Burning Wheel
Tenho um pé atrás com RPGs Indies e coisa e tal , mas tenho consumido linhas menos famosas em termos de regras de uns tempos para cá. Vide que os RPGs main Stream que jogo ultimamente são Iron Heroes e o M&M (apenas para Supers). Consumi recente mente uma caixa de Warhammer, mas me arrependi por não saber o que fazer com o material, apesar dele ser excelente. Quero ver se dobro essa dificuldade mestrando o RPG e fazendo alguns playtests. No caso do Iron Heroes eu tive nada menos que o prazer de saber que eu sei o que vou fazer com os três livros assim como os de M&M. Eis que me surgem os livros da linha Burning Wheel de Luke Crane:
http://www.rpg.net/reviews/archive/11/11444.phtml
Repito que não sei se vou consumi-los por falta de inspiração. Há um RPG que usa a mecânica do controle narrativo e que é baseado em uma HQ (usa o mesmo set (rules), as mecânicas e não regras como se diz no Indie RPG). Digo que me interessei por mecânicas de como os jogadores poderiam criar as suas raças e fazer com que a narrativa flua não tão dependente do mestre. A questão é: poderiaeu consumir esse jogo sem problemas ou medo de ele consumir pó...
Então vamos ao que eu vi de interessante no RPG e possa me fazer comprar ele. No casodo Suplemento Mouse Guard RPG:
- Você assume o controle do tempo e ameaças como água, doenças e predadores desses pequenos roedores.
- Com o esquema narrativo nada é im possível.
- Mesmas vantagens de se jogar com o Burning Wheel.
Burning Wheel:
- Pelo que saiba esse RPg de fantasia permite uma maior liberdade criativa por parte dos jogadores e do ajudar nessa criação mestre onde você pode criar e ver o mestre ajudar (nessa criação mutua) de um set de cenário e situações interessantes. Dando assim mais vida às velhas seções onde o mestre é o todo poderoso. Claro o mestre controla a maioria das coisas inesperadas nesse jogo. Só que em Burning Empires (a versão Sci-Fi do Burning Wheel) existe uma mecânica de criação de raças por parte dos jogadores. Além disso é possível montar outras coisas com a mecãnica como cenas e etc.
- Um depende do outro. Assim a distribuição de papéis torna o jogo supostamente mais leve e mais imprevisível.
- Adaptabilidade a qse todos os tipos de fantasia ou cenários mágicos. Essa elasticidade o torna simplesmente a menininha dos olhos para mim nesse momento.
Agora quanto aos problemas ocasionais. Ele é um indie e gastar o dinheiro no Basic set + o magic, Mouse Guard e Empires poderia torrar minhas economias e muitos dos jogadores ficarem realmente fulos de perderem seus personagens de BESM d6 ou Iron Heroes com força 30 ou mais e terem de contribuir nas cenas. Claro temos entusiastas, mas esse RPG é meio pesado em termos narrativos para muitos jogadores. De resto penso que investiria alegremente nesse RPG. O problema é será que os outros terão os mesmo entusiasmo que eu...
http://www.rpg.net/reviews/archive/11/11444.phtml
Repito que não sei se vou consumi-los por falta de inspiração. Há um RPG que usa a mecânica do controle narrativo e que é baseado em uma HQ (usa o mesmo set (rules), as mecânicas e não regras como se diz no Indie RPG). Digo que me interessei por mecânicas de como os jogadores poderiam criar as suas raças e fazer com que a narrativa flua não tão dependente do mestre. A questão é: poderiaeu consumir esse jogo sem problemas ou medo de ele consumir pó...
Então vamos ao que eu vi de interessante no RPG e possa me fazer comprar ele. No casodo Suplemento Mouse Guard RPG:
- Você assume o controle do tempo e ameaças como água, doenças e predadores desses pequenos roedores.
- Com o esquema narrativo nada é im possível.
- Mesmas vantagens de se jogar com o Burning Wheel.
Burning Wheel:
- Pelo que saiba esse RPg de fantasia permite uma maior liberdade criativa por parte dos jogadores e do ajudar nessa criação mestre onde você pode criar e ver o mestre ajudar (nessa criação mutua) de um set de cenário e situações interessantes. Dando assim mais vida às velhas seções onde o mestre é o todo poderoso. Claro o mestre controla a maioria das coisas inesperadas nesse jogo. Só que em Burning Empires (a versão Sci-Fi do Burning Wheel) existe uma mecânica de criação de raças por parte dos jogadores. Além disso é possível montar outras coisas com a mecãnica como cenas e etc.
- Um depende do outro. Assim a distribuição de papéis torna o jogo supostamente mais leve e mais imprevisível.
- Adaptabilidade a qse todos os tipos de fantasia ou cenários mágicos. Essa elasticidade o torna simplesmente a menininha dos olhos para mim nesse momento.
Agora quanto aos problemas ocasionais. Ele é um indie e gastar o dinheiro no Basic set + o magic, Mouse Guard e Empires poderia torrar minhas economias e muitos dos jogadores ficarem realmente fulos de perderem seus personagens de BESM d6 ou Iron Heroes com força 30 ou mais e terem de contribuir nas cenas. Claro temos entusiastas, mas esse RPG é meio pesado em termos narrativos para muitos jogadores. De resto penso que investiria alegremente nesse RPG. O problema é será que os outros terão os mesmo entusiasmo que eu...
