[Raça] Ciápodes

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Raça] Ciápodes

Mensagempor Madrüga em 26 Ago 2007, 11:55

Ciápodes

Imagem
Ciápodes gostam de se deitar ao sol sob a sombra de seu pé.


Os ciápodes são uma etnia bastante curiosa e em extinção. Moradores das planícies centrais do continente, perto das terras selvagens, eles vivem uma existência tranqüila e pastoril. Costumam levar a vida de maneira sossegada, sem grandes preocupações e sem procurar muitas emoções; alguns, contudo, sentem necessidade de abandonar o sedentarismo e correr pelo mundo, utilizando ao máximo sua capacidade física. Um povo bastante hospitaleiro e alegre, os ciápodes gostam de receber estrangeiros, ouvir suas histórias e compartilhar de sua caça. Apesar de seu perfil pacífico, muitos são treinados para se defender e proteger seu povo, e eles se valem de suas muitas habilidades para fazê-lo.

Personalidade: os ciápodes, embora tenham contato com bastantes povos e viajantes, são um pouco ingênuos e atrapalhados. Eles adoram conversar, e por vezes eles recebem viajantes com toda a cortesia e mordomia possível, apenas para ouvir suas histórias e saciar sua tradicional curiosidade. Muitos gostam de entreter visitantes com iguarias e demonstrações de sua destreza inata, como malabarismos e jogos de velocidade. Muitos ciápodes preferem viver vidas pacíficas e idílicas (e exercer um costume que os tornou famosos no continente: deitar no chão e se proteger do sol na sombra de seu imenso pé), enquanto uma minoria (especialmente os mais jovens) prefere desbravar as terras em redor, mas sempre tomando precauções quanto aos povos de Neerghul.

Descrição física: os ciápodes são um tanto curiosos. A primeira característica que salta ao olhar é sua perna única, tão grossa quanto as duas pernas de um homem, terminando em um imenso pé, de dedos grossos e pele dura. Embora isso possa parecer, a princípio, uma deficiência, os ciápodes são extremamente velozes e ágeis, surpreendendo o observador casual. A maior parte deles tem de 1,40 a 1,80 metros de altura, pesando não mais que 80 quilos. Eles costumam ter peles morenas ou negras, olhos castanhos ou negros e cabelos ondulados, de castanho-claros a negros. Eles preferem fazer suas barbas (possuem normalmente poucos pêlos no corpo) e manter seus cabelos curtos, com a exceção das mulheres. Ciápodes atingem a idade adulta por volta dos vinte anos, podendo viver até mais ou menos cento e trinta anos.

Eles optam por roupas e acessórios que não pesem muito e que não restrinjam seus movimentos, pois isso os poderia impedir de correr tão rápido quanto podem. Muitos gostam de cores vivas e acessórios simples, como colares de ossos e pulseiras de contas e sementes. É costume que se carregue uma zarabatana decorada com penas de aves coloridas e sementes, junto de um saco de dardos.

Relações: como um povo tradicionalmente pacífico, os ciápodes não têm problema em lidar com outros povos. Eles geralmente conquistam seus interlocutores com seu humor, histórias divertidas ou jocosas e sua eficiência em cumprir tarefas. Muitos governantes têm ou procuram ter bufões e mensageiros ciápodes, e eles encontram uso em exércitos como batedores e ocasionais espiões. Humanos têm uma tendência de menosprezar e subestimar os ciápodes; ciápodes mais espertos se aproveitam disso para agir em segredo.

Terras: os ciápodes vivem nas planícies centrais do continente, geralmente se dedicando à agricultura e, em menor escala, à caça. Eles formam pequenas vilas nas planícies, com casas feitas de barro cozido, madeira e palha, apenas o suficiente para protegê-los das intempéries e dar-lhes segurança para dormir e guardar seus pertences. As casas são bastante curiosas, pois os ciápodes favorecem um formato triangular. As vilas são uma visão bastante pitoresca.

As terras ocupadas pela maioria dos ciápodes favorecem bastante a agricultura e a criação de animais. Famílias inteiras dedicam-se a plantar diversos tipos de legumes e tubérculos e a criar rebanhos de ovelhas, que provêm lã e carne nas épocas de escassez. Os ciápodes recorrem aos pequenos bosques e às criaturas da planície para obter frutas e caça.

Religião: os ciápodes favorecem uma religião animista, baseada em poderes naturais, reencarnação e espíritos guardiães. Embora não haja muitos deuses per se, vários deles levam a religião no dia-a-dia em suas diversas tarefas e vivências. É uma crença bastante simplificada e adequada ao modo simples de vida dos ciápodes. Muitos deles, em outras terras, acabam por adotar religiões e costumes estrangeiros.

Idioma: o idioma falado pelos ciápodes é bastante simples, com poucos sons distintos e formada por sufixos que se aglutinam. Não se conjugam verbos, por exemplo, apenas se adicionam a eles sufixos ou prefixos que indicarão seu tempo e a continuidade ou não da ação, etc. Embora sua tradição oral seja bastante rica e eles apreciem coletar histórias de viajantes e povos vizinhos, os ciápodes não utilizam uma linguagem escrita. Eles possuem, contudo, um alfabeto emprestado dos cinocéfalos, bastante simplificado e adaptado a suas necessidades, inclusive utilizando símbolos numéricos. O uso desse alfabeto se resume a pequenos recados ou plaquetas, e algumas contas, quando necessário.

Traços raciais dos ciápodes:

● +2 Destreza, +2 Carisma.
● Médio: como criaturas médias, ciápodes não recebem bônus ou penalidades especiais por causa de seu tamanho.
● A velocidade-base de um ciápode em terra é de 12 metros (40 pés, 8 quadrados).
● Visão na penumbra: um ciápode pode enxergar o dobro da distância que pode um humano pode sob a luz das estrelas, da lua, de tochas ou condições similares de iluminação precária. Ele mantém a capacidade de distinguir cor e detalhes nessas condições.
● Proficiência com armas: todo ciápode é proficiente com a zarabatana, kukri e arcos curtos (incluindo sua versão composta). Estas armas são parte da vida dos ciápodes, e as crianças são ensinadas desde cedo a dominá-las.
● Estabilidade: a despeito de possuírem apenas uma perna, ciápodes são excepcionalmente estáveis. Um ciápode recebe um bônus de +4 em testes de habilidade para evitar ser derrubado ou receber um encontrão quando estiver em solo firme (mas não quando escalando, voando, cavalgando ou de outra maneira não permanecendo firmemente no chão).
● Bônus racial de +2 em testes de resistência contra venenos: ciápodes têm organismos altamente resistentes a venenos. Eles geralmente se valem disso para utilizar venenos quando podem.
● Bônus racial de +2 em testes de Atuação (oratória), Furtividade e Tolerância: ciápodes são bastante ágeis e silenciosos quando querem, e podem percorrer enormes distâncias antes de cansar. Além disso, sua tradição em contar histórias e recitar épicos os torna altamente habilidosos nisso.
● Bônus racial de +1 em ataques feitos com zarabatanas: a arma é o instrumento básico de caça dos ciápodes, que a usam para inocular venenos em suas vítimas, e todos eles a sabem usar com mestria.
● Idiomas automáticos: gavagai.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron