O Pião

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O Pião

Mensagempor Magyar em 19 Mai 2011, 04:06

Imagem


Preparou cuidadosamente o barbante. Ganhara três piões de presente de aniversário, e ainda estava aprendendo a soltá-los.

- O segredo está em como voce prepara a corda, Tuco - disse seu tio, enrolando a fieira.

- Depois disso, basta jogá-lo enquanto puxa a corda - falou enquanto lançava o objeto no chão.

Aquilo rodou, rodou e rodou. Pedras deslocou, e por buracos passou, sem cair, determinado. Até encontrar uma fenda no chão que impedira o seu caminho e rodopio.

- Quanto menos obstáculos tiver pelo caminho, por mais tempo ele girará. Mas o divertido é vê-lo transpor os obstáculos, e isso depende de como você o preparou e o soltou.

Nisso, Tuco ficou encabulado por ter ganho três deles. Um já bastava, pensava.

- É para você brincar com os seus amigos, Tuco. Basta você e seus amigos soltá-los ao mesmo tempo, fazendo eles se baterem para ver qual gira por mais tempo. Ganha aquele que ficar de pé por mais tempo, ou aquele que fazer o percurso com mais dificuldades pelo caminho.

Com os amigos, foram raras as ocasiões em que os piões dançaram em sincronia, sem um interferir na trajetória do outro, simultaneamente. Os impecilhos sempre interferiam nas suas trajetórias. Os atritos afastavam-nos uns dos outros.

Tuco continuou a brincar com os piões mesmo depois de adulto. A brincadeira? Tornara-se uma filosofia de vida. Rodando até perder a força concedida no início, tudo de acordo com os preparos e desafios, numa dança caótica.

Você pode modificar o terreno, limpá-lo, torná-lo plano... mas isso não deixará a brincadeira mais divertida. Prever a sua trajetória torna-se uma perda de tempo. Apreciá-la basta. Contar para os amigos em como ela foi única. Por causa disso e daquilo que ele fez, e mesmo assim continuou a rodar.

Tuco não sabe até quando o seu pião irá rodar, mas diverte-se com cada dificuldade que ele enfrenta - sem parar. Afinal de contas, não da para saber quando uma fenda surgirá e o parará.
Editado pela última vez por Magyar em 25 Mai 2011, 06:08, em um total de 1 vez.
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

Re: O Pião

Mensagempor banned_guardian em 19 Mai 2011, 09:07

Acho que tu tá fazendo o curso errado na faculdade Barlin. XD
Enfim, gostei do textículo. Agora vá estudar que eu preciso de um sócio.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: O Pião

Mensagempor Magyar em 25 Mai 2011, 06:10

Não é a primeira vez que me dizem isso. rsrs
Pódexa, to indo estudar logo menos!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron