Em uma recente conversa via msn com um colega da spell, ficou um pouco evidente o quanto para algumas pessoas é difícil lidar com alguns aspectos "reais" dos mundos de fantasia, especialmente a distância entre as maiores cidades, o formato e a área das cordilheiras, florestas e oceanos, as dimensões de uma ilha com relação à realidade, etc. A dificuldade que essa pessoa expressou motivou-me a falar um pouco sobre o assunto, e é o que eu pretendo fazer aqui.
Para quem não sabe (infiéis!!!) eu sou estudante de Geologia na ufmg, e mapas são uma parte fundamental no trabalho de qualquer geólogo. Portanto, falarei daquilo que conheço (ou deveria conhecer...) e que pode ser útil àqueles que tem essa dificuldade.
A primeira coisa que você precisa fazer quando começa a elaborar um mapa é: não tente definir tudo o que você precisa definir. Tente fazer um panorama de clichês: um rio principal, uma cidade que é uma referência (talvez uma metrópole próxima ao rio), um local ameaçador (masmorra, covil de monstro, pântano maldito, etc), e o que mais você achar necessário. Até agora, perceba, não falei nada sobre distâncias em si, apenas sobre aquelas coisas que existem... um passo de cada vez.
Quando o seu mapa já tiver a cidade, o rio, o local ameaçador e talvez dois ou três outros detalhes que você queira colocar, segure-o em uma mão e estique o braço. Observe-o à distância de um braço, e tente analisar todo o conjunto, não só uma parte ou outra. Tente imaginar-se como uma pessoa que vive naquela cidade... por exemplo, um camponês que pesca no rio toda manhã e que, à tarde, volta para casa, quando o sol poente faz com que aquele "local ameaçador" ganhe contornos sinistros e sombras alongadas... nesse pequeno exercício, você acabou de "definir" algumas coisas que talvez não tenha definido anteriormente: para que lado o rio flui, onde o sol nasce, etc. Esses detalhes tem de fazer parte do mapa e da imaginação da pessoa que o compõe. Talvez seja uma boa hora para marcar os pontos cardeais, bem como o local mais elevado (onde nasce o rio) e o local menos elevado (para onde ele escoa).
Em Geologia, acredite ou não, fazemos mapas a partir desse tipo de dado: contornos do relevo, diferenciais de erosão, etc. Daí é que partimos para a análise das estruturas das rochas e de como estão relacionadas.
Em um segundo momento, com seu mapa ainda simplificado, pense na aventura na qual você utilizará esse mapa... os personagens começarão na cidade e irão para o "local ameaçador", ou o contrário? De qualquer forma, quanto tempo você espera que eles levem para isso? Veja bem, esse tipo de coisa o mestre tem de definir. Tendo o dia 24 horas, sendo 8 dedicadas ao descanso, outras 4 dedicadas às refeições, teremos então 12 horas de viagem propriamente ditas, aproximadamente... sabe-se que um ser humano caminha, aproximadamente, a uma velocidade de 7 Km/h (faça você mesmo as contas... mais precisamente, a velocidade é de 7,2 Km/h). Claro, supondo um terreno plano, pavimentado, seguro, etc. Supondo que a viagem da cidade à "masmorra" ocorra nessas condições, os personagens teriam que caminhar por quanto tempo? Um dia, dois, três...? Mantenhamos em um dia. Então, sendo 12 horas de caminhada (talvez com algumas horas de cavalgada), por uma estrada plana, em em boas condições, etc... teremos uma distância percorrida de 7 x 12 = 84 Km, que você pode muito bem arredondar para 100Km, para facilitar as contas (uma hora ou duas a cavalo podem aumentar a velocidade para 10 ou 15 Km/h sem muito esforço).
Agora, vem a parte mais importante: meça a distância entre a cidade e o "local de perigo". Deu o quê, 10 centímetros em linha reta? Então essa distância no mapa (10cm) equivale a 100Km no "mundo real"... assim, 1cm = 10Km. A ideia aqui é, novamente, simplificar... se a distância deu 8cm, imagine que a estrada tem algumas voltas, e que na verdade, se fosse em linha reta, teríamos 80Km a se percorrer... novamente, sua escala é de 1cm = 10km. Tente manter as coisas fáceis para você, pois tudo deve ser muito intuitivo para o mestre: idealmente, ele nem deve precisar pensar 10 segundos antes de responder a uma pergunta do tipo "quanto tempo eu levo daqui até aqui?".
Agora, pensemos no restante do mapa... há uma cidade próxima? Digamos, a dois dias de viagem ou menos? Como representá-la? Bom, você pode seguir a mesma fórmula: decidindo-se que toda a área é de planícies/colinas suaves, você pode muito bem dizer que 10cm = 100Km = 1 dia de viagem. Facilita em muito a vida das pessoas envolvidas no jogo... mas até onde essa grande pradaria pode chegar? Planícies realmente extensas são raras no mundo real. Digamos então que ela tenha 1000Km em sua maior dimensão, e uma largura de 200 Km (dá um mapa de 100 cm por 20 cm, ou três folhas A4 coladas no sentido do comprimento). Com esse formato, ela pode ser um vale entre dois platôs suaves, ou uma faixa de litoral bordeada por mares de morros, ou uma península que é totalmente alagada na época das cheias, ou uma faixa de terras protegidas por diques, ou...
A ideia aqui é facilitar a sua vida, nunca complicar. Se você acha que começar com um mapa de 3 folhas de A4 coladas é um pouco demais, mude a escala e pronto! ao invés de 10cm = 100Km... que tal 1cm = 100Km? Ou seja... toda a região dessa pradaria caberia em um mapa de 10cm x 2 cm, seria portanto apenas um detalhe em um grande mapa regional. Hm, reduziu-se demais? Tente 1 cm = 50 Km... o mapa fica no formato 20cm x 4cm. Novamente, mantenha tudo simples, as dimensões por exemplo, e você poderá fazer essas contas tranquilamente.
Por enquanto, é só. A melhor maneira de continuar o assunto é se os interessados começarem, cada um, a fazer seu mapa e postá-lo aqui... ou descrevê-lo, etc. Daí eu dou uma força com o restante da parada.
E!