Paixão Nacional - Adulto.

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Lobo_Branco em 17 Dez 2007, 02:28

Algumas semanas atrás, estava eu voltando da faculdade de carona com uma amiga. Ela procurava por uma musica em seu cd, a qual ela acabou não encontrando. Ela me disse um pouco sobre a musica, a qual me interessei pela "historia" apesar de não ter vencido minha preguiça de ter ido atrás dela mesmo.

Baseado no que ela me contou sobre a musica, resolvi escrever esse conto ou crônica...

Apesar de ter sido escrito por mim, ele 'tá bem curtinho. Acho que 'tô pegando o jeito.hahaha :rolando:

Boa leitura, abraços!!!

ps: Tag adulto por ser rico em palavrões e ter certo erotismo.
ps2: Baba = partida de futebol ñ profissional
ps3: não me lembro o nome da musica, se alguém souber, me diz - apesar d'eu acreditar que seja o mesmo nome do conto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paixão nacional

por

Breno Pascal de L. Brito


Historias tendem a ter um inicio meio e fim, pelo menos a maioria das boas. Algumas não têm algum desses pontos, porém, não deixam de ser boas historias. Outras têm as três coisas e nem por isso deixam de ser historias ruins.

Irei contar uma com dois inícios, porém com um único fim. Algo sobre paixão, perda e dor. Algo que está na cabeça e no coração de muitos como eu, e muitos diferentes.

Tudo começa, pela primeira vez, com Denílson, jovem morador de bairro humilde. Garoto direito, apesar de não estudar. Viciado em empinar arraia, jogar gude e principalmente pegar o baba.

Bem, quem não é viciado nisso ou naquilo?

Denílson também tem outro vicio muito comum em sua idade. Onze anos, mais comum encontra-lo horas no banheiro do que em outro cômodo da casa.

Cinco banhos por dia, e mesmo assim não acaba seu calor.

Negro, sem educação de qualidade ou oportunidade real, com sorte vira jogador de futebol, pelo menos é nisso que ele pensa.

Sábado, sol a pico, ficar em casa fora de cogitações. Pega sua bola surrada de couro, que ganhou com oito anos, de natal.

Aquela com qual ele foi campeão do baba armado do colégio, invicto em oito recreios consecutivos.

A da sorte.

Aos pulos e gritos ele chama pelos amigos, que aos poucos vão se reunindo no descampado de uma pracinha.

“É o seguinte cambada, três de linha, dois vira, quatro acaba. O feijão depois daqui é lá em casa” grita ele aos amigos reunidos.

“Buiu e Dé, tão no meu time” continua, enquanto os meninos pegam tijolos para definir o gol. “Três pés, einh André, seu ladrão. Mauricio veja se esse viado definiu certo o gol deles. Vou te brocar no baba hoje Deni” gritou outro, enquanto alguns meninos gritavam pela de fora.

“Vamo vê, vamo vê”, responde o jovem, fazendo algumas friluras com a bola, entre seu time.

O baba começa, garotos habilidosos, tentam imitar seus ídolos na televisão, Ronaldos, Kakás, Adrianos, Robinhos. Grandes nomes do “baba” brasileiro.

Sorrisos, vaias, palavrões e algumas alterações entre eles. Nada serio de mais, nada amistoso de mais.

Baba de rua de menino. Não adianta eu explicar de mais sobre ele, caso você não saiba a química que o compõe, aconselho parar e ir p/ rua pegar um.

Ótimo passa tempo.

Um gol, dois, troca o lado do “campo”. Denílson e seus amigos estão ganhando, começam a tentar jogar bonito.

Risadas e palavrões se tornam mais freqüentes.

Uma bicuda para o baba.

A redondinha subiu, subiu, subiu e desceu longe, caindo em meio a rua.

“André seu grosso” grita os meninos, enquanto Denílson corre em direção a bola.

“Pode deixar que eu pego, eu pego” grita para os meninos que tavam de fora.

Atravessa a rua numa carreira curta, pegando a bola, com habilidade de futuro craque.

Porém algo chamou sua atenção.

Ele a vê descendo a rua, uma das “culpadas” pelos seus “banhos” repetitivos e demorados.

Márcia, ah, a bela Márcia.

Não é a mulher que você olha e diz que é uma mulher bonita, porém, não têm como você não olhar e se ver fazendo loucuras com ela, ou melhor, com o traseiro dela.

Mulata da bunda empinada e coxas grossas. Meu Deus, que bunda. Rabo para mais de metro, daqueles que lhe prende os olhos, e faz sua cabeça acompanhar o rebolado.

Que te faz imitar uma coruja no meio da rua.

Deni' tava lá, parado, a vendo subir a rua, rebolando que nem uma cobra. Pobre coitado, não teve a chance de virar um craque.

Isso nos leva ao segundo inicio de nossa trama de paixões.

Roberto, entregador.

Tinha resolvido ficar parte do sábado em casa, assistir o jogo, ver seu time de coração, motivo de felicidade infinita, meter três, quatro, cinco, mil no rival. Pobre Roberto, se viu alguém metendo alguma coisa, foi o rival enfiando a bola em seu gol, e mais de uma vez.

Amor virou ódio. Xingou a tudo e a todos, mandou o mundo ao caralho a quatro.
Resolveu tomar uma.

Para aqueles que não sabem o que “tomar uma” significa, bem, “tomar uma” nunca é apenas uma. A não ser que essa “uma” seja uma caixa, ou um engradado.

Passou o tempo todo enchendo a cara, “encarcando o dente”.

Se o time num colaborava, se divertia com a loira gelada. E como estava gelada.

Sábado, sol a pico, cerveja gelada no copo. Vida boa, pena que ele tinha entrega a fazer, e não iria deixar de fazê-las. É bom, fazia a derrota lhe sair da cabeça.

Ligou o carro da empresa, colocando o som alto.

Subiu a rua avionado. Viu a bela bunda da mulata. Desviou o rosto, a acompanhando.

Aqui nos vamos para o fim, o fim único, o encontro dos dois inícios, dois meios. O nexo vibracional das cordas quânticas que unem esses dois universos diferentes e iguais.

Em outras palavras, a porra de evento que acaba com essa jornada apaixonada.
Preferiu ver a bunda a Denílson. Uma pena. Não teve reflexo para desviar, quando já era tarde de mais.

Ouviu-se apenas o baque, o baque surdo de um futuro sendo acabado.

O baque doloroso do fim forçado de uma pequena jornada.

Denílson morria no sábado ensolarado, sem ter o gosto de ter vencido o baba ou comido mais do feijão da mãe.

Possivelmente em outro país não teria ocorrido isso, porém, Denílson era brasileiro nato.

Morria, então, como um brasileiro, pela suas paixões.

No fim foi até mesmo uma bela morte. Tinha sua bola nas mãos e a bunda da mulata nos olhos.
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Seth em 21 Dez 2007, 20:24

Rapaz, esse material ficou muito bom. Me lembrou uma crônica, ou uma caso contado numa roda de amigos.

Aliás, qual é a música? Tenho um palpite, mas queri saber se bate.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Dahak em 22 Dez 2007, 00:50

Breno, meu caro Breno. Tudo bão contigo?
Hope so.

É bacana vê-lo se aventurando por outros mares, mostra bastante versatilidade.
Antigamente no fórum tinha gente que criticava autores de uma faceta só e que colocavam a condição de escrever de diversas formas como algo muito importante para considerar alguém um grande escritor. Particularmente, não concordo, acho que demonstra versatilidade, o que é um ponto bom mas que não vejo com obrigação.

Enfim, falando do trabalho..
Achei que faltou um pouco de intimidade com a "forma" de uma crônica. Partes corridas, partes lentas (que achei meio sem propósito sua extensão) e tal.
Não ficou ruim, mas creio que dá para melhorar como cronista. Senti uma influência forte de contista...

Abraço!

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Corvo da Tempestade em 22 Dez 2007, 10:57

muito bom o conto...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Gehenna em 22 Dez 2007, 22:12

Nunca tinha ouvido a expressão "pegar um baba".

Nunca.

Pelada é pelada, pô. :bwaha:

Ficou bacana, os dois inícios sendo convergindos ao único fim pelas duas maiores paixões nacionais.

Enfim, tb to curioso por saber qual a música. Nenhuma das q eu conheço com tema "futebol" se encaixou.
Avatar do usuário
Gehenna
 
Mensagens: 828
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:52
Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Seth em 22 Dez 2007, 22:45

Nunca tinha ouvido a expressão "pegar um baba".

Nunca.

Pelada é pelada, pô.


Então você não mora em Salvador e na Bahia, aqui todo jogo de futebol de rua, em campo, enfim, amador, é baba.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Lobo_Branco em 22 Dez 2007, 23:12

Isso mesmo, não só aqui, mais no norte de Minas tbm.rs

A musica é "só se não for brasileiro" dos Novos Baianos. Ouvi após escrever o conto/crônica. É boazinha.rs

Luis, a influência de contista vai perdurar muito, ainda mais q eu não quero perde-la.rs. Porém, quero aprimorar mais as narrativas onde o narrados "converse" mais casualmente com o leitor.

Abraçõs!
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Malkavengrel em 25 Dez 2007, 03:08

Lobo...
Gostei muito, parabéns.

Acho que precisa de uma revisadinha ainda. Encontrei um "p/" no meio do texto que não sei foi proposital, talvez durante a escrita você tenha se distraido e na revisão pulado. Talvez até tenha sido proposital, mas não sei se foi um bom conto para utilizar a abreviação, talvez um "pra" teria caido melhor.

No mais, apenas elogios.

Um Abraço do Malka.
Imagem
"For every complex problem there is an answer that is clear, simple and wrong."
"I can make wonders, and still let you wander alone."
Avatar do usuário
Malkavengrel
 
Mensagens: 250
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:40
Localização: Ilha da Magia

Paixão Nacional - Adulto.

Mensagempor Dahak em 27 Dez 2007, 23:44

:victory:

Sabe, antigamente eu me achava quase incapaz de fazer crônicas.
Hoje as idéias que me ocorrem são quase todas para crônicas...


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron