De um diálogo

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

De um diálogo

Mensagempor Seth em 01 Jul 2008, 17:08

Para dois cavalheiros, como uma homenagem, para outro como um parecer, para alguns como epitáfio, antes de ser queimado. Para uma dama como um agradecimento.


É uma praia muito bonita, alguma coisa de litoral-norte-abençoado-pelos-deuses-do-país-tropical-das-letras-do-Tim Maia- e- de-todo-o-projeto-de-compositor-da-MPB. Um homem de cabelos grisalhos, longos e num formato capacete está com uma camisa florida, aberta no peito, e calças brancas. Está deitado numa rede, com uma água de coco ao lado. Chega outro, vestido com um paletó e gravatas, que se senta e se serve de uns goles de outro coco, antes de começar a falar:

- Jorge, faz tempo que não o vejo, como vai?

- Tranqüilo, camarada Ramos. Rede, mar, mulher, água de coco, o que mais posso querer?

- Não sei, mas essa paz parece ser mais do que o suficiente...

- E é. Não imaginei que esse lugar seria tão...

- Belo? Calmo? Pacífico?

- Não... Vamos é sentir, vale mais do que definir, que é coisa de cientista. E nós somos poetas.

- Há quem nos defina de outras formas... Você sabe disso.

- Ora, não são todos os que sentem o lirismo, menino. Depois, isso já passou... Há tempo demais.

- O Machadinho eu entendo que diga, mas você? Está aqui há tão poucos anos!

- Ai é que mora o detalhe, meu querido. Nós tínhamos muito mais a ver com o Machadinho do que esse pessoal de hoje. O tempo que passou entre nós e ele foi menor, em termos de mudanças, do que o povo que veio depois dos bárbaros de trinta anos atrás, e até hoje hoje. É pena... afinal, nem sempre o velho está carunchado.

- Mas você não tem esperança nesse povo novo?

- Em quem, no Luís? No Jô? No Paulinho?

- Especialmente no Paulinho.

- Eu apostaria mais no primeiro, mas o Machadinho não gostou da última idéia “genial” dele; o segundo eu sou suspeito, é filho de um grande amigo, mas não sei bem se é o perfil dele – mas ele não é exatamente ruim, eu acho.

- Você foge de falar do Paulinho, Jorge.

- O Paulinho é popular.

- E você era o que, Jorge? Tinha até portuga e gaulês querendo conhecer o seu trabalho. Cansei de ver na sua casa os seus prêmios dados pela Internacional.

- Eu sou o que sempre fui: um contador de história. Algumas deixaram os outros encantados, e, por isso, esse sucesso. Mas eu nunca quis ser muito mais do que isso. Que culpa se tenho se terminei sendo?

- Nenhuma, poxa. Mas o Paulinho...

- O Paulinho é popular. Entenda, meu camarada, que tem um detalhezinho ai: as pessoas não queriam, e nem querem mais o que eu e você fazíamos. Eu cheguei à conclusão de escrevíamos para quem tivesse bom-senso. Como as pessoas hoje não têm mais bom-senso, e o Paulinho vende bom-senso, todo mundo procura. Acho que ele devia mudar de ramo, para farmacêutico, e vender as coisas dele em escala industrial... Se bem que isso ele já faz.

- A indústria dos pseudo-intelectuais... Esse seria o legado do mago Paulo Coelho?

- Do Paulinho. Sem magia, sem palavras árabes carecendo de contexto, só o Paulinho amigo do Raulzinho. Esse é o legado que eu prefiro me lembrar.

- Você tem um lado meio nostálgico, Jorge.

- Ah, eu tenho, mesmo. É disso que a Zélia gosta, ainda mais agora que ela está por aqui.

- Dá uma saudade, Jorge...

- Ah, isso dá, Graciliano, isso dá. Agora já não há poetas.

- Mas há esperança?

- Isso você me responde, já que Fabiano foi embora com Vitória e os meninos atrás do futuro, não é?

- E o que me diz de Dona Antonieta?

- Ah, alagoano descarado – replica o outro, sorrindo – me pegaste. Sim, ainda há esperança... Mas já não há poetas. Já não há quem conte histórias. Isso nós matamos.

- Nós?

- Claro. No fim, nós quem sempre fomos o problema...

- Ainda não entendo.

- Lutamos e brigamos, tudo pra ser livres de amarras, livres de canôns ultrapassados, livres de um sargentão, livres de opiniões vetustas, mas com capacidade de nos censurar. Mas não aprendemos o mais importante de tudo. Tudo se acomodou igual como era antes, só mudando os atores, pior que novela da Globo. Experimentando cada pedaço, e não sentimos mais o gosto do bolo. Mas já há quem esteja enjoado dele... Por isso tenho esperança.

- Camarada Jorge, eu ainda quero saber o que foi que não aprendemos. E sem essa analogia culinária...

- Desculpe, moço, mas a presença da Zélia me faz lembrar dos tempos da casa do Rio Vermelho. É bem simples. Não aprendemos a ser livres.

O de paletó fica quieto por uns instantes, tentando entender o que o da camisa florida queria dizer. Ele sempre pensou em termos dentro nos quais ele era livre...


E tomou mais água-de-coco, olhando pro mar.



---------------


SEth
Editado pela última vez por Seth em 15 Fev 2009, 19:47, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

De um diálogo

Mensagempor Lanzi em 01 Jul 2008, 17:57

Hahahaha. Um prato cheio pra quem gosta de literatura, especialmente a brasileira. Vez ou outra me perdi no diálogo por falta de atenção. Culpa minha.

Achei que poderia ter ficado um pouco menos explícito. Mas no mais ficou bem divertido.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

De um diálogo

Mensagempor Seth em 06 Jul 2008, 11:47

Lanzi,

Eu tive, realmente, alguma dificuldade no quesito sutileza, mas faz parte. É treino. No mais, fico satisfeito que tenha se divertido... :victory:
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

De um diálogo

Mensagempor laharra em 23 Jul 2008, 00:07

Bem bolado o texto e realmente divertido, mas, como nunca fui um grande entusiasta da literatura nacional ,não pude usufruir de tudo que ele proporciona - ainda que tenha entendido as referências :cool:

Abraços.
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

De um diálogo

Mensagempor Lady Draconnasti em 24 Jul 2008, 13:34

Divertido. Principalmente a "opinião" (entre aspas mas não tão assim) dos mais velhos com relação ao Paulinho Coelho XD
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

De um diálogo

Mensagempor Seth em 24 Jul 2008, 18:05

Que bom que vocês gostaram do material.

Realmente, é um prato cheio quando se gosta mais do autor.

Bom, de mais a mais, depois de ler Diário de um Mago e parar na metade de Verônika (urrrr) decide morrer, só posso dizer isso.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

De um diálogo

Mensagempor Lady Draconnasti em 24 Jul 2008, 19:42

Você é um herói. Eu não passei da primeira página de Diário de Um Mago.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

De um diálogo

Mensagempor Yuskeleton em 28 Jul 2008, 12:55

Olá Seth, quanto tempo não?

Achei o seu texto bastante divertido e gostoso de ler. Acho que você poderia tirar o "Coelho"... ficaria menos mastigado e reforçaria a crítica.

Desculpe pelo breve comentário, mas já é tarde.

Espero poder ler mais textos seus.

Cheers,

Yuskele"g"on
Avatar do usuário
Yuskeleton
 
Mensagens: 255
Registrado em: 13 Mar 2008, 23:33

De um diálogo

Mensagempor Seth em 29 Jul 2008, 19:57

Lady:

Assim, uma aposta. Eu lia o diário de uma mago. Ele lia Umberto Eco. Eu saí com a parte mais terrível, fazer o quê =_=

Yuskeleton:

Você e o Lanzi me chamaram a atenção para isso. Vou dar uma revisada nesse material, pode ter certeza. :victory:
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

De um diálogo

Mensagempor Lady Draconnasti em 29 Jul 2008, 20:06

De fato, foi bem desumano.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron