mapa, também. Mas poderia haver um grande mar interno, revolto, como se as massas de terra estivessem circulando um centro misterioso. Um grande vórtice, sei lá?

Como falamos de um mundo fictício, que não necessariamente é regido pelas mesmas leis naturais que o nosso, então toda essa preocupação com linhas imaginarias deixa de ser algo relativo a aparência do mundo e passa a ser algo mais voltado, quase que exclusivamente, para a cartografia.

XD
Oi senti falta disso!
Avatar do usuário
Sol
 
Mensagens: 617
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:15

[Geografia] Mapa

Mensagempor Madrüga em 27 Out 2009, 16:29

É que não podemos (e, creio, nem queremos) exagerar no fantástico, Sol. Senão não teríamos preocupação nenhuma com verossimilhança e já teríamos feito um mapa de qualquer jeito.

Eu mesmo sempre encho o saco para que o mapa seja verossímil!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 30 Out 2009, 00:58

Voltei, com o mapa levemente remodelado



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Como podem ver, a principal mudança foi a união entre a massa de terra ocidental e oriental, tornando tervat um império mais terrestre. alguns arquipélagos ganharm linhas melhores (mas que é difícil fazer ilhas convinencetes isso é XD ), como kawi'ole. Além de adicionar algumas ilhas entre Shyanhu e Sakya.

Comecei a fazer o mapa de Shyanhu ampliado, para quando eu postar um texto de Shyanhu (que aliás, modifiquei o nome para Hyenhu, até por já ter mais de uma nação que comece com S). Tebshad já podia mudar oficialmente o nome para Daguna. Assim como a linha do equador teve o nome mudado para Linha de Ciwe (suponho que o povo de Ciwe, sendo bons navegadores e tendo em sua sociedade alguns matemáticos e astrônomos, já teria consciência de que o mundo é esfério e ciente dessas linhas divisórias (como o Equador) e ciente de seus efeitos sobre o mundo (claro, numa escala bem menor do que os conhecimentos científicos modernos, mas eles teriam alguma capacidade similar a gregos, babilônios, chineses antigos, etc).
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mapa

Mensagempor Sol em 03 Nov 2009, 13:38

Youkai X escreveu:Assim como a linha do equador teve o nome mudado para Linha de Ciwe (suponho que o povo de Ciwe, sendo bons navegadores e tendo em sua sociedade alguns matemáticos e astrônomos, já teria consciência de que o mundo é esfério e ciente dessas linhas divisórias (como o Equador) e ciente de seus efeitos sobre o mundo (claro, numa escala bem menor do que os conhecimentos científicos modernos, mas eles teriam alguma capacidade similar a gregos, babilônios, chineses antigos, etc).

A título de informação.... aquele meridiano traçado no meio do mapa é o que?
Por que ao contrario do equador que realmente tem um motivo pra ser onde é, o meridiano de Grennwich foi adotado como fuso zero por uma convenção. Assim como a linha internacional da data.

Mudando levemente de assunto... quero saber uma coisa... tem uma área ali no mapa que ta meio vazia...

Ela fica SE de Tebshad, SSO de Nerghul, O de Yerenzev, e NO de Phaak Mlat...

O que existe naquele espaço??
Avatar do usuário
Sol
 
Mensagens: 617
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:15

[Geografia] Mapa

Mensagempor Youkai X em 03 Nov 2009, 13:53

O meridiano que fiz foi apenas para indicar melhor a separação entre o ocidente e oriente, não tem nenhuma funçào realmente relevante no cenário.

E o espaço vazio foi deixado para os kaftar ou para que tenham algumas cidades-estados de pouco poder, ou colônias de Neerghul. Ou o que for necessário conforme desenvolvermos mais o cenário.

E teus kaftars estão bem sumidos, hein :roll:
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron