O Porquê Da Métrica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Ago 2010, 12:30

poesia em si é dizer num não dizer, é brincar com os simbolos, os conceitos, os sons e as palavras, é justamente aquela liberdade que o texto técnico não dá.
é a clássica dor que não se sente, é as sensações dos versos de cruz e souza, é aquela formidável chave de ouro "eu fasso versos com quem morre",
é a lingúagem além do especifico.
a poesia tanto serve para a prosa quanto para uma imagem
já o poema é um poema...

sei que ninguém vai ler este comentário, afinal, eu não passo de um novato aqui^^


Na verdade, li. E discordo.

Poesia não é só isso. Poesia também é isso.

Ao ficar preso na métrica, numa forma defasada de confecção de textos, você se limita a só fazer um tipo de produção literária.

E aparentemente, produções literárias que não são desse tipo são descaracterizadas como poesias, pelo menos aqui.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Geleiras em 25 Ago 2010, 12:35

só se aqui for assim Lumine Miyavi...

tens de se entender que a metrica não limita a arte, não limita o tema e também não limita a criatividade

falar isso é o mesmo que falar que verso livre não é poesia.

são escolhas e efeitos que eu consigo com a métrica eu não consigo com o verso livre, e vice e versa.

ser parcial e desconsiderar um dos estilos é ser a mesma coisa que o outro, apenas um reacionista...

ambos os pontos de vista estão atrasados
Avatar do usuário
Geleiras
 
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Jul 2010, 21:03
Localização: Desterro

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 25 Ago 2010, 12:37

Lumine Miyavi escreveu:Considerando que eu falei com o Corvo... :roll:

Mira, perceba que sim, isso sempre se aplica a Spell como um todo, é só verificar como novatos com opiniões contrárias são recebido; utilizo a a seção de Poemas como exemplo porque ela é um clube dentro de um clube.

Sobre o que eu posso fazer ou não, até onde eu sei, posso fazer qualquer coisa, desde que não viole as regras do fórum.

Qualquer pessoa pode postar e comentar? Claro que pode. Infelizmente, você faz parte desse clubinho seleto (mesmo que não perceba ou não queria perceber) e não tem essa visão. Em discussões anteriores sobre arrumação do fórum, vieram várias afirmações de que "quem está de fora da seção de Artes não entende".

A parte interessante é que do tocante é que ao acusar um individuo específico de fazê-lo, vem outros na defesa. É essa mentalidade de clubinho que eu citei. Analise minhas críticas e reflita em cima delas.

Se dar a opinião é chorar, então peço que você chore em resposta ao meu post.


Falou com o Corvo. :hum:
Ligue pra ele da próxima vez.

Queria, em especial, entender o que diabos é esse clubinho (se possível por MP). Até onde me consta, posto alguns poemas aqui quando da na telha fazê-lo, mas meu espaço de postagem mesmo é esse: http://transgressivo.blogspot.com/

Não vou na seção de cards pentelhar ninguém, muito embora eu defenda participações que contribuam com qualquer debate.

Fiz parte da moderação por um bom tempo, porque entendia a importância desse espaço que é o fórum. O quão bacana é debater assuntos de interesse, com pessoas que, apesar de gostarem de coisas parecidas, nem sempre possuem a mesma visão. Em momento algum me senti O Artista, até porque não o sou.

"quem está de fora da seção de Artes não entende"


A parte interessante é que do tocante é que ao acusar um individuo específico de fazê-lo, vem outros na defesa. É essa mentalidade de clubinho que eu citei. Analise minhas críticas e reflita em cima delas.


Cara...nunca usei esse tipo de argumento pra justificar nada, até porque é uma idiotice tremenda. Se você ler tudo que falei até agora neste e nos outros tópicos, verá o quanto me atenho à lógica do tópico proposto, exceto por estas últimas respostas aqui, mas enfim...

Ademais, amigo, observe se alguma vez eu demostivei ou ataquei gratuitamente alguém que escreveu aqui. Aliás, na Spell. Não separo a seção de poesia das outros do fórum, não quanto a postura, que é sempre a mesma.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Ago 2010, 12:43

Você pode fazer uma analogia para demonstrar o quão ridículo isso é.

O que acontece aqui no fórum é mais ou menos isso, na panelinha.

"A única massa que existe de verdade é a pizza."
"Não, existem massas sem ser pizza."
"Mas não são massas de verdade!"

Mas Geleiras, pode reparar, é o que acontece.


Queria, em especial, entender o que diabos é esse clubinho (se possível por MP). Até onde me consta, posto alguns poemas aqui quando da na telha fazê-lo, mas meu espaço de postagem mesmo é esse: http://transgressivo.blogspot.com/

Não vou na seção de cards pentelhar ninguém, muito embora eu defenda participações que contribuam com qualquer debate.


Te recomendo dar uma pesquisada no fórum pelo caso do Tybert. Boa parte não frequenta mais a Spell, ou quando vem é só para participar na sessão de Poemas.

Fiz parte da moderação por um bom tempo, porque entendia a importância desse espaço que é o fórum. O quão bacana é debater assuntos de interesse, com pessoas que, apesar de gostarem de coisas parecidas, nem sempre possuem a mesma visão. Em momento algum me senti O Artista, até porque não o sou.


Novamente, não foi citado você, mas sim, você também recebe um tratamento diferenciado. Como eu já disse, é só você perceber isso.

Cara...nunca usei esse tipo de argumento pra justificar nada, até porque é uma idiotice tremenda. Se você ler tudo que falei até agora neste e nos outros tópicos, verá o quanto me atenho à lógica do tópico proposto, exceto por estas últimas respostas aqui, mas enfim...

Ademais, amigo, observe se alguma vez eu demostivei ou ataquei gratuitamente alguém que escreveu aqui. Aliás, na Spell. Não separo a seção de poesia das outros do fórum, não quanto a postura, que é sempre a mesma.


Reitero, não você. Mas sim, esse argumento já foi utilizado (e ainda é) de forma indiscriminada "contra" tópicos que não se enquadrem a perfeição do métro, com acento para denotar alienação.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Myako Lumine em 25 Ago 2010, 13:51

Desculpa, mas isso tudo tá parecendo falta de vergonha na cara e vontade de trollar o Persona e o Geleiras.

Sério, voltem pro tópico de Tormenta de vocês, voltem pro Terras Sagradas, e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Ago 2010, 15:31

Myako Lumine escreveu:Desculpa, mas isso tudo tá parecendo falta de vergonha na cara e vontade de trollar o Persona e o Geleiras.

Sério, voltem pro tópico de Tormenta de vocês, voltem pro Terras Sagradas, e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.


Recado anotado. Peço desculpas ao Sr. Personna por qualquer insulto (mesmo que não tenha sido, foi encarado como tal). A pedido da Myako, postarei aqui nos Poemas somente quando fizer algum trabalho do gênero, e conhecendo minha capacidade e inspiração literária, será nunca.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Geleiras em 25 Ago 2010, 15:44

bom, vc pode comentar também os traalhos dos outros usando seu senso critico
não,não estou sendo ironico
Avatar do usuário
Geleiras
 
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Jul 2010, 21:03
Localização: Desterro

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Iuri em 25 Ago 2010, 16:03

Myako Lumine escreveu:Sério, voltem pro tópico de Tormenta de vocês, voltem pro Terras Sagradas, e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.

Desculpem me meter, mas esse comentário logo depois da discussão sobre a sessão de artes ser um clubinho foi bem... irônico.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Ago 2010, 17:54

Sério, voltem pro tópico de Tormenta de vocês, voltem pro Terras Sagradas, e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.


Agradeça ao Personna por moviemntar uma área que estava meio parada...e, pessoalmente acho que a discussão está indo muito bem.

Cara você leu o que eu falei?


Realmente eu li...mas esqueci desta parte quando fui escrever... :duh:

Acho que a conclusão, até agora é:

A métrica é importante ao se escrever, sim. Essencial...não.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Youkai X em 25 Ago 2010, 18:16

Muitas vezes as pessoas não usam de métrica pq simplesmente é um assunto mais técnico e requer um certo treino, assim como nào é todo mundo que vai desenhar com uma super-perspectiva ou a cores (ao invés de uma suposta aversão ao parnaso ou filiação à arte moderna). E num espaço democrático como a Spell (a despeito das trollagens ocasionais XD ), todos tem direito a postar o que considerarem poseia, conto ou desenho, mesmo que a poesia seja caótica/sem ritmo/métrica, que o conto tenha seus defeitos ou amadorismo e mesmo que os desenhos não possuam um bom acabamento. pra isso que existem críticas construtivas, diferente de alguns incidentes infelizes que ocorreram (adivinha? Na parte de poesias, que foi o caso contra o Tybert)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 25 Ago 2010, 19:27

Mas onde é que alguém está impedindo outra pessoa de postar?
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Youkai X em 26 Ago 2010, 11:42

Em canto algum, mas ainda não tem alguns ranços disso devido ao caso Tybert? Se já não tiver mais, desculpem-me por lembrar. Mas discordo da posição do Personna de que todos tem que buscar novamente a métrica e a rima senão é um modernista versolivrista, mas o pessoal também fala da métrica como se fosse algo que poderia ser jogado e esquecido no aterro sanitário, quando na verdade é algo que usa quem quer de acordo com sua vontade, experiência e diversos outros fatores.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 29 Ago 2010, 11:52

Geleiras escreveu:só se aqui for assim Lumine Miyavi...

tens de se entender que a metrica não limita a arte, não limita o tema e também não limita a criatividade

falar isso é o mesmo que falar que verso livre não é poesia.

são escolhas e efeitos que eu consigo com a métrica eu não consigo com o verso livre, e vice e versa.

ser parcial e desconsiderar um dos estilos é ser a mesma coisa que o outro, apenas um reacionista...

ambos os pontos de vista estão atrasados


Geleiras

É sempre essa chamada ditadura modernista, qualquer crítica ao verso de outrem é considerado um acinte à sacrossanta liberdade poética. Renegar o metro e acusá-lo de "limitador" é só mais uma forma de blindar os pueteros de qualquer crítica.
O metro é uma ferramenta, estão sempre criticando-o como se fosse um valor moral.

Myako Lumine escreveu:Desculpa, mas isso tudo tá parecendo falta de vergonha na cara e vontade de trollar o Persona e o Geleiras.

Sério, voltem pro tópico de Tormenta de vocês, voltem pro Terras Sagradas, e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.


Sério que eu estava discutindo com um jogador de Tormenta?

Lumine Miyavi escreveu:Recado anotado. Peço desculpas ao Sr. Personna por qualquer insulto (mesmo que não tenha sido, foi encarado como tal). A pedido da Myako, postarei aqui nos Poemas somente quando fizer algum trabalho do gênero, e conhecendo minha capacidade e inspiração literária, será nunca.


Suas desculpas são tão verdadeiras quanto notas de 3 reais. Trolaram até criticando elogios inexistentes em outro tópico daqui. A fome de trollar tava grande demais :)


Youkai X escreveu:Em canto algum, mas ainda não tem alguns ranços disso devido ao caso Tybert? Se já não tiver mais, desculpem-me por lembrar. Mas discordo da posição do Personna de que todos tem que buscar novamente a métrica e a rima senão é um modernista versolivrista, mas o pessoal também fala da métrica como se fosse algo que poderia ser jogado e esquecido no aterro sanitário, quando na verdade é algo que usa quem quer de acordo com sua vontade, experiência e diversos outros fatores.


Será que eu vou ter de desenhar? O que eu defendo é que quem se presta ao nome de poeta deve conhecer o que faz. Seja aprendendo o metro seja criando seu próprio estilo. O que não admito é o cara que escreve qualquer coisa, em qualquer ordem, pulando de linha quando dá na telha e ainda reclamar quando eu digo que aquilo dali não tem nenhum cuidado estético. Não quero obrigar ninguém a contar silabas e metrificar cada poema que escreve.

Mas acharia muito bom que se o escritor que não escreve usando qualquer sistema de versificação que me dê um motivo melhor do que "porque não quero" para não o fazê-lo. Por mim cada um escreva do jeito que quiser, mas para que eu chame aquilo de arte ele tem que me mostrar que teve cuidado estético ao fazê-lo. Exemplificando: eu não vejo muita graça em poemas concretos, mas os respeito pois visivelmente (com o perdão do trocadilho) o concretista se utilizou de critérios próprios e cuidadosos ao escrever seu poema.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Geleiras em 29 Ago 2010, 21:55

Geleiras

É sempre essa chamada ditadura modernista, qualquer crítica ao verso de outrem é considerado um acinte à sacrossanta liberdade poética. Renegar o metro e acusá-lo de "limitador" é só mais uma forma de blindar os pueteros de qualquer crítica.
O metro é uma ferramenta, estão sempre criticando-o como se fosse um valor moral.

Sr. Perssona, bom, é bem isso que eu venho tentando dizer :frenzied:
Avatar do usuário
Geleiras
 
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Jul 2010, 21:03
Localização: Desterro

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor AKImeru em 31 Ago 2010, 15:37

Myako Lumine escreveu:Desculpa, mas isso tudo tá parecendo falta de vergonha na cara e vontade de trollar o Persona e o Geleiras.

Sério, voltem pro tópico de Tormenta de vocês, voltem pro Terras Sagradas, e parem de frequentar uma parte do fórum que vocês raramente visitam/postam só pra trollar.


Eu concordo com o Geleiras/Persona mas não acha que falar "Parem de acessar essa parte do forum porque vocês não frequentam ela" é criar um problema para resolver outro problema?


E eu me sinto sujo em concordar com alguém que escreve "sacrossanta". Sem ofensas mas sério, é como se eu estivesse em outra dimensão ou algo assim. :cthulhu:
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

AnteriorPróximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron