O Porquê Da Métrica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Myako Lumine em 31 Ago 2010, 16:50

Eu concordo com o Geleiras/Persona mas não acha que falar "Parem de acessar essa parte do forum porque vocês não frequentam ela" é criar um problema para resolver outro problema?


Eu disse:

e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.


É esse o meu ponto, não o fato de só visitarem de vez em quando, ou postarem sem visitar.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 07 Set 2010, 16:17

Ressuscitando a discussão. Hoje estava montando projeto de mestrado quando encontrei num livro uma obra GENIAL. Não a encontrei fotografada ou digitalizada, mas achei uma montagem sobre a original, num site de poesia.

Ei-la:

Imagem
Paulo José Ramos de Miranda, Soneto, 1976.


(A diferença dessa pra original é que a última tem "Soneto" escrito no canto superior esquerdo; na primeira faixa está escrito "made in germany mitsura persarti", e no canto inferior direito, abaixo da faixa, há "(1m 40cm)".

Acho que eu nunca vi uma obra que condensasse tão perfeitamente uma mensagem.
E é exatamente a minha opinião sobre a questão da métrica. :hum:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 15:26

Léderon escreveu:
Ressuscitando a discussão. Hoje estava montando projeto de mestrado quando encontrei num livro uma obra GENIAL. Não a encontrei fotografada ou digitalizada, mas achei uma montagem sobre a original, num site de poesia.

Ei-la:

Imagem
Paulo José Ramos de Miranda, Soneto, 1976.


(A diferença dessa pra original é que a última tem "Soneto" escrito no canto superior esquerdo; na primeira faixa está escrito "made in germany mitsura persarti", e no canto inferior direito, abaixo da faixa, há "(1m 40cm)".

Acho que eu nunca vi uma obra que condensasse tão perfeitamente uma mensagem.
E é exatamente a minha opinião sobre a questão da métrica. :hum:


Simplesmente genial esse soneto!
A forma como presentifica os elementos do soneto com números, cores e formas é tão bem trabalhado que só podia ser feito por quem conhece profundamente a arte poética da versificação.
Veja como as cores representam as rimas, como a contagem até de 10 representam as silabas poéticas de cada verso, como a contagem até um metro e quarenta representa os 14 versos que compõe um soneto!
Um trabalho de genialidade tamanha que transporta da palavra para a imagem a construção poética. É um meta-poema visual.
Enxergá-lo como crítica ao metro só se ignorar completamente os dois grandes nomes que assinam no site! Só para constar, Glauco Mattoso é o maior sonetista de todos os tempos, nenhum outro autor compôs tanto nessa forma poética. São milhares e milhares de sonetos únicos com seu nome.
Essa obra que eu não conhecia é um legítimo elogio ao metro e suas possibilidades estéticas que ultrapassam a própria poesia. É essa sua opinião sobre a versificação?
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2010, 15:43

Não, Personna. É uma crítica, mesmo.

E olha que eu nem entendo muito de poesia, mas isso é claro feito um incêndio.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 08 Set 2010, 15:43

Esqueceu de mencionar que ele tem glaucoma.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 08 Set 2010, 15:47

Enxergá-lo como crítica ao metro só se ignorar completamente os dois grandes nomes que assinam no site!

Sim, ignoro completamente.
Eu SEMPRE analiso a obra pela obra e o contexto histórico em que ela se encaixa, não pelo artista que a fez.

Só para constar, Glauco Mattoso é o maior sonetista de todos os tempos, nenhum outro autor compôs tanto nessa forma poética. São milhares e milhares de sonetos únicos com seu nome.


Então acho que quem colocou aquela pintura na entrada do site não sabia o que tava fazendo, desculpa.

Essa obra que eu não conhecia é um legítimo elogio ao metro e suas possibilidades estéticas que ultrapassam a própria poesia. É essa sua opinião sobre a versificação?


Na verdade eu li a obra como "Isso é uma fita métrica. Ela nunca vai mudar, não importa o que você faça; nada de novo sairá dela, são apenas números estáticos, que, no fim, alcançam sempre a mesma medida." Assim como um soneto.

Minha opinião sobre a versificação/métrica é exatamente a mesma que eu tenho sobre pintura clássica/acadêmica: é extremamente necessário saber, para poder a partir delas explorar outras coisas. Serve pra despertar o olhar e ver como se faz, mas são apenas fórmulas. Continuar na fórmula/esquema/métrica é continuar não fazendo absolutamente NADA.

Uma fita métrica serve pra medir mil coisas diferentes, mas não é nada além de uma fita métrica.

Mirallatos escreveu:Esqueceu de mencionar que ele tem glaucoma.

?
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 08 Set 2010, 15:54

Léderon escreveu:Na verdade eu li a obra como "Isso é uma fita métrica. Ela nunca vai mudar, não importa o que você faça; nada de novo sairá dela, são apenas números estáticos, que, no fim, alcançam sempre a mesma medida." Assim como um soneto.


Cara, você realmente encara a coisa dessa maneira?

Léderon escreveu:Minha opinião sobre a versificação/métrica é exatamente a mesma que eu tenho sobre pintura clássica/acadêmica: é extremamente necessário saber, para poder a partir delas explorar outras coisas. Serve pra despertar o olhar e ver como se faz, mas são apenas fórmulas. Continuar na fórmula/esquema/métrica é continuar não fazendo absolutamente NADA.


Ainda bem que é sua opinião, defendo teu direito de tê-la.

Léderon escreveu:Uma fita métrica serve pra medir mil coisas diferentes, mas não é nada além de uma fita métrica.


Uma fita métrica pode ser uma metáfora, uma crítica sobre algo...não? Ou pode ser só uma fita métrica. Seu argumento, sobre o metro como forma de exprimir algo vazio, se contradiz aqui. A questão não é a medida, mas como ela é usada.

Ademais, o Glaucomatoso é cego, a sonoridade é algo bem mais interessante para quem escreve assim.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 15:58

UM SONETO SEM A VOGAL "A"

No princípio criou Deus o Universo
Deu-lhes os seres viventes e criou
Os céus, os montes, os rochedos e usou
O subsolo profundo e submerso.

Fez tudo o que hoje existe, fez os ventos,
Os rios, seus domínios, fez o som,
E vendo Deus como isso foi bom
Dotou-os do poder dos movimentos.

Vestiu o Globo de nuvens e verdor,
Deu-lhe os fenômenos e em redor
Fez os mundos, o homem, o timoneiro.

E tendo feito os luzeiros luminosos
No infinito dos corpos poderosos
Fez o sol que iluminou o mundo inteiro!


Paulo Miranda D' Oliveira


Outro soneto do mesmo autor que fez a imagem original.
Ou o cara é esquizofrênico ou o primeiro soneto não é uma critica tão pesada como colocou que é.
Editado pela última vez por Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:00, em um total de 1 vez.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Set 2010, 15:58

Ou pode ser uma crítica, falando que a métrica é uma receita de bolo. Insira as rimas na imagem acima, e tu faz qualquer soneto. Acho que é isso que o Léd argumenta.

Acho.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Set 2010, 16:00

A minha sorte é que, fora da Spell, o parnasianismo é pouco mais do que um cadáver.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 08 Set 2010, 16:01

GoldGreatWyrm escreveu:Ou pode ser uma crítica, falando que a métrica é uma receita de bolo. Insira as rimas na imagem acima, e tu faz qualquer soneto. Acho que é isso que o Léd argumenta.

Acho.


Então, amico, se uma fita pode ser uma crítica, o que impede o metro de ter o seu valor? É um argumento tosco. A questão não é a fita ou a métrica, mas como elas são usadas.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:02

GoldGreatWyrm escreveu:Ou pode ser uma crítica, falando que a métrica é uma receita de bolo. Insira as rimas na imagem acima, e tu faz qualquer soneto. Acho que é isso que o Léd argumenta.

Acho.


Faça um bolo sem receita. Misture ao acaso os ingredientes, coloque pimenta, cal, farinha de trigo, açucar de confeiteiro, cimento e dois ovos para dar liga. Terá um bolo delicioso.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 08 Set 2010, 16:03

_Virtual_Adept_ escreveu:A minha sorte é que, fora da Spell, o parnasianismo é pouco mais do que um cadáver.


Sempre foi, quando o soneto ja era velho. :aham:
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 08 Set 2010, 16:03

Sr.Personna escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Ou pode ser uma crítica, falando que a métrica é uma receita de bolo. Insira as rimas na imagem acima, e tu faz qualquer soneto. Acho que é isso que o Léd argumenta.

Acho.


Faça um bolo sem receita. Misture ao acaso os ingredientes, coloque pimenta, cal, farinha de trigo, açucar de confeiteiro, cimento e dois ovos para dar liga. Terá um bolo delicioso.


E não conseguirá um novo sabor nunca, a menos que mude a receita.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 08 Set 2010, 16:04

_Virtual_Adept_ escreveu:A minha sorte é que, fora da Spell, o parnasianismo é pouco mais do que um cadáver.


A minha sorte é que tudo que está em voga hoje um dia morre, e o cadáver ambulante do modernismo um dia vai pro caixão também.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

AnteriorPróximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron