Kear aprendendo a desenhar...

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 04 Jul 2010, 17:49

...Ou tentando =P.

Bom, eu já tive um outro tópico com desenhos, mas como eu tirei todas as minhas imagens do DeviantART não tem mais nada a ser visto lá. Eu podia dar continuídade por lá mas achei que seria melhor recomeçar, ao menos assim chamaria um pouco mais de atenção e o povo pensaria "OMFG floodãoz0r criando tópico novo ao invés de continuar o antigo vou ver o tópico agora pra falar mal" ao invés de "OMFG ele atualizou o tópico dele...Grande bosta flws".

Como o nome do tópico sugere, isso aqui vai ter mais exercícios e esboços do que pseudo-tentativas de fazer algo finalizado, a minha idéia é postar pelo menos alguma coisa todo fucking dia. Em outro lugar eu vou postar só as coisas menos piores de cada semana, então se vocês tiverem preguiça de seguir por aqui diariamente, dêm um pulo por lá.

SPOILER: EXIBIR
Eu sei que lá é um fórum de desenho e aqui é um fórum de RPG, e que pela lógica eu deveria estar postando diariamente por lá e semanalmente por aqui. Mas acredito que a tag de spoiler vai deixar mais fácil de navegar litros de desenhos por aqui do que por lá.

De qualquer forma, se alguém chiar, eu passo a fazer diariamente por lá e semanalmente por aqui ou something liek.


So...

Os três esboços abaixo são baseados nesse exercício.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Imagem


E esse aqui era pra ser baseado nesse tutorial mas eu caguei tudo :macaco:.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


E até amanhã (se não matarem o tópico antes :bwaha: ).
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Lady Draconnasti em 05 Jul 2010, 00:15

Tá precisando praticar mãos.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Léderon em 05 Jul 2010, 08:15

Kear, o primeiro exercício você fez igualzinho tá escrito no tutorial? Com os desenhos rápidos e etc?

Porque se for, para esboços de 2, 5 e 15 minutos, você tá muito bom em observação. As formas gerais e proporções estão corretas, apenas meio tortas em alguns pontos, como a posição da cabeça no primeiro, o braço esquerdo no segundo e a perna direita, no terceiro. Preocupe-se com isso, por enquanto: proporção.

Uma dica que é legal é não se preocupar em desenhar as coisas, e sim em desenhar as formas. Se você pensar que está desenhando, suponhamos, um braço, naturalmente vai começar a corrigir as formas de acordo com os braços que você conhece e que estão na sua memória visual. Assim, quando for fazer um braço, não pense nele como parte do corpo, e sim como em forma: um retângulo com lados curvos, ou um cilindro com as pontas diferentes; assim fica mais fácil de sair certo, por incrível que pareça.

Depois de um tempo, o esquema de como desenhar um braço fica na sua cabeça, não como desenho, mas como método, e logo consegue desenhar ele em praticamente qualquer posição.

Quanto ao segundo tutorial, tá no caminho certo. Esse tipo de pintura é praticar, praticar e praticar. Vai ver que logo consegue fazer coisas mágickas pintando assim. :haha:

(Aliás, eu pus a tag certa na sua última imagem, que tava sem xD)
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 06 Jul 2010, 19:56

@Nasti:
Hai, sensei! *vai treinar mãos*

@Led:
Yep, 2, 5 e 15 minutos. Esses que eu tô postando são sempre os de 15 minutos (os de 2 e 5 tem muitos erros).

---

Bom, ontem eu não postei porque minha internet não existiu ontem, fiz umas coisinhas podres na Tablet, entretanto. São um exercício do "Having Fun with a Pencil" do Andrew Loomis, aonde tem umas fotos dum manequim articulado e ele pede pra você "construir" (e não "copiar"), aconselhando também que o leitor coloque um pouco mais de movimento na parte dos ombros.

De ontem:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Imagem


Vou ficar devendo as coisas de hoje porque passei a tarde inteira fazendo faxina e estudando, não saiu nada na Tablet, mas fiz uns treinos de proporção e mãos no papel e devo escanear quando...Huh, quando eu conseguir D:

Amanhã volto com a programação normal.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Aluriel de Laurants em 06 Jul 2010, 21:06

Gosto da maneira com a qual você lida com o movimento, é interessante, tem como vc uns com mais "carne"só pra ter uma idéia.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 10 Jul 2010, 15:15

@Aluriel:
Meu movimento só fica bom com "blocos", se eu colocar mais carne ele acaba se perdendo, e meu traço é muito animélico/mangá e muito morto, é o que eu estou tentando aprimorar agora...Vou ver se faço algo pra você ver.

---

Enfim, coisas de ontem e antes de ontem que eu não tive como postar antes.

(Muito) Mais Loomis:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Uma tentativa de pintar um olho:
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Um desenho da minha mão que eu fiz ontem de noite...A luz tava apagada, então a unica fonte de luz era o monitor do PC, e eu acabei perdendo detalhes por conta disso...(E ficou uma bosta :p)
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Por fim, mais um daqueles desenhos de 15 minutos...Esse aqui eu achei MUITO dificil, não conseguia encontrar a coluna na modelo, perdi toda a proporção, o traço saiu muito rabiscado e muito forte por conta da frustração =P.
SPOILER: EXIBIR
Imagem

A referencia que eu usei foi essa aqui.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Léderon em 10 Jul 2010, 15:24

Você está melhorando. Os bonecos estão com movimento, ainda que com errinhos de proporção.

E olha que legal: desenhar a própria mão é uma das coisas mais difíceis que existem. E você foi muito bem. :P
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Lady Draconnasti em 12 Jul 2010, 14:40

Aquela tentativa de pintar um olho daquela forma ficou muito boa. Deixe-a guardada por uns dias, depois faça uma cópia de backup e tente ir refinando-a até chegar ao ponto que você quer.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 20 Jul 2010, 01:49

Okay, não vou mencionar todos os fatores que me impediram de postar até agora porque a maioria deles é secundário em relação à minha vagabundice/vicio por Street Fighter.

Outro gesture:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Ultimamente eu tenho notado que eu nunca consigo terminar o desenho de 2 minutos, e que o de 15 minutos eu sempre termino com tempo de sobra, as vezes tempo até demais; mas nunca consigo ver se tem algo errado e corrigir na hora...Curiosamente, logo depois de acabar o tempo os erros começam a parecer bem óbvios pra mim...
Essa daí eu tentei colocar um pouco de sombra em grayscale, mas ficou meio bizarrão X.x


Essa aqui é baseada no método do Villpu, a idéia é usar linhas que dêm sensação de movimento e guiem o observador pelo desenho; o desenho geralmente é feito em 10~15 minutos, mas dá a sensação de ser feito muito mais rápido e tem muito movimento (algo assim), o problema é que a minha tentativa parece mais uma pseudo múmia do que um esboço x.x
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Outra tentativa de pintar um olho, dessa vez eu corri atrás de uns tutoriais, mas ainda estou sofrendo pra fazer a sombrancelha e a iris.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


E uma comparação entre o ultimo olho que eu fiz e esse de agora.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Espero conseguir postar mais coisas amanhã, Cheers.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 21 Jul 2010, 17:34

Um pouco mais de FAIL pra vocês.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem


Pra não ficar só na do gesture-vilppu-loomis-gesture-vilppu-loomis vou ver se trago algo diferente amanhã.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 23 Jul 2010, 21:34

Gestures:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem


Agora, outro estudo de mãos, dessa vez do livro Drawing Heads and Hands do Andrew Loomis; o desenho da esquerda é a cópia de uma ilustração do livro, o da direita é uma tentativa de fazer uma "mão em blocos" olhando minha própria mão.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


E mais um (pseudo) estudo de mãos, eu tentei fazer um desenho de observação e depois achar os ossos(vermelho) e musculos(azul) da mão, mas não deu muito certo >.<
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor mortolani em 26 Jul 2010, 00:17

Tá indo muito bem... gostei bastante da mão em blocos.

Se você for de São Paulo, como eu, tem vários lugares com sessões abertas gratuitas de modelo vivo. Tanto nu quanto com roupa. Eu costumo a fazer, ainda tou aprendendo. Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompéia...

Ouvi falar que tem um site com fotos de pessoas posando e vc seleciona a quantidade de minutos por pose e o computador exibe a foto durante o tempo definido. Tou buscando exercícios para desenhar usando a tablet, se puder me dar uma sugestão de onde achar... Prefiro fazer exercícios que simulem sessões de modelo vivo... Não vou deixar de fazer as sessões presenciais, usando os materiais tradicionais, mas queria treinar mais desenhar com a tablet.
Avatar do usuário
mortolani
 
Mensagens: 252
Registrado em: 25 Out 2007, 00:01

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 26 Jul 2010, 09:46

@mortolani:

Atualmente eu uso o posemaniacs e o Character Designs pra achar poses. Eu também uso um programa chamado ClocX como despertador, pra poder marcar o tempo das seções e tal.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor Kear em 28 Jul 2010, 22:43

Estudo de cabeças~crânios:
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Gesture Drawing:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Isso aqui era pra ter sido uma "Master Copie", essencialmente é um desenho de observação baseado em alguma pintura de algum cada fódão...No meu caso, eu acabei me arriscando a tentar pintar e ficou uma porcaria:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Kear aprendendo a desenhar...

Mensagempor mortolani em 05 Ago 2010, 05:36

Legal...
Quais são suas referências para Gesture Drawing?
E você sabe se esse termo tem tradução para o português?
Avatar do usuário
mortolani
 
Mensagens: 252
Registrado em: 25 Out 2007, 00:01

Próximo

Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron