[Exploradores] Atmosfera Hostil

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

[Exploradores] Atmosfera Hostil

Mensagempor oculto em 16 Ago 2011, 08:52

Depois de muito tempo, muito mesmo, quase dez anos. Me deu vontade de voltar a escrever um pouco. Como nos últimos anos eu estive muito envolvido com fantasia medieval, decidi que era hora de mudar um pouco e pensei em escrever ficção científica. O conto abaixo é apenas uma apresentação do protagonista, sem muita pretenção. Escrevi mais por motivação do nascimento do meu filho, que se dará em novembro, e se chamará Nicolas. :pidao:
Sobre o conto e possível continuidade, ainda não decidi como se dará o cenário e o nível tecnológico. O enredo também está sendo concebido ainda. Espero poder atender as espectativas dos leitores interessados.


[Exploradores] Atmosfera Hostil

Nicolas observava a torrente ácida que despencava montanha abaixo. Do céu daquele planeta uma intensa tempestade corrosiva não parava de cair há quase duas horas.

Protegido dentro de uma pequena caverna, ele aguardava a equipe de resgate alcançar seu sinal de socorro, porém eles mesmos deviam estar em dificuldades com a atmosfera hostil daquele planeta.

Seu módulo de exploração não estava distante, mas as erupções de gases desconhecidos haviam danificado os propulsores, deixando funcionando apenas o limitador de gravidade, que permite ao pequeno veículo permanecer flutuando.

A granada de pulsos estava fixada na parte mais alta daquela colina rochosa. Ela era a única chance de sobrevivência do jovem explorador espacial que mal havia se formado e já havia sido designado a duas missões de risco. A emissão de ondas de rádio era a única comunicação que a frota conseguiria captar além das nuvens carregadas daquele planeta.

Olhando para o pequeno computador de comando fixado em seu braço, ele ajustava os recursos vitais de seu traje. Seu oxigênio estava sendo consumido com rapidez, provavelmente devido a alguma avaria na estrutura quando a chuva ácida o pegou de surpresa no alto da colina.

Ele tinha duas alternativas. Torcer pela frota ter captado seu sinal de socorro e aguardar o resgate, ou aguardar a chuva cessar para permitir-lhe alcançar o módulo de exploração (VE Arion). Para sua infelicidade, chuvas como aquela poderiam durar dias ou semanas.

O planeta RS-351 era o que os cientistas chamavam de vermelho rochoso. A coloração de sua atmosfera era devido à grande concentração de ferro, minério extremamente comum, mas necessário a exploração espacial em uma escala tão larga que qualquer mina encontrada precisa ser mapeada. Nicolas foi o primeiro explorador enviado, responsável por mapear uma área inicial para colonização.

Os minutos se arrastam e o suprimento de ar não durará muito mais tempo. Lá fora o ruído da tempestade aliado os rompantes dos trovões impediam o explorador de pensar em qualquer outra alternativa. Embora sendo um especialista treinado em confinamento planetário, Nicolas começava a demonstrar seus primeiros sinais de pânico, algo que ele mesmo havia percebido e tentava controlar.

Mais uma olhada para o computador... oxigênio a 16%. Nicolas se senta em uma rocha e relaxa. Tudo o que ele pensava no momento era em seu pai que o incentivara desde o início de sua vida a conhecer e desbravar o universo. Pensava também em Karina, a tenente que ele conheceu ainda quando prestava sua avaliação final para ingressar na frota.

4%... Uma explosão atmosférica. Nicolas se ergue em um sobressalto de excitação. Ele conhecia bem aquele som, de tanto que freqüentou os hangares de lançamento ainda na Terra. Havia uma reentrada no planeta, o que poderia significar sua salvação. Se aproximando ao máximo da borda da caverna e evitando o líquido corrosivo que se empossava ao redor ele olha para cima. Um rastro de luz incandescente cortava o céu. Era mesmo uma reentrada.

Ele tenta calcular a distância e o tempo de manobra que a nave deveria levar para chegar até ele. Era muito mais tempo do que ele tinha. Adiante estava o módulo VE Arion que, por mais robusto que fosse, começava a ser afetado pela chuva ácida. Ainda sim sua maior esperança de sobrevivência se ele conseguisse alcançá-lo.

Sem planejar muito, Nicolas lançou-se na chuva correndo tanto quanto seu traje, semelhante a um escafandro, lhe permitia. Embora o traje fosse aprimorado para fornecer a máxima proteção ao explorador, aquela tempestade estava muito além dos testes de resistência mais elaborados. Aquela composição ácida ainda era desconhecida e essa primeira experiência não foi muito positiva.

De dentro do capacete ele percebia que se aproximava cada vez mais do módulo, mas uma fisgada em seu braço o derruba. A dor violenta subia-lhe até a espinha e o cegava por um instante. Como previsto o traje não resistira ao ambiente e uma ruptura o fez perceber quão grave era sua situação. Nicolas se arrasta pelo chão. Ele sentia o ácido corroer sua musculatura e alcançar seus nervos no braço. Ele tinha que alcançar o módulo antes de desmaiar.

Percorrendo lentamente os últimos centímetros que o separavam do veículo, ele lembrava-se de tudo o que nunca havia feito e tudo o que ainda desejava para sua vida. O computador ainda funcionava mesmo avariado, o que o permitiu abrir a comporta de carga do módulo. Ele faz um último esforço e se lança para dentro. Sua visão turva torna-se uma profunda escuridão e a dor cessa. Ao menos essa é a impressão quando seus sentidos sucumbem e ele apaga, aparentemente a salvo.

Minutos depois a equipe de resgate localiza o módulo de exploração. E o veículo é içado para dentro da nave, que alça vôo além das nuvens.]

SPOILER: EXIBIR
Definições:
VE Arion: Veículo de Exploração. É o principal módulo de proteção dos exploradores. Existem vários modelos, sendo os "Arion" os mais robustos e utilizados em missões de alto risco. São construídos com estrutura metálica reforçada e os únicos com limitador gravitacional instalado, ideal para exploração de terrenos desconhecidos. Seu poder de fogo é moderado, mas pouco utilizado, pois ameaças comuns de criaturas nativas normalmente são repelidas pela descarga cinética do limitador.
Limitador Gravitacional: Os limitadores apenas criam bordas anti-gravitacionais ao redor de si mesmos. Normalmente eles apenas contra-balançam o peso do que está sobre eles com o empuxo gravitacional do planeta, permitindo todo o aparato "flutuar". Eles podem ser usados como propulsores, quando sua potência é aumentada, mas a descarga cinética é extrema. É comum o limitador se desprender ou destruir o veículo aonde se encontra acoplado, ou até "esmagar" um objeto ou corpo que estiver na direção da descarga. Ainda é uma tecnologia experimental. (lembra os propulsores das naves de Matrix, mas sem aqueles efeitos elétricos)
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: [Exploradores] Atmosfera Hostil

Mensagempor Emil em 16 Ago 2011, 15:52

Gostei muito, Oculto. Eu sou um fã dos seus ganchos espaciais, e gosto de como você consegue criar ameaças e perigos sem usar antagonistas: o ambiente é hostil, a viagem é perigosa, mas necessária.

Uma coisinha só:

"ou aguardar a chuva cessar e permitir ele"

O certo mesmo seria permitir-lhe, de permitir a ele. Acho que só substituir, entretando, vai destoar da sua escrita, talvez você queira pensar em outros jeitos de escrever essa frase.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Exploradores] Atmosfera Hostil

Mensagempor oculto em 17 Ago 2011, 08:15

Num cenário de exploração os perigos realmente se encontram mais nas viagens do que numa sociedade extraterrestre mega-inteligente. Embora esse tipo de encontro não esteja descartado, é provavel que os antagonistas sejam criaturas e animais.

Corrigi a frase lá. Não achei que destoou, e as alternativas que eu pensei estavam se encaixando pior. Eliminei uma repetição também... tava ruim de ler "elaborado" duas vezes na mesma frase.

Vlw o feedback. ^_^
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron