Qin
Aviso:Isso é um copia e cola de algumas mensagens da Spell Forever.Vou identificar cada uma das mensagens com os seus respectivos "donos".
SILVA:
Depois de ver esse jogo ser indicado pra tudo que é prêmio do ENnies desse ano, resolví pôr os olhos nele.
Pra quem curte Adagas Voadoras, O Tigre e o Dragão, Herói, Romance of the Three Kingdoms, etc, parece ser uma ótima opção. O jogo é ambientado na china antiga, no período dos "Warring States" ( o mesmo mostrado no filme Herói, do Jet Li ). O livro é lindo (confira: http://www.7emecercle.com/7cv2us/rpg/qin.html), o cenário é super denso, e o sistema parece ser simples e elegante (antes que perguntem: chamo de "elegante" um sistema que aborda seu tema da mesma forma que uma ferramenta criada para uma tarefa específica, sem mais nem menos. Qin usa 5 atributos: Metal, Madeira, Fogo, Água e Terra (os 5 Elementos do Taoísmo, corrente filosófica oriental dominante no período); mecanica de rolagem chamada "Ying-Yang": 2 dados de :wink: 10 lados, um branco e outro preto, que se subtraem; nada de classes ou níveis, tudo baseado em skills)
O mais legal é que Qin dá a opção de ser jogado em modo Histórico puro, ou em modo Fantástico. O livro parece feito "em camadas": apresenta primeiro a mitologia oriental e o período histórico (denso, muito bem retratado), e só depois apresenta as características fantásticas (e opcionais), como a magia por ex. (que aliás não tem nada de D&Dística: Sorry folks, nada de Fireballs ou Magic Missiles aqui.) A magia é sutil e parece não ter muita utilidade em combate. Para o combate existem os "Taos", caminhos marciais que permitem aos personagens fazer aquelas acrobacias de correr pelas paredes, saltar grandes distancias, correr sobre a água, se equilibrar em bambú, pegar flecha com a mão, etc.
Realmente me surpreendí com esse Qin. Já tinha visto outros RPGs ambinetados na China antiga ou baseados no gênero Wuxia (Feng Shui, Weapons of the Gods, Wushu, etc.) mas confesso que só esse aqui me deixou com água na boca: um sistema leve num cenário denso, a opção de se jogar historica ou fantasticamente, e uma arte linda. Vou terminar de ler minha cópia "virtual", e depois ponho mais impressões. Quem conseguir ler ou jogar, fale mais!
ps: Imagine jogar com aqueles carinhas que mexem os lábios primeiro e só depois vem a voz!!! Fantástico!!
Juma: Uma coisa que eu ando percebendo é que com um cenário bem feito e um sistema interessante, até mesmo temas que eu normalmente não curto acabam chamando minha atenção
Eagleyes: deve ser muito loco esse jogo mas o ruim de história densa é que eu me ralo no inglês mais fluff...
YoukaiX: Se algupem fizer o favor de postar os títulos de RPG alternativos que já tenham sido traduzidos ao espanhol (sim! Espanhol mesmo) eu agradeço.
Silva: Em espanhol vai ser dificil. Esse jogo só tem em francês e inglês, pelo menos por enquanto.
- - -
Aqui vão mais coisas que descobrí sobre o jogo:
os 5 atributos/aspectos são:
- Metal: capacidade física bruta (força, Vigor);
- Água: capacidade física suave (flexibilidade, coordenação, etc.);
- Fogo: capacidade social, carisma, presença ("a chama que queima no interior do personagem")
- Madeira: capacidade mental e bom senso;
- Terra: capacidade mística, sensibilidade ao "sobrenatural";
O Chi é a energia que o personagem usa para os Taos e técnicas de combate, e é calculado pelo equilíbrio dos aspectos do personagem: Quanto maior o módulo (valor positivo) de [Madeira+Fogo] - [Metal+Água], menor o Chi.
Ou seja, quanto mais equilibrio o personagem tiver entre suas capacidade físicas e mentais, mais Chi ele tem.
PS: Adquiri um demo do jogo no site http://www.drivethrurpg.com.Esse preview é gratuito e legal.Além dar uma boa noção do que vc vai encontrar ao longo das 250 pps do jogo completo.
SILVA:
Depois de ver esse jogo ser indicado pra tudo que é prêmio do ENnies desse ano, resolví pôr os olhos nele.
Pra quem curte Adagas Voadoras, O Tigre e o Dragão, Herói, Romance of the Three Kingdoms, etc, parece ser uma ótima opção. O jogo é ambientado na china antiga, no período dos "Warring States" ( o mesmo mostrado no filme Herói, do Jet Li ). O livro é lindo (confira: http://www.7emecercle.com/7cv2us/rpg/qin.html), o cenário é super denso, e o sistema parece ser simples e elegante (antes que perguntem: chamo de "elegante" um sistema que aborda seu tema da mesma forma que uma ferramenta criada para uma tarefa específica, sem mais nem menos. Qin usa 5 atributos: Metal, Madeira, Fogo, Água e Terra (os 5 Elementos do Taoísmo, corrente filosófica oriental dominante no período); mecanica de rolagem chamada "Ying-Yang": 2 dados de :wink: 10 lados, um branco e outro preto, que se subtraem; nada de classes ou níveis, tudo baseado em skills)
O mais legal é que Qin dá a opção de ser jogado em modo Histórico puro, ou em modo Fantástico. O livro parece feito "em camadas": apresenta primeiro a mitologia oriental e o período histórico (denso, muito bem retratado), e só depois apresenta as características fantásticas (e opcionais), como a magia por ex. (que aliás não tem nada de D&Dística: Sorry folks, nada de Fireballs ou Magic Missiles aqui.) A magia é sutil e parece não ter muita utilidade em combate. Para o combate existem os "Taos", caminhos marciais que permitem aos personagens fazer aquelas acrobacias de correr pelas paredes, saltar grandes distancias, correr sobre a água, se equilibrar em bambú, pegar flecha com a mão, etc.
Realmente me surpreendí com esse Qin. Já tinha visto outros RPGs ambinetados na China antiga ou baseados no gênero Wuxia (Feng Shui, Weapons of the Gods, Wushu, etc.) mas confesso que só esse aqui me deixou com água na boca: um sistema leve num cenário denso, a opção de se jogar historica ou fantasticamente, e uma arte linda. Vou terminar de ler minha cópia "virtual", e depois ponho mais impressões. Quem conseguir ler ou jogar, fale mais!
ps: Imagine jogar com aqueles carinhas que mexem os lábios primeiro e só depois vem a voz!!! Fantástico!!
Juma: Uma coisa que eu ando percebendo é que com um cenário bem feito e um sistema interessante, até mesmo temas que eu normalmente não curto acabam chamando minha atenção
Eagleyes: deve ser muito loco esse jogo mas o ruim de história densa é que eu me ralo no inglês mais fluff...
YoukaiX: Se algupem fizer o favor de postar os títulos de RPG alternativos que já tenham sido traduzidos ao espanhol (sim! Espanhol mesmo) eu agradeço.
Silva: Em espanhol vai ser dificil. Esse jogo só tem em francês e inglês, pelo menos por enquanto.
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Aqui vão mais coisas que descobrí sobre o jogo:
os 5 atributos/aspectos são:
- Metal: capacidade física bruta (força, Vigor);
- Água: capacidade física suave (flexibilidade, coordenação, etc.);
- Fogo: capacidade social, carisma, presença ("a chama que queima no interior do personagem")
- Madeira: capacidade mental e bom senso;
- Terra: capacidade mística, sensibilidade ao "sobrenatural";
O Chi é a energia que o personagem usa para os Taos e técnicas de combate, e é calculado pelo equilíbrio dos aspectos do personagem: Quanto maior o módulo (valor positivo) de [Madeira+Fogo] - [Metal+Água], menor o Chi.
Ou seja, quanto mais equilibrio o personagem tiver entre suas capacidade físicas e mentais, mais Chi ele tem.
PS: Adquiri um demo do jogo no site http://www.drivethrurpg.com.Esse preview é gratuito e legal.Além dar uma boa noção do que vc vai encontrar ao longo das 250 pps do jogo completo.
) ! E isso vindo de quem tem Nobilis, e o box de Planescape!
