A rampa

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

A rampa

Mensagempor Magyar em 26 Set 2011, 16:17

Na rotatória, a surpresa. Uma rampa para deficientes. Com diversas sinalizações de "Pare", faixa de pedestres e placas de preferência para transeuntes, são raras as pessoas que, de fato, respeitam a sinalização. Avisos prévios que não evitam os acidentes de uma população plural, no pior sentido da palavra. Uma pessoa ficou aleijada a algumas semanas atrás.

Você pára e espera enquanto os carros passam por ela na mesma velocidade que entraram na rotatória. Tem sorte se derem seta. Eu já não ligo mais para setas, aprendi que as pessoas colocam a mão em cima do volante antes de virar - na pior maneira de dirigir.

Seguindo a rua da rotatória, a um quarteirão, encontra-se um semáforo. O alerta de que, se não pararem agora, podem causar acidentes - como se os anteriores não passassem de enfeites urbanos. O mais curioso é que lá não tem rampa para cadeirantes. Estão fadados a depender de ajuda para subir na calçada ou arriscar a vida em uma rotatória desrespeitada. O orgulho em xeque.

A rampa da rotatória não passa de uma desculpa mal formulada - uma maneira de ser perdoado por mais um aleijado na velha falta de conscientização da população. Afinal de contas, esse sempre foi o intuito delas: aparentarem verdades despercebidas. No final das contas, a desculpa não passa um erro para consertar outro erro. Não é atoa que a sociedade vive assim... com os exemplos dados pelo governo, fica difícil aprender outra coisa.

Mesmo com tanto "cuidado", noutros lugares mal existe sinalização e semáforos, e o índice de acidentes são bem menores que os daqui. Talvez eles saibam o significado do perdão.

Apesar de pequena e com uma inclinação nada desafiadora, a rampa ainda assim consegue impedir muita gente de seguir em frente.
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron