La Artche del Lumine, Versão 0.6 (alpha)

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Nov 2007, 00:47

Imagem

Que parada é essa de "dica de mestre"? Desde quando eu disse que quero ser pintor

Sabe, normalmente eu sou gente boa, e não arranjo problemas mas...

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Mas tem horas que gente boa se estressa...


Não existe essa coisa de "criar um estilo quando estiver mais cascudo", mesmo porque quem define como ou o que eu vou criar sou EU. Alguém vai vir aqui em casa pra me pegar pela mão, e ensinar passo a passo como eu devo fazer?

Não sei se foi sua intenção, mas seu comentário parece extremamente presunço e tendencioso, com um ar de "sou melhor que você". Estou indo de boa fé para achar que não tenha sido essa a intenção original, mas que parece, parece.

Além disso, seu traço é bom sim, não nego. Mas não está em minha humilde opinião num nível bom o suficiente para o estrelismo que aparentemente deixou nessa ultima mensagem.

Alguns dos meus amigos (incluindo gente que desenha como trabalho) servem de incentivo e referência, ao invés de apontar pra gente famosa e falar "copie eles, invente depois".

Imagine o porquê: boa parte das minhas ilustrações são artes conceituais, dificilmente eu termino um desenho com arte finalização; por falta de tempo e recursos em mãos.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor DracoDruida em 18 Nov 2007, 01:14

Phil/Lumine, dá pra sentir a diferença desse teu último desenho pros outros. Sério, jóia mesmo. Já acho que ficou bonito desse jeito, se tu fizesse o desenho por completo (arte-final, detalhes e tudo) ia ficar lindão.
E viva a Clampnização do traço do Phil! \o\
*fã da clamp*
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Magyar em 20 Nov 2007, 15:22

Aowa!

Concordo com o Draco, o seu desenho melhorou bastante em relação aos outros.

Porém, ainda tem coisas que achei estranhas:
- A calça não está apertada demais? Sinto que o "rapaz" tenha perdido alguma coisa dos países baixos. Talvez você tenha deixado a calça apertada demais ao reduzir a bacia dele.

- Textura do cabelo. Sei lá, não parece um cabelo. Lembra algo como uma daquelas árvores de natal em forma de peruca XD.

- Postura do desenho. Tenho a impressão de que a perna esquerda dele é maior que a direita (Ambas estão na mesma altura, mas uma está reta e a outra em diagonal). E da também a impressão de que ele está caindo para tráz por causa da postura.

- E quanto ao nariz, apenas não faz o estilo que eu gosto. Muito simples :bwaha: (Só para ser um pouco chato).

Aconselho a usar linhas guias antes de colocar os detalhes (Tanto no rosto como na posição do personagem no desenho). Elas ajudam bastante na postura em relação ao plano em que se encontram.

Outra coisa que costumo fazer para identificar alguns erros é olhar o desenho através de um espelho (Ou olhar o reflexo feito na luz através do papel). Assim você consegue ver melhor os erros que podem estar passando despercebido ao desenhá-lo.

Espero ter ajudado!
Continue postando seus desenhos! Ajuda a dar um certo movimento na área :aham: .

Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor cigano em 22 Nov 2007, 00:37

Lumi é sensivel a mudança parabéns, tanto pela obra como pelo empenho.

Minhas dicas são as mesmas que a do barlin mas vou colocar aqui um exercicio que talvez te ajude mais pra frente, ou talvez não, mas e dae né?

Seguinte, tudo é uma junção de formas geometricas, se vc reparar bem uma cabeça é uma bola, um pé é um triangulo, e assim vai, claro, eles tem mais detalhes e tal mas é aprendendo a "encaixar' eles que tu pega proporção. E a dica no final é a seguinte: Desenhe objetos!

Começa com coisas simples, uma bola de futebol com uma caixa de sapato atraz, e vai evoluindo, para formas mais complexas como uma escova de dente, uma garrafa pet, coisas bem toscas pra coisas mais desenvolvidas. Mas lembre-se sempre objetos juntos nunca um só, de preferencia uns tres. Parece bobeira mas foi assim que começei e se um dia vc desenhar E pintar um limão viro teu fã (nota: limão seca e perde a cor, pintar um bicho desses é um c*!).

E sobre seu estilo, bem, o certo certo mesmo era vc começar com o basico e depois ir desenvolvendo seu estilo, mas conheço muita pouca gente que faz isso, e se posso prever algo aqui pelo que conheço de desenhista, bem, tu tem empenho, vontade e parece gostar muito da coisa, acho que isso não vai de forma alguma te atrasar em nada, manda bala!

E sobre o amigo ali que falou sobre olhar grandes metres, cara, poderia dizer que vc foi contraditorio, observar e estudar um artista (ainda mais do cacife que vc colocou aqui) e o mesmo que assimilar estilos. Impossivel ver uma obra de DaVince e não aprender algo com ele, isso é tão claro quanto água, mas achar que isso não tem nada a ver com estilos é inocencia sua. Aliais pelo que vi do seu avatar e sua assinatura diria que o seu conselho serve pra vc, claro, se o que vc quiz dizer foi se desprender de estilos e aprender o básico.

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 00:57

Ai minha santa querubina... O que tem nos meus posts que só são interpretados da pior maneira???
Lumine... não faço idéia de quem você seja, muito menos a sua idade. Mas, sem querer ser presunçoso como você pressupôs, você me lembra eu mesmo quando era mais garoto. Com essa história de ignorar os clássicos, seguir por mim mesmo, e sonhar em ser um grande.
De forma ALGUMA você está errado em pensar em ser grande. Quem pensa em ser pequeno vai sempre ser pequeno e ponto. Tem mais é que querer crescer mesmo!
Agora, achar que está certo em tudo, só porque leu algo que não concorda? Aí está seu erro!

Antes de responder meu post, você devia ter lido ele umas... 10 vezes. Primeiro pra sentir a raiva da contradição, depois pra tentar entender o porquê deu falar essas coisas, e nas vezes subsequentes, buscar um aprendizado. Na vida, se você não buscar aprendizado, mesmo nas coisas mais banais, vai sempre ser um ignóbil. Mas chega de lições Musashianas... (não estou te chamando de burro... ¬¬)

Não existe essa coisa de "criar um estilo quando estiver mais cascudo", mesmo porque quem define como ou o que eu vou criar sou EU. Alguém vai vir aqui em casa pra me pegar pela mão, e ensinar passo a passo como eu devo fazer?


Com certeza que não... Mas você acha que fazer à sua maneira, ao invés de seguir dicas de quem já chegou aonde você pretende chegar, é o método mais inteligente?

Não sei se foi sua intenção, mas seu comentário parece extremamente presunço e tendencioso, com um ar de "sou melhor que você". Estou indo de boa fé para achar que não tenha sido essa a intenção original, mas que parece, parece.


Você acha mesmo que o "mestre" da minha frase, foi referindo a eu mesmo??? UAhAUhaUhAUhAuha!!! Mestre, eu? Quem sabe daqui uns 30 anos?!
Eu sou apenas um novato no mundo da arte (que precisa praticar mais ¬¬).

Além disso, seu traço é bom sim, não nego. Mas não está em minha humilde opinião num nível bom o suficiente para o estrelismo que aparentemente deixou nessa ultima mensagem.


Obrigado pelo elogio! Espero que reconsidere a partir da minha explanação... :b

Alguns dos meus amigos (incluindo gente que desenha como trabalho) servem de incentivo e referência, ao invés de apontar pra gente famosa e falar "copie eles, invente depois".


Claro. Agora, assim como você ouve eles, deveria ouvir também a outros... Não estou simplesmente apontando só porque são famosos, estou apontando porque são BONS.

Imagine o porquê: boa parte das minhas ilustrações são artes conceituais, dificilmente eu termino um desenho com arte finalização; por falta de tempo e recursos em mãos.


Pois então! Ao invés de começar outro desenho, arte finalize algum já iniciado! Não tem desculpa, nem erro! É só por a mão na massa, e mesmo se você não gostar do resultado final, só praticando que vai conseguir chegar aonde quer.

Essa dica, de copiar tudo ao seu redor, foi totalmente retirada de dois grandes mestres que eu admiro, Todd Lockwood e H.R. Giger (o primeiro mais que o segundo). Se não souber quem são, eu lhe-vos digo: Mr. Lockwood, é o grande responsável pelo design revolucionador da terceira edição do D&D, fazendo a maior parte dos desenhos de dragões. Old Giger, é o mais do que famoso artista que criou o conceito do Alien, e da tão copiada biomecânica de hollywood. Um verdadeiro inovador.

Agora veja... dois GRANDES artistas (pintores, desenhista, escultor... não interessa, na arte a prática pode ser diferente, mas o método de aprendizado é o mesmo), dizem, não só dizem, repetem inúmeras vezes: "Copie TUDO ao seu redor. Pare de desenhar apenas coisas da sua cabeça. Se for observar algum artista, veja os antigos, os contemporâneos só pra anos à frente".

Não seja mais um que lê o que não gosta, e acha que estou sendo um ranzinzão... Leve isso como dicas importantes, caso você queira se tornar algo no mundo da arte.
Eu odiava ter que copiar as coisas. Odiava realismo. Mas só depois de passar meses copiando fotos de mulheres, que eu posso dizer que estou aprendendo a desenha-las no meu traço! E eu sempre cultivei meu traço, achando que poderia ser bom o suficiente apenas aprimorando à minha maneira!

Não seja inocente, muito menos iludido por essas tendenciosas manias de mangás de achar que o que você quer fazer, é o que tem que ser feito, independente de tudo. Não quero que você seja pintor... mas TODO pintor TEM de aprender a desenhar antes de pintar. É o mesmo que quere tatuar, sem saber desenhar... Você pode fazer, mas vai fazer tão bem quanto alguém que sabe?

Pense nisso! E boa sorte! E claro... PRATIQUE!!! (serviu pra mim também :ops: )
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor cigano em 22 Nov 2007, 13:12

Bicho eu ate entendo o que vc ta falando, mas pra não desvirtuar muito do tópico tu tá negligenciando MUITA coisa. Vc ta coberto de razão em muito do que disse, mas perde todo o sentido quando diz em tendencias e observações de artistas conceituados. Arte é genialidade e prazer, não é copia nem muito menos chatice.

Agora aproveitando o tópico e pedindo licença ao Lumi, um conselho pra vc. Se vc não quer que seus posts sejam mal interpretados relia-os VOCÊ 10 vezes antes de postar. Seu post foi presunçoso e tendencioso, embora ninguem tenha interpretado ele dessa forma ele o foi.

Ah sim, e mangá é tão tendencioso quanto qualquer outro tipo de desenho cara, muita da tecnica usada hj por grandes empresas são tiradas de lá, e se vc nega que Ozama Tesuka (só pra citar um) não é um grande artista vc é cego! Se quer citar grandes artistas ocidentais ótimo, mas faço o mesmo com os grandes orientais.

:b

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Agnelo em 22 Nov 2007, 13:47

Letthull escreveu:Com essa história de ignorar os clássicos, seguir por mim mesmo, e sonhar em ser um grande.


Leetthull, tem um grande equívoco teu nesse post, e que está causando confusão:

Onde foi que o Lumine disse que queria ser um dos grandes?

Foi aqui que tu se perdeu, concordo que se o cara quisesse ser um artista, como é o teu caso, os conselhos que tu deixaste tem fundamento, mas o rapaz só quer umas dicas pra fazer arte conceitual das histórias dele.

Já que a pretensão dele é outra, acho que, os conselhos também devem ser outros.




PS: Tenho acompanhado o tópico desde que ele foi aberto, em geral não posto nada por achar que não posso acrescentar muito...

Mas já que postei aqui não custa dizer: Lumine o caminho é esse mesmo, parabéns. :victory:

O traço está melhorando bastante, e o visual dos teus personagens está evoluindo também, fiquei curioso pra conhecer as histórias por trás deles.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 21:04

cigano escreveu:Bicho eu ate entendo o que vc ta falando, mas pra não desvirtuar muito do tópico tu tá negligenciando MUITA coisa. Vc ta coberto de razão em muito do que disse, mas perde todo o sentido quando diz em tendencias e observações de artistas conceituados. Arte é genialidade e prazer, não é copia nem muito menos chatice.


Eu não falei pra apenas SÓ COPIAR. Disse que isso é MUITO importante, apenas. Copiar tudo ao redor, traz uma evolução ao traço infinitas vezes maior que a prática da própria mente. E não é só copiar. Se quiser criar, usar outras imagens e desenhos como referência também é bom. Quando falei mal de CLAMP, disse sim mal, primeiro porque detesto-as (não apenas pelo traço, mas pelas histórias), segundo porque elas, com toda certeza, aprenderam a desenhar dessa mesma maneira.
Masakazu Katsura, por exemplo, autor de Video Girl AI (que eu gosto bastante), aprendeu a desenhar mulheres quando esteve internado num hospital. Desenhando as enfermeiras, ele progrediu ao nível absurdo que ele tem hoje.

cigano escreveu:Agora aproveitando o tópico e pedindo licença ao Lumi, um conselho pra vc. Se vc não quer que seus posts sejam mal interpretados relia-os VOCÊ 10 vezes antes de postar. Seu post foi presunçoso e tendencioso, embora ninguem tenha interpretado ele dessa forma ele o foi.


É uma ótima lição. Realmente reler o que eu escrevo vai me ajudar e muito.
Talvez pelo modo como eu encare a vida, e professores e mestre que tive, devo ter adquirido certa insensibilidade.

cigano escreveu:Ah sim, e mangá é tão tendencioso quanto qualquer outro tipo de desenho cara, muita da tecnica usada hj por grandes empresas são tiradas de lá, e se vc nega que Ozama Tesuka (só pra citar um) não é um grande artista vc é cego! Se quer citar grandes artistas ocidentais ótimo, mas faço o mesmo com os grandes orientais.


Como poderia eu dizer que o criador de um estilo, hoje copiado arduamente por ocidentais, não é um grande desenhista?
Posso citar outros grandes nomes orientais:
- Tsutomo Nihei, que fez Blame!, Noise, e outros mangás em um ambiente criado por ele, com um estilo ultra-futurista, em cenários cheios de desesperança e solidão.
- Akira Toriyama, que pra quem gosta de porradaria generalizada, como eu, foi decisivo no conceito de luta extrema. Por mais que ele não desenhe tão bem certas coisas, e possua diversas manias que não abre mão, seus veículos são ABSURDAMENTE bem feitos.
- Eiichiro Oda, que não só faz o mangá do qual eu mais gosto atualmente (One Piece), como mostrou que mangá não precisa seguir apenas uma tendência. O traço dele e sua evolução durante a série, mostra como um desenhista de mangá pode ser extremamente original e cativante, ignorando qualquer proporção/realismo, mas sem se tornar incompreensível e surreal. Porém, eu já vi imagens dele, antes de se tornar famoso, realistas.
Muitas das quais copiadas/inspiradas em fotos.
Hoje ele faz qualquer personagem que lhe veia à mente, mas com certeza, de tanto copiar, ele assimilou tais traços e feições, facilitando e muito sua criação.

Onde foi que o Lumine disse que queria ser um dos grandes?

Foi aqui que tu se perdeu, concordo que se o cara quisesse ser um artista, como é o teu caso, os conselhos que tu deixaste tem fundamento, mas o rapaz só quer umas dicas pra fazer arte conceitual das histórias dele.


Ah é? Não li ele falar disso...
Bom... então deixa tudo pra lá. :b
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Magyar em 23 Nov 2007, 09:43

Aowa!

É Letthull, você está com um problema de interpretação. Vou dizer que eu já tive esse problema, e ainda tenho as vezes. O que fiz para melhorar foi sempre reler meus posts pelo menos 3 vezes antes de postar e sempre vendo se passo alguma idéia errada (quando tenho tempo). Ajuda e muito. :aham:

Claro, reler o post dos outros também é uma boa. As vezes da até para zoar os duplos sentidos dos posts :bwaha: .

Mas então, não vamos criar uma discussão do que alguém deve ou não fazer para ser um mestre (Pókemon! oops, não resisti :ops: ). Se quiserem criem um outro tópico, deixem esse para o Lumine postar os desenhos dele e agente tacar pedra, muito melhor :bwaha: . A não ser claro que o Lumine prefire chutar o pau da barraca.

Na dúvida esperemos o veredicto del Lumine.
(Bate a marreta atômica de plástico do Chapolim na mesa).

Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Nov 2007, 07:59

Veredito?
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Os desenhos serão postados com um aumento de 40% do orçamento total! E quem disse que eu não quero ser o melhor? Eu já o melhor dos meus amigos em termos de criatividade (mesmo porque eu não sou muito, sabe, restrito / são), então é fácil criar...

Agora, passar isso pro papel é que são elas. :twisted:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor cigano em 29 Nov 2007, 12:31

Isso é não ser restrito!

SPOILER: EXIBIR
Imagem


[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Letthull em 30 Nov 2007, 16:54

Realmente, isso é ser pornográfico!!! :victory:
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Dez 2007, 12:05

Imagem

Take it like a bitch, then. :ops:

Quer dizer, um desenho novo. ;)

[/Edit]

Whops, um desenho e um rascunho meio... suspeito. XD

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor cigano em 02 Dez 2007, 12:44

Agora deu uma estacionada. Tira um scan do processo todo e coloca ae, vamos ver como vc ta fazendo essa cagada, ops, digo, obra de arte!

:roll:

Mas no geral fica aquela dica de antes, faça esboços e mais esboços, assim por alto é o que acho ser o caminho. Só vendo o processo agente vai poder dar uma dica mais especifica.

No entanto o trabalho final tá bom meu velho, muito melhor do que psedo profissionais que eu vejo por ae.

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

La Artche del Lumine, Versão 0.05687238 (Beta)

Mensagempor AKImeru em 02 Dez 2007, 13:32

O primeiro eu gostei.

O segundo...Eu sei lá.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

AnteriorPróximo

Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron