Sugestão

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Sugestão

Mensagempor kiros em 17 Mai 2010, 11:42

Eu to querendo postar isso a um tempão, mas me mudei e fiquei sem internet e só agora consegui cata uma wi-fi do vizinho que botou uma senha nada dificil de se acertar.

O negócio é o seguinte: todos sabemos como a "mitologia" (folclore) brasileira é fraca. Enquanto os outros países possuem dragões, ninfas, e os mais variados montros que assombram a imaginacão, nós temos boi tata, mula sem cabeca, currupira...

Mas se formos realmente pararmos para pensar, os dragões não sai mais nada que aberracões de largatos e serpentes. Nomes que das criaturas místicas japoneses que dispertam nossa curiosidade para aquela cultura são apenas nomes comuns, porém num idioma totalmente desconhecido para nós.

Quem sabe não são as criaturas da nossa mitologia que são fracas se comparadas a mitologia estrangeira. (vamos comecar a falar certo, folclore é mero conhecimento popular (folk = povo, lore = conhecimento), é à mitologia que as criaturas pertencem, e dessa forma devem ser tratadas)
Quem sabe são apenas os contadores de história que são fracos e não souberam dar a devida ênfase.

Vejamos alguns exemplos: boi tata -> ok, o nome é tosco, mas também kappa é ridículo para um japonês, uma criatura bovina capaz de lancar chamas pelas ventas (tais como os dragões), seria uma criatura que assombraria as vilas e cidades, devorando humanos (os dragões inicialmente eram apenas vilões que requeriam um sacrificio de uma donzela)
currupira -> esse já não é nome comum para nós, falantes de português, mas as histórias contadas sobre ele nos fazem pensar que é simplesmente ridículo. Uma criatura com os pés do avesso armando armadilhas para os que ameacam a floresta, que tal se ele de fato assombrar a mata nativa, colocar armadilhas ardilosas, destruitivas e mortais, dizem que seu cabelo é vermelho como chama, por que não cabelos em chamas assim como os Ifrits o possuem, e certamente inumeras outras criaturas. o currupira, com seus pes do avesso poderia ser um grande e terrivel demonio na nossa cultura.
mula sem cabeca -> uma mulher que se apaixonou por um padre, bla bla bla. se apaixonou o cara**o, teve relacoes com. em outros paises de epocas pre-crista, poderia ser simplesmente uma profanacao ao deus local, uma mulher que se envolveu com o sacerdote no altar ao dito deus, mas ainda podemos usar a face crista da historia. sim, esteve com um padre, pior, ela era certamente casa, a forma de mula vem do fato dela pensar em sexo (cavalo em muitas culturas é simbolo disso), e a cabeca perdida eh pq ela agiu por impulso e desejo, sem pensar nas consequencias. sua cabeca poderia ser formada de fogo, as pessoas inocentes nao a veriam, mas os que compartilhassem do mesmo pecado, se deparariam com o face infernal da egua.

existem outros, mesmo um sasci pode ser demoniaco com aqueles furacoes que ele cria. senhor dos gatunos e ladroes.

bom, eu fiz um conto sobre a mula sem cabeca, de como ela passa de mulher para mula, vou postá-lo assim que der uma revisada nele.
no mais fica a sugestão, vamos fazer da mitologia brasileira algo a ser temido!
kiros
 
Mensagens: 22
Registrado em: 06 Set 2009, 07:46

Sugestão

Mensagempor Madrüga em 17 Mai 2010, 11:46

Cara, isso é começar do jeito ERRADO.

Não existe mitologia "forte" e mitologia "fraca". Isso é preconceito cultural, e dos mais rasteiros.

É legal valorizar nosso folclore, mas pensando em sua riqueza, e não querendo inventar e enfeitar porque ele é "ruim".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Sugestão

Mensagempor arghsupremo em 17 Mai 2010, 11:51

A ideia de pegar nossa mitologia e fazer tramas diferentes, mais voltadas para o horror, é maravilhosa. Desqualificá-la é algo infantil e bobo, no mínimo.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Sugestão

Mensagempor Midg4rd em 17 Mai 2010, 12:09

Eu não acho que o folclore brasileiro seja fraco, mas sim muito mal explorado. Pode apostar que dando uma boa garimpada e botando no papel, nosso folclore não deixa a desejar pra nenhum outro.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Midg4rd
 
Mensagens: 139
Registrado em: 08 Abr 2010, 15:54

Sugestão

Mensagempor Léderon em 17 Mai 2010, 12:16

Yup, isso é preconceito embasado na visão tosca de folclore que dão na escola.
A "mitologia brasileira" é MUITO legal, mas não conhecemos quase nada =/

Um projeto interessante sobre isso é a Fantastipedia, uma wiki sobre mitologia e folclore.

E só pra desencargo de consciência: boitatá é uma serpente, não um boi. ¬¬
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Sugestão

Mensagempor Midg4rd em 17 Mai 2010, 12:30

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio. (não sei por que isso lembrou minha mãe)

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebras ... lclore.htm


Aposto que pouquíssimos conheciam esses três acima. E a distância até essa informação é de um "google / folclore brasileiro"
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Midg4rd
 
Mensagens: 139
Registrado em: 08 Abr 2010, 15:54

Sugestão

Mensagempor Vincer em 17 Mai 2010, 14:49

Eu acredito que o tópico foi criado com uma impressão errada.

Podemos ter essa impressão de 'riqueza' de outros folclores simplesmente porque os gringos colocam eles em rpgs, quadrinhos, etc.

Dragão? Um lagarto grande e virulento. Exceto por 1(um único) conto encontrado sobre donzelas(falando do dragão europeu), ele não é nada do que vemos em rpg. Quem criou o dragão rpgístico foi o Tolkien, quem se inspirou numa história nórdica e misturou com o dragão para fazer o smaug guardando um tesouro.

Goblins, sprites, fadas(como vistas pelo povão na idade média), brownies, etc, etc... são exatamente como o nosso saci. Sem tirar nem por. Fazendo travessuras, gente falava que tinha visto ou colocava a culpa neles...

Não são nem os contadores de histórias o motivo dessas diferenças no nosso imaginário. Quem manteve o folclore vivo lá, re-contando, é igualzinho aqui. Tão 'pobres' quanto. Foi o advento de romances de fantasia, quadrinhos, filmes e etc onde os autores acrescentaram aspectos e fizeram eles mais cool que criou essa imagem. E como não é nosso folclore, nós só vemos essas obras derivadas, sem ter contato direto com o original que é muito, muito mais simplório.

Então nosso folclore já é como o deles. Você quer é propor mais obras contorcendo, acrescentando e modificando-os para torná-los mais legais ou assustadores?
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sugestão

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Mai 2010, 15:28

Pensei que cavaleiros do zodíaco tinha criado a mitologia.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Sugestão

Mensagempor arghsupremo em 17 Mai 2010, 15:33

Lumine Miyavi escreveu:Pensei que cavaleiros do zodíaco tinha criado a mitologia GREGA.


Corrigi para ti.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Sugestão

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Mai 2010, 16:24

E nórdica e babilonica.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Sugestão

Mensagempor Midg4rd em 17 Mai 2010, 16:49

Em relação a história, acho que um bom mestre, um bom escrito, um bom trabalho, pode deixar qualquer tema muito bacana de se jogar, ler, enfim.

Por experiência, fazendo uma comparação distante...Sempre achei o tema envolvendo robôs extremamente idiota, até ver o trailer do primeiro filme Transformers. Em termos de efeitos especiais/visuais não vi até hoje nada melhor.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Midg4rd
 
Mensagens: 139
Registrado em: 08 Abr 2010, 15:54

Sugestão

Mensagempor Corvo da Tempestade em 18 Mai 2010, 14:05

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.


Interessante...fazer um conto/história sobre um (ex)político que "assombra" uma estrada no Tocantis... (tenho que trabalhar essa ideia)

Estou surpreso como ninguem ainda falou do Boto Rosa (ou a nossa versão de Sereia pras mulheres).

E, em relação aos bichos do D&D, a minha maior surpresa foi descobrir que o Tarrasque NÃO é invenção do D&D e, sim, de uma lenda francesa....
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Sugestão

Mensagempor Lady Draconnasti em 22 Mai 2010, 18:56

O negócio é o seguinte: todos sabemos como a "mitologia" (folclore) brasileira é fraca. Enquanto os outros países possuem dragões, ninfas, e os mais variados montros que assombram a imaginacão, nós temos boi tata, mula sem cabeca, currupira...


E daí? Em que isso te incomoda?

Vejamos alguns exemplos: boi tata -> ok, o nome é tosco, mas também kappa é ridículo para um japonês, uma criatura bovina capaz de lancar chamas pelas ventas (tais como os dragões), seria uma criatura que assombraria as vilas e cidades, devorando humanos (os dragões inicialmente eram apenas vilões que requeriam um sacrificio de uma donzela)


*cospe coca cola no monitor*

Anhem... desculpa ai, mas... "boi" ou "mboi" eh a palavra indígena para cobra... Boitatá é uma cobra, e ela não ataca randomicamente como um dragão europeu.

currupira -> esse já não é nome comum para nós, falantes de português, mas as histórias contadas sobre ele nos fazem pensar que é simplesmente ridículo. Uma criatura com os pés do avesso armando armadilhas para os que ameacam a floresta, que tal se ele de fato assombrar a mata nativa, colocar armadilhas ardilosas, destruitivas e mortais, dizem que seu cabelo é vermelho como chama, por que não cabelos em chamas assim como os Ifrits o possuem, e certamente inumeras outras criaturas. o currupira, com seus pes do avesso poderia ser um grande e terrivel demonio na nossa cultura.


Some fogo com floresta e me diga qual o resultado disso.

EDIT RÁPIDO:

Quanto ao Curupira ser um demônio, bem... ele não é. O conceito do Curupira, é o de um espírito protetor da floresta, enquanto os Ifrits são gênios de naturesa malígna. Percebeu aí a diferença?

FIM DO EDIT

Enfim, aproveite e reveja as lendas (e o português, pra evitar gafes). Posso não conhecer tão bem o folclore indígena e brasileiro, mas até onde me consta, nossos monstrinhos lendários não são tão adoráveis assim. E antes que eu esqueça: O conto é seu, você é livre para tornar as criaturas mais assustadoras ou menos assustadoras.

Houve um dos nossos usuários que fez alguns contos baseados em nosso folclore e... acredite, você não ia querer topar com o curupira dele (ou era caipora?)
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Sugestão

Mensagempor Ka Bral o Negro em 22 Mai 2010, 21:16

Bem, a intenção não é (apenas) propagandear, mas eu, que em anos recentes descobri apaixonado por mitologia e folclores de Angola, e desde sempre fissurado nas mitologias glamourizadas por RPG, filmes, quadrinhos, etc, resolvi criar uma estória de óbvia inspiração africana, adaptando livremente as influências conforme meu gosto, conforme se pode ver clicando aqui.


É "só" escrever, modificando conforme queira. Como os gringos fazem com suas lendas tão "simplórias" quanto as nossas. :)
Avatar do usuário
Ka Bral o Negro
 
Mensagens: 136
Registrado em: 20 Jun 2008, 22:05
Localização: São Paulo-SP

Sugestão

Mensagempor Madrüga em 24 Mai 2010, 12:13

Nasti slowpoke. Perceberam que o cara nunca mais nem logou?

Imagem
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

cron