Técnicas para colorir

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Técnicas para colorir

Mensagempor Dahak em 16 Out 2007, 22:37

Estava aqui pensando com meus botões e me lembrei que pintar, colorir e derivados pode ser a diferença entre um desenho lindo e um desenho ordinário.

Vocês que são bons na coisa poderiam dar umas dicas de como fazer tal suplício, lol. Tanto digitalmente quanto com lápis, tinta, giz e etc (que é a forma que mais me interessa ^^").

A única dica que me lembro é pintar tudo em uma mesma direção...


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Técnicas para colorir

Mensagempor Lady Draconnasti em 16 Out 2007, 22:47

Digitalmente

Imagem

Lineart, pintura chapada, depois luz e sombra (e algum ajuste, se for o caso), e firulas para dizer que é a finalização.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Técnicas para colorir

Mensagempor Dahak em 17 Out 2007, 01:53

Alguma dica pra fazer isso no lápis?
XD

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Técnicas para colorir

Mensagempor Lady Draconnasti em 17 Out 2007, 02:02

Sim.

Comece pintando com pouca força no punho. Não precisa haver grandes preocupações com luz e sombra (NÃO MUITA) nessa etapa.

Depois de pintado, você, com um pouco mais de força, faz as sombras. Se feito corretamente, irá produzir efeito de profundidade.

Pra efeitos mais claros, você tem que saber usar a borracha. Dê preferência àquelas com refil ou em forma de lápis, mas sempre tendo em mente a qualidade do material;

Quando terminar essa parte, e SE quizer enfeitar mais, misture tons de cores parecidos para melhorar os efeitos.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Técnicas para colorir

Mensagempor Letthull em 17 Out 2007, 03:04

Não gosto de pintar com lápis. Acho muito chato, e pra ter um resultado realmente satisfatório, o lápis tem que ser guache (digo isso do meu gosto, já vi outros desenhos muito bons de lápis de cor comum, que muita gente elogia e fala muito bem, mas prefiro guache).

Agora, em pintura com pincel, eu acho que aquarela arrebenta. Mas é complexo dizer o "melhor". Porque acrílica bem trabalhada, fica absurdamente bom (ver o post no tépico de Imagens Inspiradores. Mas eu também adoro pinturas o óleo. Artistas como Brom, Boris Vallejo e o Todd Lockwood me deixam pirado, de tão bons que são (O Boris eu gosto, mas também não taaanto assim).
Já aerógrafo, bem, eu gosto, mas é muito raro. O único artista que eu gosto e acho estiloso é o Simon Bisley, que criou o desing do Lobo (personagem da DC, albino, olhos vermelhos, rockeirão, o MAIORAL) moderno.

Mas é aquela história... Tem nos dois links de dicas que eu postei, do Todd Lockwood e do H.R. GIger: antes de pintar... desenhe a lápis, ou caneta, o importante é ficar exímio no preto e branco, pra depois partir pras cores. E pra ficar bom em desenho, só tem uma solução, PRATICAR!!!
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

Técnicas para colorir

Mensagempor Lady Draconnasti em 17 Out 2007, 06:32

Bingo!
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Técnicas para colorir

Mensagempor Irish Carbon em 17 Out 2007, 12:46

E no pc?

Eu costumo vetorizar e colorir (na ferramenta Colorir do GIMP), ou vetorizar, selecionar e pintar com balde numa camada em dividir (não lembro se era dividir ou outro modo).

http://fizingar.deviantart.com/art/Colo ... k-44356559
O desenho é do meu amigo. Mas as cores são minhas _\,,/
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Técnicas para colorir

Mensagempor Lady Draconnasti em 20 Out 2007, 19:11

Gostei da mensagem no desenho...
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Técnicas para colorir

Mensagempor Salver Mãoleve em 26 Out 2007, 18:18

Bem, eu só sei colorir bem usando o Photoshop. Também sei colori com lápis de cor, mas não sai tão beeeeem...

Quando se trabalha com o PS, uma dica boa aos navegantes de primeira viajem é saberem usar as camadas, pois com elas você trabalha cada cor separadamente. Agora vai um mini mini mini mini tutorial meu:

Trabalho cada cor do desenho numa camada separada, passo um tempão criando um monte de camadas para cada parte do desenho, logo então eu começo a trabalhar uma por uma. Para as sombras uso a ferramenta Superexposição(a mãozinha), depois que faço as sombras com o formato de pincel em cada camada mudo a mesma ferramenta para Subexposição, ai faço o brilho dos mesmos locais.

É uma técnica simples, boa pra quando está aprendendo. Outro ponto forte é saber usar os efeitos de filtros e mesclagem nas camadas, possibilitando infinitos efeitos.

Acho que isso é tudo, não é nada abalador, mas já ajuda um pouco. :victory:
Encontro de dois algozes...
Imagem
visitem http://www.emanuelbraga.deviantart.com
Avatar do usuário
Salver Mãoleve
 
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Set 2007, 09:46
Localização: Tefé/AM


Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

cron