O Porquê Da Métrica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Ago 2010, 11:23

A ponte feita por uma criança tem o mesmo peso que poemas escritos num fórum. Seu ponto é?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

O Porquê Da Métrica

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Ago 2010, 11:25

Uma tauba por cima de um córrego é teoricamente uma ponte.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 20 Ago 2010, 11:52

Lumine Miyavi escreveu:A ponte feita por uma criança tem o mesmo peso que poemas escritos num fórum. Seu ponto é?


Se este é o valor que dá aos seus versos e daqueles que aqui defende. Creio que a discussão está encerrada. Concordo contigo.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Porquê Da Métrica

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Ago 2010, 12:01

Sr.Personna escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:A ponte feita por uma criança tem o mesmo peso que poemas escritos num fórum. Seu ponto é?


Se este é o valor que dá aos seus versos e daqueles que aqui defende. Creio que a discussão está encerrada. Concordo contigo.

Juro que li esse post três vezes... e não entendi. :blink:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 20 Ago 2010, 13:37

Sr.Personna escreveu:Eu só lhe pergunto: Você confiaria sua vida numa ponte construida pelo moleque que você chamou de engenheiro?


Sem dois pesos, duas medidas. Tá desvirtuando a analogia.
A pergunta certa a se fazer aqui seria "a pipa que ele construiu voaria?"
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Ago 2010, 14:22

GoldGreatWyrm escreveu:
Sr.Personna escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:A ponte feita por uma criança tem o mesmo peso que poemas escritos num fórum. Seu ponto é?


Se este é o valor que dá aos seus versos e daqueles que aqui defende. Creio que a discussão está encerrada. Concordo contigo.

Juro que li esse post três vezes... e não entendi. :blink:


Esse post irá exemplificar meu ponto de vista.

Poesia não é uma forma de comunicação? e, como toda forma de comunicação, não é necessário que a messagem seja transmitida do emissor para o receptor?

Então um poema com belas palavras e rimas ricas mas que as maiorias das pessoas que o leem fica com uma cara semelhante a essa :blink: poderia ser considerado um poema?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Madrüga em 20 Ago 2010, 18:08

Essa discussão é cafona.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Nathalia Melati em 20 Ago 2010, 19:02

Corvo da Tempestade escreveu:Poesia não é uma forma de comunicação? e, como toda forma de comunicação, não é necessário que a messagem seja transmitida do emissor para o receptor?


Oi?
Nathalia Melati
 
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Jun 2010, 00:19

O Porquê Da Métrica

Mensagempor arghsupremo em 20 Ago 2010, 20:14

Nathalia Melati escreveu:Oi?


Oi, gatinha. Vem sempre aqui? :hmmm:
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Ago 2010, 20:22

Madrüga escreveu:Essa discussão é cafona.


Você tem um semi mullet.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Emil em 20 Ago 2010, 20:31

Nathalia Melati escreveu:
Corvo da Tempestade escreveu:Poesia não é uma forma de comunicação? e, como toda forma de comunicação, não é necessário que a messagem seja transmitida do emissor para o receptor?


Oi?


Sim, alguns poetas acham que a poesia, e as artes todas, são, antes de tudo comunicação, com um emissor e um receptor envolvidos, e não puramente expressão, em que só importa o emissor. João Cabral de Melo Neto tem um texto falando sobre isso, inclusive. Se alguém tiver interesse em saber a opinião dele, avise que deve ter online, eu ajudo a procurar.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Dragão de Bronze em 21 Ago 2010, 00:20

Sr.Personna escreveu:
Dragão de Bronze escreveu:
Não é por nada não, mas... quanta elitização desnecessária, cara. Eu digo que se um moleque desenhou uma pipa e depois montou ele já fez um projeto de engenharia. Não vejo um bom motivo pra ser diferente com a Arte. Sei lá, parece até que só quem tem um diploma e anos de estudo pode fazer, porque quem não tem necessariamente fará algo indigno de ser chamado arte.


Eu só lhe pergunto: Você confiaria sua vida numa ponte construida pelo moleque que você chamou de engenheiro?

Perssona, o GoldGreatWyrm já respondeu bem. Se o moleque colocou uma "tauba" por cima de um córrego, ele fez um projeto de engenharia. E eu confiaria minha vida. O Léderon também já respondeu bem.


Teu erro é querer comparar o trabalho de alguém que estudou a vida inteira com o trabalho de alguém que acabou de começar, ou algo por aí. É arte mesmo assim. Olavo Bilac e Mário Quintana sem dúvida são poetas muito melhores do que eu, mas por isso minha poesia não pode ser considerada uma poesia? A ponte do menino funciona. Não é a Ponte Estaiada Octávio Frias, mas é uma ponte.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Fada Suicida em 21 Ago 2010, 07:06

Ê , senti cheiro de "estamos definindo Arte" e farejei bem :3
o problema não é a discussão sobre a natureza dessa sem-vergonha, mas sim os argumentos usados, acaba caindo no "Tudo é Arte." de um lado e no "Você não compreenderia porque Não Leu os Mesmos Livros que Eu Li..." do outro, isso irrita xD

É uma mistura de habilidade, intenção e técnica, existem diversos níveis de habilidade, diversos tipos de intenção e diversos níveis de técnica e esses elementos vão amadurecendo a Arte de cada um, algumas mais rudimentares e natruais do que outras, o menino que faz uma pipa está aplicando isso e pode desenvolver um gosto pelo ato de criar coisas daquele tipo, um menino que rabisca a esmo também... etecéteras...

Se eu não posso me chamar Atriz por ter encenado em peças do colégio ou Música por ter arranhado meu violino por parcos seis meses, ou Bailarina por ter voltado à dança depois de quase 15 anos, então sério, Arte é uma coisa muito chata...

E se dominar métrica é ter liberdade pra escrever poemas então deve ser um saco escrever Poema (aqueles, de verdade...) xD
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 21 Ago 2010, 12:24

Meio de comunicação é telefone. Poesia é um meio de expressão onde o artista tenta atingir seu espectador da forma mais profunda e intensa com sua arte.

Estão confundindo a arte versificatória o domínio da métrica com preciosismo, com virtuosismo. Para deixar mais claro:

O Virtuosismo como o de Augusto dos Anjos de escrever "profundissimamente hipocondríaco" é de fato uma arte para um público bem mais restrito, apreciar esse verso é mais complexo pois envolve um dominio um pouco melhor da lingua. Afinal, compor um verso decassílabo heróico com duas palavras é uma tarefa por demais árida.

Mas o poema "A casa" do Vinicius de Morais é um excelente uso do metro para causar um efeito em seu leitor. Quem que ao escutar esse poema não acaba decorando-o naturalmente? E porque ele o faz? Devido ao uso das rimas e do metro que dão à mente do interlocutor capacidade de recepcioná-las de modo tão intimo que se torna parte do pensamento.


"Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
na rua dos bobos numero zero"

São nove silabas poéticas em todos os versos causando um ritmo próprio que embala o espectador e as rimas são ricas e alguém vai me dizer que esse poema é de difícil assimilação? Veja bem é um poema infantil que muita criança lê, gosta e se encanta.

A força desse poema está tanto no que ele diz, na estranheza de uma casa "sem nada", quanto nos recursos estilísticos que o autor escolheu à dedo com esmero e precisão.

Mas sim a arte é uma coisa muito árida para o próprio artista, ela tem que ser deliciosa para o público mas o artista ao produzí-la deve se lembrar que ela é composta por 10% de inspiração e 90% de transpiração.

Quando eu tenho uma boa idéia, uma boa inspiração eu não corro pro papel, registro e saio mostrando de imediato. Eu a deixo decantar, destilar e com esmero vou lapidando-a até que tenha sua força expressiva multiplicada.

Boas sacadas, gestos bonitos, pensamentos interessantes ou pequenas epifanias todo mundo tem a todo tempo e meramente registrá-la não lhe faz um artista. Se torna artista quando pega essa percepção e trabalhando nela a torna capaz de tocar profundamente seu receptor.

E volto a frisar, isso nada tem a ver com virtuosismo, preciosismo simplesmente tem a ver com a capacidade do poeta de fazer seus versos com dedicação. Não importa se em metro ou verso livre o que faz a diferença é o cuidado que se tem ao fazê-lo. Tanto Bilac quanto Pessoa se debruçavam sob seus versos por igual tempo buscando lapidá-los até sua forma mais expressiva.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Ago 2010, 12:29

Você se coloca no mesmo nível que Bilac e Pessoa, ou foi só impressão minha...?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron