[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

[Ponderações] Mapas - Você ainda terá de fazer um...

Mensagempor Luminus em 18 Abr 2009, 00:18

Em uma recente conversa via msn com um colega da spell, ficou um pouco evidente o quanto para algumas pessoas é difícil lidar com alguns aspectos "reais" dos mundos de fantasia, especialmente a distância entre as maiores cidades, o formato e a área das cordilheiras, florestas e oceanos, as dimensões de uma ilha com relação à realidade, etc. A dificuldade que essa pessoa expressou motivou-me a falar um pouco sobre o assunto, e é o que eu pretendo fazer aqui.

Para quem não sabe (infiéis!!!) eu sou estudante de Geologia na ufmg, e mapas são uma parte fundamental no trabalho de qualquer geólogo. Portanto, falarei daquilo que conheço (ou deveria conhecer...) e que pode ser útil àqueles que tem essa dificuldade.

A primeira coisa que você precisa fazer quando começa a elaborar um mapa é: não tente definir tudo o que você precisa definir. Tente fazer um panorama de clichês: um rio principal, uma cidade que é uma referência (talvez uma metrópole próxima ao rio), um local ameaçador (masmorra, covil de monstro, pântano maldito, etc), e o que mais você achar necessário. Até agora, perceba, não falei nada sobre distâncias em si, apenas sobre aquelas coisas que existem... um passo de cada vez.