Página 1 de 1

[Raça] Primatas (Shas'tak)

MensagemEnviado: 26 Ago 2007, 13:53
por Madrüga
Shas'tak (primatas)

Imagem
Shas'tak são conhecidos por formar impiedosos bandos de guerra.


Primata é uma nomeação, à primeira vista, bastante agressiva e desrespeitosa. Os historiadores de Gerav, ao nomear tais criaturas, não puderam evitar seu repúdio; os primatas são uma raça de humanóides bastante primitiva, uma pedra no sapato dos Haruum durante séculos.

Isolados nos frios e escarpados picos das montanhas de Yerenzev, os primatas acabaram por não dispor de recursos para constituir uma civilização: o clima difícil, a falta de plantas, animais e recursos naturais tornaram esses humanóides em uma raça extremamente resistente, porém pouco desenvolvida. Contudo, eles são grandes sobreviventes e caçadores, senhores das montanhas onde vivem; são eles os responsáveis pela quase extinção dos Salruk, o povo-bode das montanhas. Os outros habitantes dos picos gelados aprenderam a temê-los.

Personalidade: primatas são bastante agressivos e simplórios. Eles tendem a suspeitar de tudo que lhes for estranho, e só costumam agir quando têm certeza das conseqüências. As duas reações mais comuns são afastamento e hostilidade: quando sabem que podem prevalecer sobre alguma coisa, eles avançam; se não, recuam. Entre seus pares, contudo, os primatas (que chamam a si mesmos de shas'tak) apreciam se sociabilizar, contar histórias ao pé da fogueira e competir em testes de força ou habilidade.

Descrição física: primatas são maiores e mais fortes que um humano comum; suas condições de vida os tornaram fortes e resistentes. Eles têm bastante cabelo e pêlos no corpo, braços e pernas fortes e tendem a não andar de maneira ereta. Seus braços são ligeiramente mais longos que de um humano, e eles têm uma mandíbula bastante pronunciada, e dentes capazes de quebrar ossos. Além disso, eles costumam ter bastantes cicatrizes no corpo, consideradas símbolos de bravura por seus companheiros. Primatas são bastante altos (poucos têm menos de 2 metros de altura) e costumam alcançar a idade adulta por volta dos 15 anos, morrendo perto dos 70.

Relações: largamente desconhecidos fora dos ambientes montanhosos de Yerenzev, os shas'tak não se relacionam com nenhuma raça inteligente. Sua falta de civilidade e capacidade de negociação os tornam intratáveis; além disso, uma forte inimizade contra os Salruk resultou em uma sangrenta guerra de muitos anos, com baixas em diversos lados. Mais fortes e numerosos, contudo, os primatas quase erradicaram os homens-bode das montanhas, e despertaram a fúria de simpatizantes daquele povo, como os Haruum de Gerav. Dizem que a guerra começou quando os primatas descobriram que a carne dos Salruk era muito mais saborosa que a dos animais das montanhas, e começaram a caçá-los unicamente por causa disso. Os shas'tak costumam negar tais boatos.

Territórios: as montanhas geladas de Yerenzev. Primatas não têm qualquer intenção de expandir seus territórios, apenas de sobreviver neles. Eles tendem a viver em cavernas ou acidentes geográficos similares, para preservar melhor o calor e se proteger das tempestades de neve; dentro dessas cavernas, costumam organizar-se em núcleos familiares, com funções bastante parecidas com matilhas de lobos: o macho mais bem preparado é o líder, o alfa, e tem direito de comer antes da caça, de tomar decisões e de desposar a mulher que quiser.

Religião: animismo primitivo. Primatas tendem a considerar divinas certas manifestações da natureza, como raios, tempestades, terremotos, avalanches, sol, lua, céu. Cada uma dessas manifestações é reverenciada e, em algumas tribos, personificada em uma divindade com nome. O fogo é uma figura central nos cultos primatas, visto sua importância na sobrevivência continuada da raça. Além disso, costuma-se reverenciar os espíritos animais, manifestações espirituais dos animais terrenos, que protegem e guiam muitos primatas. Essas manifestações espirituais são incorporadas às pinturas rupestres e às marcações em árvores feitas pelos shas'tak.

Idioma: uma forma bastante simplificada de comunicação que envolve uma língua gutural e diversos sinais manuais. A língua de sinais dos shas'tak é, para eles, inerente à lingua falada. Estranhos podem ter dificuldade em compreender a intrincada mudança de braços, dedos e expressões faciais que acompanham os estalos e grunhidos dos primatas. É uma língua de caçadores, silenciosa e prática, desenvolvida por causa da profusão de ventos fortíssimos nas montanhas e da impossibilidade de se falar muito em emboscadas. Pessoas que não conhecem a língua dos Shas'tak precisam aprender separadamente a língua oral e a língua de sinais para ter uma possibilidade de comunicação completa. Desnecessário dizer, os shas'tak não têm escrita, apenas pinturas ideográficas.

Aventureiros: é raro ver um primata deixar suas terras. Eles geralmente têm um senso de obrigação para com sua família e comunidade que poucos outros povos podem igualar. Normalmente, alguns primatas mais inteligentes procuram sair das montanhas de Yerenzev para conhecer o mundo; alguns indivíduos também são exilados por crimes na comunidade shas'tak, e partem para o exterior. Estes acabam por se juntar a bandos de aventureiros; sabe-se de muitos que fixaram residência em Neerghul e alguns em Sakya.

Traços raciais dos shas'tak:

● +2 Força, +2 Constituição
● Tamanho médio
● Velocidade-base: 9 metros
● Visão na penumbra
● +2 em testes de Atletismo, Percepção e Sobrevivência
● Shas'tak não sofrem quaisquer efeitos de altitude. Eles não perdem essa capacidade nem se passarem longos períodos fora de lugares elevados.
● Primatas podem saltar em altura e distância parados, como se tivessem de fato corrido anteriormente. Caso adquiram uma habilidade idêntica (como habilidade de classe, talento, efeito de magia), eles recebem um bônus adicional de +4 em Atletismo (saltar).
● Quando um teste para resistir a baixas temperaturas for exigido (ou para resistir a qualquer magia com o descritor [frio]), primatas têm um bônus de +4.
● Idiomas automáticos: shas'tak e linguagem de sinais shas'tak.

[Raça] Primatas (Shas'tak)

MensagemEnviado: 05 Mai 2009, 21:00
por Emil
Essa raça está muito boa! Fraquezas e forças equilibradas, sem tentativas de grandiosidade, mas também sem debilidades que os tornem inoperantes. Sozinhos são ameaças para aventureiros inexperientes, e em bando podem ser mortais para aventureiros incautos e um bom desafio até para um grupo experiente.

Só uma coisa: as penalidades de -2 de destreza e -4 de inteligência não estão muito pesadas, especialmente para serem adotados no E8?

[Raça] Primatas (Shas'tak)

MensagemEnviado: 05 Mai 2009, 22:30
por Madrüga
Estão bem fortes sim; como essa foi uma das primeiras raças, ela ainda não está "adaptada" ao e8 (pode-se perceber isso pelo bônus em Observar, perícia velha que foi incluída em Percepção).

Darei uma nova olhada, com carinho. :macaco: