Página 1 de 2

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 22 Abr 2008, 17:16
por FreeSample
Castelo Falkenstein foi um RPG lançado em 1994 pela R. Talsorian Games, empresa responsável também pelo sistema fuzion, cyberpunk 2020 e alguns outros títulos menos conhecidos por aqui (teenagers from outer space para citar um exemplo). O jogo chama a atenção pelo seu cenário (que talvez tenha se tornado o principal expoente do vaporpunk) e seu sistema (um dos primeiros, se não o primeiro, a não utilizar dados, e sim cartas). A devir publicou a versao nacional do jogo em maio de 1998.

O Cenário

Se você já assistiu "James West" e/ou "A Liga Extraordinária" (ou também leu os quadrinhos no caso deste último) você terá um leve idéia de como é o universo de CF. o livro foi redigido de forma a parecer um relato de um amigo há muito tempo desaparecido do autor Mike Pondsmith, chamado Tom Olam. Durante uma viagem de férias na europa, Tom se separou do seu grupo de excursão para esboçar alguns desenhos de uma parte de um velho castelo, quando, de repente, ele foi magicamente transportado para uma europa de um mundo alternativo, na época vitoriana (especificamente no ano de 1870). Seus captores (Um feiticeiro chamado Morrolan e Auberon, o Lorde das Fadas Seelie), buscando algo que pudesse ajudá-los em uma guerra que se aproximava, não sabiam que vantagem aquele simples projetista de jogos poderia oferecer. Em sua jornada pela Nova Europa (nome pelo qual Olam chama o continente), tom encontra várias personalidades da realidade e da ficção de nosso mundo, entre eles sherlock holmes, capitão nemo, abraham lincoln, entre outros. Além das pessoas, Olam nos apresenta em seu relato a estranha tecnologia retrô deste mundo, e nos outros seres "racionais" além dos humanos - Os dragões, descendentes de pterodáctilos que através de magia sobreviveram à queda do meteoro, as Fadas (com F maiúsculo), seres de pura energia (No entanto em formas materiais, baseadas nas lendas humanas), divididos em duas cortes: a Seelie, que preza por uma convivência pacífica com os humanos, e os Unseelie, que desejam destrui-la; o que os impede de fazer isto foi um acordo feito a milênios atrás. Por último temos os inventivos anões, seres que eram Fadas mas que acabaram evoluindo para uma espécie à parte, adquirindo a capacidade de lidar com o ferro frio, que é mortal para as Fadas. Enquanto nos conta sobre estes elementos, olam envolve estas informações com as suas aventuras neste mundo, chegando ao final, após um monte de coisas, em uma guerra onde a Aústria e a Bavária derrotam o exército prussiano (liderados pelo histórico Otto Bismarck, manipulado pelos Unseelie) por muito pouco - em grande parte devido à algo trazido por Olam a este mundo.

O Sistema

Após contar tudo que aconteceu, Tom Olam passa a relatar como ele introduziu o rpg na alta sociedade vitoriana (inclusive ele explica o porquê das cartas: não se trata de uma excentricidade, é que na época vitoriana dados eram coisa de patifes) e nos vai explicando lentamente o sistema do "Grande Jogo" (como é chamado o rpg lá no mundo de Castelo Falkenstein). No geral, o sistema é simples e consistem em adicionar o valor de uma ou várias das quatro cartas que cada jogador tem à mão (valete vale 11, dama vale 12, rei vale 13, o ás vale 14 e o coringa vale 15) ao valor de uma habilidade. os naipes indicam o tipo de ação a ser realizada: físicas, emocionais, mentais ou sociais. se a carta tiver um naipe diferente da ação sendo executada, a carta (ou cartas) tem valor 1. temos regras específicas para combate, duelos (visando a emoção cinematográfica da coisa), magia e invenções. esta parte do livro, diferente da parte da história onde temos páginas coloridas e com uma bela arte, é totalmente em preto e branco e (ao menos na versão em português) com um papel diferente.

Considerações Finais

Para aqueles que gostam de ver um sistema bem integrado ao cenário, ou que gostariam de ver algo diferente, Castelo Falkenstein é uma boa pedida, assim para aqueles que gostaram dos cenários dos filmes citados acima e/ou gostam de uma aventura fora da mesmice medieval, mas sem precisar apelar para uma pretensa seriedade gótica-moderna. Infelizmente o livro já se encontra esgotado, e é bem raro encontrar um exemplar novo. mesmo assim vale arriscar um usado. mesmo que não seja para jogar, ao menos se tem um livro bonito, bem feito e interessantíssimo.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 26 Abr 2008, 22:34
por Speranza
Castelo Falkenstein é um dos meus RPGs favoritos! Tem um cenário que eu acho riquíssimo em oportunidades para aventuras e campanhas, muito versátil, na minha opinião. É possível abordar ação, fazendo os personagens brandirem seus sabres enquanto deslizam por cortinas de salões; aventura, enviando-os para explorar os corações perdidos da áfrica e oceania; intriga, inserindo-os nos grandes esquemas de espionagem que permeiam todo o Velho Continente; magia, envolvendo-os com as inúmeras ordens secretas mágicas da Nova Europa ou com os misteriosos Seelies; mistério, entrelaçando-os em um enigmático crime nas ruas de Londres, Paris ou Viena; e, por fim, a tecnologia fantástica da Era do Vapor levada a níveis fantásticos.

As regras não são o ponto forte do sistema, na minha opinião, eu quando jogo sempre utilizo uma variante. O livro possui boas dicas para mestre e jogadores de como fazer personagens que se encaixem no estilo vitoriano, e faz questão de rechear o conteúdo com suas inúmeras fontes, como os livros de Júlio Verne (pra mim, maior influência).

Tenho pensado em utilizá-lo para introduzir pessoas ao RPG. Acredito que seja uma ótima pedida!

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 28 Abr 2008, 21:45
por Armitage
Eu sou um grande fã de Falkesntein. Pena que só pude jogar uma vez.

Tenho 2 complementos muito bons - Comme il Faut, que aborda a vida nos grandes centros vitorianos (desde a cultura, etiqueta, até as tendências de moda inclusive ), dá resumos das grandes cidades da Nova Europa como Londres, Vienna, Hamburgo, Paris, etc. com mapas detalhados de cada, e ainda dá variantes de regras - o que eu mais gostei aliás, já que achei o sistema original de cartas meio "frágil" demais. (eu gosto da variante de sistema "estático" - sem randomizador algum, apenas comparando os valores das habilidades ).

O outro é o Six-Guns and Sorcery, o suplemento da américa do norte. É MUITO bom. De um lado as nações indígenas ficaram poderosas com o uso da magia, e de outro os estados norte-americanos com clima de velho-oeste com steampunk. SHOW!

Essa página mostra descrições de vários complementos: http://www.waynesbooks.com/CastleFalkenstein.html

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 29 Abr 2008, 10:08
por FreeSample
Silva, poderia falar sobre as variantes de regras presentes no Comme il Faut? fiquei interessado. fiz uma espécie de "ficha" (que parece mais um roteiro dirigido) já que pretendo jogar um pouquinho. Se for de interesse, diponibilizo o link pra download aqui.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 29 Abr 2008, 10:42
por Lanzi
É o melhor cenário que conheço. É o que mais me agrada, me parece mais vivo, rico e cheio de recursos e possibilidades, além de profundidade. E de uma qualidade visual e imaginária impecável.

O único problema é que ninguém conhece muito, e como é necessário uma boa dose de inspiração, e comprometimento com a construção de personagens, alguns jogadores acabam ficando espantados. Mais do que pelo fato de utilizarem cartas ao invés de dados.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 09 Jan 2009, 12:27
por Crispi
Falkenstein é fantastico! Cenario riquíssimo, sistema maravilhoso (e venerado por todos que conhecem) mas, infelizmente, pouquíssimo jogado e sem suplementos em português. Já narrei varias vezes, todos gostam. Mas joguei uminha só. Foi na faculdade. POr esse jogo eu comprei o livro.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 12 Jan 2009, 02:31
por Lorde da Dança
Ví algumas resenhas do livro, me apaixonei, procurei pela internet e descobri que está esgotado na loja da Devir. :triste:

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 12 Jan 2009, 13:13
por Crispi
Ow cara, eu sempre entro nas livrarias daqui de BH. Vi ele esses dias na Livraria Leitura. Se não me engano 45 reias.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 15:32
por Lorde da Dança
Crispi escreveu:Ow cara, eu sempre entro nas livrarias daqui de BH. Vi ele esses dias na Livraria Leitura. Se não me engano 45 reias.


Qual leitura? Qual leitura? Por favor me diga EM QUAL LEITURA? :shock:

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 16:12
por Faerunian
Na leitura do Pátio Savassi. Fui lá comprar, mas mudei de idéia encima da hora. Só tem mais um exemplar, e está R$45,00.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 13 Jan 2009, 16:28
por Lorde da Dança
Faerunian escreveu:Na leitura do Pátio Savassi. Fui lá comprar, mas mudei de idéia encima da hora. Só tem mais um exemplar, e está R$45,00.


Viram como eu tenho sorte? Apenas um exemplar, e provavelmente já estará vendido quando eu puder ir para Belo Horizonte de novo :triste: .

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 17 Jan 2009, 10:48
por Crispi
Na leitura da Cristovão Colombo também deve ter. Vou passar la hoje e confiro. Você poderia pedir pra alguém que conhece comprar pra você. Ou depositar grana pra alguém compra pra você.

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 30 Jan 2009, 18:41
por Fada Suicida
Eu tenho >< consegui numa livraria/revistaria lá em Bauru-SP mas isso já faz uns três anos :/
Mestrei semana passada p/ o Smaug e o Balth, mas usando apenas o sistema numa ambientação própria.
Para o que eu quero em um cenário o sistema de Falkenstein é lindo. XD
Lorde, você poderia pensar em vir p/ o EIRPG esse ano e procurar na feira de usados, desde que comecei a ir no encontro, sempre vejo falkenstein na Feira de usados, em torno dos 16/26 reais :/
Não custa tentar :P

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 30 Jan 2009, 20:03
por Balth
Olha...eu realmente gostei de Falk mestrado pela fada a minha unica critica ao sistema é a quantida baixissima de PVs que os personagens possuem(eu imaginava que se tinha bem mais)

por Fada Suicida em 30 Jan 2009, 19:41
Eu tenho >< consegui numa livraria/revistaria lá em Bauru-SP mas isso já faz uns três anos :/
Mestrei semana passada p/ o Smaug e o Balth, mas usando apenas o sistema numa ambientação própria.
Para o que eu quero em um cenário o sistema de Falkenstein é lindo. XD
Lorde, você poderia pensar em vir p/ o EIRPG esse ano e procurar na feira de usados, desde que comecei a ir no encontro, sempre vejo falkenstein na Feira de usados, em torno dos 16/26 reais :/
Não custa tentar :P


MORRA DE INVEJA LED =P XD brincadeira...

Castelo Falkenstein - Aventuras na Era do Vapor

MensagemEnviado: 01 Fev 2009, 13:52
por Sampaio
Estou jogando uma campanha de Falkenstein (a segunda que jogo) e realmente o jogo é fantástico. Um cenário muito bom e principalmente um sistema esplêndido. Talvez o melhor sistema de todos os RPGs.

Fico verdadeiramente fascinado por Falkenstein e não poderia recomendar mais. Só tivemos uma sessão da aventura que citei acima, mas é possível que venham diários de campanha dela por aí.