Por que não se lê poesia?

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Por que não se lê poesia?

Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 13:44

Já pensou em escrever um romance?" A pergunta, em tom levemente depreciativo, é despejada sobre a cabeça do poeta a cada novo livro. A resposta negativa gera no in....terlocutor do poeta uma tosse ou um constrangido balançar de rosto - ainda mais porque aquele que perguntou provavelmente nem leu a obra em questão. O engasgo soa algo como encontrar uma amiga, olhar para seu ventre, cumprimentar pelo bebê que irá nascer e receber de troco a afirmação seca, cruel: não, eu não estou grávida.
Há o julgamento informal de que poesia é perda de tempo. Tendo lançado até agora dois livros, não cheguei ao ponto de receber os pêsames, mas não falta muito para isso. Até porque o poeta é identificado como um defunto comercial e nunca será de bom tom dar as condolências ao próprio falecido. Mas, afinal, por que todo esse preconceito quando o assunto é poesia?

A resposta mais fácil estaria na baixíssima taxa de compra de livros no Brasil. O índice é de 0,8 livro não-didático por habitante/ano. Como ninguém leva um livro pela metade, não se chega a adquirir um volume inteiro, ficando longe de países como os Estados Unidos (sete livros por habitante/ano). Sobrariam para os versos as migalhas. O Prêmio Jabuti de Literatura, o mais importante do país, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, seria outra prova desse desinteresse. Nesse ano, apenas 63 livros foram inscritos na categoria poesia, 40 a menos dos 103 inscritos no ano passado. Nas livrarias, a seção de poesia dorme em algum canto obscuro, longe do alcance da visão dos leitores.

Todos esses dados seriam suficientes para indicar que o brasileiro não gosta de poesia. Será? O curioso é que boa parte das pessoas costuma iniciar-se na literatura por meio da poesia, seja em cartas, seja em cantadas extra-literárias para conquistar alguém. Mas o adolescente que se empenha em comover seu par é o mesmo que acha difícil a interpretação poética. Esse é o paradoxo: os poemas são considerados fáceis de fazer e complicados de ler. Como isso? Para muitos jovens, ainda vigora uma idéia romântica de criação. Poesia é pura inspiração, acessório para colocar em cabeçalhos de agenda. Faz parte do kit básico de sedução, ao lado das flores e do ursinho de pelúcia dado para a namorada.

Esse adolescente é o mesmo que tem horror à obrigatoriedade de ler os chamados poetas clássicos nas aulas de literatura - tudo para conseguir passar no vestibular. Aprende datas, o nome dos movimentos, mas não se inspira na leitura dos autores. O conjunto é resumido nos esquemas das escolas literárias e o texto em si termina relegado a um papel secundário. Toda trajetória de um escritor é abreviada a uma fria questão de vestibular. Sobretudo, o sujeito aprende que todos os bons poetas fazem parte do passado, culminando com a geração modernista de 1922 e uns poucos da primeira metade do século XX. Você já percebeu que não há praticamente nenhum poeta consagrado desde então, conhecido e lido como Drummond ou João Cabral?

Por que poesia virou mercadoria que todo mundo tem para vender mas ninguém quer comprar? Como foi que os leitores perderam o interesse pela poesia? Desconfio que a resposta esteja no fato de que os próprios poetas tenham perdido o interesse pelos leitores. A poesia como um exercício de linguagem, fria, escrita para agradar os professores de semiótica, torna-a cada vez mais distante do interesse dos leitores. Enquanto a poesia narrava uma história, era capaz de ser atraente, compreensível e proporcionar entretenimento, os poetas eram populares. E isso não era sinônimo de sentimentalismo barato, como o ato de despejar emoções no papel sem uma preocupação com a estrutura. O poeta era o equivalente a um músico, que tocava palavras como cordas de um violão.

Não é à toa que foi na melhor MPB que os jovens continuaram procurando versos que não encontram na chamada poesia contemporânea. Fora daí, ela passou a ser encarada de duas formas: a sentimentalista, à base de trocadilhos fracos, ou a acadêmica, difícil, culta, que atende a interesses universitários e não chega aos ouvidos da gente. Para sair desse impasse, talvez seja a hora de os poetas voltarem a contar histórias. É preciso fugir da armadilha que impõe que a boa poesia seja um exercício de linguagem e que qualquer poeta disposto a narrar a vida das pessoas seja etiquetado como menor. Não foi o público de poesia que desapareceu, como querem alguns teóricos da literatura. O que desapareceu foi a poesia em contato com a vida das pessoas. Talvez ela esteja adormecida, esperando que alguém traga de volta o simples prazer de ler um poema.



Fabrício Carpinejar é jornalista e poeta, autor de Terceira Sede e Um Terno de Pássaros ao Sul, ambos pela editora Escrituras.


Texto retirado da revista super interessante, Janeiro de 2002
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Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Ago 2010, 13:47

Já pensou em escrever um romance?
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Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 13:50

hehehe engraçadinho, sim já pensei e estou escrevendo um^^
mas continuo com a poesia

passar bem e boa tarde
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Ago 2010, 13:53

Qual vai ser o tema, iceberg?
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Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 13:56

não... um brasil colonia pós getúlio vargas...
sim, bastante ucronico. \o\
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Mensagempor Léderon em 19 Ago 2010, 13:58

Quase gostei do texto. :hum:

Pior que é uma média que ME atinge. Poemas masturbatórios sobre nada quase nunca me despertam interesse; em compensação, os que contam alguma história, que aproximam o leitor de uma narrativa, me são mais bacanas.
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Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 14:02

vc pegam pesado não? o.õ
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Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Ago 2010, 14:07

Escrever um poema pra dizer que se sabe escrever um poema é uma masturbação mental que afasta potenciais leitores; o hábito da leitura já não é desenvolvido, e parecem que aqueles que são ou pretendem ser poetas fazem tudo possível para afasta-los, talvez para manter uma pequena parcela de leitores.

Elitização da forma acima do conteúdo, talvez.
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Ago 2010, 14:09

Como assim Brasil pós-colônia com Getúlio Vargas? :blink:

Bem, parece um tema interessante, keep cooler. Posta aí uma prévia para nós vermos :victory:
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Mensagempor Léderon em 19 Ago 2010, 14:11

Lumine Miyavi escreveu:Escrever um poema pra dizer que se sabe escrever um poema é uma masturbação mental que afasta potenciais leitores; o hábito da leitura já não é desenvolvido, e parecem que aqueles que são ou pretendem ser poetas fazem tudo possível para afasta-los, talvez para manter uma pequena parcela de leitores.

Elitização da forma acima do conteúdo, talvez.

Pior que é exatamente isso. O quê, aliás, acontece com praticamente toda a arte contemporânea.

E eu tava percebendo que ultimamente eu tenho amado a arte, mas odiado os artistas.
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Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 14:14

Lumine Miyavi escreveu:Escrever um poema pra dizer que se sabe escrever um poema é uma masturbação mental que afasta potenciais leitores; o hábito da leitura já não é desenvolvido, e parecem que aqueles que são ou pretendem ser poetas fazem tudo possível para afasta-los, talvez para manter uma pequena parcela de leitores.

Elitização da forma acima do conteúdo, talvez.


sim, mas vale lembrar que escrever com métrica e ritmo não é mastubarção mental.^^
a poesia ritmada e cadenciada está mais ao gosto popular do que muito da praxys e da concreta.

as pessoas esquecem que escrever um soneto não significa que o cara está escrevendo ele para mostrar que sabe escrever um, é como um cara só esculpir de maneira relista para mostrar que sabe esculpir, nas maiorias das vezes é essa a forma que ele quiz se espressar.

é, misturar o mitológico do brasil colonia com um brasil arruinado por uma guerra...
tem um pouco de franklin cascaes também...
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Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Ago 2010, 14:19

as pessoas esquecem que escrever um soneto não significa que o cara está escrevendo ele para mostrar que sabe escrever um


viewtopic.php?f=25&t=6436
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Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 14:26

cara, isso não tem nada a ver.

estamos defendendo uma técnica que é dada como uma manifestação elitizada e que na verdade não é.

se vc participar de saraus de poesia por exemplo, vais perceber que a realidade é outra.
versos livres medíocres falando de uma poesia inexistente

o que realmente separou a poesia do povo(se vc tiver contato com ele saberá) foi essas correntes mais atuais,(não cito a semana da arte moderna), basicamente uma universitária arrogante que tenta a todo custo ser marginal e que agora tem suas cadeiras nas salas de professores.
se vc estudar história da poesia saberá bem o que me refira quanto á poesia popular, cordelistas por exemplo, repentistas e outros... porque estes são os elitistas arrogantes?
porque o cordel demorou mais a ser aceito como literatura do que a concreta e o verso livre?
entende agora?
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Mensagempor Madrüga em 19 Ago 2010, 14:41

Ninguém lê porque o lirismo é anacrônico. O mundo envelheceu e a poesia não acompanhou.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

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Mensagempor Mirallatos em 19 Ago 2010, 15:05

É verdade, a poesia morreu na meia-noite passada. E ainda assim, continuam ensinado baboseiras na escola. Aliás, a arte tradicional, de uma maneira geral, perdeu terreno. Só serve como base canibalizada pra coisas mais vertiginosas da era industrial. Uma merda.
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