O Porquê Da Métrica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Geleiras em 29 Jul 2010, 12:23

O Grande Sonho

Sonho profundo, ó Sonho doloroso,
Doloroso e profundo Sentimento!
Vai, vai nas harpas trêmula do vento
Chorar o teu mistério tenebroso.

Sobe dos astros ao clarão radioso,
Aos leves fluidos do luar nevoento,
Às urnas de cristal do firmamento,
Ó velho Sonho amargo e majestoso!

Sobe às estrelas rútilas e frias,
Brancas e virginais eucaristias
De onde uma luz de eterna paz escorre.

Nessa Amplidão das Amplidões austeras
Chora o Sonho profundo das Esferas
Que nas azuis Melancolias morre...

Cruz e Souza


Afinal, qual é a função da métrica?
Em primeiro lugar, leia aquele soneto em voz alta. Não se reprima, faça sua língua deslizar por cada palavra. Depois, leia este texto que o senhor está lendo agora, só que em voz alta.
Perceberá amigo leitor, a melodia que se encontra no soneto e não neste texto. Esta sonoridade e leveza de nosso saudoso poeta catarinense provém da simples simetria (assim como o ritmo, a melodia e o tempo para um musicista). São justamente estes elementos que dão graça e leveza ao trovador menestrel, ao repentista e também ardilosidade aos mestres da embolada e aos rappers. Cada qual com seus elementos, estilos e até técnicas diferentes.
Então, pelo fato de soar tão bem aos ouvidos o que quê isso tem de ruim?
Diferentemente dos gêneros mais modernos de poesia, esta, por um tempo tornou-se rigorosa demais dentro de certos grupos da sociedade. Onde, para ser um “bom poeta” bastava saber rimar cisne com tisne e principalmente preocupar-se com a métrica de uma forma mais formal.
E esta formalidade acabou por suprimir o fator Poesia. Isso NÃO significa, porém, que aquele menestrel, ou cordelista ou repentista ou tantos outros não tiveram Poesia em sua Arte. Justamente o contrário, foi a mentalidade progressista, racionalista e elitista que tirou a Poesia do Poema. Tendo como movimento contrário o Simbolismo e depois tantos outros dentro do Modernismo. Falávamos do Parnasianismo, embora, não devemos esquecer que dentro deste movimento existiram poetas que de certa forma não seguiram estritamente esta linha de pensamento, aliás, muitos poetas transitaram entre o romantismo, o parnasianismo, o simbolismo e o modernismo. Entra aqui o caso, por exemplo, dos poetas Luiz Delfino, Manuel Bandeira e Vitor Hugo, d’entre outros.
Pois é sensato admitir que o Artista como pessoa tem poder de transitar dentre vários períodos, e mudar assim como muda a época em que se encontra.
O métro, o ritmo e a rima são utensílios que sendo usados com parcimônia, garantem ainda mais a liberdade criativa do Poeta, afinal, “a praga é sempre mais devastadora na cultura única”.
VIVA A LIBERDADE DE CRIAÇÃO!
Avatar do usuário
Geleiras
 
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Jul 2010, 21:03
Localização: Desterro

O Porquê Da Métrica

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 12:54

MODERAÇÃO: Tópico movido. Se encaixa melhor com a seção de Artes - Poemas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 18 Ago 2010, 09:42

Eu não gosto da acusação que se faz aos cultores do Parnaso! Dentro do que idearam ninguém fez melhor, ninguém soube ainda provocar-me lágrimas ao descrever um vaso chinês. Provocar evocando dor e amor é fácil quero ver é provocar falando de um vaso de flor.

É uma crítica fácil colocar toda a culpa da decadência da poesia clássica nas mãos dos parnasianos. Tal processo se deu muito mais por mudanças na forma como a sociedade funcionava, com suas demandas frenéticas do que com a qualidade do poema em si. A Poesia Clássica é artesanal e a moderna industrial. Quanto tempo se leva para lapidar um soneto alexandrino? Quanto se leva para um verso livre? Praticamente surge um livro verso livrista a cada soneto!

Não é uma competição muito justa. Se antes um bom poeta deveria ter um vasto vocabulário, um domínio sintático incrivel para fazer com que cisne e tisne soassem harmoniosamente tanto em forma quanto em conteúdo. A poesia moderna deu direito a todos escreverem versos e se declararem poetas mesmo se não soubessem bem porque quebrou a linha na metade e continuou a frase na debaixo.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Ago 2010, 09:44

Sr.Personna escreveu:A poesia moderna deu direito a todos escreverem versos e se declararem poetas mesmo se não soubessem bem porque quebrou a linha na metade e continuou a frase na debaixo.


Como se isso fosse algo ruim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 18 Ago 2010, 11:07

O pintor estuda cromatismo, perspectiva, proporção... O escultora aprende a trabalhar os diversos materiais... O cineasta aprende a compor o cenário e iluminação... O Ator aprende a trabalhar sua voz, sua postura, seu posicionamento... Todas as artes possuem um conjunto de técnicas que propiciam que a mesma atinja seu melhor efeito.
Eu não me chamaria de Ator por interpretar numa peça de colégio e nem de escultor ao brincar com argila. Você se chamaria?
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Ago 2010, 11:25

Por definição? Sim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 18 Ago 2010, 11:46

Esse tipo de endeusamento da arte me irrita. A arte é humana. Ainda que possa existir um conjunto de regras para determinadas técnicas e estilos, isso não invalida outras experiências artísticas.

Há uns dias eu vi um trecho de um livro que se encaixa como uma luva na minha ideia:

"O livro trata daquilo que todos podem ver. [...] Tentei poupar o leitor da ressaca causada pela leitura de muitas coisas que não servem para nada. Uma das razões de ter escrito esse livro é que acredito que muitas pessoas estejam cansadas da fascinante obscuridade da conversa artificiosa, dos jogos malabarísticos com frases feitas, do exibicionismo pseudocientífico, da busca impertinente dos sintomas clínicos, da medição elaborada de bagatelas e dos epigramas encantadores. A arte é a coisa mais concreta do mundo, e não há justificativa para confundir a mente de qualquer pessoa que queira conhecê-la mais profundamente."

Rudolf Arnheim, na introdução de "Arte & Percepção Visual".
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 18 Ago 2010, 12:53

Esse tipo de endeusamento da arte me irrita. A arte é humana. Ainda que possa existir um conjunto de regras para determinadas técnicas e estilos, isso não invalida outras experiências artísticas.


Não invalida, mas também não define. Se tudo define, tudo é qualquer coisa. :aham:
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Madrüga em 18 Ago 2010, 13:02

Mirallatos escreveu:
Esse tipo de endeusamento da arte me irrita. A arte é humana. Ainda que possa existir um conjunto de regras para determinadas técnicas e estilos, isso não invalida outras experiências artísticas.


Não invalida, mas também não define. Se tudo define, tudo é qualquer coisa. :aham:


Essa foi a coisa mais sem sentido do tópico. Foi pior que acentuar "métro".

Aliás, qual é a do panfletarismo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 18 Ago 2010, 13:05

Madrüga escreveu:Essa foi a coisa mais sem sentido do tópico. Foi pior que acentuar "métro".

Aliás, qual é a do panfletarismo?


Não fode Madruga, deixe rolar! :hum:
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 18 Ago 2010, 14:06

Que raios de definição coloca no mesmo barco todos os "poetas" Autodefinição?
Isso me cheira como um glutão que devora tudo indistintamente se tudo é igualmente apetitoso eu começo a duvidar da capacidade dele de diferenciar o doce do salgado.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Nathalia Melati em 18 Ago 2010, 23:58

Huuuuummmmm..... já vi essa discussão em algum lugar... :hum:
Nathalia Melati
 
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Jun 2010, 00:19

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Geleiras em 19 Ago 2010, 13:34

<<Sr.Personna
entendo seu ponto de vista e gostaria de colocar essa discussão no meu blog.

sim a poesia hoje está decadente, mas eu não quiz me referir ao parnaso.

eu vejo no parnaso muita maturidade aliás, mas este "culto a forma" deste movimento acabou por estigmatizar a poesia, e para ser sincero, existe o fator poema e o poesia.

pode-se fazer poesia sem se fazer um poema e pode-se fazer um poema sem lidar com a poesia, e dentro do parnasianismo isso ocorreu bastante aliás. eu gosto de muitos autores do periodo´, bom lembrar.

Sr.Personna escreveu:O pintor estuda cromatismo, perspectiva, proporção... O escultora aprende a trabalhar os diversos materiais... O cineasta aprende a compor o cenário e iluminação... O Ator aprende a trabalhar sua voz, sua postura, seu posicionamento... Todas as artes possuem um conjunto de técnicas que propiciam que a mesma atinja seu melhor efeito.
Eu não me chamaria de Ator por interpretar numa peça de colégio e nem de escultor ao brincar com argila. Você se chamaria?


concordo contigo, e isso é o que mais me irrita, aliás, para se escrever realmente o verso livre, se precisa estudar muito a poesia, principalmente a clássica. e é justamente isso que não acontece.

Lumine Miyavi escreveu:Sr.Personna escreveu:
A poesia moderna deu direito a todos escreverem versos e se declararem poetas mesmo se não soubessem bem porque quebrou a linha na metade e continuou a frase na debaixo.

Como se isso fosse algo ruim.


sim, é algo ruim, é como me julgar médico receitando chá de camomila,
pura prepotência.

a maioria desses poetas de achismos possuem um comportamento um tanto infantil ao receber uma critica por exemplo.
Avatar do usuário
Geleiras
 
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Jul 2010, 21:03
Localização: Desterro

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Dragão de Bronze em 20 Ago 2010, 05:07

Geleiras escreveu:
Sr.Personna escreveu:O pintor estuda cromatismo, perspectiva, proporção... O escultora aprende a trabalhar os diversos materiais... O cineasta aprende a compor o cenário e iluminação... O Ator aprende a trabalhar sua voz, sua postura, seu posicionamento... Todas as artes possuem um conjunto de técnicas que propiciam que a mesma atinja seu melhor efeito.
Eu não me chamaria de Ator por interpretar numa peça de colégio e nem de escultor ao brincar com argila. Você se chamaria?


concordo contigo, e isso é o que mais me irrita, aliás, para se escrever realmente o verso livre, se precisa estudar muito a poesia, principalmente a clássica. e é justamente isso que não acontece.

Lumine Miyavi escreveu:Sr.Personna escreveu:
A poesia moderna deu direito a todos escreverem versos e se declararem poetas mesmo se não soubessem bem porque quebrou a linha na metade e continuou a frase na debaixo.

Como se isso fosse algo ruim.


sim, é algo ruim, é como me julgar médico receitando chá de camomila,
pura prepotência.

a maioria desses poetas de achismos possuem um comportamento um tanto infantil ao receber uma critica por exemplo.


Não é por nada não, mas... quanta elitização desnecessária, cara. Eu digo que se um moleque desenhou uma pipa e depois montou ele já fez um projeto de engenharia. Não vejo um bom motivo pra ser diferente com a Arte. Sei lá, parece até que só quem tem um diploma e anos de estudo pode fazer, porque quem não tem necessariamente fará algo indigno de ser chamado arte.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 20 Ago 2010, 11:10

Dragão de Bronze escreveu:
Não é por nada não, mas... quanta elitização desnecessária, cara. Eu digo que se um moleque desenhou uma pipa e depois montou ele já fez um projeto de engenharia. Não vejo um bom motivo pra ser diferente com a Arte. Sei lá, parece até que só quem tem um diploma e anos de estudo pode fazer, porque quem não tem necessariamente fará algo indigno de ser chamado arte.


Eu só lhe pergunto: Você confiaria sua vida numa ponte construida pelo moleque que você chamou de engenheiro?
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Próximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron