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[Região] Neerghul

MensagemEnviado: 18 Jan 2009, 16:45
por Seth
Importância cultural, você diz?


Sim, especialmente, no caso, da figura do Xamã.

A região é nomeada por sua “capital”, ou seja, pelo maior domínio dos príncipes de Azahar, o principado de Neerghul.


O príncipe desse "principado" tem algum dos tigres como divindade patrona?

[Região] Neerghul

MensagemEnviado: 19 Jan 2009, 08:48
por Léderon
Uou, li o material e gostei muito, Madrüga. Vou ver se acompanho mais coisas do TS.

A descrição da região ficou muito boa, tirando algumas palavras que poderiam ser trocadas ali; mas como eu tô no trabalho falo mais tarde. XD

Gostei muito das armas e da religião. A simbologia dos tigres também ficou bem legal.
Quanto aos rituais, existe alguma espécie de "caçada sagrada" por parte dos sacerdotes, para a confecção do ghulamat, ou os clérigos só usam crânios de animais mortos por morte natural?

Só a fabricação da arma já me deu idéia de escrever coisas... XD

[Região] Neerghul

MensagemEnviado: 19 Jan 2009, 12:37
por Madrüga
Led, eu não tinha pensado ainda na obtenção do crãnio (reli rapidamente o texto, pois me esqueço com facilidade), mas uma caça sagrada parece interessante; contudo, dado o status sagrado do tigre, não sei se é viável que os caras saiam matando os bichos. De se pensar mesmo.

Quanto a críticas no nível do texto, espero ansiosamente, XD.

Seth, o problema de Neerghul é justamente a transição da época do assentamento. Enquanto os mais velhos se agarram a certos valores, os mais novos estão formando uma geração bastante diferente do tradicional; por exemplo, se era considerado indigno exercer a profissão de mercador¹ (por ser covarde, por explorar os "irmãos", etc), agora muitos jovens de famílias abastadas e não-nobres estão rapidamente formando espécie de burguesia comercial. E são esses os proponentes da extinção dos rituais de passagem, por exemplo, pois têm mais contato com outras culturas e consideram que o ritual não tem serventia para os que desejam ser artesãos, mascates, e assim por diante.

É claro que uma força de tradição absurda, vinda dos conselhos de anciãos, dos líderes religiosos e seculares e mesmo dos mais velhos, suprime esse pensamento. Assim sendo, os guerreiros são um grupo de prestígio decadente; têm sua grande importância pelas campanhas que ainda são travadas, mas a expansão desenfreada de Neerghul está no passado. Eles já anexaram alguns povos, estão se assentando e grandes exércitos começam a parecer obsoletos, exceto em campanhas contra os Shusk'o e guerras internas com outras cidades.

A maior parte dos pais quer que os filhos sirvam nas campanhas, com grande orgulho. Os guerreiros são geralmente respeitados e numerosos o suficiente para que não seja necessário existir uma milícia de controle nas cidades (eles são disciplinados), embora algumas vezes eles mesmos tentem se aproveitar desse status abusando de comerciantes e artesãos, o que gera brigas menores e envolvimento de juízes e sacerdotes.

Já os sacerdotes são geralmente os segundos-em-comando. As mães podem ser as transmissoras da cultura no nível da família, mas os sacerdotes são os mantenedores dos valores e tradições no nível da comunidade toda. Ser sacerdote depende de uma mistura de aptidão mística e contatos familiares e/ou políticos; afinal, existe uma pequena quantidade de "milagres" que são esperados do xamã, e um sacerdote incompetente, mesmo com costas quentes, não dura muito. Os xamãs são mediadores de duelos, contadores de histórias, receptáculos dos espíritos, curandeiros, etc.

¹Pensando, por exemplo, nos comerciantes judeus entre os cossacos: maltratados e desprezados, mas parte indispensável da comunidade.

[Região] Neerghul

MensagemEnviado: 24 Jan 2009, 15:01
por Léderon
Seu_Madrüga escreveu:Led, eu não tinha pensado ainda na obtenção do crãnio (reli rapidamente o texto, pois me esqueço com facilidade), mas uma caça sagrada parece interessante; contudo, dado o status sagrado do tigre, não sei se é viável que os caras saiam matando os bichos. De se pensar mesmo.

Quanto a críticas no nível do texto, espero ansiosamente, XD.


Não é nada, só umas coisinhas XD


No segundo parágrafo,

"[...]Bastante quente durante o dia e gélida durante a noite, a região sofre[...]"

Eu trocaria por "gelada" ou "fria", mesmo. "Gélido" parece mais traço de personalidade ou coisas envolvendo emoções. Se bem que pode ser simplesmente impressão pessoal minha da palavra. Mesmo assim, acho que ali é meio denecessária. :P


Mais pra frente, em "O povo",

"[...] Há pouco tempo para arte ou religião em Neerghul; o artesanato é incipiente, mas já começa a se desenvolver nas áreas de tapeçaria e estátuas.[...]"

"Estatuária." :P


Em "A lei" tem um errinho de digitação, "sues nobres favorecidos". XD


Comércio e moedas:

"Moedas: ouro, metais preciosos; boa parte das trocas ainda se baseia em escambo."

Escambo = troca. Não seria "boa parte do comércio"?


E no final de "Campanhas e conquistas":

"Outros abrem tavernas, oficinas, oferecem serviços médicos."

Põe um "ou" antes de "oferecem". XD




Sim, eu fui rabiscando essas coisinhas enquanto lia. Você quem pediu. XD

[Região] Neerghul

MensagemEnviado: 03 Mai 2009, 01:04
por Madrüga
Atualizei a descrição, colocando tags de spoiler para ajudar a leitura outrora extensa e confusa. Além disso, iniciei uma seção nova, "ganchos para histórias", que vem preencher uma lacuna apontada pelo Lanzi faz tempo.

Re: [Região] Neerghul

MensagemEnviado: 16 Set 2010, 18:08
por Agnelo
*BUMP*

Já havia lido boa parte desse reino em algum lugar no passado, mas foi bacana ler tudo denovo.

O texto está ótimo, apesar de eu achar que pô-lo na nova formatação e atualizar algumas coisas vai fazer muito bem pra ele.

A única coisa que eu achei cansativa foi o tópico "a terra" logo no começo da descrição. Talvez depois de tu contextualizar mais na leitura ele flua com mais naturalidade, mas antes de saber exatamente sobre o que se está lendo aquilo parece só um muro de texto mesmo.

Re: [Região] Neerghul

MensagemEnviado: 16 Set 2010, 19:14
por Madrüga
É porque esse foi o primeiro texto do cenário, na realidade, quando isso era o tópico "vamos criar um cenário... oriental?" da Spell Forever. Então não havia modelo nenhum, eu escrevi isso copiando o esquema de Ravenloft.

Eu vou ter que reescrever Neerghul quase que completamente, por causa das mudanças de formato, do cenário e das novas ideias (como os três reinos, guerra civil, etc).