“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Sampaio em 20 Mai 2008, 14:19

A partir daqui, tudo o que argumentarmos será uma discussão vazia sobre uma terceira pessoa.


Ou não. Todo debate é fundamentado em argumentos, em exposições e principalmente opiniões. Se debato sobre uma idéia não a alcanço tanto quanto não alcançaria um sujeito, um individuo, em seu "âmago" ou coisa do tipo.
Circulamos em volta de aproximações o tempo todo, e só o fato de usarmos linguagem como troca de signos já demonstra isso.

A discussão seria tão vazia como qualquer outro debate a sério - e ouso dizer até relevante - sobre um assunto.

Continuo considerando o que vc disse como preconceito. E seu segundo comentário reforça mais ainda a coisa, acrescentando inclusive um grau acentuado de machismo.


Um acentuado grau de praticidade e deboche, mas nem sempre isso é compreendido.

Praticidade pq de fato uma mulher com um corpão mas pouco a contribuir para o mundo com suas idéias, deve ao menos contribuir com seu corpão oras! Meus olhos agradecem.

E deboche pq... Bem, acho que está consideravelmente claro.

Ademais, graduações não dizem nada a respeito de ninguém, é verdade, mas fazem alguém deixar (ou pelo menos demonstrar interesse em) de ser mediano (no sentido mais pejorativo da palavra, que é o que transpareceu por aqui).


Claro, bacana pra ela. Acho que ela deveria inclusive investir nisso.
Olha só o Júnior, da dupla Sandy&Junior. Quando era famoso era um completo boçal em todos os sentidos (musicais, idéias, etc).
Começou a estudar bastante Música e, embora tenha perdido grande parte da fama, queimo minha lingua ao dizer que tornou-se um músico com bom potencial.

E eu acho bacana a Claudia Leite tocar vilão/guitarra em algumas de suas musicas no show. Já é uma evolução para com a maioria do ramo (o que não quer dizer muita coisa, mas enfim...).

E mediano, medíocre e outros termos que denotam MÉDIO, de fato querem dizer...médios. Não chamo-a de abaixo da média, pq o fato é que infelizmente a maioria da população tem um nivel critico e intelectual semelhante ao dela. Ou seja, de pessoas demagogas, moralistas, raramente capazes de pensar por conta própria e que ainda sim gostam de acreditar ter uma sabedoria letente.

Não que isso seja uma coisa boa, mas apenas quis dizer o que disse: ela é uma pessoa mediana.

De todo modo, vou fazer uma coisa. Envio esse material aqui no fórum para a assessoria dela, e de repente ela mesma pode se manifestar, respondendo se é demagoga ou não. Que acha?


Acho excelente!
Mas acho que não devemos ter muita esperança de aparecerem, e se aparecerem acho ainda mais improvável que estejam dispostos a um debate ou a ouvir e acolher críticas.

Cordel é escrito por gente sem instrução.
Repente então...
Axé tem origens afrobasileiras...
Samba também...(eu disse samba, não essa merda de Bossa Nova).


Faço das palavras do Personna as minhas:

Cordel, Repente, Samba e até mesmo o axé tem preocupações estilísticas, de ritmo e sonoridade.
O cordel e o Repente então... Patativa do Assaré compõe em redondilha maior seus versos, fazendo uso de rimas ricas e figuras linguisticas de primeira.
Sim, em linguagem regionalista mas está bem preocupado com a beleza de seus versos.


E acrescento: considerar Bossa Nova uma merda é dar atestado de ignorância, no mínimo musical.

Também considero válido o uso estético da Linguagem Internética, casaria perfeitamente num poema sobre amor virtual ou qualquer coisa que valha... Mas ali só aparece para afundar mais o poema.


Completamente de acordo.

O que vemos nessa "obra" da Cláudia Leitte é exatamente isso: uma arte pasteurizada ao extremo sendo consumida por massas semi-cultas. E temos uma artista satisfazendo sua necessidade de ter multiplos talentos legitimada pelos resultados oriundos da Semana de Arte Moderna e pela Industria Cultural.


Achei muito interessante toda sua breve análise. Lembra-me um pouco de um artigo que escrevi (ou esbocei) chamado " Conhecimento Fordista" aonde critico o tipo de conhecimento em massa, padronizado, massificado, linear, etc.
Obviamente o mesmo se aplica a qualquer feixe cultural.

Só discordo, e bastante, da relação com a Semana da Arte Moderna. Ela abriu o leque de possibilidades poéticas, e inclusive acho bacana Claudia Leite, Joãozinho ou Maria escreverem poemas em seus cadernos ou blogs. Estão apropriando-se de uma forma de linguagem e expressão e que de fato não têm dono, para expressarem-se. Isso é lindo.

A Semana é grande contribuidora disso, mas não do fato da Claudia, do Joãozinho ou da Maria fazerem poemas ruins. É ótimo que eles escrevam, mas isso não quer dizer que temos de consumir o que eles escrevem. Temos de saber selecionar poesia boa de poesia ruim. A ruptura da Semana só entra aí ao ampliar o leque, demonstrando que poesia boa não é necessariamente poesia metrificada.
Não podemos culpa-la pela qualidade de nossos pseudo-poetas.

Ou vc considera que a maioria das poesias apresentadas na Semana (e poetas que lá se apresentaram e deram voz a esse manifesto) de fato eram poesias ruins?
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Elara em 20 Mai 2008, 14:53

Personna,

Após penar para obter algum contato com a assessoria de Cláudia Leitte, vale salientar sem muito sucesso, já que a assessoria, que deveria facilitar o acesso à cantora, simplesmente está oculta em algum lugar não revelado, comecei a desconfiar daqueles que a assessoram como pessoas realmente competentes. Daí, com essa matéria do portal G1, que você publicou aqui, ficou claro para mim que se ela continuar com uma assessoria assim, vai quebrar muito rápido. Como um assessor decente envia um texto assim, sem o mínimo de revisão, para um portal de notícias de celebridades? Nesse caso (e explicitamente nesse), concordo com o Sampaio sobre a acefalia jornalística.

A respeito da indústria cultural, bem, isso me lembrou um seminário que apresentei sobre o assunto, há cerca de cinco anos atrás, quando fazia o primeiro período de jornalismo. De fato, essa indústria massifica o erudito e muitas vezes o desmembra em micro-fragmentos que nem sempre geram bons resultados (vide alguns tipos de funk e algumas obras das ditas artes plásticas pós-modernas, como la merd d'artist, cujo título não me lembro se escreve assim ou não).

Sampaio,

Quanto a assessoria, como pode ver, mudei completamente de idéia. Quanto à "praticidade", não sabia que tinham mudado o nome...

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Mirallatos em 20 Mai 2008, 15:13

E acrescento: considerar Bossa Nova uma merda é dar atestado de ignorância, no mínimo musical.


Sério? Baseado em que você afirma isso? :cool:

Note que eu falava de samba.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Sr.Personna em 20 Mai 2008, 15:38

Só discordo, e bastante, da relação com a Semana da Arte Moderna. Ela abriu o leque de possibilidades poéticas, e inclusive acho bacana Claudia Leite, Joãozinho ou Maria escreverem poemas em seus cadernos ou blogs. Estão apropriando-se de uma forma de linguagem e expressão e que de fato não têm dono, para expressarem-se. Isso é lindo.

A Semana é grande contribuidora disso, mas não do fato da Claudia, do Joãozinho ou da Maria fazerem poemas ruins. É ótimo que eles escrevam, mas isso não quer dizer que temos de consumir o que eles escrevem. Temos de saber selecionar poesia boa de poesia ruim. A ruptura da Semana só entra aí ao ampliar o leque, demonstrando que poesia boa não é necessariamente poesia metrificada. Não podemos culpa-la pela qualidade de nossos pseudo-poetas.

Ou vc considera que a maioria das poesias apresentadas na Semana (e poetas que lá se apresentaram e deram voz a esse manifesto) de fato eram poesias ruins?


Não, não eram poesias e poetas ruins na semana de arte moderna. Para romper com toda a construção estético-lírica de até então esses poetas dominavam perfeitamente os fundamentos da poesia, entendiam de sonoridade, de ritmo, de versificção... Por detrás da aparente simplicidade de seus versos havia toda uma intencionalidade.

O que digo é que a Semana de Arte Moderna serviu de base para a industria cultural se apropriar da Poesia tornando-a muito mais fácil de ser digerida e tranformada em mercadoria. Porque a partir do domínio da estética Moderna a poesia não tinha mais a proteção da "complexidade" que tinha até então.

A partir desse momento a Industria Cultural pode pegar qualquer Pseudo-poeta legitimá-lo e vendê-lo como se fosse uma obra prima. Esse José e essa Maria estão fazendo algo muito muito inferior do que qualquer repentista do interior do nordeste faz. Antes da Semana de Arte Moderna já era possivel fazer algo com genuíno valor cultural sem estar preso às formas da academia.

Não era o intento da Semana de Arte Moderna e não é o que os seus integrantes fizeram, mas, a longo prazo serviram de desculpa para um esvaziamento total a estética da poesia.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Tybert em 20 Mai 2008, 16:32

O personna não vira o disco mesmo.

Se um dia ele se matar, aposto que vai ter ao menos 70% do post anterior no seu bilhete de despedida.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Avatar do usuário
Tybert
 
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Dez 2007, 02:49
Localização: Osasco

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Sr.Personna em 24 Mai 2008, 23:49

Tybert,

Só não te mando a merda porque se sentiria bem confortável junto com o que você escreve.
Por isso lhe desejo uma viagem ao parnaso. Quem sabe lá não aprende algo de útil? Volte daqui uns dois anos quando e se já tiver amadurecido e aprendido a pensar para além de um simplismo pueril.
Cresça menino, por favor.

Atenciosamente
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor FreeSample em 25 Mai 2008, 12:13

Axé tem origens afrobasileiras...


Talvez por isso sofra tanto preconceito.
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Sampaio em 25 Mai 2008, 23:24

Sério? Baseado em que você afirma isso? :cool:

Note que eu falava de samba.


Baseado no fato de que a Bossa Nova foi um movimento de inovação musical rico, completo, pra lá de inovador, sensível e responsável por vários outros estilos inspirados neles, como a MPB mais moderna e alguns estilos de jazz.

A Bossa Nova reinventou um instrumento que provavelmente vc tem em casa: o violão. Criou um novo meio de usa-lo, uma nova cadência, um novo arpejo, novas construções melódicas, e tornou-o protagonista.
Mas seque se limita ao violão.

A Bossa Nova ainda trouxe na bagagem a modificação do que de mais sofisticado tinha o jazz, o blues e o samba. Ainda por cima contava com excelentes letristas, alguns poetas inclusive, que aprimoraram ainda mais o estilo. É considerado um dos mais influentes, ricos, harmônicos e inovadores estilos musicais da história.

Portanto, se vc acha uma merda, não passa de um gosto pessoal baseado em alguma coisa inexplicável, algum feeling ou fato de ter uma insensibilidade (ou ignorância) que não permite "senti-la".

Seja como for, ainda sim é um atestado, repito, de ignorância no mínimo musical.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Mirallatos em 26 Mai 2008, 11:29

Salvete!

Baseado no fato de que a Bossa Nova foi um movimento de inovação musical rico


Movimento. Um...o que? Movimento? Quem, quando? Primeiramente, ninguém sabe o que diabos significa "Bossa", há um monte de histórias ao redor do nome, mas nem mesmo os músicos da época sabem explicá-lo. Se ninguém sabe o que diabos é Bossa, então porque ela é nova?

"ah...mas a palavra ta no poema do Noel..." É, me lembro do Tinhorão ter citado um monte de outras fontes também.

Rico?

Meramente seguiu o aluvião da época. Tempos em que o Jazz estava em alta... e no Brasil era modinha de burguês. Ademais...riqueza? Garanto que o samba de raiz, samba de roda e outros batuques artesanais possui teor de beleza muito maior que simplesmente aderir à música americana...
Outra vez cito o Tinhorão: o "frustrado" do Tom Jobim tinha, no mínimo obrigação de fazer algo erudito, pois era músico formado. Diferente dos negros batuqueiros...
E, oh! meus deuses...ele modificou o samba? Aliás, uniu o samba ao jazz...mas peraí, o samba já fazia sucesso dentro e fora do país...e o jazz...bem...

Então o que ele fez afinal?

Reconheço o Jazz como boa música e até entendo a influência dele em vários seguimentos, mas não estamos falando da música afroamericana. Mesmo a...ahem... Bossa Nova não é ruim enquanto música, mas é uma merda enquanto samba.

sensível e responsável por vários outros estilos inspirados neles, como a MPB mais moderna e alguns estilos de jazz.


O que exatamente foi inspirado na..ahem...Bossa Nova?

MPB mais moderna? Como assim...o Funk? Fora a brincadeira, graça aos deuses a nossa boa e velha música popular deve muito pouco à...ahem...bossa. Temos sim, atabaque, agogô, pandeiro, matraca, viola de choco, chocalho, reco-reco, berimbau e outros instrumentos, herdados da miscigenação forçada no Brasil. E, na boa, até o Pop-Rock brasileiro já usa percussão afro faz um bom tempo.

Nada a ver com a..ahem...Bossa Nova. Insistir nisso é buscar uma referência prematura.

A Bossa Nova reinventou um instrumento que provavelmente vc tem em casa: o violão. Criou um novo meio de usa-lo, uma nova cadência, um novo arpejo, novas construções melódicas, e tornou-o protagonista.
Mas seque se limita ao violão.


João Gilberto. Ele carrega esse mérito. Fora o que ele criou, o resto já existia nos afluentes. A menos que você me prove o contrário, daí eu humildemente admito.

Mas se você quer algo realmente inventado: lembre do chorinho e do cavaco antes de ir pra cama. :victory:

A Bossa Nova ainda trouxe na bagagem a modificação do que de mais sofisticado tinha o jazz, o blues e o samba. Ainda por cima contava com excelentes letristas, alguns poetas inclusive, que aprimoraram ainda mais o estilo. É considerado um dos mais influentes, ricos, harmônicos e inovadores estilos musicais da história.


Novamente com isso?

Peraí Sampa:

A Bossa Nova ainda trouxe na bagagem a modificação do que de mais sofisticado tinha o jazz, o blues e o samba


A...ahem...Bossa Nova não trouxe nada. Ela foi. Quer dizer, alguns músicos foram até fontes exteriores em busca de respaldo, experimentação. E o que você chama de sofisticado? Pra mim foi só uma influência recíproca.

O samba, o samba mesmo, não deve nada à essas influências.

Ainda por cima contava com excelentes letristas, alguns poetas inclusive, que aprimoraram ainda mais o estilo.


Como se não houvesse isso antes. Aliás, como se não houvesse isso na música né Sampaio? Cara, eu gosto de Toquinho e li Vinícius de Moraes, gosto mesmo de alguns trabalhos deles, mas não vejo nada mais que uma experimentação musical em tudo. E uma prova de que veso metrificado, rimado...possui uma ligação umbilical com a música.

É considerado um dos mais influentes, ricos, harmônicos e inovadores estilos musicais da história.


Isso é contraditório. Porque a...cof!... Bossa Nova é fruto de influência. Acho que você tava querendo dizer o Jazz né? Eu sei.

Portanto, se vc acha uma merda, não passa de um gosto pessoal baseado em alguma coisa inexplicável, algum feeling ou fato de ter uma insensibilidade (ou ignorância) que não permite "senti-la".


Não é merda cara...é Bosta Nova. :aham:

Seja como for, ainda sim é um atestado, repito, de ignorância no mínimo musical.


Como, não é por nada, mas eu gosto muito de ser ignorante. Não sabe o quanto. :roll:


Per fim: A corda sempre pende para o lado mais fraco. A história do samba no Brasil é triste, muito triste. Vai de letras roubadas, ritmos ignorados e pseudo-representantes da cultura popular. Gente que subverteu a imagem da cultura nacional, mostrando lá fora algo praticamente irreal à origem. Tanto que a Bossa Nova é estereotipada, é musiquinha de novela das 8. Pixinguinha dificilmente você escuta nestes veículos, aliás, dificilmente se escuta, mas o Tom cantou com Sinatra e há quem se orgulhe disso. Elevar a Bossa Nova dessa maneira, é só mais um sintoma da perda de identidade, algo normal em muitos segmentos artísticos, mas virtualmente presente na música. É assumir que antes dela não existiam músicos criativos e samba de qualidade.

É ficar feliz quando lá fora, os gringos lembram do "samba brasileiro", quando escutam Garota de Ipanema.
Editado pela última vez por Mirallatos em 26 Mai 2008, 11:35, em um total de 2 vezes.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Captain Beefheart em 26 Mai 2008, 11:30

Eu quando vi esse poema postado aqui me senti como se estivesse vendo um ready-made do Duchamp.
Avatar do usuário
Captain Beefheart
 
Mensagens: 413
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:01

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Sampaio em 27 Mai 2008, 00:05

Movimento. Um...o que? Movimento?


Sim, movimento.

Vide livro do Ruy Castro sobre o assunto. Ou do Ricardo Pessanha.
Ou o Dicionário de Música Brasileira.
Ou próprio dicionário!

Quem, quando?


Tal qual qualquer outro movimento, especialmente cultural/musical/artístico, a data exata causa alguma polêmica. A maioria coloca como marco o álbum de 58 da Elizete Cardoso, mas há quem prefira dizer que oficialmente começou com o álbum de João Gilberto, do mesmo ano.
Seja como for a diferença é de meses.
Mais precisa que movimentos ingleses.

Primeiramente, ninguém sabe o que diabos significa "Bossa", há um monte de histórias ao redor do nome, mas nem mesmo os músicos da época sabem explicá-lo.


E o Kiko?

Poderia se chamar Kalagnudirá-ptidu lolô Novo. O que importa? O que vem a ser Tropicália exatamente? O que diabos é rock´n roll? Pedra e role? Bata (em giria popular) e role?
Pouco importa como surgiu o nome, não muda em absolutamente nada.

E vc dizer algo do tipo dá-lhe um novo atestado de ignorância. Dessa vez de cultura de modo geral.

Rico?

Meramente seguiu o aluvião da época.


Me mostre QUALQUER coisa do período que seja remotamente parecido.

É tão similar quanto a música clássica é da romântica, ou seja, usa instrumentos (alguns) similares, etc.

Não descaracteriza em nada um movimento.

Bossa Nova era tão diferente que, para tentar descrever como era parecido o som, os músicos usavam expressões como "tem um pouco do ritmo do samba, mas com aquele toque das músicas românticas do rádio. Além de tudo tem uma cadência meio jazz e uma influência de batida das músicas de marcha européias...".

Outro exemplo é só buscar no livro que vc provavelmente tem, Verdades Tropicais, do Caetano Veloso, aonde ele descreve seu absoluto assombro com a bossa nova.

Ou seja... Mais novo, impossível.

Mesmo a...ahem... Bossa Nova não é ruim enquanto música, mas é uma merda enquanto samba.


Bem...é... Provavelmente pq, conforme já explicado, ela não é samba... Nem jazz...

Vc está me deixando constrangido. Uma alegada ignorância, carregada da pretensão absolutamente injustificada (conforme estou demonstrando) dos tolos, daqueles que instrumentalizam e tentam intelectualizar uma opinião senso-comum, dá-lhe um descrédito tremendo nas demais áreas do conhecimento.

O que exatamente foi inspirado na..ahem...Bossa Nova?

MPB mais moderna? Como assim...o Funk? Fora a brincadeira, graça aos deuses a nossa boa e velha música popular deve muito pouco à...ahem...bossa.


Todos os Tropicalistas discordam.
Los Hermanos discordam.
A música eletrônica brasileira discorda.

Vc ao menos se deu ao trabalho de ver/ler/ouvir algo antes de falar tamanha bobagem?

João Gilberto. Ele carrega esse mérito. Fora o que ele criou, o resto já existia nos afluentes. A menos que você me prove o contrário, daí eu humildemente admito.


João Gilberto se diz, orgulhosamente, como um membro da Bossa Nova.
O MOVIMENTO Bossa Nova.

E que resto já existia? Tudo que apontei? A música nova e tão indefinível que recorreram até a marchas européias?
Junção de vários outros sons, de modo a criar um ESTILO novo, é pra lá de inovador sim, oras. Cite UM estilo musical que não tenha influências de outros.
Vamos regredir até a música tribal, e vc vai ficar batucando uma pele de cervo e balbuciando que essa é a música verdadeira.

E o que você chama de sofisticado?


Saber conciliar um profundo conhecimento harmônico/musical, um som absolutamente limpo, claro, com influências de samba, jazz, etc.
Mais sofisticado impossível.

O samba, o samba mesmo, não deve nada à essas influências.


Novamente: e o Kiko?

Tudo que veio antes da Bossa Nova realmente não teve, oras... rs
Isso tá parecendo piada.

Como se não houvesse isso antes. Aliás, como se não houvesse isso na música né Sampaio? Cara, eu gosto de Toquinho e li Vinícius de Moraes, gosto mesmo de alguns trabalhos deles, mas não vejo nada mais que uma experimentação musical em tudo. E uma prova de que veso metrificado, rimado...possui uma ligação umbilical com a música.


Claro, isso veio para complementa-la, conforme deixei bem claro no post.
E torna-la ainda mais genial.

É como se eu dissesse: "Nossa, ainda por cima o jazz usa a bateria de um modo genial"
E vc respondesse: "Ah! Mas a bateria já era usada antes do jazz!".

Cara... E daí?

Que falta de senso histórico, musical, intelectual é esse?

Isso é contraditório. Porque a...cof!... Bossa Nova é fruto de influência. Acho que você tava querendo dizer o Jazz né? Eu sei.


Vc está dizendo que, pelo fato da Bossa Nova ter influência do jazz, ela não pode influenciar outros estilos? :blink:

Vou considerar um comentário precipitado, que vc nem quss postar, mas deixou escorregar. Vou considerar esse um lapso intelectual, ok? ;)

Apesar de que fica difícil esconder suas mazelas quando faz comentários do tipo:

Tanto que a Bossa Nova é estereotipada, é musiquinha de novela das 8.


Oh céus. Vc não merece que eu me dê ao trabalho de refuta-lo.

Vc merece, PRECISA, estudar. Isso sim.

Elevar a Bossa Nova dessa maneira, é só mais um sintoma da perda de identidade, algo normal em muitos segmentos artísticos, mas virtualmente presente na música. É assumir que antes dela não existiam músicos criativos e samba de qualidade.


Claro, enaltecer um estilo musical e admira-lo é denegrir tudo que veio antes dele.
Vc tem toda razão cara.


No mais, por favor. Poupe-nos disso, e se for refutar este post, peço pra que busque mais coisas antes de se constranger novamente.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Elara em 28 Mai 2008, 14:03

Acho que devíamos criar uma seção música! Huahauhauahu...

Tou assistindo tudo de camarote. :numaboa:
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor FreeSample em 29 Mai 2008, 13:07

Sabe que não seria má idéia? :b
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Mirallatos em 29 Mai 2008, 20:31

Sim, movimento.

Vide livro do Ruy Castro sobre o assunto. Ou do Ricardo Pessanha.
Ou o Dicionário de Música Brasileira.
Ou próprio dicionário!


Organizado ou desorganizado? Rs...

Tal qual qualquer outro movimento, especialmente cultural/musical/artístico, a data exata causa alguma polêmica. A maioria coloca como marco o álbum de 58 da Elizete Cardoso, mas há quem prefira dizer que oficialmente começou com o álbum de João Gilberto, do mesmo ano.
Seja como for a diferença é de meses.
Mais precisa que movimentos ingleses.


Movimento de um album só?

E o Kiko?

Poderia se chamar Kalagnudirá-ptidu lolô Novo. O que importa? O que vem a ser Tropicália exatamente? O que diabos é rock´n roll? Pedra e role? Bata (em giria popular) e role?
Pouco importa como surgiu o nome, não muda em absolutamente nada.

E vc dizer algo do tipo dá-lhe um novo atestado de ignorância. Dessa vez de cultura de modo geral.


O que vem a ser Tropicália exatamente?


Pesquise com mais vontade que você descobre de onde vem o apelido do Movimento Tropicalista.

O que diabos é rock´n roll? Pedra e role?


Pesquise com mais vontade que você descobre o que era a gíria ferente ao ato sexual usado nas "senzalas" americanas.

Pouco importa como surgiu o nome, não muda em absolutamente nada.


E eu que achava que Movimento Cultural representava algo. E que o nome também influi no processo. Droga, isso não importa,não muda absolutamente nada. Sou ignorante.

Bossa Nova era tão diferente que, para tentar descrever como era parecido o som, os músicos usavam expressões como "tem um pouco do ritmo do samba, mas com aquele toque das músicas românticas do rádio. Além de tudo tem uma cadência meio jazz e uma influência de batida das músicas de marcha européias...".


Ai meus deuses. Claro que tinha samba lá dentro, mesmo porque é um estilo assumido como tal.
E Influência "meio jazz" é ótimo...

Agora, se e era romântico ou não, nem deve ser levado em consideração.

Bem...é... Provavelmente pq, conforme já explicado, ela não é samba... Nem jazz...


E eu te respondo:
Vc está me deixando constrangido. Uma alegada ignorância, carregada da pretensão absolutamente injustificada (conforme estou demonstrando) dos tolos, daqueles que instrumentalizam e tentam intelectualizar uma opinião senso-comum, dá-lhe um descrédito tremendo nas demais áreas do conhecimento.


É samba sim senhor, o senso comum vence.

Todos os Tropicalistas discordam.
Los Hermanos discordam.
A música eletrônica brasileira discorda.

Vc ao menos se deu ao trabalho de ver/ler/ouvir algo antes de falar tamanha bobagem?


Desde quando o Tropicalismo é moderno? Pelamordosdeuses cara...nem vale o esforço ressaltar que dentro da Tropicália havia divergências quanto a aceitação da cultura estrangeira incorporada nas músicas. Assim como outros combatiam isso com unhas e dentes. O movimento assume sim, sua influência advinda do concretismo, pop...

E que resto já existia? Tudo que apontei? A música nova e tão indefinível que recorreram até a marchas européias?
Junção de vários outros sons, de modo a criar um ESTILO novo, é pra lá de inovador sim, oras. Cite UM estilo musical que não tenha influências de outros.
Vamos regredir até a música tribal, e vc vai ficar batucando uma pele de cervo e balbuciando que essa é a música verdadeira.


Quanta inocência...

João Gilberto se diz, orgulhosamente, como um membro da Bossa Nova.
O MOVIMENTO Bossa Nova.


E?

Saber conciliar um profundo conhecimento harmônico/musical, um som absolutamente limpo, claro, com influências de samba, jazz, etc.
Mais sofisticado impossível.


Ahhh...ta bom.

Claro, isso veio para complementa-la, conforme deixei bem claro no post.
E torna-la ainda mais genial.

É como se eu dissesse: "Nossa, ainda por cima o jazz usa a bateria de um modo genial"
E vc respondesse: "Ah! Mas a bateria já era usada antes do jazz!".

Cara... E daí?

Que falta de senso histórico, musical, intelectual é esse?


Cara, vou te denotar algo: O senso comum define a...Bossa Nova como samba. Só você que não.

É um samba com influência do Cool Jazz.

Se você perguntar pra qualquer cidadão o que é Rock and Roll clássico, ele não vai te dizer: é um Blues com um Q de Jazz. Ou vice versa. Porque não é Jazz nem Blues, embora tenha influência de ambos.

Sendo assim, porque a Bossa é considerada Samba, não só aqui como lá fora?

Isso definitivamente não faz dela algo novo, mas sim um samba influenciado. Sacou?

Vc está dizendo que, pelo fato da Bossa Nova ter influência do jazz, ela não pode influenciar outros estilos?


Não disse isso. Primeiro me mostre onde está essa influência. E por favor, não me mostre mais Bossa Nova. E antevejo: essa herança continuará manifestando a influência indireta da música negra estadunidense e afrobrasileira.

Oh céus. Vc não merece que eu me dê ao trabalho de refuta-lo.


Podemos fazer um histórico das trilhas sonoras vistas nas novelas das 8 se você quiser. Aliás, aprenda a contextualizar as coisas: Novelas retratando a pseudorealidade carioc...digo, brasileira, mostrando as "dificuldades" da vida de classe média e alta, com muita "MPB" (leia-se muita bossa).

Claro, enaltecer um estilo musical e admira-lo é denegrir tudo que veio antes dele.
Vc tem toda razão cara.


Bem aqui eu ri do seu comentário. Cara...porque será que minha opinião sobre o rock não é a mesma? Eu nem sou lá um sambista, mas defendo a integridade do gênero.

No mais, por favor. Poupe-nos disso, e se for refutar este post, peço pra que busque mais coisas antes de se constranger novamente.


Constrangido, eu? Deve ser vergonha alheia.

No mais, sei que esse papo vai se perder num duelo vazio, e eu realmente não tenho tempo para respostas imediatas. Naverdade não tenho nem tempo pra me alimentar direito, portanto fica difícil chegar a um ponto de quilíbrio.

Mas te asseguro, se tu me mostrar provas concretas que derrubem minha visão, tiro o boné.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

“NON OMNE QUOD LICET HONESTUM EST.”

Mensagempor Sr.Personna em 09 Nov 2008, 05:39

Elara escreveu:Acho que devíamos criar uma seção música! Huahauhauahu...


Não seria realmente má ideia...
Voltou a pensar nisso menina rara?
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

AnteriorPróximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron