Tudo inspira ^^
Não tenho um poeta mor que eu diria que me inspira, para falar a verdade não sou um grande leitor de poemas.
Mas o que mais me inspira são os momentos que passo nos onibus pensando na semanas ou no final de semana, uma pena que parte dessas ideias passam quando eu chego em casa.
O que me ajuda a escrever são musicas, não importanto muito o estilo. MAs gosto muito de Kamelot, Masterplan, Symphony X, At Vance, Within Templation e proximos, para escrever.
Se alguem quizer inspiração de Ritmo aconcelho Mythos, otimo para textos experimentais com frases repetitivas.
No mais é isso,
Abraço
Eu ri. Pq se fosse assim meu dedão e o cara ouvindo RAP me inspirariam pacas na hora de escrever.
Você quer saber os poetas que me inspiram (me sentido importante): Carlos Drummond, Byron, Gonçalves Dias, Bashô (Haikaista japonês) , Décio Piganatri, Ezra Pound, Haroldo de Campos, William Butler Yeats, Olavo Bilac.
Carlos Drummond de Andrade [produziu muitas coisas boas, tanto na prosa quanto na poesia, mas peca por não conseguir se suficientemente profundo às vezes]
Discordo de vc acho que suas poesias tem um que de filosófico bem profundo. Quem é maraviloso , mas não seria profundo é Ferreira Gullar se fossemos ver por este caminho. Me desculpe, mas um poeta (Carlos Drummond) que teve seu principal livro classificado pela crítica como extremamente díficil, metafísico e inspirado em filósofos como Hegel e Heiddger não pode ser considerado pouco profundo. Acho que isso não tem validade se pensarmos assim. Se vc acha que poesias engajadas são de pouca profundidade eu aperto o botão vermelho mais uma vez pelo simples fato de que por mais que sejam (localizadas no tempo) essas poesias podem ser mais profundas que as líricas. Os temas de Drummond como o amor que é inspirado em Camões e a dor que eles suscitam não tem nada de fútil. Acho-os mais válidos que as valasas ou bossas novas de Vinicius que fala da beleza da mulher que ele vê passar na rua. Extremamente profundo eu diria. Não acho que tenha nada de fútil ou de papel de parede aí.
Acho que é interessante falar dos seus favoritos como inspiração. Agora se tem algo que me dá calafrios quando leio é Ferreira Gullar e Fernando Pessoa.
Uns versos de um poeta alemão que gosto muito chamado Quirinus Kuhlman (barroco e condenado à fogueira):
Qirinus KulhmannQuirinossalmo 62 [II]:
É justo que me escure o escuro
Porque à essência do ser assim convém
Ó raro cristal puro!
Já escorre o que corria além.
E todo um mar num rio se contém.
Se é mais escuro , é ainda mais claro:
Quanto mais negro , mais alva a semente.
O olho celeste há de julgar o
Que a nenhum homem se consente.
Brilha ainda mais, quando menos patente.
Ah noite! Noite que se dia,
Ah dia, mente que a noite alimenta!
Ah, luzque Caim adia!
Luz que a legião de Abel alenta!
Saúdo a tua inssurreição cinzenta.
Ó maravilha pressentida,
Que pelo cerne da árvore seenrama!
Doas um Novo Éden à vida,
Vê só meu ser como se inflama!
Escuta em mim tudo se chama!
Ó indizível anilar!
Claro rubi! Além -âmbar alvura!
E em paraíso transfigura,
Que enria o rio e em toda flor perdura
Ó quadriterra! Ó resplendor!
O mais escuro é como uma meio-dia!
Carbúnculo de amor!
O mundo é já céu-alegria!
A terra luz como só um sol faria!
A coroa está pronta,
Que é uma em toda parte e vale mil.
O que era oculto já desponta;
Aurora altiva, áureo buril;
Toda arte diante dela é pobre e vil
Olha os lírios e as rosas
Por seis dias colhidos, dia a dia;
Carícias amorosas
Coroam-nos , por tua agonia,
E o meu desejo ao teu, uno, se alia.
Um jesuélico fulgor
à alta coroa flecha-nos certeiro.
O orgulho já se vai depôr
Sob teu desprezo sobranceiro.
Um outro está contigo, filho e herdeiro
41 beijo de amor (a alternância das coisas humanas):
Pós noite\pez\ardor\gelo\som\mar\sol\sal\gris\raíz\trom\praga\fogo\ e horror,
Vêm dia\ blau\ frio \ flux\ psiu\ cais\ sede\ cãs\ flor\ \fim\ água\ e canção
Pós cris\ breu\ ruir\ medo\ guerra\ ais\ cruz\ luto\ ira\ mal\ pena\ ruim\ vaia\ ou dor,
Já sol \alba\fruir\suor\paz\rir\graaal\gala\amor\bem\dó\bom\loa\estão
Qual lua\grou\rio\um\mar\pó\val\voz\pá\pé\cão\mó\rã\com calor
Atrás de luz \voar\ tfoz\\par\nau\ar\flor\tom\chão\lá\mão\grão\rio\irão,
Tal nó\mãe\\mau\nau\meu\réu\vir\rei\clã\frei\juiz\sem\Deus\ e valor
Pedem mão\pai\pau\vau\teu\lei\lar\às\grei\sé\fás\mais\fé\ e ação
Quem vai\fiel\são\ter\ir\lá\com\cal\três\sim\sus\ar\céu\amar
Buscam vem\ cruel\pus\ser\vir\cá\sem\pez\mil\não\sub\chão\rés\ em vão.
Nem têm cem\prol\tez\nu\vez\mor\bom\léu\jus\rir\voz\lis\mel\lugar
Onde só\dor\giz\véu\viés\pior\vil\lio\caos\guai\pio\noz\fel\são.
Tudo muda;tudo ama;tudo quer tudo combater:
Só quem medita neste lema alcançará o saber.Nota: Como espero que todo mundo tenha notado o segundo poema não é emversos, mas é uma combnação. Um escalonamento (por assim dizer) de possibilidades combinatórias. Cada palavra pode se combinar com qualquer outra afim de formar uma rima interessante ou um efeito sonoro diverso desde que seja um efeito sonoro válido. . Flor e lis ou, por exemplo mau e nau. Só que rimas como teu e lei não são rimas nem tem efeitos sonoros o que não faz um combinação válida nem no sentido sonoro nem no sentido semântico.