[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 00:18

Em uma recente conversa via msn com um colega da spell, ficou um pouco evidente o quanto para algumas pessoas é difícil lidar com alguns aspectos "reais" dos mundos de fantasia, especialmente a distância entre as maiores cidades, o formato e a área das cordilheiras, florestas e oceanos, as dimensões de uma ilha com relação à realidade, etc. A dificuldade que essa pessoa expressou motivou-me a falar um pouco sobre o assunto, e é o que eu pretendo fazer aqui.

Para quem não sabe (infiéis!!!) eu sou estudante de Geologia na ufmg, e mapas são uma parte fundamental no trabalho de qualquer geólogo. Portanto, falarei daquilo que conheço (ou deveria conhecer...) e que pode ser útil àqueles que tem essa dificuldade.

A primeira coisa que você precisa fazer quando começa a elaborar um mapa é: não tente definir tudo o que você precisa definir. Tente fazer um panorama de clichês: um rio principal, uma cidade que é uma referência (talvez uma metrópole próxima ao rio), um local ameaçador (masmorra, covil de monstro, pântano maldito, etc), e o que mais você achar necessário. Até agora, perceba, não falei nada sobre distâncias em si, apenas sobre aquelas coisas que existem... um passo de cada vez.

Quando o seu mapa já tiver a cidade, o rio, o local ameaçador e talvez dois ou três outros detalhes que você queira colocar, segure-o em uma mão e estique o braço. Observe-o à distância de um braço, e tente analisar todo o conjunto, não só uma parte ou outra. Tente imaginar-se como uma pessoa que vive naquela cidade... por exemplo, um camponês que pesca no rio toda manhã e que, à tarde, volta para casa, quando o sol poente faz com que aquele "local ameaçador" ganhe contornos sinistros e sombras alongadas... nesse pequeno exercício, você acabou de "definir" algumas coisas que talvez não tenha definido anteriormente: para que lado o rio flui, onde o sol nasce, etc. Esses detalhes tem de fazer parte do mapa e da imaginação da pessoa que o compõe. Talvez seja uma boa hora para marcar os pontos cardeais, bem como o local mais elevado (onde nasce o rio) e o local menos elevado (para onde ele escoa).

Em Geologia, acredite ou não, fazemos mapas a partir desse tipo de dado: contornos do relevo, diferenciais de erosão, etc. Daí é que partimos para a análise das estruturas das rochas e de como estão relacionadas.

Em um segundo momento, com seu mapa ainda simplificado, pense na aventura na qual você utilizará esse mapa... os personagens começarão na cidade e irão para o "local ameaçador", ou o contrário? De qualquer forma, quanto tempo você espera que eles levem para isso? Veja bem, esse tipo de coisa o mestre tem de definir. Tendo o dia 24 horas, sendo 8 dedicadas ao descanso, outras 4 dedicadas às refeições, teremos então 12 horas de viagem propriamente ditas, aproximadamente... sabe-se que um ser humano caminha, aproximadamente, a uma velocidade de 7 Km/h (faça você mesmo as contas... mais precisamente, a velocidade é de 7,2 Km/h). Claro, supondo um terreno plano, pavimentado, seguro, etc. Supondo que a viagem da cidade à "masmorra" ocorra nessas condições, os personagens teriam que caminhar por quanto tempo? Um dia, dois, três...? Mantenhamos em um dia. Então, sendo 12 horas de caminhada (talvez com algumas horas de cavalgada), por uma estrada plana, em em boas condições, etc... teremos uma distância percorrida de 7 x 12 = 84 Km, que você pode muito bem arredondar para 100Km, para facilitar as contas (uma hora ou duas a cavalo podem aumentar a velocidade para 10 ou 15 Km/h sem muito esforço).

Agora, vem a parte mais importante: meça a distância entre a cidade e o "local de perigo". Deu o quê, 10 centímetros em linha reta? Então essa distância no mapa (10cm) equivale a 100Km no "mundo real"... assim, 1cm = 10Km. A ideia aqui é, novamente, simplificar... se a distância deu 8cm, imagine que a estrada tem algumas voltas, e que na verdade, se fosse em linha reta, teríamos 80Km a se percorrer... novamente, sua escala é de 1cm = 10km. Tente manter as coisas fáceis para você, pois tudo deve ser muito intuitivo para o mestre: idealmente, ele nem deve precisar pensar 10 segundos antes de responder a uma pergunta do tipo "quanto tempo eu levo daqui até aqui?".

Agora, pensemos no restante do mapa... há uma cidade próxima? Digamos, a dois dias de viagem ou menos? Como representá-la? Bom, você pode seguir a mesma fórmula: decidindo-se que toda a área é de planícies/colinas suaves, você pode muito bem dizer que 10cm = 100Km = 1 dia de viagem. Facilita em muito a vida das pessoas envolvidas no jogo... mas até onde essa grande pradaria pode chegar? Planícies realmente extensas são raras no mundo real. Digamos então que ela tenha 1000Km em sua maior dimensão, e uma largura de 200 Km (dá um mapa de 100 cm por 20 cm, ou três folhas A4 coladas no sentido do comprimento). Com esse formato, ela pode ser um vale entre dois platôs suaves, ou uma faixa de litoral bordeada por mares de morros, ou uma península que é totalmente alagada na época das cheias, ou uma faixa de terras protegidas por diques, ou...

A ideia aqui é facilitar a sua vida, nunca complicar. Se você acha que começar com um mapa de 3 folhas de A4 coladas é um pouco demais, mude a escala e pronto! ao invés de 10cm = 100Km... que tal 1cm = 100Km? Ou seja... toda a região dessa pradaria caberia em um mapa de 10cm x 2 cm, seria portanto apenas um detalhe em um grande mapa regional. Hm, reduziu-se demais? Tente 1 cm = 50 Km... o mapa fica no formato 20cm x 4cm. Novamente, mantenha tudo simples, as dimensões por exemplo, e você poderá fazer essas contas tranquilamente.

Por enquanto, é só. A melhor maneira de continuar o assunto é se os interessados começarem, cada um, a fazer seu mapa e postá-lo aqui... ou descrevê-lo, etc. Daí eu dou uma força com o restante da parada.

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Abr 2009, 12:42

É bem legal sua idéia para mapas verossímeis, ajudam a dar um feeling melhor e mais coerencia na mesa, depois dessa só preciso de um tutorial do mira pra fazer mapas e ser feliz.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 13:16

Powha, fui tão eficiente assim? A intenção era começar uma discussão, e não esgotar o assunto!

Tenho de tomar cuidado... isso não pode acontecer de novo... :cthulhu:

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Corvo da Tempestade em 18 Abr 2009, 21:43

Ótimo...uma dúvida, como fazer vários mapas (político, geográfico,etc) sem errar nas proporções (ou na geografia) do mundo, ou usar mapas mais detalhados (ex: fazer um "mapa mundi" e um mais "regional") ?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 22:02

Corvo,

Não entendi bem a sua dúvida... acredito que a sua dificuldade seja fazer várias cópias do mesmo mapa na mesma escala, correto?

Se for isso, há duas maneiras simples:

1. faça um mapa básico, daqueles que só tem marcado o litoral, as estradas principais, ou qualquer outra coisa que apenas caracterize os limites da área que você quer mapear. Daí, utilize folhas de papel de seda (ou, melhor ainda, de papel vegetal) e trace o mapa que você quer; cada papel de seda terá um enfoque, e todos estarão no mesmo padrão do mapa original. A vantagem desse método é que, se você quiser mudar o mapa original, pode apagar os papéis de seda (com muuuuuita paciência) e atualizar tudo; a desvantagem é que, se por alguma razão o original não estiver em mãos, você pode ficar apenas com os "overlays", e eles não te ajudarão em muita coisa. Eu uso muito esse método quando ainda estou desenvolvendo regiões, bolando aventuras, etc. E, como eu realmente rabisco muito, erro muito, mudo muito de ideia, eu comprei papel vegetal (um bloco de 50 folhas tamanho A4 custa uns 10 conto); valeu a pena, porque o vegetal é tão resistente quanto o papel normal, daí posso apagar o grafite "infinitas vezes" e refazer o que eu quiser; ah, os mapas tem de permanecer apenas no grafite, nada de colorir, ou você "perde" a reutilização daquela folha;

2. Faça o mesmo mapa básico do item anterior em uma folha A4 e tire várias cópias de xerox dele. Daí, em cada cópia, faça o mapa temático da sua preferência (vegetação, clima, relevo, etc). A vantagem desse método é que cada mapa é completo em si mesmo; a desvantagem é que você não tem muita facilidade em "sobrepor" as informações, uma vez que as folhas não são transparentes. Geralmente eu faço mapas em papel ofício quando pretendo combinar as informações contidas nos mapas em papel vegetal e entregá-los aos personagens... ou quando eu animo de colorir alguma coisa... ou quando eu estou sem papel vegetal.

Eu nunca uso folhas de seda... elas não duram comigo: eu escrevo muito pesado. Mas conheço algumas pessoas que conseguem resultados maravilhosos com elas.

Uma outra maneira (MUITO TRABALHOSA) é quadricular suavemente o mapa básico, e então quadricular também suavemente uma outra folha, e copiar o mapa quadro a quadro... tem de quadricular bem de levezinho, porque depois que você termina a cópia, é aconselhável apagar o quadriculado, senão o mapa fica muito sujo. Como escrever de leve não é comigo...

Para a outra pergunta (mapa mundi, mapa regional, mapa local) a única solução que eu conheço é essa que eu falei, de quadricular os mapas... a diferença é que, agora, você fará quadrados de tamanhos diferentes: no mapa local, faça quadrados de 10 cm; no mapa regional, de 5cm e no mapa mundi, de 1 cm (ou até menos que isso... mapa mundi é uma coisa meio bruta!). Dessa forma, copiando quadrado por quadrado, você consegue reduzir/aumentar as escalas. Mas essa parte demanda prática e uma intuição que só pode ser conseguida com o tempo. Aconselho-te a procurar mapas regionais/mundiais/locais em uma biblioteca (nessas horas, é melhor ter a coisa em mãos, para que você realmente compare duas ou mais retratações da mesma região).

Espero que tenha ajudado... quaisquer dúvidas, é só dizer :)

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Lanzi em 19 Abr 2009, 10:44

Mapas redondos devem ser evitados pelo trabalho que dão?
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 11:07

... o que seria um "mapa redondo", por obséquio?

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Göltork em 19 Abr 2009, 15:20

Eu sempre empaco na criação do meu cenário devido à dificuldade de criar um mapa!

Tenho procurado tópicos como esse que possam me ajudar!

Ponto pra ti! :victory:
Avatar do usuário
Göltork
 
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Mar 2008, 11:32
Localização: Ultima Thule

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Vincer em 19 Abr 2009, 19:28

Provavelmente ele se refere a mapas esféricos, como o nosso.

Eu já desenhei mapas no passado, com mais ou menos relativo sucesso. Mas eu abandonei a prática. Eu quero, e preciso, de versões virtuais deles. Mas nenhum programa que já lidei de fazer mapas me agradou. Alguém pode me dar dicas de como fazer mapas, no pc, de boa qualidade?
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 19 Abr 2009, 20:55

Putz, vocês dizem, tipo, fazer um globo? Sério mesmo? Nunca me aventurei a fazer esse tipo de coisa. Sou estabanado demais, e o lance da mudança frequente de ideia faria com que eu tivesse uma infinidade de bolinhas no quarto...

Mas, agora, pensando no assunto, talvez uma boa ideia seja comprar esferas de isopor em livrarias... aqui em BH nem é difícil de se encontrar... mas eu não teria tanto trabalho com esse tipo de coisa, não: é um exercício para lá de profissional.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Lanzi em 19 Abr 2009, 21:08

Sim, eu tava falando de globos mesmo. Daria mais "realismo". Mas pô...em isopor é feio demais.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Abr 2009, 09:01

Mas é a alternativa mais viável. Outros materiais são caros e/ou difíceis de ser pintados.

Uma coisa que sempre me deixou chateado em mapas é que não consigo preenchê-los de forma interessante. Dão sempre uma sensação de vazio. O que vocês costumam colocar nos mapas além de florestas, montanhas e rios?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 20 Abr 2009, 09:29

Globos: mantenha distância... se não quer usar isopor, compre uma bola dente de leite, pinte-a e faça um globo em cima dela. Novamente, eu mantenho distância desse tipo de coisa. Sério.

Sobre como eliminar os vazios em um mapa... escreva nomes. Certa vez, eu fiz um reino em uma planície... uma extensa planície... e como era de clima gélido, o reino possuía apenas quatro ou cinco cidades. Daí, apesar de não ter sido a intenção inicial, cada uma estava em um canto do mapa (ou nem tanto, mas mesmo assim estavam muito afastadas) e, justamente no centro do mapa, era aquele vazio... porque era uma panície, entende? Não tem de desenhar matas, montanhas, rios, nada disso. O que fazer nessas horas?

A minha primeira ideia foi desenhar animais do gelo, como vormes púrpuras, remorharzes, etc... a planície então seria algo como uma região desolada, infestada por esses monstros, que então atacariam as cidades pertencentes ao reino. Caiu como uma luva: a sobrevivência naquele lugar ártico tinha acabado de ficar mais difícil, e os aventureiros já teriam o que fazer em níveis mais elevados...

O problema é que eu desenho mal demais. De-mais. Meu Remorhaz parece mais uma vassoura sem cabo. O que fazer, então?

Uma outra maneira é desenhar locais de interesse: ruínas antigas, campos de batalha, torres de magos poderosos (cuja locação presume-se, nunca é realmente sabida), enfim essas coisas que podem representar uma ameaça em potencial, e justamente por isso mantêm a civilização afastada (daí as grandes áreas abertas em torno delas).

Mas... já te falei que eu desenho mal demais?

Temos então o recurso de... escrever nos mapas. Há uma tribo de gnolls em algum local próximo? Indique isso escrevendo o nome "gnolls" naquela região do mapa: quando maior o escrito, maior o raio de alcance da tribo... como "meus" gnolls são nômades, eu tive de criar 4 mapas, um para cada estação, indicando a migração deles e de outras raças nômades, bem como a chegada/partida de outras animais (sim, meus grifos, harpias e outros migram, e alguns outros hibernam!). Ficou interessante, porque associado ao calendário da campanha, cada época tem o seu mapa. Mas isso já é uma outra história...

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Batousa em 20 Abr 2009, 10:14

Seria interessante tomar base de medidas como base para a criação?

como por exemplo, pegamos o estado de minas gerais, com todos os seus dados, e criamos um mapa com base nisso (logico que fazendo as devidas modificações principalmente na taxa populacional.) porem podemos manter a dimenção por exemplo so mudando a forma.

é um bom jeito ou nao tem como?
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 20 Abr 2009, 10:33

É um ótimo jeito! Aliás, a maioria dos países europeus não dá "uma minas gerais" de extensão... além disso, o uso desse método permite que você tenha uma ideia muito mais real das distâncias no seu mundo... tomando por exemplo Minas Gerais, o relevo na porção norte/noroeste é muito menos acidentado que na porção nordeste/central/sul. Assim, uma viagem de BH a Paracatu é muito maiscurta que uma de BH para Nanuque, apesar de a distância, em linha reta, ser praticamente a mesma nos dois trajetos. Isso ocorre devido ao relevo.

O problema em se utilizar Minas Gerais, ao meu ver, é a quantidade de municípios: são mais de 800... teríamos de simplificar, talvez embasando-se em uma Minas Gerais mais antiga, do início do século XVIII: então, o Estado de Minas Gerais o Império dos Emboabas seria composto por quatro cidades principais na Serra do Espinhaço Serra do Ouro: São João Del Rey Vicentina, Ouro Preto São Nunes, Mariana São Pascoal e Tiradentes Meritosa. Outras cidades importantes seriam distantes, próximas às fronteiras do reino, e talvez fossem vistas como rivais pelas cidades principais. Essas cidades seriam: Montes Claros Petraxia, Extrema Sauberana, Espinosa Itarrabu e Paracatu Serra da Pedra.

Como você pode ver, o problema aqui nunca é falta de criatividade... é de tempo mesmo :)

EDIT
Citando fontes de interesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconfid%C3%AAncia_Mineira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conspira%C ... %C3%A7unas

E.
Editado pela última vez por Luminus em 20 Abr 2009, 10:39, em um total de 2 vezes.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

Próximo

Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron