A Dança Onírica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

A Dança Onírica

Mensagempor Léderon em 28 Ago 2007, 11:05

Oi gente ^^
Ia postar no fórum antigo quando recebi a notícia do novo, e deixei prá hoje. Boas-vindas a nós! xD

Tenho escrito pouco ultimamente... mas esses dias fui fazer uma resenha de Changeling: O Sonhar, e resolvi escrever um continho, meio que uma introdução ao cenário, mostrando como ele é para possíveis futuros jogadores. Tá certo que ele mostra a parte boa do jogo. Os pesadelos ficam para outra ocasião. :P

-----------------

A Dança Onírica


Um dia você acorda, ainda morrendo de sono. Se vira na cama e enrola por mais uns cinco minutos para só então se levantar, vestir uma roupa e ir ao banheiro. Olha para o espelho e vê a mesma cara de sempre. Vai prá cozinha, conversa com sua mãe, come alguma coisa e se arruma prá sair, seja para a escola ou ao trabalho.

Sai de casa. Olha para a rua. A mesma coisa de sempre: a molecada subindo prá escola, o carteiro entregando correspondência, o cachorro da vizinha latindo sem parar e a velhinha da frente regando as plantas e gastando rios de água.

Aquela sua vizinha legal, que você acha bonita e sempre passa fazendo caminhada pela sua calçada, pelo jeito não foi se exercitar hoje. Ou talvez tenha se atrasado. Talvez esteja doente. Quem sabe?

Você sobe a rua olhando pelas casas. Todas do mesmo jeito, as plantas no mesmo lugar, as rachaduras nos mesmos pisos e algumas paredes descascando nos cantos. Lá está o vizinho chato que faz churrasco todo fim de semana e que você nem sabe o nome. E o cachorro dele, que parece meio doente nas últimas semanas.

Ah, a vizinha bonita descendo a rua. Ela está diferente. A pele mais corada, os olhos mais penetrantes, os cabelos mais brilhantes. E o cheiro! Ela passa tão rápido, mas mesmo assim olhando nos seus olhos, te encarando. Ela sorri e então se vai, deixando uma trilha perfumada de um aroma que você nunca sentiu antes. Você pára e olha para ela, se afastando rápido.

Desde quando ela tem asas?

Paralisado.

Aquilo foi muito estranho, não? Será que você está delirando? Dormiu bem esta noite? Andou bebendo? Não, não. Aquilo são asas sim. Dá prá ver ainda, antes dela virar a esquina. Asas grandes e coloridas, como as de uma libélula.

Cara, você tá mal. Pessoas não têm asas. Melhor continuar seu caminho ou vai se atrasar. É difícil, eu sei. Mais tarde você vai ver ela de novo e vai confirmar que estava delirando. Mas o cheiro dela... não era perfume. Era cheiro de outra coisa. Era cheiro de rosas. Mas não simples rosas. Eram... rosas de muitas cores... plantadas por ela mesma, em um jardim iluminado pela luz do sol da manhã e regado por anjos. É, não tem outro jeito de descrever aquele cheiro.

Você vai se atrasar. Anda. Eu sei que você não quer. Você quer vê-la de novo. Acredite, você vai. Mas não agora. Na hora certa. Antes disso pode ser perigoso.

E o caminho continua... as árvores parecem estar diferentes. As folhas estão mais viçosas, chegando a parecer milhões de esmeraldas esculpidas por um artesão sapientíssimo. O próprio ar parece mais fresco. Você o sente entrando pelo seu nariz, passando por seus pulmões e preencher até a sua última célula com uma espécie de energia que você nunca sentiu antes. Um calor estranho te abraça, você tem a impressão de ver borboletas te guiando por todo o caminho e descobre que é feliz e não sabia...

Por quê viver? Para quê viver? Para realizar seus sonhos?
Ou para ser um?

Bem vindo ao Sonhar.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

A Dança Onírica

Mensagempor Lobo_Branco em 28 Ago 2007, 11:52

Testo bem simples, fluido. Uma boa introdução, pois deixou com vontade de saber mais. Espero a parte dos Pesadelos. abraços!
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

A Dança Onírica

Mensagempor Lady Draconnasti em 28 Ago 2007, 14:58

Com esse texto acho que você conseguiria trabalhar na WW, escrevendo os contos de introdução de capítulo.

Muito bom =3
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

A Dança Onírica

Mensagempor Malkavengrel em 28 Ago 2007, 17:32

:shock: :shock: :shock:
:queixo:

Muito bom posso repassar esse conto para minha mesa de Changellin ???

:queixo:

Obrigado pelo maravilhoso texto.
Imagem
"For every complex problem there is an answer that is clear, simple and wrong."
"I can make wonders, and still let you wander alone."
Avatar do usuário
Malkavengrel
 
Mensagens: 250
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:40
Localização: Ilha da Magia

A Dança Onírica

Mensagempor Léderon em 29 Ago 2007, 00:37

Obrigado pelos comentários de todos!
Fique à vontade para usa-lo como quiser, Malk! ^^

Lady Draconnasti escreveu:Com esse texto acho que você conseguiria trabalhar na WW, escrevendo os contos de introdução de capítulo.

Muito bom =3

:pidao:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

A Dança Onírica

Mensagempor Dahak em 29 Ago 2007, 02:29

Lederon, tudo certo contigo?
Espero que sim!

Seguinte, achei a hisória muito bacana, com uma narrativa bem intrigante e simples.
Trouxe até umas lembranças...:P

Bom, você teve uns deslizes na gramática e tal. Não são erros de difícil localização, creio que uma revisão seria o suficiente para eliminá-los e deixar a leitura mais fluida. Imprimir e ler longe do PC pode ajudar, ou ler em voz alta. Fica a dica.

Um abraço e apareça mais vezes.


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

A Dança Onírica

Mensagempor Saxplr em 29 Ago 2007, 15:32

Caro Lederon,

Em primeiro lugar, gostei do conto, a narrativa está fluida, como disseram. Não encontrei nada grave na gramática a não ser aqueles "prá", que não são acentuados.

O final, "bem vindo ao sonhar", me lembrou muito Sandman, aliás, não duvido que tenha tirado daí, dado o seu avatar.

Não gosto muito desse estilo bastante coloquial, o conto parece uma conversa mesmo, apesar desse narrador ser indeterminado. Quanto à isso, um comentário particular: o conto é narrado na terceira pessoa, como se "um amigo estivesse contado para você mesmo a sua experiência." Aí é que está: é o sonhar, mas um amigo não iria lhe contar um sonho seu. Eu achei um bocado destoante isso. Principalmente porque ninguém está contando como é o sonhar, porque as sensações são "praticamente em primeira pessoa". Eu sei que pareço confuso, mas enfim: acredito que do modo que está este conto ficaria muito melhor em primeira pessoa. Tente! É um exercício a mais, afinal de contas!

A parte "Desde quando ela tem asas?" foi um ótimo "ponto de virada", usando um termo de roteiro cinematográfico. É um ponto que "apresenta o problema", ficou muito bom do modo como começou, chama a atenção e prende o leitor.

Eu sinceramente não entendi, e nem gostei muito desses questionamentos finais: "Por quê viver? Para quê viver? Para realizar seus sonhos?
Ou para ser um?"

Do mais, o conto está bom e interessante, parabéns! Espero ler mais alguma coisa sua!
Ahn, se for escrever o pesadelo, que tal fazer em primeira pessoa? Seria legal comparar os resultados!

Abraço, e continue escrevendo!
Rodrigo Sax
Revista de histórias:
http://www.balaiobranco.com.br
Avatar do usuário
Saxplr
 
Mensagens: 59
Registrado em: 28 Ago 2007, 16:20

A Dança Onírica

Mensagempor Dahak em 30 Ago 2007, 00:21

Aproveitando a parte dos questionamentos que o Sax levantou, também achei meio sem propósito. Seria algo que poderia não estar ali =P



Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

A Dança Onírica

Mensagempor Léderon em 08 Set 2007, 22:18

É que ele foi escrito originalmente como uma introdução ao cenário, e não editei. Não é bem um "conto", é mais como um Mestre narrando a um jogador.

Obrigado pelas sugestões de todos!
(bem atrasado XD)
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

A Dança Onírica

Mensagempor Dahak em 11 Set 2007, 23:12

Led, disponha.
Estamos aqui para isso ;)

E apareça menos raramente!
:victory:

Abraço!


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

A Dança Onírica

Mensagempor Lanzi em 13 Set 2007, 13:54

Tirando os vários 'prá' no começo do texto, não notei nada de impertinente na gramática.

Se trata de um amigo? Da própria consciência conversando com a personagem? Gostei do modo como você escreveu, muito simples e próximo da juventude, que é o que parece.

Achei no mínimo bonitinha a parte das asas. Um desses sonhos gostosos que a gente tem, sabe? E da forma como foi colocada, ficou tão aconchegante.

Não gostei muito da frase do final por ter soado meio cafona, mas gostei da simplicidade do texto. Como um fulano disse aí em cima, poderia ser colocada na introdução de algum capítulo da WW. Haha.

Abraços.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

A Dança Onírica

Mensagempor Elara em 13 Set 2007, 15:19

Lembrou mesmo aquelas introduções de livros de RPG.

Excelente. Parabéns.

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron