O Porquê Da Métrica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2010, 16:06

Faça um bolo sem receita. Misture ao acaso os ingredientes, coloque pimenta, cal, farinha de trigo, açucar de confeiteiro, cimento e dois ovos para dar liga. Terá um bolo delicioso.


Coma por dois anos o mesmo bolo, sem variar a receita. Veja se ele continua delicioso.

Coma por quatro anos apenas bolo, variando ou não a receita.

A minha sorte é que tudo que está em voga hoje um dia morre, e o cadáver ambulante do modernismo um dia vai pro caixão também.

Espero que você saiba que o modernismo já era, e que pós-modernismo não é modernismo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:06

Léderon escreveu:
Sr.Personna escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Ou pode ser uma crítica, falando que a métrica é uma receita de bolo. Insira as rimas na imagem acima, e tu faz qualquer soneto. Acho que é isso que o Léd argumenta.

Acho.


Faça um bolo sem receita. Misture ao acaso os ingredientes, coloque pimenta, cal, farinha de trigo, açucar de confeiteiro, cimento e dois ovos para dar liga. Terá um bolo delicioso.


E não conseguirá um novo sabor nunca, a menos que mude a receita.


Não acredito que nenhum confeiteiro que se presa começou a fazer bolos perfeitos a partir suas próprias idéias, sem nunca ter seguido as receitas alheias em suas primeiras fornadas.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2010, 16:08

Não acredito que nenhum confeiteiro que se presa começou a fazer bolos perfeitos a partir suas próprias idéias, sem nunca ter seguido as receitas alheias em suas primeiras fornadas.


Destaque para o "primeiras fornadas".

Seguir receitinha de bolo para poesia é interessante, para começar. Mas quando a literatura já evoluiu há anos disso e você continua insistindo na mesma receita, é porque estagnou e nunca aprendeu uma receita nova.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:09

_Virtual_Adept_ escreveu:
Faça um bolo sem receita. Misture ao acaso os ingredientes, coloque pimenta, cal, farinha de trigo, açucar de confeiteiro, cimento e dois ovos para dar liga. Terá um bolo delicioso.


Coma por dois anos o mesmo bolo, sem variar a receita. Veja se ele continua delicioso.

Coma por quatro anos apenas bolo, variando ou não a receita.

A minha sorte é que tudo que está em voga hoje um dia morre, e o cadáver ambulante do modernismo um dia vai pro caixão também.

Espero que você saiba que o modernismo já era, e que pós-modernismo não é modernismo.


Espero que você saiba que simbolismo, romantismo, gregos, romanos, repentistas, cantores de rap, cantores populares e muito mais gente usou e abusou do metro para criar obras maravilhosas que estão na boca das pessoas até hoje.

Mas eu não espero que você conheça o que veio depois do pós-modernismo, que a poesia não vive só desses herdeiros. Sugestão: conheça o trabalho fenomenal do OULIPO.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 08 Set 2010, 16:10

Sr.Personna escreveu:Não acredito que nenhum confeiteiro que se presa começou a fazer bolos perfeitos a partir suas próprias idéias, sem nunca ter seguido as receitas alheias em suas primeiras fornadas.

E de onde veio a primeira receita?

A questão não é IGNORAR as receitas, Personna, é usá-las como base para fazer algo diferente. É o que eu estou tentando dizer, mas parece que estão me entendendo como sendo contrário à métrica/fórmula. Não estou difamando ou jogando fora, o que eu digo é que ela é importante, mas como base, não como produto final.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Set 2010, 16:10

Ahm... um dia alguem invetou uma receita nova.

Aliás, acho que todos os dias tentam receitas novas.

E minha vó faz bolo sem ver a receita. Se ela quer mais liga, toca mais farinha. Massa mais pesada? Taca-lhe ovo.

Isso é muito normal. :putz:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:13

_Virtual_Adept_ escreveu:
Não acredito que nenhum confeiteiro que se presa começou a fazer bolos perfeitos a partir suas próprias idéias, sem nunca ter seguido as receitas alheias em suas primeiras fornadas.


Destaque para o "primeiras fornadas".

Seguir receitinha de bolo para poesia é interessante, para começar. Mas quando a literatura já evoluiu há anos disso e você continua insistindo na mesma receita, é porque estagnou e nunca aprendeu uma receita nova.


Estou falando de pessoas e não de escolas. Qualquer um que comece a escrever hoje ganharia muito se puder ter o suporte da tradição para lhe ajudar nos primeiros passos. Eu que aprendi ao acaso achei tudo mais difícil do que se tivesse aprendido com alguma receita. É muito mais fácil escrever uma trovinha em redondilha que escrever um poema em verso livre. E quando você fica craque nas trovas, escrever verso livre é um deleite ainda maior. Sem contar que é uma liberdade tamanha poder escolher entre escrever com ou sem metro do que ficar preso na ignorância de só saber escrever de uma forma.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 08 Set 2010, 16:14

É por isso que digo, comparações toscas não levam a nada. Gente, é muito simples, não se trata de parnasianismo. Aliás, o que diabo isso tem a ver com os parnasianos? O metro ja existia antes deles.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:16

Léderon escreveu:
Sr.Personna escreveu:Não acredito que nenhum confeiteiro que se presa começou a fazer bolos perfeitos a partir suas próprias idéias, sem nunca ter seguido as receitas alheias em suas primeiras fornadas.

E de onde veio a primeira receita?

A questão não é IGNORAR as receitas, Personna, é usá-las como base para fazer algo diferente. É o que eu estou tentando dizer, mas parece que estão me entendendo como sendo contrário à métrica/fórmula. Não estou difamando ou jogando fora, o que eu digo é que ela é importante, mas como base, não como produto final.


Pensando dessa maneira concordo contigo. As primeiras receitas se fizeram em tentativa e erro. Chegaram a formulas estáveis que foram repassadas não por obrigação mas porque eram boas e úteis. Essa base de farinha e ovo é relativamente estável em todas as receitas o que vem a mais que é a inovação.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2010, 16:16

Espero que você saiba que simbolismo, romantismo, gregos, romanos, repentistas, cantores de rap, cantores populares e muito mais gente usou e abusou do metro para criar obras maravilhosas que estão na boca das pessoas até hoje.

Mas eu não espero que você conheça o que veio depois do pós-modernismo, que a poesia não vive só desses herdeiros. Sugestão: conheça o trabalho fenomenal do OULIPO.

Engraçado que, em momento nenhum, eu disse que a métrica é inútil. Mas que ela é hipervalorizada, ah, isso é.

Estou falando de pessoas e não de escolas. Qualquer um que comece a escrever hoje ganharia muito se puder ter o suporte da tradição para lhe ajudar nos primeiros passos. Eu que aprendi ao acaso achei tudo mais difícil do que se tivesse aprendido com alguma receita. É muito mais fácil escrever uma trovinha em redondilha que escrever um poema em verso livre. E quando você fica craque nas trovas, escrever verso livre é um deleite ainda maior. Sem contar que é uma liberdade tamanha poder escolher entre escrever com ou sem metro do que ficar preso na ignorância de só saber escrever de uma forma.

Tá, e daí? Estou falando contra a estagnação, e não contra a métrica.

Há uma diferença.

É por isso que digo, comparações toscas não levam a nada. Gente, é muito simples, não se trata de parnasianismo. Aliás, o que diabo isso tem a ver com os parnasianos? O metro ja existia antes deles.

Corrija-me se estiver errado, mas não eram os parnasianos que só faziam poema com receitinha?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:18

GoldGreatWyrm escreveu:Ahm... um dia alguem invetou uma receita nova.

Aliás, acho que todos os dias tentam receitas novas.

E minha vó faz bolo sem ver a receita. Se ela quer mais liga, toca mais farinha. Massa mais pesada? Taca-lhe ovo.

Isso é muito normal. :putz:


Eu aposto minha barba que sua avó aprendeu uma receitinha básica farinha-ovo sobre a qual ela varia os demais ingradientes e a quantidade. o metro é isso. Uma base para se criar em cima, uma base sólida e utilíssima.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 08 Set 2010, 16:20

_Virtual_Adept_ escreveu:Corrija-me se estiver errado, mas não eram os parnasianos que só faziam poema com receitinha?


Ah, não necessariamente. Nem todos os poemas parnasianos continham formas pré-estabelecidas. Eles faziam uso do metro, claro, mas há muitos poemas com padrões criados por eles. E a bandeira deles não foi tão somente a forma, mas o tema abordado. Antes deles, essas "formas" ja existiam, convencionadas por muitos poetas. E, gente, alguns escritores clássicos escreveram sem metro.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Set 2010, 16:21

Eu aposto minha barba que sua avó aprendeu uma receitinha básica farinha-ovo sobre a qual ela varia os demais ingradientes e a quantidade. o metro é isso. Uma base para se criar em cima, uma base sólida e utilíssima.

Sim. Que é o que o Léd falou no post dele na pág. 6 :blink:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Agnelo em 08 Set 2010, 16:24

Velho, cês estão faz umas duas páginas discutindo calorosamente num ponto em que vocês concordam.

Isso não é poético?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:26

_Virtual_Adept_ escreveu: Engraçado que, em momento nenhum, eu disse que a métrica é inútil. Mas que ela é hipervalorizada, ah, isso é.


Creio que não se trata de uma hipervalorização mas de uma tentativa de devolver a ela o espaço que lhe foi tirado, o metro foi extremante desvalorizado. Por isso qualquer valorização do mesmo é visto como uma praga parnasiana.

Tá, e daí? Estou falando contra a estagnação, e não contra a métrica.

A estética modernista que o pos-modernismo não abandona de todo também é uma estagnação, aceita e sacramentada pelo status quo.


Corrija-me se estiver errado, mas não eram os parnasianos que só faziam poema com receitinha?

Visão pueril dos versos parnasianos. As receitinhas que eles seguiam eram muitas vezes inovações criadas por eles. Pesquisavam e desenvolviam novas estruturas poéticas, estudavam os efeitos sonoros de cada tipo de rima, de cada tipo de verso. Isso é seguir receita ou inovar esteticamente?
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

AnteriorPróximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron