Página 1 de 1
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
04 Mar 2009, 19:41
por Aluriel de Laurants
Awesome System é um sistema para aventuras de alto poder que inventemos, basicamente é uma salada de FUDGE, com OPERA com cobertura de D&D 4E.
O Awesome é composto por 5 atributos básicos, variando de -3 até o infinito que são:
Força
Constituição
Agilidade
Inteligência
Espírito
Ele usa 2d6 para as jogadas de dado (mas o número de dados pode vir a aumentar em níveis mais altos - não confirmado), somando-se ao atributo OU perícia correspondente e a dificuldade básica é 7.
O sistema também conta com um esquema de poderes, dos quais alguns são mais comuns ao combate (sendo usados o tempo todo, são golpes ou magias de dano ou status) e outros como os especiais (ganhos quando o jogador interpreta um desafio lógico sem usar testes de perícia ou caso faça uma descrição realmente épica da sua ação, estamos pensando em chamar isso de Awesome points), esses especiais podem ser usados pra Ataque, Defesa ou Perícia, além desses existem os poderes de limiar (sim são limit breaks descarados), que são poderes realmente poderosos usados quando o personagem está com cerca de 1/5 dos seus PVs.
Ao contrário de D&D não existem encounters ou Daily's, os especiais são algo ao nível de um encounter, mas se você for bom, tem como ter mais especiais. (sim Oda você pode considerar o arrasador Kinnikuman um poder dessa natureza) já os limiares são poderes extremamentes poderosos com uma grande margem de dano.
Ainda estamos em aberto para fazer as magias, manobras de combate e tudo mais.
Também estamos pensando em fazer uma versão Lite da ambientação de Laborum meta pra esse sistema e um cenário de fantasia pra testarmos mais o sistema.
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
04 Mar 2009, 22:03
por _Virtual_Adept_
Esse sistema, originalmente, seria o "FUDGE-like" que faríamos. Iríamos manter quase igual, mas apenas definindo bem os atributos, perícias e bênçãos.
Mas então eu quis mudar o sistema de testes de FUDGE (que precisa de d6 especiais, difíceis de encontrar até por RPGistas), e as coisas evoluíram a tal ponto que quase nada do FUDGE sobrou.
A principal inspiração para o sistema foram os poderes do D&D 4E. Mas nós os liberamos das classes, em vez disso vamos fazer alguns pré-requisitos (mais ou menos como o sistema de pré-requisitos de perícias de GURPS ou de talentos do próprio D&D). Coisas que diferenciam um personagem do outro, como Pontos de Vida ou usabilidade de armas, também deverão ser definidas por poderes.
Gostaríamos de ajuda para um brainstorm. O sistema está quase pronto (só faltam os poderes). Vou organizar melhor as anotações e tentar colocá-lo mais esquematicamente do que o Aluriel fez.
Até amanhã volto com isso pronto.
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
04 Mar 2009, 22:07
por GoldGreatWyrm
Gostei da premissa. Parece no mínimo interessante, e seria ótimo para jogar campanhas estilo beat 'em up, streetfighter, kof e etc., algo que, admito, sempre tive vontade mas nunca achei um sistema legal que eu entedesse para poder fazê-lo.
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
04 Mar 2009, 23:28
por Youkai X
Street Fighter e KoF é o básico do sistema

Se der pra simular God of War, Heavenly Sword, os jogos da série tales, Gurren lagannn e outros, já tô feliz. Depois posso ver o sistema pra ir vendo como montar poderes?
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
04 Mar 2009, 23:54
por Aluriel de Laurants
É essa a premissa do sistema, pra fazer coisas exageradas cheias de poderes e combos, estavamos pensando em monges fazendo Falcon Punchs e magos fazendo magias pirotécnicas dignas de Tales.
Não indicamos pra simulacionismo, ele vai quebrar na tentativa, ele não é genérico ele é bem abrangente dá pra fazer desde campanhas de supers ou robos fodões até fantasia heróica (sim youkai dá pra brincar de kratos no sistema), mas quebra em campanhas pé no chão.
Gostei da premissa. Parece no mínimo interessante, e seria ótimo para jogar campanhas estilo beat 'em up, streetfighter, kof e etc., algo que, admito, sempre tive vontade mas nunca achei um sistema legal que eu entedesse para poder fazê-lo.
Estamos pensando seriamente em bolar mecânicas de striker pra cenários estilo KoF.
Viva o videogame de papel!!!
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
05 Mar 2009, 00:07
por GoldGreatWyrm
Hehe, também serveria para Streets of Rage 1, com o sistema de chamar backup da polícia

Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
05 Mar 2009, 00:21
por Lumine Miyavi
Se precisam de poderes e idéias, minha mente doentia pode ajudar! \o\

Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
05 Mar 2009, 00:42
por Aluriel de Laurants
Sim, queremos sugestões de poderes são bem vindas, a idéia é você poder fazer virtualmente qualquer personagem, como um guerreiro que solta algumas magias ou um robô futurista que vira fluidos, entra pelos orifícios do adversário se reconstruindo la dentro, a premissa é deixar que isso aconteça.
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
05 Mar 2009, 10:05
por 3libras
Interessante o sistema.
O GURPS já faz isso no supers + powers. E acreditem se forem usar uma ambientação específica será facil.
agora se quiserem fazer um hi-power genérico, voces vão sofrer um cadinho, pois os poderes de universo ficcional para outro variam muito em detalhes e em detalhes que se ignorados vão comprometer a jogabilidade.
dai a (imensa) lista de ampliações e limitações dos poderes em GURPS 4th.
abraços.
Awesome System - Criação minha e do VA essa tarde.

Enviado:
05 Mar 2009, 21:37
por _Virtual_Adept_
Vou começar a tentar esquematizar o funcionamento do sistema:
São 5 atributos: Força, Agilidade, Constituição, Inteligência e Espírito. Todos bem comuns num RPG, menos Espírito, que descreve a fé, carisma e força de vontade de um personagem. O valor mínimo num atributo é -3. Para personagens de nivel 1, o valor máximo é +3 (o limite de um humano normal).
Um personagem começa com uma quantidade de poderes igual a nível+4+Inteligência ou Espírito ou Constituição, o que for mais alto. Também começa com quatro perícias (todas com +2+nível). Estou sem a anotação das perícias, mas são bem poucas. Provavelmente trago amanhã.
Os Pontos de Vida são definidos por (Constituição + 5) x 4 + nível. A menos que se pegue o poder "Pontos de Vida Extra", então será (Constituição + 5) x 5 + nível.
A cada nível, o personagem ganha +1 em três atributos diferentes e mais um poder (note que se ele aumentar um dos atributos que garantem mais poder, ainda mais um poder ele terá).
Quando o jogador matar uma charada do Mestre (pode até ser uma charada meta-game, dependendo do Mestre) sem rolar testes para isso, ou quando fizer uma descrição épica de uma ação dele, ganha um especial. Especial são poderes mais poderosos. Causam dano acima do normal ou efeitos mais arrasadores. Ainda não está decidido se os especiais serão simplesmente usos mais poderosos dos poderes comuns ou se serão uma lista diferente de poderes.
Limiares são poderes que servem para apenas uma coisa: causar MUITO dano. O jogador pode descrever o limiar à vontade, mas ele não terá nenhum efeito além de um dano avassalador. Porém, limiares podem ser usados apenas na primeira vez que o jogador atingir um quinto dos Pontos de Vida durante o encontro.
Um ataque geralmente é feito com 2d6 + Agilidade + modificadores do poder + outros modificadores (como armas, por exemplo). A defesa geralmente é feita com 2d6 + Agilidade + modificadores (como escudos). Quem tirar maior, ganha. Em caso de empate, a defesa ganha. Em caso de vitória do atacante, faz-se a rolagem dos danos e subtrai-se a absorção do defensor.
Um teste comum é feito com 2d6 + Atributo ou Perícia (geralmente a perícia será independente do atributo. A dificuldade base para pessoas comuns é 7. Note, no entanto, que como é um jogo heróico, haverá dificuldades bem maiores, que exigirão atributos e perícias em níveis elevadíssimos, mas que para os jogadores serão atividades corriqueiras (insira aqui usar pilastras como armas).
A progressão de níveis é um tanto arbitrária, mas quisemos deixá-la o mais ágil possível. A cada cinco encontros de dificuldade média, os jogadores ganham um nível. Um encontro difícil equivale a dois encontros médios. Dois encontros fáceis equivalem a um médio. O Mestre pode definir quantias diferentes, dependendo da dificuldade ou facilidade do encontro.
Acho que é só isso, por enquanto. Estamos esquematizando os poderes. Por enquanto estamos colocando idéias arbitrárias, mas com o tempo (e com playtests), esperamos que elas se equilibrem.
Exemplos de poderes são Võo, super-velocidade, pontos de vida extras, atropelar e investir.